Paul Chambers












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Paul Chambers


Informação geral
Nome completo
Paul Laurence Dunbar Chambers, Jr.
Nascimento

22 de abril de 1935
País

 Estados Unidos
Morte

4 de janeiro de 1969 (33 anos)

Paul Laurence Dunbar Chambers, Jr. (Pittsburgh, 22 de Abril de 1935 – 4 de Janeiro de 1969) foi um dos mais influentes contrabaixistas de jazz da história.[1] Era também conhecido como Mr. P.C.. Foi figura notável em grande parte das "cozinhas" dos grupos das décadas de 1950 e 1960.




Índice






  • 1 Biografia


  • 2 Discografia


    • 2.1 Como leader


    • 2.2 Como co-leader


    • 2.3 Acompanhando outros músicos




  • 3 Referências





Biografia |


Chambers nasceu em Pittsburgh em 22 de abril de 1935 e nas suas primeiras experiências musicais, tocou sax barítono e tuba na banda da escola e aos 14 anos iniciou no aprendizado do contrabaixo.


Já em Detroit, começou a tocar com os músicos locais e entre eles estavam Kenny Burrell e Thad Jones, e se graduou na Cass University, onde fazia parte da banda. Em 1955, já com uma bagagem respeitável, Chambers foi convidado a integrar o combo de Paul Quinichette em New York. Após ser aceito pela elite do jazz, atuou ao lado Joe Roland, Sonny Stitt e J.J. Johnson. Nesse mesmo ano, Chambers passou a integrar o famoso quinteto de Miles Davis, que incluía Coltrane, Red Garland (piano) e Jo Jones (bateria). Essa seção rítmica ficou muito reconhecida pelo estilo suingado e pelo pulso leve de ampla sustentação de Chambers que dava uma sólida base para o conjunto. Do seu trabalho com Miles destacam-se as suas performances em “Four” no álbum Workin, "Billy Boy” em Milestones, “So What” em Kind of Blue e em Sketches of Spain.[2]


Com Coltrane, participou das gravações de Blue Train (57), Soultrane (58) e Giant Steps (59); com Rollins gravou “Tenor Madness”; com J.J Johnson, “The Eminent J J Johnson”; com Lee Morgan, “The Cooker” e com Benny Golson, “Groovin”. Ele realiza um solo de dez chorus na música “The Stroller”.[2]


Com performances como essas, Chambers abriu o caminho para que mais instrumentistas pudessem utilizar o baixo como solista. Mas na segunda metade dos anos 60, sua saúde já era precária pelo uso de drogas, o que o afastou das gravações e da criatividade como artista. Chambers faleceu vitimado pela tuberculose, em New York no dia 4 de janeiro de 1969.[2]







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Discografia |








Como leader |




  • Chambers' Music (Aladdin/Jazz West, 1956)


  • Whims of Chambers (Blue Note, 1956)


  • Paul Chambers Quintet (Blue Note, 1957)


  • Bass on Top (Blue Note, 1957)


  • Go (Vee-Jay, 1959)


  • 1st Bassman (Vee-Jay, 1960)


 


Como co-leader |



  • (com John Coltrane) High Step (Blue Note, 1956)

  • (com Hampton Hawes) The East/West Controversy (Xanadu, 1957)

  • (com Roy Haynes & Phineas Newborn) We Three (Prestige/New Jazz, 1958)

  • (com Julian "Cannonball" Adderley) Ease It (Charly Records, 1959)

  • (com Julian "Cannonball" Adderley) Just Friends (Charly Records, 1959)




Acompanhando outros músicos |







Julian "Cannonball" Adderley




  • Julian "Cannonball" Adderley (álbum) (EmArcy, 1955)


  • Cannonball Adderley Quintet in Chicago (Mercury, 1959)

  • (com John Coltrane) Cannonball and Coltrane (Phillips, 1965)


Nat Adderley




  • Introducing Nat Adderley (Wing Records, 1955); relançado como Them Adderleys (Limelight, 1966)


  • Naturally! (Jazzland Records, 1961)


Toshiko Akiyoshi




  • The Toshiko Trio (Storyville, 1956)


