Telhado
Nota: Se procura as freguesias portuguesas, veja Telhado (desambiguação).
Chama-se vulgarmente de telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação.[1] Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.
A principal função do telhado é a mesma que a de qualquer outra cobertura: proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior (como a neve, a chuva, o vento, entre outros), também concedendo aos usuários aí localizados privacidade e conforto (através de proteção acústica, térmica, etc). Porém, diferente de outros sistemas de cobertura, o telhado também promove a captação e distribuição das águas pluviais.
Os telhados existem em vários formatos, mas todos, de uma forma geral, são constituídos pela composição de planos inclinados. De todos, o mais simples é o telhado de duas águas (o qual pode ser verificado, por exemplo, nos templos gregos clássicos). Em geral, seu principal elemento construtivo é a telha (que, por sua vez, pode ser constituída de barro, metal ou outros materiais). Normalmente a inclinação das águas de um telhado corresponde às necessidades climáticas da região no qual é construído e da cultura do lugar: alguns telhados na Europa, por exemplo, principalmente nos Alpes, possuem a cumeeira bem elevada, de forma a que os planos inclinem-se em ângulos superiores a 60º, a fim de suportar de maneira mais eficiente o peso extra da neve. Em um país tropical como o Brasil, por exemplo, tal telhado apenas se justificaria por razões estéticas. Os telhados produzidos por populações indígenas, por exemplo, constituídos de palha seca ou sapê, são inclinados em 20º a 30º correspondendo aproximadamente a uma inclinação de 50%, possibilitando um bom escoamento das águas e tornando-o quase inteiramente impermeável.
A inclinação do telhado está diretamente ligada ao tipo de cobertura empregada e a atuação do vento na região. Atentando principalmente para o melhor escoamento das águas pluviais, impedindo a transmissão de umidade para o interior do imóvel.
Índice
1 Principais componentes do telhado
2 Tipos
2.1 Uma água
2.2 Telhado Ecológico
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas
Principais componentes do telhado |
- Telha
- Ripas
- Caibros
- Tesoura
- Terça de cumeeira
Tirante, tensor ou banzo inferior: Parte inferior da trama do telhado- Pema
- Mão francesa
- Pontalete (construção)
- Frechal
- Contrafrechal
- Pendural
- Rufo
- Subcobertura
Tipos |
Uma água |
Telhado de uma água (também chamado meia-água) é metade de um telhado convencional (duas águas).
É o telhado mais simples e barato de construir pois seus apoios são muitas vezes a própria estrutura (as paredes).[2]
Telhado Ecológico |
Existem algumas variedades de telhados ecológicos, entre eles o telhado PET - reciclado de garrafas PET. Seus benefícios vão além da reciclagem e sim ao custo pois por ser de um material mais leve exige uma estrutura mais barato para instalação ao comparado as de cerâmica. Outra variação seria o telhado verde que tem como base a vegetação, trazendo inúmeras vantagens para o meio ambiente e para a construção, como por exemplo, tornando a umidade relativa do ar constante e absorvendo melhor sons externos.
Ver também |
- Telhado Verde
- Cobertura verde
- Resfriamento passivo (arquitetura)
- Mansarda
Referências
↑ telhado in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-08 16:30:43]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/telhado
↑ casaeconstrucao.org. «Modelos de telhados: guia completo para a cobertura da casa!». Consultado em 19 de dezembro de 2017.
Ligações externas |
Telhado PET - Site sobre telhado reciclado de garrafa PET.- As partes de um telhado