Estigma









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Estigma (desambiguação).



<figure class="mw-default-size">Tibouchinapulchra stigma.jpg</figure>estigmaVisão de um estigma ampliado.


Estigma é a área receptiva do pistilo das flores, onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Pode estar posicionado no ápice do pistilo, ou lateralmente. É a parte achatada do carpelo, situada na sua extremidade superior; possui um líquido pegajoso que contribui para a fixação do grão de pólen.


A superfície do estigma de cada espécie está de acordo com a estrutura do grão de pólen correspondente. Espécies com grãos secos e pulverulentos geralmente apresentam áreas estigmáticas grandes, úmidas, ramificadas ou cobertas de pelos, de forma a que o pólem seja aderido com facilidade em sua superfície. Já espécies com grãos revestidos de lipídios ou espinhosos normalmente possuem estigmas secos e simples. De uma forma ou de outra, é o contato entre a superfície do grão de pólen e a superfície estigmática que ocasiona o crescimento do tubo polínico, que conduz a célula reprodutora masculina do grão de pólen ao óvulo no interior do ovário.







Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

TypeError: fit_transform() missing 1 required positional argument: 'X'