Piper Aircraft

Multi tool use
Piper Aircraft | |
---|---|
Tipo |
Empresa privada |
Atividade |
Aviação geral |
Fundação |
1927 |
Locais |
Vero Beach, ![]() |
Website oficial |
www.piper.com |
A Piper Aircraft é uma fabricante de aviões dos Estados Unidos, com sede no Aeroporto Municipal de Vero Beach, Flórida. Juntamente com a Beechcraft e a Cessna, é considerada uma "Big Three", ou seja, uma das três grandes fabricantes de aviões de uso geral.[1]
Desde a sua fundação, em 1927, até 2009, havia fabricado 144 000 aviões de 160 modelos certificados, dos quais 90 000 ainda estavam voando.[2]
Índice
1 Acordo com a Embraer
2 Lista de aeronaves Piper
3 Ligações externas
4 Referências
Acordo com a Embraer |
Em 1975 a Embraer firmou acordo com a Piper para fabricar no Brasil alguns de seus modelos, que tinham o nome trocado. Alguns deles sofreram também alterações no projeto.
|

PA-34 Seneca.
Nome do modelo |
Primeiro voo |
Unidade produzidas |
Tipo |
---|---|---|---|
J-2 Cub |
1936 |
1207 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta |
J-3 Cub |
1938 |
19,888 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta |
J-4 Cub Coupe |
1939 |
1251 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta |
J-5 Cub Cruiser |
1940 |
1507 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta |
P-1 Applegate Duck |
1940 |
1 |
Anfíbio |
P-2 Cub |
1941 |
1 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta |
P-3 |
1939 |
1 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta, também conhecido como J-4RX |
P-4 Cub |
1941 |
1 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta |
P-5 |
1944 |
1 |
Monoplano de cabine simples com motor de asa alta, também conhecido como J-3X |
PT-1 Trainer |
1942 |
1 |
Dois lugares em tandem, monoplano de asa baixa |
PWA-1 Skycoupe |
1943 |
1 |
Dois assento de asa dupla, mais tarde tornou-se o PA-7 |
PWA-8 Cub Cycle |
1944 |
1 |
Monomotor monoplano de asa média e assento único |
PA-6 Sky Sedan |
1945 |
2 |
Monoplano de asa baixa retrátil de quatro assentos |
PA-7 Skycoupe |
1944 |
1 |
Dois assentos de asa dupla, antigo PWA-1 |
PA-8 Skycycle |
1945 |
2 |
Monomotor monoplano asa média |
PA-9 |
1945 |
None |
Monomotor de asa alta |
PA-10 |
1946 |
None |
Monomotor de asa baixa, dois assentos lado a lado |
PA-11 Cub Special |
1947 |
1541 |
Monomotor asa alta |
PA-12 Super Cruiser |
1946 |
3760 |
Monomotor asa alta |
PA-13 |
- |
nenhum |
Designação não usada |
PA-14 Family Cruiser |
1948 |
238 |
Monomotor asa alta |
PA-15 Vagabond |
1948 |
387 |
Dois lugares lado-a-lado, asa alta |
PA-16 Clipper |
1949 |
736 |
Quatro assentos versão do PA-15 |
PA-17 Vagabond |
1948 |
214 |
Variante do PA-15 com duplo controle |
PA-18 Super Cub |
1950 |
10,222 |
Monomotor de asa alta |
PA-19 Super Cub |
1949 |
3 |
Variante militar do PA-18 |
PA-20 Pacer |
1950 |
1120 |
PA-16 redesenhado |
PA-21 |
1949 |
nenhum |
Versão de produção do Bauman Brigadier |
PA-22 Tri-Pacer |
1951 |
9490 |
