Rádio MEC













































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Rádio MEC
MEC: Música, Educação e Cultura


RadioMEC.jpg
Fachada da emissora localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro
Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto - ACERP
País

 Brasil

Frequência(s)



  • AM 800 kHz (AM Rio de Janeiro e Brasília)

  • FM 99.3 MHz



Sede

Rio de Janeiro, RJ
Fundação




  • 7 de setembro de 1922 (96 anos)


  • 20 de abril de 1923 (95 anos) - Inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro
    10 de maio de 1983 (35 anos) - Inauguração da Rádio MEC FM [1]



Fundador
Edgar Roquette Pinto
Pertence a

ACERP (Incorporada à Empresa Brasil de Comunicação) - EBC
Proprietário(s)
Governo Federal
Género
Música clássica (FM) e MPB (AM)
Idioma
(português brasileiro)

Prefixo



  • ZYJ 457 (AM)

  • ZYH 705 (AM)

  • ZYD 465 (FM)



Nome(s) anterior(es)



  • Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

  • Rádio MEC: Ministério da Educação e Cultura



Emissoras irmãs



  • Rádio Nacional

  • Rádio Nacional Amazônia

  • Rádio Força Aérea FM

  • TV NBR

  • TV Brasil

  • TV Escola

  • Canal Saúde



Cobertura
Estado do Rio de Janeiro e Distrito Federal
Dados técnicos

Potência:


  • 100 kW (AM)

  • 35 kW (FM)




Classe: E1
RDS: Sim

Página oficial

radios.ebc.com.br/mecfmrio

Rádio MEC (antes Ministério da Educação, atualmente Música, Educação e Cultura) é uma emissora sediada na cidade do Rio de Janeiro, especializada em música clássica, jazz, choro, samba, bossa nova e músicas regionais no geral. Tem duas frequências no Rio: FM 99.3 MHz e AM 800 kHz e uma em Brasília: AM 800 kHz.


Foi doada ao Governo Brasileiro, em 1936 por Edgar Roquette Pinto, fundador da emissora em 1922 com o nome de Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pois era captada inicialmente (até 1927) através de assinaturas, formando então uma "sociedade"; em 1936, já de posse do Governo Federal e com sinal livre e aberto, passou a chamar-se Rádio Ministério da Educação e Cultura. Em sua sede há o maior estúdio da América Latina, o estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino.


Sua programação inclui seleções musicais, programas de música ao vivo, jornalísticos e de variedades. Desde 1999 tem uma gravadora, o Selo Rádio MEC.


A partir de 2008, as 3 emissoras fazem parte do sistema Rádios EBC (braço da EBC que ainda inclui as rádios Nacional do Rio de Janeiro, Brasília (AM e FM) e Amazônia).




Índice






  • 1 História


  • 2 O acervo


  • 3 A Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC


  • 4 Projeto Minerva


  • 5 A Rádio hoje


    • 5.1 Sede


    • 5.2 Estúdios




  • 6 Emissoras


    • 6.1 Rio de Janeiro


    • 6.2 Brasília


    • 6.3 Satélite




  • 7 Programações


  • 8 Profissionais que já passaram pela Rádio


  • 9 Referências


  • 10 Ligações externas





História |


A Rádio MEC descende da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923, por Roquette-Pinto, Henrique Morize e outros membros da Academia Brasileira de Ciências e da sociedade da época. Como, naquela época, o modelo de programação mais próximo do que pretendiam botar no ar era a programação das agremiações lítero-musicais, movidas a palestras e recitais, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro constitui-se como uma agremiação desse tipo — com o diferencial de que podia irradiar os seus saraus. Foi a segunda rádio do Brasil, tendo surgido após a Rádio Clube de Pernambuco em 1919.


Durante seus 13 anos de existência, a emissora manteve uma programação eminentemente “cultural”, e, demonstrando que cultura também “educa”, “ensinou” poesia, literatura e ciência e “educou” ouvidos para a música de concerto. O rádio brasileiro foi um dos principais responsáveis pela unificação linguística do país[carece de fontes?]. Assim, apesar de transmitir uma programação cultural, a Rádio Sociedade também foi o berço da ideia do rádio educativo — uma ideia que amadureceu enquanto Roquette-Pinto era seu diretor, e que estava pronta, quando ele doou a estação ao governo[2].


