Grande Prêmio do Brasil de 1993









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Grande Prêmio do Brasil
de Fórmula 1 de 1993


Circuit Interlagos.svg
Grande Prêmio do Brasil de 1993.
Detalhes da corrida
Data

28 de março de 1993
Local

Autódromo José Carlos Pace, São Paulo, São Paulo, Brasil
Total
71 voltas / 307.075 km

Pole
Piloto





França Alain Prost

Williams-Renault

Tempo
1:15.866
Volta mais rápida
Piloto





Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford

Tempo
1:20.024 (na volta 61)
Pódio
Primeiro





Brasil Ayrton Senna

McLaren-Ford

Segundo





Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Terceiro





Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford


O Grande Prêmio do Brasil de 1993 foi a segunda etapa das 16 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1993. Foi a segunda vitória de Ayrton Senna em um Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil.




Índice






  • 1 Treinos


  • 2 Corrida[1]


  • 3 Pós corrida


  • 4 Treinos classificatórios


  • 5 Grid de largada e classificação da prova


  • 6 Tabela do campeonato após a corrida


  • 7 Notas


  • 8 Referências


  • 9 Ligações externas





Treinos |


As Williams haviam dominado os treinos livres e classificatórios. Alain Prost tinha marcado a pole-position e Damon Hill a segunda posição no grid de largada, completando a “dobradinha” da equipe de Frank Williams. A diferença de tempo entre Prost e Senna, que largou em terceiro, de quase dois segundos, chamou à atenção. Senna sabia do favoritismo das Williams, entretanto, esperava por uma boa prova, principalmente se a chuva chegasse durante a corrida, nivelando o nível dos carros, fazendo com que o piloto fizesse a diferença.[1]



Corrida[1] |


Na largada, Michael Andretti e Gerhard Berger se envolveram em um acidente na curva que dá acesso ao "S do Senna". Os dois pilotos não sofreram ferimentos graves.


Ayrton pula para a segunda posição mas viu sua diferença em relação a Prost aumentar a cada volta. Na 24ª volta, Senna foi penalizado com um "Stop and Go" de 10 segundos, por ter feito uma manobra arriscada em cima de Érik Comas, caindo assim para a quarta posição.


Na 27ª volta, começou a chover em Interlagos e Senna percebendo que a precipitação podia se intensificar, fez seu pit stop primeiro para trocar os pneus "slick", pelos pneus de chuva. Os demais pilotos foram parando para trocarem os seus pneus, enquanto que Prost resolveu continuar com os pneus "slick". Na 28ª volta, Aguri Suzuki perde o controle de sua Arrows e bate violentamente no muro da reta dos boxes, por não ter trocado os seus pneus, e na 29ª volta Prost não conseguiu mais segurar a sua Williams, rodando e se chocando com a Minardi de Christian Fittipaldi, que tinha rodado também, por não ter trocado os pneus, assim os dois carros foram parar na caixa de brita.


Devido a esses acidentes, somado com a chuva fortíssima que caia no autódromo, a direção de prova decidiu aplicar a bandeira amarela em todo o circuito, assim o safety-car entrou na pista e Hill se torna o novo líder da prova.


Na 36ª volta, ocorre a relargada com Hill em primeiro. Imediatamente, Senna entra nos boxes antes de todos os pilotos e troca os pneus de chuva pelos pneus slick. Os demais foram efetuando as trocas nas voltas seguintes, sendo que Hill fez a sua parada mas conseguiu voltar na frente de Senna. Mesmo assim foi o suficiente para o brasileiro alcançar o carro do piloto inglês.


Na 41ª volta, Senna entra pela esquerda da subida do laranjinha, faz a ultrapassagem em cima do carro de Damon Hill e consegue tomar a primeira posição do inglês.


A partir de então, Senna administra a sua vantagem conseguida em cima do piloto inglês e parte para a sua 37ª vitória, a segunda e última conseguida em Interlagos.



Pós corrida |


Logo após o final da corrida, a torcida brasileira invade a pista para comemorar a vitória, nesse instante o carro de Senna pára na pista e vê sua McLaren cercada pelos torcedores. Após ajuda, ele consegue sair do carro e comemora com a torcida, dando uma volta no circuito no carro de segurança.[1]



