Aeromot AMT-200
Nota: Para outros significados de "Ximango", veja Ximango (desambiguação).
AMT-200 Super Ximango | |
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Super Ximango da Força Aérea dos Estados Unidos | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Motoplanador monoplano monomotor de uso civil e militar |
País de origem | Brasil |
Fabricante | AEROMOT - Aeronaves e Motores S/A |
Desenvolvido de | Aeromot AMT-100 Ximango |
Introduzido em | 1993 |
Tripulação | 2 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 8,05 m (26,4 ft) |
Envergadura | 17,47 m (57,3 ft) |
Área das asas | 18,7 m² (201 ft²) |
Alongamento | 16.3 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 605 kg (1 330 lb) |
Peso máx. de decolagem | 805 kg (1 770 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1 x motor a pistão Rotax 912 |
Potência (por motor) | 80 hp (59,7 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 245 km/h (132 kn) |
Velocidade de cruzeiro | 205 km/h (111 kn) |
Notas | |
Dados de: Brassey's World Aircraft & Systems Directory[nota 1] Aviso | |
O Aeromot AMT-200 Super Ximango é uma aeronave motoplanador produzida no Brasil pela Aeromot.[1]
Índice
1 Características
2 Versões
3 Operadores
4 Referências
5 Notas
5.1 Bibliografia
6 Ligações externas
Características |
A aeronave é construída em fibra de vidro, monoplano de asa baixa em consola, com trem de pouso convencional e uma cauda em "T". Motorizado com um motor Rotax 912 de 80 hp, possui cockpit lado a lado fechado para duas pessoas. As asas se dobram para armazenamento ou transporte.
Versões |
AMT-200 - motor Rotax 912A;
AMT-200S - motor Rotax 912S4;
AMT-200SO - motor Rotax AMT-200S (versão de reconhecimento aéreo).
Operadores |
Estados Unidos - Força Aérea dos Estados Unidos - operado pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos como o TG-14.
Brasil Paraná - Polícia Militar do Paraná - patrulhamento ambiental.
Referências
↑ Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Notas
↑ Taylor,1996 p. 511
Bibliografia |
Taylor, Michael J. H. (1996). Brassey's World Aircraft & Systems Directory. London, England: Brassey's. ISBN 1574880632
Ligações externas |
- Airliners.net