Em 1936, a nova lei de comunicações exigiu que todas as estações aumentassem a potência de seus transmissores e, Roquette-Pinto, que dirigia a descapitalizada Rádio Sociedade, descartando a possibilidade de buscar capital na praça e tornar-se um empresário do ramo das comunicações, preferiu doar a emissora ao, então, Ministério da Educação e Cultura. Mas impôs as condições de que a rádio transmitisse apenas programação educativa/cultural e não fizesse proselitismo de qualquer espécie – comercial, político ou religioso. Tal compromisso, assumido através de ato jurídico perfeito, foi mantido até 1995, quando, logo no início de seu governo, Fernando Henrique Cardoso desvinculou a Rádio daquele ministério e colocou-a, junto com a TVE — atual TV Brasil —, sob a tutela da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.


A Rádio Ministério da Educação e Saúde, depois Rádio Ministério da Educação e Cultura e hoje Rádio MEC, é uma rádio de resistência cultural, e tem prestado um inestimável serviço. Uma legião de ilustres colaboradores produziu, ao longo de 7 décadas, uma programação única. Produtores, músicos, escritores, radioatores, poetas e jornalistas como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Manoel Bandeira, Fernanda Montenegro e Fernando Torres, Sergio Viotti, Otto Maria Carpeaux, Edna Savaget, Nestor de Holanda, Francisco Mignone, Alceo Bocchino, Edino Krieger, Marlos Nobre, Paulo Santos, entre muitos outros.


Diretores


1998-2000: Regina Sales
2000-2003: Maristela Rangel
2003-2013: Orlando Guilhon
2014-2016: Eliane Fernandes
2016-atual: Thiago Regotto



O acervo |


Os mais antigos programas conservados pelo Acervo da Rádio MEC, um dos mais importantes do país, remonta à década de 1960. Da programação e do cast de rádio teatro que a rádio manteve até final dos anos 1980, restam poucos exemplares, sendo o mais importante o Teatro Sérgio Viotti, com 60 programas em bom estado. A voo de pássaro, pode-se dizer que os 3000 programas acervados são um espelho das três grandes realizações da emissora: o rádio educativo e o rádio cultural (cujo capítulo principal foi escrito em parceria com a Orquestra Sinfônica Nacional).



A Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC |


Nenhuma rádio brasileira divulgou tanto e por tanto tempo a música de concerto. A importância que ela teve para a nossa música erudita equivale à importância que a Rádio Nacional teve para a nossa música popular. No que diz respeito à produção da música de concerto brasileira, propriamente dita, a Rádio MEC prestou um serviço incomparável, porque, além de transmitir e divulgar, produziu centenas de gravações exclusivas de sua orquestra, atual Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), além da orquestra de câmara, e também de duos, trios, quartetos e quintetos instrumentais. Várias dessas gravações foram realizadas no Estúdio Sinfônico pelo lendário técnico Manoel Cardoso. A propósito da OSN, a única rádio orquestra que o país teve, deixou de pertencer à Rádio em 1981 e foi integrada desde 1984, a Universidade Federal Fluminense, em Niterói.


O órgão da rádio foi inaugurado pelo organista carioca Antônio Silva.



Projeto Minerva |


Abrigada no Ministério da Educação, e pondo em prática o modelo sonhado por Roquette-Pinto, a rádio provocou a criação do SRE–Serviço de Radiodifusão Educativa, e passou a transmitir uma programação única, que, na década de 40, já apresentava qualidade de broadcasting e incluía divulgação científica, literatura, aulas de ginástica, cursos de alemão, francês, inglês e língua portuguesa. De lá pra cá, passando pelos programas do Colégio do Ar nos anos 1950 e pelos do Projeto Minerva nos anos 1970 até 1998, quando foi retirada do Ministério da Educação, são quase cinquenta anos de produção ininterrupta, transmitindo milhares de programas e centenas de séries educativas. Com o Serviço de Radiodifusão Educativa (SRE) ainda ativo, e a famosa Portaria federal nº 568 — que tornava obrigatória a transmissão de programas educacionais em todas as rádios —, as séries e campanhas produzidas ali, no centro do Rio de Janeiro, alcançavam quase todo o país.


