Universidade de Lisboa




Coordenadas: 38° 45' 09" N 9° 09' 32" O



















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Universidade de Lisboa


ULisboa

Lema
Ad Lucem (Latim)
("Para a Luz")
Fundação
1290 (como Estudo Geral de Lisboa)
1911 (Universidade de Lisboa)
1930 (Universidade Técnica de Lisboa)
2013 (fusão da Universidade Técnica de Lisboa com a Universidade de Lisboa)
Tipo de instituição
Pública

Localização

Lisboa, Loures, Oeiras, Cascais

Reitor(a)

António Cruz Serra

Docentes
3.513[1]
Total de estudantes
47.884[1]

Campus

Cidade Universitária, Pólo Universitário da Ajuda,
Cores da escola

         Preto e Branco (Universidade; Reitoria)

     Púrpura (FA)
     Rosa (FBA)
     Azul-claro (FC)
     Vermelho-escuro (FD)
     Violeta (FF)
     Azul (FL)
     Amarelo (FM)
     Amarelo (FMD)
     Amarelo (FMV)
     Castanho-escuro (FMH)
     Laranja (FP)
     Azul (ICS)
     Castanho-claro (IE)
     Verde-escuro (IGOT)
     Verde-claro (ISA)
     Vermelho (ISEG)
     Vermelho-escuro (ISCSP)
     Azul (IST)



Orçamento anual
334 milhões (66% do OE) [1]
Página oficial

http://www.ulisboa.pt/

A Universidade de Lisboa MHSE é uma universidade pública portuguesa, com sede na Alameda da Universidade, em Alvalade, Lisboa, detendo vários polos espalhados pela cidade e concelhos limítrofes.


A Universidade de Lisboa, a maior universidade do país no que se refere ao número de alunos[2] e orçamento,[3] resulta da fusão da antiga Universidade Clássica de Lisboa,[4] criada por decreto de 22 de março de 1911,[5] com a Universidade Técnica de Lisboa, criada por decreto de 2 de dezembro de 1930,[6] passando também a englobar o Estádio Universitário de Lisboa (até então uma estrutura na dependência directa do Ministério da Educação e Ciência).


A fusão foi aprovada pelo Decreto-Lei n.º 266-E/2012, de 31 de dezembro de 2012,[7] tendo sido concretizada com a tomada de posse do primeiro reitor, António Cruz Serra, em 25 de julho de 2013.[8]


Na edição de 2017 do Ranking de Xangai, a instituição ficou classificada no intervalo [151-200], sendo a universidade portuguesa mais bem colocada naquela classificação.[9]




Índice






  • 1 História


    • 1.1 A refundação das escolas de ensino superior na capital


    • 1.2 A criação da Universidade "Clássica" de Lisboa (1911)


    • 1.3 A criação da Universidade Técnica de Lisboa (1930)


    • 1.4 A fusão entre a UL e a UTL


    • 1.5 A universidade após a fusão




  • 2 Localização


  • 3 Orgãos universitários


  • 4 Reitores da Universidade de Lisboa


  • 5 Reitores honorários da Universidade de Lisboa


  • 6 Ensino


    • 6.1 Licenciaturas


    • 6.2 Mestrados


    • 6.3 Doutoramentos




  • 7 Investigação


  • 8 Referências


  • 9 Ver também


  • 10 Ligações externas





História |


Em 12 de novembro de 1288, um grupo de clérigos portugueses, entre os quais se contavam o Abade de Alcobaça, os Priores de Santa Cruz de Coimbra e de São Vicente de Lisboa, os reitores das colegiadas de Santa Maria de Guimarães e de Santa Maria da Alcáçova de Santarém, assim como os priores das igrejas de São Leonardo de Atouguia (da Baleia), São Julião, São Nicolau, Santa Iria e Santo Estêvão de Santarém, São Clemente de Loulé, Santa Maria de Faro, Santa Maria e São Miguel de Sintra, Santo Estêvão de Alenquer, Santa Maria, São Miguel e São Pedro de Torres Vedras, Santa Marinha de Gaia, Lourinhã, Vila Viçosa, Azambuja, Sacavém, Estremoz, Beja, Mafra e Mogadouro, solicitava ao Papa Nicolau IV a fundação de um Estudo Geral em Portugal.


