Benetton B191






















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Benetton B191/B191B

2006FOS 1991BenettonB191.jpg
Visão Geral

Produção

1991-1992

Fabricante

Benetton
Modelo

Carroceria
Monoposto de corrida

Designer

John Barnard
Gordon Kimball
Ross Brawn
Rory Byrne
Ficha técnica

Motor

Ford HB5 3.5 V8 aspirado
Ford HB6/7

Transmissão
Benetton transversal 6 velocidades semiautomático
Dimensões

Peso
505 kg
Cronologia











Benetton B190






Benetton B192





O B191/B191B é o modelo da Benetton nas temporadas de 1991 e até a terceira prova da de 1992 da Fórmula 1.
Condutores do modelo B191 a partir da terceira prova de 1991: Roberto Moreno, Nelson Piquet e Michael Schumacher
e condutores do B191B até a terceira prova de 1992: Michael Schumacher e Martin Brundle.


O modelo ficou marcado na história da Fórmula 1 pela introdução do bico tipo "tubarão"[1], que passou a ser adotado pelas outras equipes em anos posteriores.



Resultados[2][3] |


(legenda) (em itálico indica volta mais rápida)






















































































































































































Ano
Chassi
Motor
Pneus

Pilotos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Posição



USA

BRA

SMR

MON

CAN

MEX

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

ESP

JAP

AUS


1991
B191

Ford HB5 V8

P
19

Brasil Roberto Moreno


13
4
Ret
5
Ret
Ret
8
8

4






32.52
(38.5)



Alemanha Michael Schumacher











5
6
6
Ret
Ret
20

Brasil Nelson Piquet


Ret
Ret
1
Ret
8
5
Ret
Ret
3
6
5
11
7
41



RSA

MEX

BRA

ESP

SMR

MON

CAN

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

JPN

AUS


1992
B191B

Ford HB6/7
V8

G
19

Alemanha Michael Schumacher
4
3
3














113
(91)


20

Reino Unido Martin Brundle
Ret
Ret
Ret














† Completou mais de 90% da distância da corrida.


↑1 A prova foi interrompida antes de completados três quartos do total de voltas e os pilotos receberam metade dos pontos.


↑2 Nos GPs: Estados Unidos e Brasil, Moreno e Piquet utilizaram o B190B marcando 6 pontos (38.5 no total).


↑3 A partir do GP da Espanha, Schumacher e Brundle utilizaram o B192 marcando 80 pontos (91 no total).



Referências




  1. «Benetton | Blog do Capelli | Automobilismo, Fórmula 1 e mais um monte de patacoadas». blogdocapelli.grandepremio.com.br. Consultado em 25 de abril de 2018 


  2. «Benetton B191» (em inglês). STATS F1 


  3. «Benetton B191B» (em inglês). STATS F1 





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