Após o Projeto Minerva, e até mesmo após a extinção do SRE, a Rádio continuou produzindo, em menor escala, séries de educação para o trânsito, higiene, programas de ciência, história e língua portuguesa. Hoje, apesar de praticamente não transmitir programação educativa, a emissora continua a educar, pois continua a ser uma rádio cultural.



A Rádio hoje |



Sede |


Sediada no centro da cidade do Rio de Janeiro, na Praça da República, 141-A, entre a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e o Arquivo Nacional, a Rádio MEC, opera, hoje, dois canais de AM (Rio de Janeiro e Brasília) e um de FM (Rio de Janeiro). Seus três canais de ondas curtas, acompanhando tendência mundial, foram desativados. Situado entre dois monumentos arquitetônicos (o antigo Senado e a antiga Casa da Moeda), a Rádio MEC possui uma sede com 11 estúdios e 5 pianos de cauda. O prédio da rádio não se distingue apenas pela arquitetura, ele guarda, em seu acervo, um tesouro sonoro inestimável, com centenas de programas educativos/culturais e gravações musicais exclusivas, muitas ainda inéditas em disco. Para a realização de obras no prédio a sede está funcionando provisoriamente nas instalações da TV Brasil, na rua Gomes Freire, centro da cidade do rio, e para audições ao vivo está sendo utilizado o Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua do Passeio, também na Lapa.



Estúdios |


Além dos estúdios de transmissão e montagem, situados no último, a Rádio MEC dispõe de mais dois estúdios no quarto andar: o “A” ( antigo estúdio de rádio teatro), com 24 metros quadrados; e o Estúdio “B” que tem 12 metros quadrados. Ambos possuem pianos de cauda. A Rádio abriga ainda o maior estúdio ativo da cidade e do país – o Estúdio Sinfônico, por onde passaram grandes nomes da nossa música clássica como os compositores Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone e Radamés Gnatalli, além dos maestros Alceo Bocchino e Nelson Nilo Hack e o pianista Nelson Freire e o violoncelista Antonio Menezes. No andar térreo, está o auditório-estúdio, que na verdade, é a antiga sala de projeção herdada da Embrafilme, que funcionou nos andares inferiores do prédio. A cabine de projeção foi transformada em estúdio, e a sala, sonorizada.



Emissoras |



Rio de Janeiro |



  • Rádio MEC AM - Rio de Janeiro - 800 kHz

  • Rádio MEC FM - Rio de Janeiro - 99.3 MHz



Brasília |


  • Rádio MEC Brasília AM - Distrito Federal - 800 kHz


Satélite |


  • Rádio MEC SAT - Todo o Brasil

Frequência da Recepção: 3.750 MHz
Polarização: Horizontal
Transponder: 2-A1 (TV Brasil)
Canal 1: 5.545 MHz
Canal 2: 6.085 MHz



Programações |


Rádio MEC AM: MPB, Jornalismo, programas de cidadania e educativos.


Rádio MEC FM, MEC SAT e MEC Brasília: Música Clássica, jornalismo e programas culturais sobre teatro, literatura, artes plásticas e cinema.



Profissionais que já passaram pela Rádio |



  • Cid Moreira

  • Fernanda Montenegro

  • Sérgio Chapelin



Referências




  1. «MEC FM 32 anos: acompanhe ao vivo concerto de aniversário no domingo». Rádios EBC. Consultado em 10 de maio de 2015 


  2. Zaremba, Lilian (2009). «Ecos da Rádio Sociedade numa FM do século XXI». Recine : revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo. 6 (6): 46-57 



Ligações externas |



  • Página oficial da Rádio MEC

  • Página da Rádio MEC AM

  • Página da Rádio MEC FM

  • Ouça a Rádio MEC Ao Vivo

  • Podcast (áudio sob demanda) da Rádio MEC

  • Especial sobre os 70 anos da Rádio MEC












  • Portal da rádio
  • Portal do Rio de Janeiro
  • Portal do Distrito Federal (Brasil)



Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

TypeError: fit_transform() missing 1 required positional argument: 'X'