A primeira universidade portuguesa viria a ser depois estabelecida em Lisboa, em data compreendida entre 1288 e 1290, quando D. Dinis promulga a carta Scientiae thesaurus mirabili (datada de 1 de Março desse ano), conferindo vários privilégios aos estudantes do Estudo Geral de Lisboa, o que prova que nessa data já estava fundado. Desde logo houve uma participação activa nesta acção educativa pela Coroa portuguesa e do seu rei, através do seu compromisso de parte do subsídio da mesma, como pelas rendas fixas da Igreja.[10]


O Papa Nicolau IV reconhece-a pouco depois, em 9 de Agosto de 1290[11] através da bula “De statu regni Portugaliae”, com as Faculdades de Artes, Direito Canónico (Cânones), Direito Civil (Leis) e Medicina.[12] Nesta primeira fase da sua existência, a universidade localizar-se-ia no Campo da Pedreira, uma zona no arrabalde ocidental da cidade, entre aquilo que é hoje a Rua Garrett e o Convento da Trindade.


Ao longo do século XIV, a universidade portuguesa conheceu uma grande instabilidade, tendo por motivos vários sido transferida, várias vezes, de Lisboa para Coimbra e vice-versa. Assim, em 1308 foi transferida para Coimbra. Em 1328 volta para Lisboa, sendo novamente transferida para Coimbra em 1354. Em 1377 regressa a Lisboa. Finalmente, em 1537, instala-se definitivamente em Coimbra.[13][14]


Durante os 160 anos em que a Universidade se manteve em Lisboa, entre os séculos XIV e XVI, distinguiram-se, entre os seus alunos e professores, importantes nomes da ciência , como Garcia de Orta ou Pedro Nunes vultos das letras, como André de Resende ou Baltasar Limpo, ou homens da administração, como João Fernandes da Silveira, o 1.º Barão de Alvito.


Um dos seus protectores foi o Infante D. Henrique que concedeu-lhe várias casas, em 1431.[15] Aparentemente, as fundações deste novo edifício da universidade encontram-se num local hoje denominado como Pátio dos Quintalinhos, fazendo-se a entrada pelo n.º 3 da Rua da Escolas Gerais, em Alfama, na antiga freguesia de São Tomé, hoje integrada na de São Vicente.[16][17]


Datam dessa época as mais antigas referências a estudos de Astronomia na universidade portuguesa, apoiados na Aritmética e Geometria como ferramentas imprescindíveis para os estudos náuticos.[18]


Na década de 1530, apesar da oposição generalizada dos seus membros, D. João III refundou a Universidade em Coimbra, onde ficaria instalada, durante perto de três séculos, a única universidade pública portuguesa (entre 1559 e 1759, quando os Jesuítas detiveram o monopólio do ensino igualmente na Universidade de Évora).



A refundação das escolas de ensino superior na capital |


Foi a partir do final do século XVIII e, sobretudo, ao longo do século XIX que foram refundadas em Lisboa instituições de ensino superior, embora tivesse que passar um século para serem erigidas em universidade. Assim, em 1759 o Marquês de Pombal criava a Aula do Comércio, a mais antiga antecessora do atual Instituto Superior de Economia e Gestão e, em 1781 era criada a Aula Régia do Desenho e da Figura, primeira antecessora direta das Faculdades de Arquitetura e de Belas-Artes.


Já no século XIX, foram sucessivamente criadas, ainda sob o signo do vintismo a Régia Escola de Cirurgia (1825), instalada no Hospital de São José (a qual estará na origem da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, criada em 1836 e finalmente da atual Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fundada em 1911), e a Real Escola Veterinária, já durante o governo D. Miguel (1830), que estará na origem, sucessivamente, do Instituto de Agronomia e Veterinária (1886), da Escola Superior de Medicina Veterinária (1911) e do Instituto Superior de Agronomia (1911).


Após o triunfo definitivo do liberalismo, foram criadas, por decretos de Passos Manuel de 1836, para além da já citada Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa a Academia de Belas Artes de Lisboa, instalada no Convento de São Francisco da Cidade, donde nascerá, mais tarde, a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e as Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e de Arquitetura. No ano seguinte, era a vez de nascer a Escola Politécnica, instalada no antigo Colégio dos Nobres, antecessora da atual Faculdade de Ciências. Em 1844, durante o governo de Costa Cabral, a Aula do Comércio dá lugar à Escola de Comércio de Lisboa.


