Frota da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
A frota operacional de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é composta por 188 composições de 14 séries diferentes fabricadas entre 1956 e 2017 sendo a maior do país[1]. Atualmente a companhia vem passando por um profundo processo de modernização desde o ano de 2007 que visa retirar de circulação todas as frotas antigas[2], instalar sistemas de sinalização de ponta como o CBTC[3] e oferecer frotas novas capazes de rodar em qualquer linha conforme a necessidade e com o que há de mais moderno em tecnologia ferroviária, aumentando também sua quantidade de trens e diminuindo intervalos de forma similar a praticada hoje pelo Metrô de São Paulo.
As frotas da companhia são identificadas por números de série e estão com sua comunicação visual sendo atualizada para o novo padrão vermelho[4] na medida que passam pelo processo de revisão geral o qual ocorre de acordo com a quilometragem da composição. Os trens mais antigos ao longo do tempo já passaram por diversas modificações visuais internas e externas, além de pequenas, médias e grandes reformas gerais.
Índice
1 Evolução da frota
2 Frota atual
3 Frota em projeto/construção
4 Frotas baixadas
4.1 Interior das composições
5 Frota de locomotivas diesel-elétrica
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas
Evolução da frota
A CPTM assumiu as linhas da CBTU em 1994 e da FEPASA em 1996. Ao longo dos anos a frota sofreu reduções por obsolência e necessitou de novas aquisições. Segundo o último plano divulgado pela CPTM em 2012, para cumprir intervalos de 4 minutos nos horários de pico em todas as linhas, a frota total necessária será de 284 TUEs em 2020.[5]
Ano | Frota Total | Frota Operacional | Observações |
---|---|---|---|
1996 | 293 | 191 | Ver Tumultos na CPTM em 1996 [6] |
1997 | N/D | 84 | Reforma da CPTM - Série 1100 |
2007 | N/D | 112 | |
2010 | 298 | 219 | [7] |
2011 | 174 | 174 | |
2012 | 177 | 177 | [8] |
2013 | 188 | 188 | |
2015 | 196 | 196 | |
2016 | 193 | 193 | [9] |
2017 | 184 | 184 | [10] |
2020 | 284 | 284 | Projeção CPTM |
Nota: Conforme a metodologia adotada pela CPTM em 2011, não há mais contabilização da frota inativa, sendo a frota total referente à frota ativa da operadora.
Frota atual
Série | Máscara | Linhas em Operação | Linhas Anteriores | Ano / Adquirente Inicial | Fabricante | Trens / Carros | Notas |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1700 | Rubi | Turquesa | 1987 CBTU | → Mafersa → Hitachi | 9/72[2][8] | Composição 1745-1746 cortada em Março de 2018. | |
2000 | Safira | Coral Coral(Ext.Op.) | 1998 / 1999 CPTM | → CAF → ADTranz → Alstom | 15/120[11] | Operou na linha 11-Coral entre 2000 e 2017.[12] | |
2070 | Safira | Diamante Esmeralda | 2007 / 2008 CPTM | → Alstom → Bombardier → CAF | 5/40[11][13] | Operou nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entre 2008 e 2012.[14] | |
2100 | Turquesa | Esmeralda Coral Safira | 1974 / 1977 Renfe | → CAF | 22/132 *[2][8] | Disponibilidade reduzida devido a incêndios sofridos em carros de 4 trens entre 2012-2015.[15][16][17][18]Operou na linha 9-Esmeralda entre 1998 e 2010. | |
3000 | Turquesa | Rubi Diamante Esmeralda | 1999 / 2000 CPTM | → Siemens → Mitsui → SGP | 5/40[11] | Operou nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda entre 2001 e 2017. | |
5000 5400 | Diamante(Ext.Op.) | Diamante Esmeralda | 1978 Fepasa | → Francorail → CCTU → MTE → Cobrasma | 6/24 | Retirados de circulação em novembro de 2012, mas ainda fazem parte do patrimônio da CPTM, com a exceção de 6 unidades de 4 carros cada, que foram reformadas e voltaram a operar na extensão da Linha 8 desde abril de 2014 como Série 5400.[19] | |
7000 | Esmeralda Safira | Rubi Diamante Coral | 2009 / 2011 CPTM | → CAF | 38/304*[2][8][11][7] | Duas composições foram imobilizadas devido a acidentes em 2011 e 2012.[20][21] | |