Treinos classificatórios |
























Não classificado
Pos

Piloto
Chassi/Motor
Tempo

26
15

Itália Ivan Capelli

Jordan-Hart

1:21.789


Grid de largada e classificação da prova |





































































































































































































Grid de largada
Pos

Piloto
Chassi/Motor
Tempo
1
2

França Alain Prost

Williams-Renault

1:15.866
2
0

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

1:16.859
3
8

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Ford

1:17.697
4
5

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford

1:17.821
5
7

Estados Unidos Michael Andretti

McLaren-Ford

1:18.635
6
6

Itália Riccardo Patrese

Benetton-Ford

1:19.049
7
30

Finlândia J. J. Lehto

Sauber

1:19.207
8
29

Áustria Karl Wendlinger

Sauber

1:19.230
9
27

França Jean Alesi

Ferrari

1:19.260
10
26

Reino Unido Mark Blundell

Ligier-Renault

1:19.296
11
19

França Philippe Alliot

Larrousse-Lamborghini

1:19.340
12
12

Reino Unido Johnny Herbert

Lotus-Ford

1:19.435
13
28

Áustria Gerhard Berger

Ferrari

1:19.561
14
14

Brasil Rubens Barrichello

Jordan-Hart

1:19.593
15
11

Itália Alessandro Zanardi

Lotus-Ford

1:19.804
16
25

Reino Unido Martin Brundle

Ligier-Renault

1:19.835
17
20

França Érik Comas

Larrousse-Lamborghini

1:19.868
18
9

Reino Unido Derek Warwick

Footwork-Mugen/Honda

1:20.064
19
10

Japão Aguri Suzuki

Footwork-Mugen/Honda

1:20.232
20
23

Brasil Christian Fittipaldi

Minardi-Ford

1:20.716
21
22

Itália Luca Badoer

Lola-Ferrari

1:20.908
22
3

Japão Ukyo Katayama

Tyrrell-Yamaha

1:20.991
23
4

Itália Andrea de Cesaris

Tyrrell-Yamaha

1:21.224
24
24

Itália Fabrizio Barbazza

Minardi-Ford

1:21.228
25
21

Itália Michele Alboreto

Lola-Ferrari

1:21.488






















































































































































































































































































Classificação da prova
Pos

Piloto
Construtor
Voltas
Tempo/Diferença
Grid
Pontos
1
8

BrasilAyrton Senna

McLaren-Ford
71
1:51:15.485
3

10
2
0

Reino UnidoDamon Hill

Williams-Renault
71
+16.625
2

6
3
5

AlemanhaMichael Schumacher

Benetton-Ford
71
+45.436
4

4
4
12

Reino UnidoJohnny Herbert

Lotus-Ford
71
+46.557
12

3
5
26

Reino UnidoMark Blundell

Ligier-Renault
71
+52.127
10

2
6
11

ItáliaAlessandro Zanardi

Lotus-Ford
70
+1 volta
15

1
7
19

França Philippe Alliot

Larrousse-Lamborghini
70
+1 volta
11
 
8
27

França Jean Alesi

Ferrari
70
+1 volta
9
 
9
9

Reino Unido Derek Warwick

Footwork-Mugen/Honda
69
+2 voltas
18
 
10
20

França Érik Comas

Larrousse-Lamborghini
69
+2 voltas
17
 
11
21

Itália Michele Alboreto

Lola-Ferrari
68
+3 voltas
25
 
12
22

Itália Luca Badoer

Lola-Ferrari
68
+3 voltas
21
 
Ret
29

Áustria Karl Wendlinger

Sauber
61
Motor
8
 
Ret
30

Finlândia J. J. Lehto

Sauber
52
Falha eletrônica
7
 
Ret
4

Itália Andrea de Cesaris

Tyrrell-Yamaha
48
Sistema de combustível
23
 
Ret
2

França Alain Prost

Williams-Renault
29
Acidente
1
 
Ret
23

Brasil Christian Fittipaldi

Minardi-Ford
28
Acidente
20
 
Ret
10

Japão Aguri Suzuki

Footwork- Mugen/Honda
27
Rodou
19
 
Ret
3

Japão Ukyo Katayama

Tyrrell-Yamaha
26
Rodou
22
 
Ret
14

Brasil Rubens Barrichello

Jordan-Hart
13
Câmbio
14
 
Ret
6

Itália Riccardo Patrese

Benetton-Ford
3
Suspensão
6
 
Ret
25

Reino Unido Martin Brundle

Ligier-Renault
0
Acidente
16
 
Ret
24

Itália Fabrizio Barbazza

Minardi-Ford
0
Acidente
24
 
Ret
7

Estados Unidos Michael Andretti

McLaren-Ford
0
Acidente
5
 
Ret
28

Áustria Gerhard Berger

Ferrari
0
Acidente
13
 

NQ
15

Itália Ivan Capelli

Jordan-Hart
Não qualificado



Tabela do campeonato após a corrida |








  • Nota: Somente as primeiras cinco posições estão listadas.


Notas |



  • Esta foi a primeira corrida a utilizar o Safety Car desde 1973, na ocasião, um Fiat Tempra 16V.

  • Esta corrida marcou a 100ª vitória da equipe McLaren.

  • Primeiro e único ponto de Alessandro Zanardi na Fórmula 1.

  • Primeiro pódium (2º lugar) e pontos também de Damon Hill na categoria.

  • Última corrida (não se classificou no grid) de Ivan Capelli.

  • Por muito tempo, essa foi a última vez que dois carros da equipe Lotus conseguiram pontuar na mesma corrida. Isso só voltou a ocorrer no Grande Prêmio do Bahrein de 2012, quando os pilotos Romain Grosjean (2º) e Kimi Raikkonen (3º) chegaram ao pódio.

  • Última vitória de um piloto brasileiro no Grande Prêmio do Brasil até 2006 quando Felipe Massa venceu pela Ferrari.

  • Rubens Barrichello abandonou a prova devido a problemas no câmbio de seu carro.



Referências




  1. abc Top 10 do GP do Brasil: 1993, outro show de Senna Tazio, UOL - 15/10/2009 - Bruno Vicaria



Ligações externas |


  • Resultado no site da F1












Precedido por
Grande Prêmio da África do Sul de 1993

Campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA
Ano de 1993
Sucedido por
Grande Prêmio da Europa de 1993
Precedido por
Grande Prêmio do Brasil de 1992

Grande Prêmio do Brasil
22ª edição
Sucedido por
Grande Prêmio do Brasil de 1994



Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

Refactoring coordinates for Minecraft Pi buildings written in Python