Com o início do Fontismo, são fundados o Instituto Industrial de Lisboa (1852), que estará na base do Instituto Superior Técnico e, por carta de lei de D. Pedro V de 8 de Junho de 1859 era fundado o Curso Superior de Letras. Em 1869, por fusão com do Instituto Industrial de Lisboa com a Escola de Comércio, é criado o novo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, que estará na base do Instituto Superior Técnico e do Instituto Superior de Economia e Gestão.


Em 1906, viria ainda a ser fundada a Escola Colonial, que estaria na origem, sucessivamente, da Escola Superior Colonial (1927), do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos (1954) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina (1962), actual Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (desde 1975).



A criação da Universidade "Clássica" de Lisboa (1911) |




Alameda da Cidade Universitária e Reitoria da Universidade de Lisboa.


Através do decreto com força de lei de 19 de abril de 1911[19] foi fixada a orgânica da Universidade de Lisboa.


Através daquele diploma legal foram instituídas as novas faculdades de Medicina e de Farmácia, em substituição da Escola Médico-Cirúrgica. A Faculdade de Ciências ampliou e substituiu a Escola Politécnica de Lisboa preexistente. O Curso Superior de Letras (fundado pelo rei ) deu lugar à Faculdade de Letras. Foi também criada a Faculdade de Ciências Económicas e Políticas de Lisboa, que, em 1913, seria transformada em Faculdade de Estudos Sociais e de Direito e, finalmente, em 1918, convertida na atual Faculdade de Direito, cujo primeiro diretor foi Afonso Costa, proeminente figura da Primeira República cuja posição na Universidade de Lisboa veio contrabalançar o facto de, até então, a esmagadora maioria dos governantes do país serem provenientes da Faculdade de Direito de Coimbra.


A estas faculdades se viriam a juntar, já no final do século XX, nas décadas de 1980 e 1990, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (com raízes na Faculdade de Letras),[20] a Faculdade de Medicina Dentária (com a integração, em 1991, da Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa, criada em 1975)[21] e a Faculdade de Belas-Artes (com a integração, em 1991, da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa).


A 23 de Novembro de 2011 foi feita Membro-Honorário da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.[22]



A criação da Universidade Técnica de Lisboa (1930) |


A Universidade Técnica de Lisboa foi criada, em 1930, a partir de quatro escolas já existentes: a Escola Superior de Medicina Veterinária, atual Faculdade de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, atual Instituto Superior de Economia e Gestão e o Instituto Superior Técnico.


Posteriormente, veio a ser integrada por mais três estabelecimentos de ensino superior: Em 1961 pelo Instituto Superior de Estudos Ultramarinos, atual Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas;[23] em 1976 pelo Instituto Nacional de Educação Física, redenominado Instituto Superior de Educação Física, atual Faculdade de Motricidade Humana;[24] em 1979, pela Faculdade de Arquitetura, sucedendo à secção de Arquitetura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.[25]



A fusão entre a UL e a UTL |


Após um processo negocial entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa e destas com o Governo, foi aprovada, pelo Decreto-Lei n.º 266-E/2012, de 31 de dezembro,[26] a fusão entre as duas universidades.


A universidade decorrente da fusão adotou a denominação de Universidade de Lisboa.


Os Estatutos da nova universidade foram homologados pelo despacho normativo n.º 5-A/2013 (2.ª série), de 19 de abril.[27]


Nos termos do artigo 16.º daquele Decreto-Lei, a fusão produziu efeitos em 25 de julho de 2013, data da tomada de posse do novo reitor da Universidade de Lisboa,[28] Prof. Doutor António da Cruz Serra, numa cerimónia realizada na Aula Magna da universidade.



A universidade após a fusão |


A fusão deu origem à maior universidade de Portugal, quarta maior da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.[2]


A Universidade passou a compreender dezoito unidades orgânicas, genericamente chamadas de Escolas (de acordo com os seus Estatutos), podendo revestir a designação de Faculdade ou Instituto, a saber:




  1.      Faculdade de Arquitetura


  2.      Faculdade de Belas-Artes


  3.      Faculdade de Ciências


  4.      Faculdade de Direito


  5.      Faculdade de Farmácia


  6.      Faculdade de Letras


  7.      Faculdade de Medicina


  8.      Faculdade de Medicina Dentária


  9.      Faculdade de Medicina Veterinária


  10.      Faculdade de Motricidade Humana


  11.      Faculdade de Psicologia


  12.      Instituto de Ciências Sociais


  13.      Instituto de Educação


  14.      Instituto de Geografia e Ordenamento do Território


  15.      Instituto Superior de Agronomia


  16.      Instituto Superior de Economia e Gestão


  17.      Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas


  18.      Instituto Superior Técnico



Localização |




Quinta da Torrinha, adquirida pela FFUL.