7500 | Turquesa | Esmeralda | 2010 / 2011 CPTM | → CAF | 8/64[2][8] | Operou na Linha 9-Esmeralda entre 2011 e 2018.[11][22] | |
8000 | Diamante | 2011 / 2012 CPTM | → CAF | 35/280*[11] | Dois trens foram danificados após um acidente ocorrido na estação Barueri.[23] | ||
8500 | Rubi Coral | 2015 / 2017 CPTM | → CAF | 34/272[11][24] | Entrega em andamento, serão 35 trens de 8 carros cada (280 carros no total). 4 trens operam pela Linha 7 e 30 trens pela Linha 11. | ||
9000 | Coral Safira Jade | 2011 / 2014 CPTM | → Alstom | 9/72[11] | Em Setembro de 2018 começaram a ser transferidos para a Linha 13-Jade.[25] Em Dezembro de 2018 começaram a operar na Linha 12-Safira.[26] | ||
9500 | Rubi | Jade | 2017 / 2018 CPTM | → Hyundai Rotem | 23/184*[11][24] | Entrega em andamento. Serão 30 trens de 8 carros cada (240 carros no total). Um dos trens está fora de operação devido a descarrilamento.[27] |
Frota em projeto/construção
Série | Imagem |
| Ano / Adquirente Inicial |
| Trens / Carros | Notas |
---|---|---|---|---|---|---|
2500 | Jade | 2019 (previsto) CPTM | → CRRC Qingdao Sifang[28][29] | 8/64 | As composições serão equipadas com bagageiros para acomodar as malas dos passageiros usuários do terminal aéreo[30]. |
Frotas baixadas
Série | Máscara | Última Linha em Operação | Linhas Anteriores | Ano / Adquirente Inicial | Fabricante | Trens / Carros | Notas |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1100 | Rubi | Turquesa | 1956 / 1957 EFSJ | → Budd Co. → Mafersa | 9/54[2][8] | Fora de serviço desde 26 de maio de 2018.[31] Unidades 1104, 1106 e 1109 cortadas em Junho de 2018 no Pátio da Lapa. Unidade 1105 cortada em Outubro de 2018 no Pátio de Jundiaí. | |
1400 | Safira | Rubi(Ext.Op.) Coral(Ext.Op.) | 1976 / 1977 RFFSA | → Budd Co. → Mafersa | 0/0[2][8] | Unidade 1401-1402 cortada em Abril de 2018. Unidade 1405-1414 cortada em julho de 2018. Unidade 1407 cortada em setembro de 2018. Fora de serviço desde 2017.[32][33]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas. | |
1600 | Rubi(Ext.Op.) | Coral(Ext.Op.) Safira | 1978 RFFSA | → Budd Co. → Mafersa | 0/0[2][8] | Unidade 1602-1613 cortada em Fevereiro de 2018. Unidade 1601-1612 cortada em Outubro de 2018 no Pátio de Jundiaí. Fora de serviço desde 2017.[32]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas. | |
4400 | Coral(Ext.Op.) | Safira | 1965 EFCB | → Cobrasma → FNV | 4/24[2][8][7] | 4408-4425 cortado em Fevereiro de 2018 4403-4420 cortado em Abril de 2018 4402-4419 Unidade cortada em Junho de 2018 4401-4423 Unidade baixada em 06 de junho de 2018 4412-4413 Unidade cortada em Agosto de 2018 4407, 4421 e 4424 baixados em 31 de Dezembro de 2018, estando a frota inteira baixada e retirada de circulação. | |
4800 | Diamante(Ext.Op.) | Diamante Esmeralda | 1957 / 1958 EFS | → Toshiba → Kawasaki → Nippon | 3/9[34] | Retirados de circulação em 2010, ainda fazem parte do patrimônio da CPTM.[32][35] | |
5500 | Safira | Diamante Esmeralda Coral | 1978 / 1979 Fepasa | → Sorefame → ACEC | 0/0[34] | Retirados de circulação em 2012, mas ainda fazem parte do patrimônio da CPTM.[32]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas. | |
5550 | Safira | Coral Coral(Ext.Op.) | 2007 / 2008 CPTM | → ACEC → Tejofran → Bombardier | 0/0[2] | Modernização da série 5500. Retirados de serviço em 2016, mas ainda pertencem a frota da CPTM.[32][36]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas. |
Interior das composições
Série 1100
Série 1400
Série 2000
Série 2070
Série 2100
Série 7000
Série 7500
Série 8000
Série 8500
Série 9000
Série 9500
Frota de locomotivas diesel-elétrica
Abaixo está a frota das locomotivas usadas nas manobras, manutenções das vias e Expresso Turístico:
- As locomotivas Alco RS3 (6001 e 6004) estão com a pintura do Expresso Turístico. As demais Alco RS3 estão pintadas nas cores de serviço amarela ou vermelha.
