Handley Page H.P.42
H.P.42 / H.P.45 | |
---|---|
Handley Page H.P.42 G-AAUD Hanno | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Aeronave de transporte comercial, com motores a pistão, quadrimotor biplano |
País de origem | Reino Unido |
Fabricante | Handley Page |
Período de produção | 1930-? |
Quantidade produzida | HP.42: 4 unidade(s); HP.45: 4 |
Primeiro voo em | 14 de novembro de 1930 (88 anos) |
Introduzido em | junho de 1931 |
Aposentado em | 1940 (todos perdidos) |
Tripulação | 4 |
Passageiros | 24 passageiro(s) |
Especificações (Modelo: H.P.42E) | |
Dimensões | |
Comprimento | 28,09 m (92,2 ft) |
Envergadura | 39,62 m (130 ft) |
Altura | 8,23 m (27,0 ft) |
Área das asas | 278 m² (2 990 ft²) |
Alongamento | 5.6 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 8 047 kg (17 700 lb) |
Peso máx. de decolagem | 12 700 kg (28 000 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 4 x motores a pistão radiais de nove cilindros Bristol Jupiter XIF |
Potência (por motor) | 490 hp (365 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 193 km/h (104 kn) |
Velocidade de cruzeiro | 161 km/h (86,9 kn) |
Alcance (MTOW) | 805 km (500 mi) |
Razão de subida | 4 m/s |
Notas | |
Dados de: Handley Page Aircraft since 1907[nota 1] Aviso | |
O Handley Page H.P.42 e o H.P.45 foram aviões comerciais biplanos britânicos projetados pela Handley Page em Hertfordshire, para atender a uma especificação de 1928 da Imperial Airways.
A cabine da tripulação, ficava separada e foi fruto de um novo desenvolvimento. Existiam duas cabines de passageiros, uma à frente e outra atrás das asas. O H.P.42E carregava seis (mais tarde doze) no compartimento frontal e doze no compartimento traseiro.[nota 2] Havia bastante espaço para bagagem. O H.P.42W transportava 18 pessoas na cabine frontal e 20 na traseira, com capacidade de bagagem reduzida.[nota 2]
O primeiro voo desse modelo ocorreu em 14 de Novembro de 1930. Ele estava identificado como: G-AAGX mais tarde apelidado de Hannibal, com o líder de esquadrão Thomas Harold England nos controles.[nota 3]
Reabastecimento do Handley Page H.P.42 G-AAUD Hanno, exibindo mais detalhes.
O Handley Page H.P.42 G-AAUD Hanno pronto para decolagem.
Índice
1 Modelos
1.1 H.P.42
1.1.1 G-AAGX Hannibal
1.1.2 G-AAUC Horsa
1.1.3 G-AAUD Hanno
1.1.4 G-AAUE Hadrian
1.2 H.P.45
1.2.1 G-AAXC Heracles
1.2.2 G-AAXD Horatius
1.2.3 G-AAXE Hengist
1.2.4 G-AAXF Helena
2 Ver também
3 Notas
4 Referências
4.1 Bibliografia
5 Ligações externas
Modelos |
Quatro H.P.42 e quatro H.P.45 foram entregues, dois dos HP45 foram mais tarde convertidos para HP42.
H.P.42 |
G-AAGX Hannibal |
G-AAUC Horsa |
G-AAUD Hanno |
G-AAUE Hadrian |
H.P.45 |
G-AAXC Heracles |
G-AAXD Horatius |
G-AAXE Hengist |
G-AAXF Helena |
Ver também |
- Imperial Airways
- Força Aérea Real
Notas
↑ Barnes 1976, p. 327.
↑ ab Jackson 1973, p.238
↑ Swanborough 1992, p. 143.
Referências
Bibliografia |
- Barnes, C.H. Handley Page Aircraft since 1907. London: Putnam, 1976. ISBN 0-370-00030-7.
- Jackson, A.J. British Civil Aircraft since 1919. London: Putnam, Second edition, 1973. ISBN 0-370-10010-7.
- Swanborough, Gordon. "H.P. 42: First of the million milers". Air International, Vol. 42, No. 3, March 1992, pp. 139–144. ISSN 0306-5634.
Ligações externas |
|
"Forty Passenger Airplane Use On European Airways", Popular Mechanics, February 1931 (em inglês)
"Color Cover Illustration of H.P.42", Popular Mechanics, March 1931 (em inglês)
"The World's Largest Airliner..." Popular Mechanics, Cutaway March 1931, drawing on pp. 394–395 (em inglês)
Historical Imperial Airways website (em inglês)
Imperial Airways Compendium (em inglês)
Team Merlin - Building a replica HP42 (em inglês)