Aquando da sua criação, a Universidade de Lisboa viu as faculdades que a constituíam dispersas pela cidade não apresentando um edifício próprio para o corpo administrativo da universidade. Assim, ainda que as várias faculdades tivessem passado a integrar uma só universidade, a Faculdade de Ciências permaneceu nas instalações da Escola Politécnica no Príncipe Real,[29] as Faculdades de Farmácia e Medicina permaneceram no edifício da Escola Médico-Cirúrgica no Campo dos Mártires da Pátria, a Faculdade de Letras permaneceu em anexos do edifício da Academia das Ciências de Lisboa,[30] e a Faculdade de Ciências Económicas e Políticas permaneceu no Palácio Valmor, no Campo dos Mártires da Pátria.[31]


Assim, foi apenas em 1920 que a localização da futura Cidade Universitária fica definida, com a assinatura da escritura de um terreno com aproximadamente 149 000 m² no lugar de Palma de Cima junto ao Campo Grande, por parte da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa [32] e a compra da Quinta da Torrinha, com cerca de 38 000 m², por parte da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.[33]


A compra destes terrenos não foi, contudo, suficientemente impulsionadora da construção de novos edifícios para albergar a Universidade de Lisboa. A revolução de 28 de Maio de 1926 e consequente implantação da Ditadura Nacional constituíram mais um entrave à concretização deste projeto. Assim, no final dos anos 20, a construção de uma cidade universitária junto ao Campo Grande aparecia como uma hipótese menos económica e real, face à possibilidade de adquirir e remodelar edifícios no Campo dos Mártires da Pátria, onde já se localizavam as Faculdades de Medicina e Direito.[33] Apesar disso esta era uma possibilidade que, sendo mais apelativa ao governo, era contestada por várias personalidades da universidade de Lisboa.


Foi em 1935 que foi aprovada a hipótese de construção da cidade universitária junto ao Campo Grande e iniciaram finalmente os projetos arquitetónicos. Assim, Porfírio Pardal Monteiro é incumbido da tarefa de desenhar o a reitoria e as Faculdades de Direito e Letras e o hospital é encomendado a Hermann Diestel. Assim, o projeto de unificação da Universidade de Lisboa materializou-se finalmente. [33]


Após a fusão, a universidade passou a compreender vários campi espalhados pela cidade de Lisboa e fora dela (nos concelhos de Loures, Oeiras e Cascais).


Na cidade de Lisboa:




  • Cidade Universitária, compreendendo a Reitoria e as Faculdades de Letras, Ciências, Medicina, Farmácia, Direito, Psicologia, Medicina Dentária, o Instituto Dom Luiz, o Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana, o Instituto de Ciências Sociais, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, o Instituto de Educação e o Estádio Universitário de Lisboa.


  • Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico.


  • Campus do Quelhas do Instituto Superior de Economia e Gestão.


  • Campus da Ajuda com as Faculdade de Medicina Veterinária e de Arquitetura, os Institutos Superiores de Agronomia e de Ciências Sociais e Políticas e o Observatório Astronómico de Lisboa


  • Campus do Chiado com a Faculdade de Belas-Artes


  • Campus da Politécnica com os Museu Nacional de História Natural e da Ciência (antiga Faculdade de Ciências).


Fora da cidade de Lisboa, o Campus da Cruz-Quebrada, onde se localiza a Faculdade de Motricidade Humana, o Campus do Taguspark, em Porto Salvo (concelho de Oeiras), e de Sacavém/Bobadela (concelho de Loures) (ambos ligados ao Instituto Superior Técnico), bem como o Campus da Guia, em Cascais (onde se localiza o Laboratório Marítimo da Guia[34]).



Orgãos universitários |


São órgãos de governo da Universidade:



Conselho Geral

Reitor

Conselho de Gestão


A Universidade dispõe ainda dos seguintes órgãos:



Senado

Conselho de Coordenação Universitária

Provedor do Estudante


As escolas dispõem de órgãos de governo e de gestão próprios.



Reitores da Universidade de Lisboa |



António Manuel da Cruz Serra (Instituto Superior Técnico) (2013 - presente)[35]


Reitores honorários da Universidade de Lisboa |



António Sampaio da Nóvoa (Instituto de Educação)


Ensino |


A oferta formativa da Universidade de Lisboa (ULisboa) abarca diversas áreas do saber.








