William John Macquorn Rankine
William John Macquorn Rankine | |
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Nascimento | 5 de julho de 1820 Edimburgo |
Morte | 24 de dezembro de 1872 (52 anos) Glasgow |
Nacionalidade | Escocês |
Alma mater | Universidade de Edimburgo |
Influenciados | Lista
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Prêmios | Medalha Keith (1854) |
Instituições | Universidade de Glasgow |
Campo(s) | Engenharia, física |
William John Macquorn Rankine (Edimburgo, 5 de julho de 1820 — Glasgow, 24 de dezembro de 1872) foi um polímata escocês com nacionalidade britânica, que trabalhou nos setores da engenharia civil, auxiliando nos trabalhos da engenharia mecânica e naval, além de físico.[1]
Ele com o trabalho científico de Rudolf Clausius e William Thomson fundou a termodinâmica. Seus trabalhos mais conhecidos estão na formulação da Primeira Lei da Termodinâmica e na construção do motor a vapor, além de diversos manuais de engenharia, no desenvolvimento de conceitos de hidrodinâmica que são aplicado até hoje. Publicou centenas de artigos e notas sobre ciência e engenharia, a partir de 1842. Com interesses diversificados, estudou botânica e a teoria da música, passando pelos ramos da matemática, ciência e engenharia. Ele era um cantor amador entusiástico que compunha suas próprias músicas.
Em virtude ao seu trabalho científico, ele teve algumas honras durante a sua vida e depois da sua morte, como na participação da Sociedade Real de Edimburgo e como membro da Royal Society.[2]
Índice
1 Trabalho científico
1.1 Engenharia civil
1.2 Engenharia naval
1.3 Mecânica (física)
1.4 Termodinâmica
2 Honrarias e participação de comissões
3 Publicações selecionadas
4 Referências
5 Ver também
Trabalho científico |
Dentro do trabalho científico de Rankine, ele trabalhou em diversos setores como a mecânica dos fluidos, a termodinâmica e na engenharia civil e naval, cujo detalhamento estará nos tópicos a seguir:
Engenharia civil |
Após a conclusão do curso de engenharia civil, em 1838, ele iniciou a trabalhar como assistente aprendiz do Senhor John Benjamin Macneill, supervisor da comissão de estradas de ferro da Irlanda. Na época desenvolveu as técnicas do Método Rankine, que melhorava a aplicação do teodolito com a exploração de novos recursos na época e de técnicas de construção de curvas em estradas de ferro, causando significativos avanços na época.[3]
Em 1840, após o acidente ferroviário de Versailles, Rankine iniciou a estudar as suas causas da fadiga, cujo foi descoberto por Poncelet em 1839. Em 1843, ele publicou o
artigo “On the Causes of Unexpected Breakage of Journals of Railway Axles” que citou sobre a cristalização dos metais e a fragilização pelas tensões flutuantes, devido a observação dos eixos ferroviários faturados.[4]
Estes estudos com outros cientistas foram fundamentais para o desenvolvimento de técnicas para inspeção de trilhos e de outros produtos.[5]
Ele desenvolveu as técnicas da área da mecânica dos sólidos com a teoria dos empuxos em terrenos maciços, apresentado em 1857, com algumas observações diferentes da teoria de Coulomb. Esta teoria é aplicada atualmente com o empuxo de solo que teriam esforços sísmicos,[6]para os cálculos de resistência ao cisalhamento e em observações que requer uma instalação cuja provoque uma tração e compressão.[7]
Também trabalhou no desenvolvimento da técnica dos muros de contenção[8] e na edificação de portos, ferrovias, sistemas de fluviais e hidráulicos. [9]
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A consolidação da engenharia naval como parte da ciência na engenharia pode ser dado pelo trabalho de Rankine e do seu colaborador James Robert Napier no desenvolvimento da Instituição de Engenheiros e Navegantes da Escócia em 1857,[10] além do desenvolvimento científico e técnico ao setor, como na construção do conceito do corpo de Rankine.[11]
Mecânica (física) |
Neste setor, Rankine trabalhou no desenvolvimento de terminologias importantes, como: energia potencial, energia cinética e vórtice de Rankine.[12]
Termodinâmica |
Em 1850, ele iniciou as suas pesquisas na termodinâmica com as pesquisas com a construção da hipótese dos vórtices moleculares para apresentar a proporcionalidade entre calor e trabalho igualando o trabalho produzido pela rotação na atmosfera elástica com o envolvimento das partículas de moléculas com o calor produzido.
Honrarias e participação de comissões |
- 1849: Correligionário da Sociedade Real de Edinburgh
- 1853: Correligionário da Sociedade Real de Londres
- 1854: Medalha Keith
- 1855-1872: Professor de engenharia cívil e mecânica, Universidade de Glasgow
- 1857: Primeiro presidente e membro fundador da Instituição de Engenheiros na Escócia
- 1865: Conselheiro da Engenharia da Agricultura e da Terras Altas da Sociedade da Escócia[13]
Publicações selecionadas |
- On the Means of improving the Water Supply of Glasgow, 1852.
- A Manual of Applied Mechanics, 1858.
- A Manual of the Steam Engine and other Prime Movers, 1859.
- A Manual of Civil Engineering, 1862.
- Shipbuilding, Theoretical and Practical, 1866.
- A Manual of Machinery and Millwork, 1869.[14]
Referências
↑ Biografia (em inglês)
↑ http://royalsociety.org/DServe/dserve.exedsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=Show.tcl&dsqDb=Persons&dsqPos=1&dsqSearch=%28Surname%3D%27rankine%27%29,acessado no dia 9 de fevereiro de 2014.
↑ «WILLIAM JOHN MACQUORN RANKINE (1820 - 1872)». 2014. Consultado em 2 de março Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
↑ «Capítulo 2». 2014. Consultado em 2 de março Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
↑ http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/21361/21361_2.PDF
↑ http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/5/50/Empuxo.pdf
↑ http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/ms2_unid06.pdf
↑ http://books.google.com.br/books?id=D8a0KKU5288C&pg=PA582&lpg=PA582&dq=Structural+analysis+Rankine&source=bl&ots=QiWh1jIQ2N&sig=pD5Otv-04c461tjbd0Se2sijEmU&hl=pt-BR&sa=X&ei=SJcKU7D-Eq6-sQS75oKADA&ved=0CDYQ6AEwAA#v=onepage&q=Structural%20analysis%20Rankine&f=false
↑ http://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/Introd.Eng.Civil/Apost.%20Introd.%20Engenharia%20Civil.pdf
↑ «Past Presidents of IESIS». iesis.org. 2014. Consultado em 8 de março Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
↑ http://www.eng.fsu.edu/~dommelen/courses/flm/04/topics/pot/node17.html
↑ http://www.fisica.ufmg.br/~dickman/transfers/hidro/cap7%28Vortices%29.pdf
↑ http://www.gashe.ac.uk:443/public_docs/isaar/P0125.html
↑ http://www.eq.uc.pt/~abel/rankine.html
Ver também |
Ciclo Rankine;
Fadiga (engenharia);
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