Versão atualizada do PA-20 com roda no nariz |
PA-23 Apache |
1954 |
2047 |
Bimotor de asa baixa |
PA-24 Comanche |
1958 |
4717 |
Monomotor de asa baixa, seis assentos |
PA-24-400 Comanche |
1964 |
148 |
PA-24 com motor de desenvolvimento |
PA-25 Pawnee |
1959 |
5167 |
Monomotor monoplano de uso agrícola |
PA-26 |
None |
Versão de alta potência do PA-24 |
|
PA-27 Aztec |
1960 |
4929 |
Versão melhorada do PA-23, manteva a designação PA-23 |
PA-28 Cherokee |
1961 |
10,896 |
Monomotor de asa baixa |
PA-28-140 Cherokee |
1964 |
10,089 |
Variante de treinamento de dois assentos |
PA-28 Warrior |
1974 |
4842 |
Melhoria do PA-28 |
PA-28-235 Cherokee/Dakota |
1964 |
2913 |
Melhoria do PA-28 |
PA-28R Arrow |
1967 |
6694 |
Melhoria do PA-28 |
PA-28R-300 Pillan |
1982 |
2 kits para o Chile |
Dois assentos para treinamento militar |
PA-29 Papoose |
1956 |
None |
PA-23 alargada |
PA-30 Twin Comanche |
1963 |
2001 |
Bimotor de asa baixa |
PA-31 Navajo |
1967 |
1785 |
Bimotor de asa baixa |
PA-31-350 Chieftain |
1973 |
1825 |
Navajo alongado |
PA-31P Navajo / Mojave |
1970 |
309 |
Navajo pressurizado |
PA-31T Cheyenne |
1974 |
847 |
Navajo com motor turboélice |
PA-32 Cherokee Six |
1966 |
4373 |
Cherokee seis lugares |
PA-32R Lance/Saratoga |
1976 |
2721 |
Monomotor de asa baixa com trêm de pouso retrátil |
PA-33 Comanche |
1966 |
1 |
Comanche pressurizado |
PA-34 Seneca |
1972 |
4354 |
Bimotor de asa baixa |
PA-35 Pocono |
1968 |
1 |
Bimotor pressurizado 16 passageiros |
PA-36 Pawnee Brave |
1973 |
938 |
Monoplano monomotor para uso agrícola |
PA-37 |
1960s |
None |
PA-33 bimotor |
PA-38 Tomahawk |
1978 |
2519 |
Dois lugares para treinamento básico |
PA-39 Twin Comanche C/R |
1970 |
155 |
Improved PA-30 |
PA-40 Arapaho |
1973 |
3 construídos, 5 incompletos |
Substituto do PA-30 |
PA-41P |
1974 |
1 |
Aztec pressurizado |
Piper PA-42 Cheyenne |
1980 |
175 |
Cauda em T dupla pressurização |
PA-43 |
1979 |
None |
Versão do PA-42 com motor a pistão |
PA-44 Seminole |
1979 |
469 |
Bimotor quatro lugares; Cauda em T |
PA-45 |
1970s |
None |
Seis lugares |
PA-46 Malibu |
1984 |
344 |
Monomotor pressurizado de seis assentos |
PA-47 Piperjet |
2008 |
1 protótipo |
6 ou 7 assentos |
PA-48 Enforcer |
1971 |
4 protótipos |
Turboélice de assento único baseado no Cavalier Mustang/P-51 Mustang |
PA-60 Aerostar |
1967 |
1010 |
Seis assentos, dupla pressurização, Piper adquiriu o projeto de Ted R. Smith |
PiperSport |
2010 |
40 |
Dois assentos Piper comercializou o avião entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011. É produzído pela Czech Sport Aircraft e anteriormente denominado SportCruiser |
Ligações externas |
- www.piper.com
Referências
↑ "Plane Crazy"; Pawn Stars; Season 1, Episode 12, September 13, 2009
↑ «Piper Selects Aviall For Worldwide Parts Network». 5 de janeiro de 2010. Consultado em 15 de abril de 2011
R4n0Ubz38mV,UH6Hi0xl8lKDeVi,fsgLpbn7kTZZCKbn,10pwb3 BjG,Lsl3nD5YfpoGoCt o,A iTJnEAM fkL4TVH3l