Licenciaturas |


Faculdade de Arquitetura



  • Cenografia

  • Design

  • Design de Moda


Faculdade de Belas-Artes



  • Arte Multimédia

  • Ciências da Arte e do Património (regime pós-laboral)

  • Desenho (regime pós-laboral)

  • Design de Comunicação

  • Design de Equipamento

  • Escultura

  • Estudos Gerais (interescolas)

  • Pintura


Faculdade de Ciências



  • Biologia

  • Bioquímica

  • Ciências da Saúde (interescolas)

  • Engenharia Geográfica

  • Engenharia Informática

  • Estatística Aplicada

  • Estudos Gerais (interescolas)

  • Física

  • Geologia

  • Matemática

  • Matemática Aplicada

  • Meteorologia, Oceanografia e Geofísica

  • Química

  • Química Tecnológica

  • Tecnologias de Informação e Comunicação


Faculdade de Direito


  • Direito (regime laboral e pós-laboral)

Faculdade de Farmácia


  • Ciências da Saúde (interescolas)

Faculdade de Letras



  • Arqueologia

  • Artes e Humanidades

  • Comunicação e Cultura

  • Ciências da Linguagem

  • Estudos Africanos

  • Estudos Artísticos, variante de Artes e Culturas e Comparadas

  • Estudos Artísticos, variante de Artes do Espetáculo

  • Estudos Asiáticos (interinstituições)

  • Estudos Clássicos

  • Estudos Europeus

  • Estudos Gerais (interescolas)

  • Estudos Portugueses

  • Filosofia

  • História

  • História da Arte

  • Línguas, Literaturas e Culturas

  • Tradução


Faculdade de Medicina


  • Ciências da Saúde (interescolas)

Faculdade de Medicina Dentária



  • Ciências da Saúde (interescolas)

  • Higiene Oral

  • Prótese Dentária


Faculdade de Medicina Veterinária


  • Engenharia Zootécnica (interescolas)

Faculdade de Motricidade Humana



  • Ciências do Desporto

  • Dança

  • Ergonomia

  • Gestão do Desporto (interescolas)

  • Reabilitação Psicomotora


Faculdade de Psicologia


  • Ciências da Saúde (interescolas)

Instituto de Educação


  • Ciências da Educação

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território



  • Geografia

  • Planeamento e Gestão do Território


Instituto Superior de Agronomia



  • Arquitetura Paisagista

  • Biologia

  • Engenharia Agronómica

  • Engenharia Alimentar

  • Engenharia do Ambiente

  • Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais

  • Engenharia Zootécnica (interescolas)


Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas



  • Antropologia

  • Administração Pública (regime laboral e pós-laboral)

  • Administração Pública e Políticas do Território (regime pós-laboral)

  • Ciência Política

  • Ciências da Comunicação

  • Gestão de Recursos Humanos (regime pós-laboral)

  • Relações Internacionais (regime laboral e pós-laboral)

  • Serviço Social (regime laboral e pós-laboral)

  • Sociologia (regime laboral e pós-laboral)


Instituto Superior de Economia e Gestão



  • Economia

  • Economia (Ensino ministrado em Inglês)

  • Finanças

  • Gestão

  • Gestão (Ensino ministrado em Inglês)

  • Gestão do Desporto (interescolas)

  • Matemática Aplicada à Economia e à Gestão


Instituto Superior Técnico



  • Engenharia Naval e Oceânica

  • Engenharia Eletrónica

  • Engenharia Geológica e de Minas

  • Engenharia e Gestão Industrial

  • Engenharia Informática e de Computadores – Alameda

  • Engenharia Informática e de Computadores – Taguspark

  • Engenharia de Telecomunicações e Informática

  • Matemática Aplicada e Computação




Mestrados |


Faculdade de Arquitetura



  • Arquitetura (regime laboral e pós-laboral)

  • Arquitetura na área de Especialização em Arquitetura de Interiores

  • Arquitetura na área de Especialização em Urbanismo

  • Design de Comunicação

  • Design de Moda

  • Design de Produto

  • Design de Interação (em parceria com a FBA)


Faculdade de Belas-Artes



  • Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica

  • Arte Multimédia

  • Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea

  • Crítica, Curadoria e Teorias da Arte

  • Desenho

  • Design de Comunicação

  • Design de Equipamento

  • Educação Artística

  • Escultura

  • Museologia e Museografia

  • Pintura

  • Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas (em parceria com a FA e o Ar.Co)


