Grande Prêmio do Brasil de 1993
Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 1993 | |||
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Grande Prêmio do Brasil de 1993. | |||
Detalhes da corrida | |||
Data | 28 de março de 1993 | ||
Local | Autódromo José Carlos Pace, São Paulo, São Paulo, Brasil | ||
Total | 71 voltas / 307.075 km | ||
Pole | |||
Piloto |
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Tempo | 1:15.866 | ||
Volta mais rápida | |||
Piloto |
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Tempo | 1:20.024 (na volta 61) | ||
Pódio | |||
Primeiro |
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Segundo |
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Terceiro |
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O Grande Prêmio do Brasil de 1993 foi a segunda etapa das 16 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1993. Foi a segunda vitória de Ayrton Senna em um Grande Prêmio de Fórmula 1 no Brasil.
Índice
1 Treinos
2 Corrida[1]
3 Pós corrida
4 Treinos classificatórios
5 Grid de largada e classificação da prova
6 Tabela do campeonato após a corrida
7 Notas
8 Referências
9 Ligações externas
Treinos |
As Williams haviam dominado os treinos livres e classificatórios. Alain Prost tinha marcado a pole-position e Damon Hill a segunda posição no grid de largada, completando a “dobradinha” da equipe de Frank Williams. A diferença de tempo entre Prost e Senna, que largou em terceiro, de quase dois segundos, chamou à atenção. Senna sabia do favoritismo das Williams, entretanto, esperava por uma boa prova, principalmente se a chuva chegasse durante a corrida, nivelando o nível dos carros, fazendo com que o piloto fizesse a diferença.[1]
Corrida[1] |
Na largada, Michael Andretti e Gerhard Berger se envolveram em um acidente na curva que dá acesso ao "S do Senna". Os dois pilotos não sofreram ferimentos graves.
Ayrton pula para a segunda posição mas viu sua diferença em relação a Prost aumentar a cada volta. Na 24ª volta, Senna foi penalizado com um "Stop and Go" de 10 segundos, por ter feito uma manobra arriscada em cima de Érik Comas, caindo assim para a quarta posição.
Na 27ª volta, começou a chover em Interlagos e Senna percebendo que a precipitação podia se intensificar, fez seu pit stop primeiro para trocar os pneus "slick", pelos pneus de chuva. Os demais pilotos foram parando para trocarem os seus pneus, enquanto que Prost resolveu continuar com os pneus "slick". Na 28ª volta, Aguri Suzuki perde o controle de sua Arrows e bate violentamente no muro da reta dos boxes, por não ter trocado os seus pneus, e na 29ª volta Prost não conseguiu mais segurar a sua Williams, rodando e se chocando com a Minardi de Christian Fittipaldi, que tinha rodado também, por não ter trocado os pneus, assim os dois carros foram parar na caixa de brita.
Devido a esses acidentes, somado com a chuva fortíssima que caia no autódromo, a direção de prova decidiu aplicar a bandeira amarela em todo o circuito, assim o safety-car entrou na pista e Hill se torna o novo líder da prova.
Na 36ª volta, ocorre a relargada com Hill em primeiro. Imediatamente, Senna entra nos boxes antes de todos os pilotos e troca os pneus de chuva pelos pneus slick. Os demais foram efetuando as trocas nas voltas seguintes, sendo que Hill fez a sua parada mas conseguiu voltar na frente de Senna. Mesmo assim foi o suficiente para o brasileiro alcançar o carro do piloto inglês.
Na 41ª volta, Senna entra pela esquerda da subida do laranjinha, faz a ultrapassagem em cima do carro de Damon Hill e consegue tomar a primeira posição do inglês.
A partir de então, Senna administra a sua vantagem conseguida em cima do piloto inglês e parte para a sua 37ª vitória, a segunda e última conseguida em Interlagos.
Pós corrida |
Logo após o final da corrida, a torcida brasileira invade a pista para comemorar a vitória, nesse instante o carro de Senna pára na pista e vê sua McLaren cercada pelos torcedores. Após ajuda, ele consegue sair do carro e comemora com a torcida, dando uma volta no circuito no carro de segurança.[1]
Treinos classificatórios |
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Não classificado | ||||
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Pos | Nº | Piloto | Chassi/Motor | Tempo |
26 | 15 | Ivan Capelli | Jordan-Hart | 1:21.789 |
Grid de largada e classificação da prova |
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Tabela do campeonato após a corrida |
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- Nota: Somente as primeiras cinco posições estão listadas.
Notas |
- Esta foi a primeira corrida a utilizar o Safety Car desde 1973, na ocasião, um Fiat Tempra 16V.
- Esta corrida marcou a 100ª vitória da equipe McLaren.
- Primeiro e único ponto de Alessandro Zanardi na Fórmula 1.
- Primeiro pódium (2º lugar) e pontos também de Damon Hill na categoria.
- Última corrida (não se classificou no grid) de Ivan Capelli.
- Por muito tempo, essa foi a última vez que dois carros da equipe Lotus conseguiram pontuar na mesma corrida. Isso só voltou a ocorrer no Grande Prêmio do Bahrein de 2012, quando os pilotos Romain Grosjean (2º) e Kimi Raikkonen (3º) chegaram ao pódio.
- Última vitória de um piloto brasileiro no Grande Prêmio do Brasil até 2006 quando Felipe Massa venceu pela Ferrari.
- Rubens Barrichello abandonou a prova devido a problemas no câmbio de seu carro.
Referências
↑ abc Top 10 do GP do Brasil: 1993, outro show de Senna Tazio, UOL - 15/10/2009 - Bruno Vicaria
Ligações externas |
- Resultado no site da F1
Precedido por Grande Prêmio da África do Sul de 1993 | Campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA Ano de 1993 | Sucedido por Grande Prêmio da Europa de 1993 |
Precedido por Grande Prêmio do Brasil de 1992 | Grande Prêmio do Brasil 22ª edição | Sucedido por Grande Prêmio do Brasil de 1994 |