Monge (classe de personagem)
Em jogos de RPG, o Monge é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons, também chamado de D&D,[1]GURPS e Pathfinder Roleplaying Game. Monges são personagens com habilidades em artes marciais e têm estratégias muito poderosas.
Índice
1 Visão Geral
1.1 Disciplina e Foco
2 Origens Criativas
3 Características de Classe
3.1 Lutador Oriental
3.1.1 Fontes de Poder
3.1.2 Implementos, Focos
3.1.3 Funções no Combate
3.1.4 Tipos de Armadura
3.1.5 Tipos de Armas
4 Referências
Visão Geral |
Disciplina e Foco |
Os monges são pessoas que buscam a perfeição espiritual através da meditação da contemplação, e a perfeição corporal, através de um intenso controle e treinamento em artes marciais. Devido ao seu treinamento em artes marciais, geralmente a arma mais perigosa de um monge é seu próprio corpo. Alem de conseguir causar mais dano desarmado que uma pessoa normal, seu treino geralmente o concede ataques mais rápidos e a capacidade de acertar pontos vitais de uma criatura a fim de atordoá-lo.[2]
O treinamento físico ao qual se submetem também permite que realizem feitos impressionantes, como segurar flechas em pleno voo e saltar muito mais longe. Já o treinamento espiritual lhes concede força de vontade descomunal, alem de controle absoluto sobre sua própria mente. Os monges ficcionais geralmente são capazes de sentir e controlar o ki. Monges geralmente aparecem como seguidores de filosofias orientais, como o budismo ou o taoísmo.
Monges podem ser bons ou maus, dependendo da linha filosófica adotada por sua ordem ou monastério (ou possível juramento). Algumas podem pregar o bem e a ajuda ao próximo como meio de alcançar a perfeição. As baseadas no taoísmo podem pregar a neutralidade do universo e, por fim, outras podem pregar que uma pessoa deve tomar qualquer caminho necessário para alcançar a perfeição, não importando se você deverá passar por cima de uma ou duas pessoas para fazer isso.
Origens Criativas |
Em Dungeons & Dragons 3.5 – Animated Series Handbook publicado em 2006, Diana da série animada de Dungeons & Dragons (que no Brasil, recebeu o título de Caverna do Dragão) é descrita como monja, diferente de outras versões onde ela era uma ladra-acrobata", que passou a ser classe prestígio na terceira edição de D&D.[3]
Características de Classe |
A seguir temos uma noção geral das características e habilidades comuns da classe Monge na maioria dos jogos de RPG.
Lutador Oriental |
Pronto para o combate, assim como um guerreiro, o Monge também pode assumir as funções de "Agressor" (Dano) e "Líder/Suporte" (Cura).
Fontes de Poder |
- Ki
Implementos, Focos |
- Focos de Ki
Funções no Combate |
- Agressor (Dano)
Tipos de Armadura |
- Tecido (Preferencial) e (Dependendo do RPG) Couro/Leve.
Tipos de Armas |
- Espadas
- Bastões
- Cajados
- Shurikens
- Armas de Haste
Referências |
- Notas
↑ Livingstone, Ian (1982). Dicing with Dragons, An Introduction to Role-Playing Games (Revised ed.). Routledge. ISBN 0-7100-9466-3.
↑ Skip Williams (10 de março de 2005). «Monks with Class». Dungeons and Dragons
↑ Mat Smith (12 de outubro de 2004). «Previews for December and Beyond». Wizards of the Coast
- Web
- (em inglês) System Reference Document v3.5 Monk
Monk (em inglês) no Pathfinder Roleplaying Game Reference Document