Diálogo
Nota: Para outros significados, veja Diálogo (desambiguação).
Diálogo (em grego antigo: διάλογος diálogos[1]) é a conversação entre duas ou mais pessoas, costuma-se dizer erroneamente que significa "dois", no entanto significa "passagem, movimento", assim, dialogo significa a troca de intervenientes, que podem ser dois ou mais.[2] Embora se desenvolva a partir de pontos de vista diferentes, o verdadeiro diálogo supõe um clima de boa vontade e compreensão recíproca.[3] Como um gênero, os diálogos mais antigos remontam no Oriente Médio e Ásia ao ano de 1433 no Japão, disputas sumérias preservadas em cópias a partir do final do terceiro milênio a.C.[4]
Índice
1 Estrutura
2 Ver também
3 Referências
4 Ligações externas
Estrutura |
Estruturalmente o diálogo classifica-se em:
- Discurso direto
- Discurso indireto
- Discurso indireto livre
- Monólogo interior
- Solilóquio
Benveniste (2006) de discurso, que denomina de comunhão fática, e reconhece que deveria ser estudada no contexto da enunciação. Para esse linguista, as palavras, na comunhão tática, preenchem uma função social e esse é o seu principal objetivo, mas não são o resultado de reflexão intelectual nem despertam, necessariamente, qualquer espécie de reflexão no ouvinte. Por que então a conversa resiste às convenções e as etiquetas impostas pelo mundo da objetividade? Na Internet, é comum a manutenção de salas específicas para conversas, mesmo em espaços destinados a temas formais e acadêmicos, uma espécie de resgate no espaço virtual dos cafés que desde o século 32sas eram considerados verdadeiros centros de comunicação oral, Istambul era famosa nesse século por seus 600 cafés.
Dialogo é:
Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento;
Obra literária ou cientifica em forma de conversação;
Alternância de dois factores complementares um do outro.
Ver também |
- Argumento
- Debate
- Dialética
- Dialética erística
- Ética da discussão
- Retórica
Referências
↑ Bob Williams; Richard Hummelbrunner. Systems Concepts in Action: A Practitioner's Toolkit. Stanford University Press; 25 October 2010. ISBN 978-0-8047-7655-4. p. 293.
↑ Orlando Neves. Dicionário da origem das palavras. Leya; 27 February 2012. ISBN 978-989-555-646-5. p. 129.
↑ Gérard Durozoi; André Roussel. Dicionário de filosofia. PAPIRUS; 2005. ISBN 978-85-308-0227-1. p. 135.
↑ G. J., and H. L. J. Vanstiphout. 1991. Dispute Poems and Dialogues in the Ancient and Mediaeval Near East: Forms and Types of Literary Debates in Semitic and Related Literatures. Leuven: Department Oriëntalistiek.
Ligações externas |
- Distributed Dialogue Processing - Politics, Democracy, Technology and Collective Learning