- As locomotivas GE U20C (3157 e 3159) também estão com a pintura do Expresso Turístico.
- A Litorina BUDD RDC foi reformada e recebeu as cores de serviço do Expresso Turístico, porém está parada por problemas mecânicos. A intenção era utilizar a automotriz em rotas especiais.
- As locomotivas LEW (3703, 3705, 7765, 7767 e 7770) estão com a pintura amarela dos veículos de serviço.
- A locomotiva GE U6B (3059) também está com a pintura amarela padrão dos veículos de serviço.
Modelo/Série | Potência (HP) | Bitola (m) | Fabricante | Origem | Ano de Fabricação | Adquirente Inicial | Frota Ativa | Frota Inativa | Frota Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
RS3 | 1600/1800 HP | 1,60 | ALCO | EUA | 1952 | EFCB | 8 | 0 | 8 |
RDC | 500 HP | 1,60 | BUDD | EUA | 1958 | RFFSA | 0 | 1 | 1[37] |
U6B | 640 HP | 1,60 | General Electric | Brasil | 1967 | EFCB/EFSJ | 1 | 0 | 1 |
LEW DE I PA | 960 HP | 1,60 | LEW | Alemanha Oriental | 1968 | CPEF | 5 | 0 | 5[38] |
U20C | 2000 HP | 1,60 | General Electric | Brasil | 1981 | RFFSA | 2 | 0 | 2 |
EIF 2000 | 2000 HP | 1,60 | EIF | Brasil | 2011 | CPTM | 0 (canceladas por atraso na entrega)[39] | 4 | 4[40] |
TOTAL | 16 | 5 | 25 |
Ver também
- Frota do Metrô de São Paulo
- CPTM
- Metrô de São Paulo
- ViaQuatro
Referências
↑ «Frota brasileira de carros de passageiros cresce 2,26%» (PDF). Revista Ferroviária. Agosto–setembro de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2013 !CS1 manut: Formato data (link)
↑ abcdefghij Eurico Baptista Ribeiro Filho e Márcio Machado (2013). «Renovação da frota de trens eleva padrão de conforto» (PDF) 613 ed. Brasil Engenharia: 87. Consultado em 13 de julho de 2014
↑ «Notícias | Portal do Governo do Estado de São Paulo». Consultado em 24 de agosto de 2016
↑ «CPTM adota novo padrão de identidade visual | Notícias | Portal do Governo do Estado de São Paulo». Consultado em 24 de agosto de 2016
↑ Renato Viegas (29 de novembro de 2012). «Seminário Regional Sudeste da Lei 12.587 / 2012 Mobilidade Urbana» (PDF). Emplasa. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ CPTM (24 de abril de 1997). «CPTM - Relatório da Administração». Folha de S.Paulo Ano 77, edição nº 24858, Caderno Balanço SP, página 2. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ abc «Renovação da frota-CPTM baixa 124 TUEs de sua frota, para dar lugar a trens novos» (PDF). Revista Ferroviária. Outubro–Novembro de 2011. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 !CS1 manut: Formato data (link)
↑ abcdefghi «Frota brasileira de carros de passageiros cresce 2,26%» (PDF). Revista Ferroviária. Consultado em 17 de janeiro de 2013
↑ CPTM (2016). «Manutenção de Trens» (PDF). CPTM - Relatório da Administração - Página 12. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ Revista Ferroviária (2018). «Frota Nacional de TUEs» (PDF). Relatório Anual. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ abcdefghi «Entrega e Operação dos Trens» (PDF). CPTM. Consultado em 17 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 2 de julho de 2018
↑ Ricardo Méier (9 de agosto de 2016). «Com chegada dos novos trens, CPTM inicia retirada de frota antiga». Metrô CPTM
↑ O Estado de S. Paulo (23 de fevereiro de 2017). «Trem da CPTM descarrila e interdita trecho da Linha 12-Safira». Estadão. Consultado em 14 de fevereiro de 2018
↑ Renato Lobo (27 de abril de 2012). «Diz que Linha 12 da CPTM vai receber trens "quase novos"». Via Trólebus