Faculdade de Ciências



  • Engenharia Biomédica e Biofísica (integrado)

  • Engenharia da Energia e do Ambiente (integrado)

  • Engenharia Física (integrado)

  • Bioestatística


  • Bioinformática e Biologia Computacional

  • Biologia da Conservação

  • Biologia dos Recursos Vegetais

  • Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento

  • Biologia Humana e Ambiente

  • Biologia Molecular e Genética

  • Bioquímica

  • Ciência Cognitiva

  • Ciência de Dados

  • Ciências da Complexidade

  • Ciências do Mar

  • Ciências Geofísicas

  • Cultura Científica e Divulgação das Ciências

  • Ecologia e Gestão Ambiental

  • Ecologia Marinha

  • Engenharia Geoespacial

  • Engenharia Geográfica

  • Engenharia Informática

  • Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

  • Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

  • Ensino de Informática

  • Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

  • Estatística e Investigação Operacional

  • Física

  • Geologia

  • Geologia Aplicada

  • Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território

  • Geologia Económica

  • Gestão de Informação

  • História e Filosofia das Ciências

  • Informática

  • Matemática

  • Matemática Aplicada à Economia e Gestão

  • Matemática Financeira

  • Matemática para Professores

  • Microbiologia

  • Microbiologia Aplicada

  • Navegação e Geomática

  • Química Química Tecnológica

  • Segurança Informática

  • Sistemas de Informação Geográfica - Tecnologias e Aplicações

Faculdade de Direito


  • Direito e Prática Jurídica

  • Direito e Ciência Jurídica


Faculdade de Farmácia


  • Ciências Farmacêuticas

Faculdade de Letras


  • Arqueologia

  • Ciência Cognitiva

  • Ciências da Documentação e Informação

  • Crítica Textual

  • Cultura e Comunicação

  • Ensino

  • Estudos Alemães

  • Estudos Asiáticos

  • Estudos Brasileiros

  • Estudos Clássicos

  • Estudos Comparatistas

  • Estudos de Teatro

  • Estudos Ingleses e Americanos

  • Estudos Românicos

  • Filosofia

  • História

  • História da Arte e Património

  • História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval

  • História e Cultura das Religiões

  • História Marítima

  • História Militar

  • Linguística

  • Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda

  • Teoria da Literatura

  • Tradução

  • Turismo e Comunicação


Faculdade de Medicina


  • Medicina

Faculdade de Medicina Dentária


  • Medicina Dentária

Faculdade de Medicina Veterinária


  • Medicina Veterinária

Faculdade de Motricidade Humana



  • Ciências da Educação

  • Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

  • Ergonomia

  • Ergonomia Regime Intensivo

  • Exercício e Saúde

  • Gestão do Desporto

  • Reabilitação Psicomotora

  • Treino de Alto Rendimento

  • Treino Desportivo



Faculdade de Psicologia


  • Psicologia

Instituto de Ciências Sociais (ICS)


  • Estudos Brasileiros (interescolas)

Instituto de Educação



  • Cultura Científica e Divulgação das Ciências

  • Educação

  • Educação e Formação

  • Ensino



Instituto de Geografia e Ordenamento do Território


  • Geografia Física e Ordenamento do Território


  • Ordenamento do Território e Urbanismo (em parceria com a FA e o IST)

  • Políticas Europeias: Desenvolvimento e Coesão Socioterritorial

  • Geografia Humana: Globalização, Sociedade e Território

  • Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento

  • Ensino de Geografia

  • Turismo e Comunicação (inter-institucional)



Instituto Superior de Agronomia



  • Arquitectura Paisagista

  • Biologia dos Recursos Vegetais (em parceria com a FC)

  • Ciências Gastronómicas (em parceria com a FCT-UNL)

  • Engenharia Agronómica

  • Engenharia Alimentar

  • Engenharia do Ambiente

  • Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais

  • Engenharia de Viticultura e Enologia (em parceria com a FC-UP)

  • Engenharia Zootécnica – Produção Animal (em parceria com a FMV)

  • Gestão e Conservação de Recursos Naturais (em parceria com a ECT-UÉvora)

