Praça





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Praça de São Pedro, no Vaticano, uma das mais conhecidas e estudadas praças do mundo, projetada pelo arquiteto barroco Lorenzo Bernini.


Em uma definição bastante ampla, praça (do latim: platea) é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários.[1] Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra. No Brasil, a ideia de praça normalmente está associada à presença de ajardinamento, sendo os espaços conhecidos por largos correspondentes à ideia que se tem de praça em países como a Itália, a Espanha e Portugal. Neste sentido, um largo é considerado uma "praça seca".


Piazza é a palavra italiana para designar uma praça, um espaço aberto dentro de uma cidade, muitas vezes usado como um mercado, na Itália.




Índice






  • 1 Tipologias


  • 2 Trajetória histórica


    • 2.1 A Ágora grega e o Forum romano


    • 2.2 Praças europeias




  • 3 Praças no Brasil


  • 4 Ver também


  • 5 Referências


  • 6 Bibliografia


  • 7 Ligações externas





Tipologias |


De acordo com cada sentido que a palavra praça assume, estes espaços podem ser classificados das seguintes formas:




  • Praça-jardim. Espaços nos quais a contemplação da formação vegetal e a circulação são priorizadas.


  • Praça seca. Largos históricos ou espaços que suportam intensa circulação de pedestres.


  • Praça azul. Praças nas quais a água possui papel fundamental. Alguns belvederes e jardins de várzea possuem tal característica.


  • Praça amarela. Praças em geral.



Trajetória histórica |



A Ágora grega e o Forum romano |


Talvez os primeiros espaços urbanos que tenham sido intencionalmente projetados para cumprirem o papel que hoje é dado às praças sejam a ágora, para os gregos, e o forum, para os romanos[2]. Ambos os espaços possuíam, no contexto das cidades nas quais se inseriam, um aspecto simbológico bastante importante na cultura de cada um dos povos: eram a materialização de uma certa ideia de público.




Gravura da Praça do Campidoglio, em Roma, projetada pelo arquiteto Michelangelo.


A ágora grega era o espaço no qual a limitação da esfera pública urbana estava claramente decidida: aí se praticava a democracia direta, sendo o lugar, por excelência, da discussão e do debate de ideias entre os cidadãos. A ágora normalmente se delimitava por um mercado, uma stoa e demais edifícios, sendo que dela era possível ver a acrópole, a morada dos deuses na mitologia grega. Já o fórum romano representava em si mesmo a monumentalidade do Estado, sendo que o indivíduo que por ele passasse estava espacialmente subordinado aos enormes prédios públicos que o configuravam. Diferenciava-se da ágora na medida em que o espaço de discussão não mais era a praça pública, aberta, mas o espaço fechado dos edifícios, nos quais a penetração era mais restrita[2].



Praças europeias |





A Praça do Hôtel-de-Ville, antiga Praça de Grève (Paris)


Até meados do século XVIII o projeto de praças estava normalmente restrito ao tratamento paisagístico de grandes palácios, nem sempre inseridos no contexto urbano. Os espaços livres existentes nas cidades configuravam-se de forma não ordenada, em geral devido à existência de mercados populares ou às entradas de igrejas e catedrais. As praças que historicamente se formaram nas cidades europeias normalmente estão relacionadas com a configuração natural de um espaço livre a partir dos planos de edifícios que foram sendo construídos ao redor de construções importantes, como igrejas, catedrais e prédios públicos. Há, porém, uma série de exceções notáveis a esta constatação, especialmente durante o período barroco da arte e da urbanística europeia. Um momento de destaque, por exemplo, está relacionado ao período em que o papa Sixto V atuou como prefeito de Roma, no qual houve um especial cuidado com o tratamento dos espaços públicos urbanos.


Durante o século XIX, com o trabalho de determinados profissionais (como Olmsted) e o desenho urbano promovido por urbanistas como Georges-Eugène Haussmann em Paris[3] e Cerdá em Barcelona, o desenho específico de praças passa a constituir matéria própria, em paralelo à constituição formal da profissão de arquiteto paisagista (simultaneamente ao trabalho de Olmsted no desenho de sistemas de espaços livres em Boston e Nova Iorque).



Praças no Brasil |




Chafariz de Mestre Valentim, na Praça XV de Novembro, no Rio de Janeiro.


No Brasil, o conceito de praça é popularmente associado às ideias de verde e de ajardinamento urbano. Por este motivo, os espaços públicos similares às praças europeias medievais, que normalmente se formaram a partir dos pátios das igrejas e mercados públicos, são comumente chamados de adros ou largos[3]. Também por este motivo, uma série de jardins urbanos que surgem devido ao traçado viário das cidades (como as rotatórias e canteiros centrais de grandes avenidas) acaba recebendo o título legal de praça, ainda que sejam espaços de difícil acesso aos pedestres e efetivamente desqualificados como praças.


A não ser pelas praças em regiões centrais das grandes cidades, a típica praça na cidade brasileira se caracteriza, portanto, por ser bastante ocupada por vegetação e arborização. Quando ela recebe um maior tratamento, ou quando foi resultado de um projeto, ela também costuma possuir equipamentos recreativos e contemplativos (como playgrounds, recantos para estar, equipamentos para ginástica e cooper, bancos e mesas, etc).



Ver também |



  • Maiores praças do mundo

  • Paisagismo

  • Urbanismo

  • Desenho urbano

  • Praça de armas



Referências




  1. VIERO, Verônica Crestani; BARBOSA FILHO, Luis Carlos (2009). «Praças Públicas: origem, conceitos e funções» (PDF). Jornada de Pesquisa e Extensão, ULBRA Santa Maria. Consultado em 24 de janeiro de 2016  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)


  2. ab CASTELLAN, Gláucia Rodrigues. «A Ágora de Atenas: aspectos políticos, sociais e econômicos». Klespidra, sem data. Consultado em 24 de janeiro de 2016 


  3. ab CALDEIRA, Junia Marques. A praça brasileira: trajetoria de um espaço urbano: origem e modernidade. Tese (doutorado), Universidade Estadual de Campinas, 2007. 434 p. link.



Bibliografia |


  • MACEDO, Silvio Soares; ROBBA, Fábio. Praças Brasileiras. São Paulo: Edusp, 2002, ISBN 85-314-0656-0


Ligações externas |



Commons

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  • Quadro do Paisagismo no Brasil - Catálogo de espaços públicos - em português



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