↑ «Trem pega fogo em Ribeirão Pires». Folha de Ribeirão Pires. 12 de novembro de 2012. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ «Trem da CPTM pega fogo em Mauá». R7. 21 de janeiro de 2014. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ Ygor Andrade (11 de setembro de 2014). «Incêndio destrói vagão de trem em Rio Grande da Serra». Mais Notícia. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ Brasil Urgente (19 de fevereiro de 2015). «Trem pega fogo na estação Ribeirão Pires da CPTM». Band. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ Do Portal do Governo (2 de abril de 2014). «CPTM inicia operação assistida na extensão da Linha 8-Diamante». Governo de São Paulo. Consultado em 27 de julho de 2017
↑ Agência Estado (12 de julho de 2011). «Feridos em colisão de trens na Zona Oeste de SP passam de 40». G1-SP. Consultado em 27 de julho de 2017
↑ Trem vazio descarrila em São Paulo. TV UOL. 17 de fevereiro de 2012
↑ Ricardo Meyer (5 de fevereiro de 2018). «Linha 10-Turquesa recebe primeiro trem "moderno"». Metrô CPTM. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ G1 São Paulo (2 de março de 2017). «Batida entre trens deixa feridos na estação Barueri da linha 8 da CPTM». G1. Consultado em 7 de fevereiro de 2018
↑ ab Renato Lobo (18 de julho de 2018). «CPTM recebe novos trens e companhia realoca unidades entre linhas». Via Trólebus. Consultado em 20 de julho de 2018
↑ Lobo, Renato (11 de setembro de 2018). «CPTM troca trem da Linha 13-Jade». Via Trolebus. Consultado em 16 de setembro de 2018
↑ Lobo, Renato (7 de dezembro de 2018). «CPTM realoca trem da série 9000 para a Linha 12-Safira». Via Trolebus. Consultado em 8 de dezembro de 2018
↑ Renato Lobo (17 de dezembro de 2018). «Trem da série 9500 descarrila em pátio da CPTM». São Paulo: Via Trolebus. Consultado em 18 de dezembro de 2018
↑ Metro Report. (2017). «CRRC to supply commuter EMUs to São Paulo». Internet Archive. Consultado em 14 de setembro de 2017
↑ Ricardo Meier (2 de janeiro de 2017). «Consórcio Temoinsa-Sifang vence concorrência para fornecer trens da Linha 13». metrocptm. Consultado em 13 de setembro de 2017
↑ Ricardo Méier (3 de setembro de 2017). «Veja como serão os trens da Linha 13-Jade, que atenderá o Aeroporto de Guarulhos». Metrô CPTM
↑ Igor Roberto (25 de maio de 2018). «Trem Mais Antigo Da CPTM Fará Sua Despedida Neste Sábado, Dia 26». Rede Noticiando. Consultado em 3 de julho de 2018
↑ abcde «Frota de Trens - CPTM». CPTM
↑ Ricardo Meier (5 de junho de 2017). «Novo trem coreano da CPTM está prestes a estrear na Linha 7». Metrô CPTM. Consultado em 11 de março de 2018. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2017
↑ ab «Frota de TUE's cresce 13 unidades» (PDF). Revista Ferroviária. 2009. Consultado em 17 de janeiro de 2013
↑ Fernando Augusto (25 de maio de 2012). «Desativação de estação de trem preocupa população em Itapevi». Visão Oeste. Consultado em 17 de janeiro de 2013
↑ Fernando Mellis (25 de abril de 2014). «Cinco anos após reforma que custou R$ 40 milhões, CPTM "encosta" trens por falta de peças». R7. Consultado em 13 de julho de 2014
↑ Denis Maia de Castro (28 de julho de 2013). «Automotriz CPTM RDC 01». Amantes Da Ferrovia
↑ «Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Boletim Informativo nº 2 (Julho/Dez-2002)» (PDF)
↑ «Processo 111390824.2014.8.26.0100» (PDF). Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/Imprensa Oficial do estado de São Paulo. 20 de julho de 2015. Consultado em 5 de agosto de 2018
↑ Notícias da Revista Ferroviária. «EIF vai fabricar locomotivas para CPTM»
Ligações externas
- Página oficial da CPTM