  • MESAT – Sistemas Agrários Tropicais: Produção, Sociedade e Políticas



Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas



  • Antropologia

  • Ciência Política

  • Comunicação Social

  • Estratégia

  • Estudos Africanos

  • Família e Género

  • Gerontologia Social

  • Gestão e Políticas Públicas

  • MPA – Administração Pública

  • Política Social

  • Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos

  • Relações Internacionais

  • Serviço Social

  • Sociedade, Risco e Saúde

  • Sociologia

  • Sociologia das Organizações e do Trabalho



Instituto Superior de Economia e Gestão



  • Ciências Atuariais

  • Ciências Empresariais

  • Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

  • Decisão Económica e Empresarial

  • Demografia (interescolas)

  • Desenvolvimento e Cooperação Internacional

  • Econometria Aplicada e Previsão

  • Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Economia Monetária e Financeira

  • Economia e Políticas Públicas

  • Economia Internacional e Estudos Europeus

  • Economia

  • Finanças

  • Gestão do Desporto – Organizações Desportivas (interescolas)

  • Gestão de Projetos

  • Gestão de Recursos Humanos

  • Gestão de Sistemas de Informação

  • Gestão e Avaliação Imobiliária

  • Gestão e Estratégia Industrial

  • Gestão/MBA

  • Marketing

  • Matemática Financeira

  • Sociologia Económica e das Organizações

  • Trabalho, Organizações e Mercados


Instituto Superior Técnico



  • Arquitetura

  • Engenharia Aeroespacial

  • Engenharia do Ambiente

  • Engenharia Biológica

  • Engenharia Biomédica

  • Engenharia Civil

  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

  • Engenharia Física Tecnológica

  • Engenharia Mecânica

  • Engenharia de Materiais

  • Engenharia Química




Doutoramentos |


Faculdade de Arquitetura



  • Arquitetura

  • Urbanismo

  • Design



Faculdade de Belas-Artes



  • Belas-Artes

  • Artes Performativas e da Imagem em Movimento

  • Educação Artística



Faculdade de Ciências



  • Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável

  • Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável


  • Astronomia e Astrofísica

  • Biodiversidade, Genética e Evolução

  • Biologia

  • Biologia e Ecologia das Alterações Globais

  • Bioquímica

  • Ciência Cognitiva

  • Ciências da Complexidade

  • Ciências da Sustentabilidade

  • Ciências do Mar

  • Ciências Geofísicas e da Geoinformação

  • Energia e Desenvolvimento Sustentável

  • Engenharia Biomédica e Biofísica

  • Engenharia Física

  • e-Planeamento

  • Estatística e Investigação Operacional

  • Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

  • Física

  • Geologia

  • História e Filosofia das Ciências

  • Informática

  • Matemática

  • Otimização de Sistemas Industriais e de Serviços

  • Química

  • Sistemas Sustentáveis de Energia


Faculdade de Direito


  • Ciências Histórico-Jurídicas

  • Ciências Jurídico-Económicas

  • Ciências Jurídico-Políticas

  • Ciências Jurídicas


Faculdade de Farmácia



Faculdade de Letras



  • Arqueologia e Pré-História

  • Artes


  • Ciência Cognitiva

  • Crítica Textual

  • Estudos Clássicos


  • Estudos Comparatistas

  • Estudos de Cultura



  • Estudos de Teatro

  • Estudos de Tradução


  • Estudos Ingleses e Americanos


  • Estudos Românicos

  • Ética, Democracia e Desafios Societais


  • Filosofia


  • História

  • História (Programa inter-universitário de Doutoramento em História)


  • História da Arte, e de Arte, Património e Restauro

  • História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval

  • História e Cultura das Religiões

  • História Marítima

  • Linguística

  • Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda

  • Teoria da Literatura


Faculdade de Medicina



Faculdade de Medicina Dentária



Faculdade de Medicina Veterinária



Faculdade de Motricidade Humana



Faculdade de Psicologia



Instituto de Ciências Sociais (ICS)



Instituto de Educação



Instituto de Geografia e Ordenamento do Território



Instituto Superior de Agronomia



Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas



  • E-Planeamento (interinstituições)

  • Ciências Sociais


Instituto Superior de Economia e Gestão



  • Economia

  • Estudos de Desenvolvimento

  • Gestão

  • História Económica e Social

  • Matemática Aplicada à Economia e à Gestão

  • Sociologia Económica e das Organizações


Instituto Superior Técnico





Investigação |


A Universidade de Lisboa (ULisboa) acolhe, através das suas escolas, Unidades de Investigaçãopróprias ou associadas que definem, nos termos da lei, dos Estatutos e dos regulamentos aplicáveis, os seus fins e estruturação interna. No total são cerca de 106 centros e institutos de investigação, para além de dispor de 10 dos 26 laboratórios associados nacionais, que são unidades de investigação que contribuem ativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico.



