Grande Prêmio da Europa de 1993
Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 de 1993 | |||
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Grande Prêmio da Europa de 1993. | |||
Detalhes da corrida | |||
Data | 11 de abril de 1993 | ||
Nome oficial | XXXVIII Sega European Grand Prix | ||
Local | Donington Park, Leicestershire, Inglaterra, Grã-Bretanha, Reino Unido | ||
Total | 76 voltas / 305.748 km | ||
Pole | |||
Piloto |
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Tempo | 1:10.458 | ||
Volta mais rápida | |||
Piloto |
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Tempo | 1:18.029 (na volta 57) | ||
Pódio | |||
Primeiro |
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Segundo |
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Terceiro |
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O Grande Prêmio da Europa de 1993 foi a terceira das 16 etapas do campeonato mundial de Fórmula 1 do ano de 1993. A corrida foi realizada no circuito de Donington Park, no dia 11 de abril, a única vez em que o circuito recebeu uma prova da categoria. A vitória foi conquistada pelo brasileiro Ayrton Senna, a bordo de uma McLaren-Ford. Os pilotos da Williams Damon Hill e Alain Prost terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.[1][2]
Índice
1 Relatório
1.1 Corrida
2 Resultados
2.1 Treinos classificatórios
3 Grid de largada e classificação da prova
4 Tabela do campeonato após a corrida
5 Notas
6 Referências
Relatório |
Corrida |
A corrida foi marcada pelo desempenho do piloto Ayrton Senna, que realizou o que é considerado pela maioria dos especialistas em automobilismo como “a melhor primeira volta da história”. O piloto havia feito o quarto tempo no treino classificatório. Na largada, sob chuva, o piloto acabou caindo para a quinta colocação, mas com facilidade Ayrton logo se recuperou. Ainda na primeira volta o brasileiro ultrapassou o alemão Michael Schumacher da Benetton, a Sauber do austríaco Karl Wendlinger e as Williams do francês Alain Prost e do britânico Damon Hill, assumindo a primeira posição. Senna permaneceu na ponta, perdendo a liderança apenas nas duas vezes em que foi para os boxes.[3]
“ | Não tive dúvida nenhuma de que estava vendo algo histórico, porque tive uma corrida inteira para raciocinar sobre isso. Só Ayrton Senna seria capaz de uma primeira volta, a mais fantástica que um piloto fez na história, e de uma vitória assim naquela circunstância. Eu disse ao engenheiro dele no fim da corrida “definitivamente, desse planeta ele não é”. E o cara falou: “disso eu nunca tive dúvida![3] | ” |
A performance do piloto Rubens Barrichello, que fazia apenas a sua terceira corrida na categoria pela equipe Jordan, também chamou atenção. O piloto largou em 12º lugar e logo na primeira volta ultrapassou oito carros, conquistando a quarta colocação. Rubens chegou a ficar em segundo lugar na segunda metade da corrida, mas a seis voltas do fim teve que abandonar por causa de um problema na bomba de combustível de seu carro.[4]
Ayrton Senna também fez o melhor tempo da corrida, mas de uma forma inusitada. O piloto entrou nos boxes quando a equipe não estava pronta para fazer o pit stop. Ele então passou reto e acabou fazendo a melhor volta daquele grande prêmio. Este fato foi possível porque no circuito de Donington, a curva de entrada dos boxes é menor do que a curva que leva à reta principal. Como naquela época não havia limite de velocidade no pit lane, Senna, então, usou esse artifício para ganhar tempo na pista. O tempo foi de 1min18s029, 1s3 mais rápido que Damon Hill, segundo mais veloz naquela corrida.[3]
“ | Eu sabia que por ali era mais rápido, eu fiz para experimentar. Quando me informaram que era a melhor volta da corrida, eu falei ‘OK, se o Prost passar à minha frente, eu vou passar ele por dentro do box’. Só isso![3] | ” |
Ayrton Senna ainda mostrou enorme superioridade sobre seus oponentes ao dar uma volta sobre o segundo colocado, Damon Hill. Logo depois, Senna diminuiu o ritmo e foi ultrapassado pelo retardatário, terminando a corrida logo atrás do oponente.
Resultados |
Treinos classificatórios |
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Não classificado | ||||
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Pos | Nº | Piloto | Chassi/Motor | Tempo |
26 | 22 | Luca Badoer | Lola-Ferrari | 1:15.641 |
Grid de largada e classificação da prova |
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Tabela do campeonato após a corrida |
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- Nota: Somente as primeiras cinco posições estão listadas.
Notas |
Thierry Boutsen ocupa a vaga de Ivan Capelli para pilotar o carro #15 da Jordan.
J. J. Lehto largou dos boxes.- Primeiro ponto de Fabrizio Barbazza na Fórmula 1.
- 240º pódio de um piloto da McLaren.
- Em sua terceira prova, Rubens Barrichello, que havia largado em 12º lugar, ultrapassou oito carros e conquistou a quarta colocação logo na primeira volta. O piloto chegou a ficar em segundo na segunda metade da corrida, mas a seis voltas do fim teve que abandonar devido a um problema na bomba de combustível. [4]
Referências
↑ «Calendário da F1 do ano de 1993». Site oficial da Fórmula 1. Consultado em 11 de abril de 2016. Cópia arquivada em 23 de junho de 2014
↑ «Resultado do GP da Europa de 1993». Site oficial da Fórmula 1. Consultado em 11 de abril de 2016. Cópia arquivada em 29 de novembro de 2014
↑ abcd Grünwald, Alexander (11 de abril de 2013). «Há 20 anos, 'show' de Ayrton Senna sob chuva encantava a Fórmula 1». globoesporte.com. Consultado em 11 de abril de 2016
↑ ab Do Couto, Renan (11 de abril de 2016). «Na Garagem: Senna vence na chuva em Donington Park com 1ª volta fantástica». Grande Prêmio. Consultado em 11 de abril de 2016
Precedido por Grande Prêmio do Brasil de 1993 | Campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA Ano de 1993 | Sucedido por Grande Prêmio de San Marino de 1993 |
Precedido por Grande Prêmio da Europa de 1985 | Grande Prêmio da Europa XXXVIII edição | Sucedido por Grande Prêmio da Europa de 1994 |