  • Toshiko Mariano and her Big Band (Vee-Jay Records, 1964)


Lorez Alexandria



  • Alexandria The Great (Impulse!, 1964)

Chet Baker



  • Chet (Riverside, 1959)

Kenny Burrell




  • Kenny Burrell (Blue Note, 1956)

  • (com John Jenkins) John Jenkins with Kenny Burrell (Blue Note, 1957)


Sonny Clark




  • Sonny Clark Trio (Blue Note, 1957)


  • Sonny's Crib (Blue Note, 1957)


  • Cool Struttin' (Blue Note, 1958)


Jimmy Cleveland



  • Introducing Jimmy Cleveland And His All Stars (EmArcy, 1955)

John Coltrane




  • Blue Train (Blue Note, 1957)


  • Coltrane (Prestige, 1957)


  • Bahia (Prestige, 1958)


  • Black Pearls (Prestige, 1958)


  • Lush Life (Prestige, 1958)


  • Settin' the Pace (Prestige, 1958)


  • Traneing In (Prestige, 1958)


  • Settin' The Pace (Prestige, 1958)


  • Soultrane (Prestige, 1958)


  • Stardust (Prestige, 1958)


  • The Believer (Prestige, 1958)


  • The Last Trane (Prestige, 1958)


  • Bags and Trane (com Milt Jackson) (Atlantic, 1960)


  • Giant Steps (Atlantic, 1960)


  • Cannonball and Coltrane (com Julian "Cannonball" Adderley)(Phillips, 1965)


Miles Davis




  • Miles (Prestige, 1955)


  • 'Round About Midnight (Columbia, 1955)


  • Cookin' (Prestige, 1956)


  • Relaxin' (Prestige, 1956)


  • Steamin' (Prestige, 1956)


  • Workin' (Prestige, 1956)


  • Miles Ahead (Columbia, 1957)


  • Milestones (Columbia, 1958)


  • Porgy and Bess (Columbia, 1958)


  • Kind of Blue (Columbia, 1959)


  • Sketches of Spain (Columbia, 1960)


  • Someday My Prince Will Come (Columbia, 1961)


  • Quiet Nights (Columbia, 1962)


 

Kenny Dorham



  • 1959 (Prestige, 1959)

Kenny Drew



  • Kenny Drew Trio (Prestige, 1956)

Curtis Fuller




  • Curtis Fuller with Red Garland (Prestige, 1957)


  • Curtis Fuller Jazztette with Benny Golson (Savoy, 1959)


Red Garland




  • A Garland of Red (Prestige, 1956)


  • Dig It! (Prestige, 1957)


  • Groovy (Prestige, 1957)


  • Red Garland Revisited! (Prestige, 1957)


  • Red Garland's Piano (Prestige, 1957)


  • P.C. Blues (Prestige, 1957)


  • Can't See for Lookin' (Prestige, 1958)


  • It's a Blue World (Prestige, 1958)


  • Manteca (Prestige, 1958)


  • All Kinds of Weather (Prestige, 1959)


Herbie Hancock



  • Inventions and Dimensions (Blue Note, 1963)

Barry Harris



  • Bull's Eye (Fantasy, 1968)

Dexter Gordon



  • Dexter Calling (Blue Note, 1961)

Benny Golson




  • Benny Golson's New York Scene (Contemporary, 1957)


  • The Modern Touch (Riverside, 1958)


  • Groovin' with Golson (Prestige, 1959)


  • Turning Point (Mercury, 1962)


Joe Henderson




  • Four (Verve, 1968)


  • Straight, No Chaser (Verve, 1968)


Andrew Hill



  • Andrew!!! (Blue Note 1964)

Freddie Hubbard



  • Here to Stay (Blue Note, 1962)

Milt "Bags" Jackson



  • (com John Coltrane) Bags and Trane (Atlantic, 1960)


  • Statements (Impulse!, 1961)




Referências




  1. allmusic


  2. abc >«Paul Chambers - Clube de Jazz». 30 de janeiro de 2016. Consultado em 30 de janeiro de 2016 



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