Referências




  1. abc "Factos e Números'" Reitoria da Universidade de Lisboa (2013), acesso em 20/08/2013


  2. ab «Fusão em Lisboa cria quarta maior universidade ibérica». Diário de Notícias. 28 de dezembro de 2011. Consultado em 6 de abril de 2014 


  3. «Universidade de Lisboa tem buraco de meio milhão de euros». Jornal i. 1 de março de 2016. Consultado em 15 de novembro de 2016 


  4. Frequentemente identificada como «Universidade Clássica de Lisboa».


  5. Cf. Decreto de 22 de março de 1911, publicado no Diário do Governo de 24 de março de 1911. Ver também o Decreto de 19 de abril de 1911, publicado no Diário do Governo de 22 de abril de 1911, que cria as faculdades primitivas da nova universidade.


  6. Cf. Decreto n.º 19 081, de 2 de dezembro de 1930.


  7. Decreto-Lei n.º 266-E/2012, de 31 de dezembro de 2012


  8. http://www.ulisboa.pt/wp-content/uploads/Dossier-Tomada-de-Posse.pdf


  9. Silva, Samuel. «Ranking de Xangai: cinco universidades portuguesas nas 500 melhores do mundo». PÚBLICO. Consultado em 15 de agosto de 2017 


  10. Estudos Gerais, Revelar Lx


  11. BulaDe statu regni Portugaliae, de 9 de agosto.


  12. Marcos Históricos - Sécs. XIII a XVI, Universidade de Coimbra


  13. Serrão, Joaquim Veríssimo. História das Universidades. Porto: Lello & Irmão Editores, 1983, pp. 58 a 64.


  14. UNIVERSIDADE DE COIMBRA. História da Universidade. Consultado em 18 de janeiro de 2013.


  15. Monumenta Henricina, Volume IV (1431-1434), UC Biblioteca Geral, pág. 5 e 6, nota 4


  16. São Vicente, C. M. Lisboa


  17. Pátio dos Quintalinhos - detalhe, IGESPAR


  18. Lugares Colombianos em Portugal, por Carlos Fontes, Lusotupia


  19. Diário do Governo de 22 de abril de 1911.


  20. Cf. Decreto-Lei n.º 528/80, de 5 de novembro.


  21. Cf. o despacho n.º 169/ME/91, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 23 de outubro de 1991.



  22. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado análise da busca de "Universidade de Lisboa". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 31 de dezembro de 2012 



  23. Cf. Decreto-Lei n.º 43858, de 14 de Agosto de 1961.


  24. Cf. Decreto-Lei n.º 675/75, de 3 de Dezembro.


  25. Cf. Decreto-Lei n.º 498-E/79,de 21 de Dezembro.


  26. Decreto-Lei n.º 266-E/2012, de 31 de dezembro.


  27. Despacho normativo n.º 5-A/2013 (2.ª série), de 19 de abril.


  28. Cf. artigos 11.º e 12.º do Decreto-Lei n.º 266-E/2012, de 31 de dezembro.


  29. História da FCUL


  30. História da FLUL


  31. História da FDUL


  32. Alves, Manuel Valente (2011). A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Um olhar sobre a sua história. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-442-3 


  33. abc Cidade Universitária de Lisboa. Vazios e cheios urbanos ou as Géneses Alimentadoras de Equívocos


  34. Laboratório Marítimo da Guia na página da história da Universidade de Lisboa


  35. Cf. Notícia, de 22 de julho de 2013, da Antena 1



Ver também |



  • Universidade de Lisboa (1911-2013)

  • Universidade Técnica de Lisboa



Ligações externas |




  • Universidade de Lisboa (em português), sítio oficial.


  • Serviços de Ação Social (em português), sítio oficial.


  • Serviços de Ação Social (em português), sítio oficial.


  • Serviços de Desporto (em português), sítio oficial.


  • ULis2011 - Centenário da Universidade de Lisboa (em português), sítio oficial.


  • Memória da Universidade (em português), Uma Enciclopédia do Ensino, Ciência e Cultura na História da Universidade de Lisboa.










































  • Portal de Portugal
  • Portal da educação








Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

Refactoring coordinates for Minecraft Pi buildings written in Python