Goleiro
O goleiro (português brasileiro) ou guarda-redes (português europeu) (em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro, no Brasil, e quíper/keeper, em Portugal) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (em qualquer dos vários tipos), entre outros.
A sua função é evitar o gol (português brasileiro) ou golo (português europeu), evitando que o clube adversário marque pontos. Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos, na maioria dos desportos, de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita a uma área delimitada em torno da trave.
Índice
1 No futebol e suas variantes
1.1 Goleiro-Líbero
1.2 Goleiro-Linha
2 Equipamento
3 Referências
No futebol e suas variantes |
O guarda-redes no futebol obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre no gol da sua equipe. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza (conhecida como Grande área), e tem um tempo específico para segurar a bola nas mãos de 6 segundos.
Nos primórdios do esporte (século XIX), porém, o goleiro podia segurar a bola no ar em qualquer parte do campo, só não podia conduzi-la com as mãos. A proibição de agarrar fora de sua área surgiu apenas em 1912.[1]
Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.
O goleiro, em geral, submete-se a um treinamento mais intenso do que o dos outros jogadores - e com um treinador específico -, pois precisa ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os demais, embora muitas vezes careça de outros dotes. Em suma, é um atleta normalmente com caraterísticas muito distintas dos restantes no seio da equipa.
Goleiro-Líbero |
Goleiro-Líbero é uma terminologia usada no futebol para descrever o goleiro que joga mais adiantado, como um zagueiro de sobra, cobrindo as subidas dos zagueiros, ou até mesmo participando das jogadas ofensivas de suas equipes[2]. Este termo ficou em voga com o goleiro alemão Manuel Neuer, que sabia fazer isso como ninguém. Porém, esta ideia de goleiro-líbero vem de bem antes, já que os Goleiros como Higuita, Jorge Campos, José Luis Chilavert e Rogério Ceni já saíam jogando com os pés há décadas.[3]
Goleiro-Linha |
Goleiro-Linha é uma terminologia usada no futsal para descrever o goleiro que sai da área para construir jogadas ofensivas quando sua equipe está com a posse de bola. Normalmente ele é usado no final da partida, quando sua equipe está perdendo. Desta forma, o técnico o substitui e coloca um jogador de linha no gol. Com isso, a equipe ganha um jogador de linha a mais, porém fica com a sua meta desguarnecida.[4]
Equipamento |
- Camisa (com cores e formatos diferente do restante da equipe), que pode ter mangas curtas ou compridas
Calção / calça- Luvas
- Meias
- Chuteiras
Boné (único jogador permitido a usar no futebol), desde que a partida seja realizada sob forte sol. Em jogos de futebol de salão com quadra coberta não é permitido o uso do boné.
Joelheiras (opcional, geralmente usado por goleiros de futebol de salão)
Cotoveleiras (opcional, geralmente usado por goleiros de futebol de salão)
Referências
↑ mundoestranho.abril.com.br/ Por que os times de futebol têm 11 jogadores?
↑ gazetadopovo.com.br/ "Líbero", alemão Neuer é o goleiro que mais corre na Copa
↑ espn.com.br/ Por que Neuer não é, nem pode ser líbero - treinador e zagueiro ajudam a explicar
↑ regrasdosesportes.com/ Qual a diferença entre o goleiro normal e o goleiro linha?