Aeromot AMT-200





Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de "Ximango", veja Ximango (desambiguação).


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































AMT-200 Super Ximango




Avião










Super Ximango da Força Aérea dos Estados Unidos
Descrição
Tipo / Missão

Motoplanador monoplano monomotor de uso civil e militar
País de origem

 Brasil
Fabricante

AEROMOT - Aeronaves e Motores S/A
Desenvolvido de

Aeromot AMT-100 Ximango
Introduzido em

1993

Tripulação
2
Especificações
Dimensões
Comprimento
8,05 m (26,4 ft)

Envergadura
17,47 m (57,3 ft)
Área das asas
18,7 m² (201 ft²)

Alongamento
16.3
Peso(s)
Peso vazio
605 kg (1 330 lb)
Peso máx. de decolagem
805 kg (1 770 lb)
Propulsão
Motor(es)
1 x motor a pistão Rotax 912
Potência (por motor)
80 hp (59,7 kW)
Performance
Velocidade máxima
245 km/h (132 kn)
Velocidade de cruzeiro
205 km/h (111 kn)
Notas

Dados de: Brassey's World Aircraft & Systems Directory[nota 1]
Aviso




O Aeromot AMT-200 Super Ximango é uma aeronave motoplanador produzida no Brasil pela Aeromot.[1]




Índice






  • 1 Características


  • 2 Versões


  • 3 Operadores


  • 4 Referências


  • 5 Notas


    • 5.1 Bibliografia




  • 6 Ligações externas





Características |


A aeronave é construída em fibra de vidro, monoplano de asa baixa em consola, com trem de pouso convencional e uma cauda em "T". Motorizado com um motor Rotax 912 de 80 hp, possui cockpit lado a lado fechado para duas pessoas. As asas se dobram para armazenamento ou transporte.



Versões |




  • AMT-200 - motor Rotax 912A;


  • AMT-200S - motor Rotax 912S4;


  • AMT-200SO - motor Rotax AMT-200S (versão de reconhecimento aéreo).



Operadores |




  •  Estados Unidos - Força Aérea dos Estados Unidos - operado pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos como o TG-14.


  •  Brasil  Paraná - Polícia Militar do Paraná - patrulhamento ambiental.





Referências




  1. Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC


Notas




  1. Taylor,1996 p. 511



Bibliografia |



  • Taylor, Michael J. H. (1996). Brassey's World Aircraft & Systems Directory. London, England: Brassey's. ISBN 1574880632 


Ligações externas |




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  • Airliners.net


  • Portal do Brasil
  • Portal da aviação












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