Frota da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos




A frota operacional de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é composta por 188 composições de 14 séries diferentes fabricadas entre 1956 e 2017 sendo a maior do país[1]. Atualmente a companhia vem passando por um profundo processo de modernização desde o ano de 2007 que visa retirar de circulação todas as frotas antigas[2], instalar sistemas de sinalização de ponta como o CBTC[3] e oferecer frotas novas capazes de rodar em qualquer linha conforme a necessidade e com o que há de mais moderno em tecnologia ferroviária, aumentando também sua quantidade de trens e diminuindo intervalos de forma similar a praticada hoje pelo Metrô de São Paulo.


As frotas da companhia são identificadas por números de série e estão com sua comunicação visual sendo atualizada para o novo padrão vermelho[4] na medida que passam pelo processo de revisão geral o qual ocorre de acordo com a quilometragem da composição. Os trens mais antigos ao longo do tempo já passaram por diversas modificações visuais internas e externas, além de pequenas, médias e grandes reformas gerais.




Índice






  • 1 Evolução da frota


  • 2 Frota atual


  • 3 Frota em projeto/construção


  • 4 Frotas baixadas


    • 4.1 Interior das composições




  • 5 Frota de locomotivas diesel-elétrica


  • 6 Ver também


  • 7 Referências


  • 8 Ligações externas





Evolução da frota


A CPTM assumiu as linhas da CBTU em 1994 e da FEPASA em 1996. Ao longo dos anos a frota sofreu reduções por obsolência e necessitou de novas aquisições. Segundo o último plano divulgado pela CPTM em 2012, para cumprir intervalos de 4 minutos nos horários de pico em todas as linhas, a frota total necessária será de 284 TUEs em 2020.[5]











































































Ano Frota Total Frota Operacional Observações
1996 293 191 Ver Tumultos na CPTM em 1996 [6]
1997 N/D 84 Reforma da CPTM - Série 1100
2007 N/D 112
2010 298 219 [7]
2011 174 174
2012 177 177 [8]
2013 188 188
2015 196 196
2016 193 193 [9]
2017 184 184 [10]
2020 284 284
Projeção CPTM

Nota: Conforme a metodologia adotada pela CPTM em 2011, não há mais contabilização da frota inativa, sendo a frota total referente à frota ativa da operadora.


Frota atual







Question book-4.svg

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Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)






































































































































Série

Máscara
Linhas em Operação
Linhas Anteriores

Ano / Adquirente Inicial

Fabricante

Trens / Carros

Notas

1700

Trem da série 1700 em Pirituba.jpg

7roxo.pngRubi


10turquoise.pngTurquesa


1987
CBTU


→ Mafersa
→ Hitachi


9/72[2][8]
Composição 1745-1746 cortada em Março de 2018.

2000

Série 2000(CAF Alstom).jpg

12blue.pngSafira

11orange.pngCoral

11orange.png Coral(Ext.Op.)



1998 / 1999
CPTM


→ CAF
→ ADTranz
Alstom

15/120[11]
Operou na linha 11-Coral entre 2000 e 2017.[12]

2070

CPTM Série 2000 fase 2.jpg

12blue.pngSafira

8cinza.pngDiamante

9greenturquoise.pngEsmeralda



2007 / 2008 CPTM

→ Alstom
→ Bombardier
→ CAF


5/40[11][13]
Operou nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entre 2008 e 2012.[14]

2100

CPTM - Série 2100 padrão vermelho BAS (2).jpg

10turquoise.pngTurquesa

9greenturquoise.pngEsmeralda

11orange.pngCoral


12blue.pngSafira



1974 / 1977
Renfe


→ CAF

22/132 *[2][8]
Disponibilidade reduzida devido a incêndios sofridos em carros de 4 trens entre 2012-2015.[15][16][17][18]Operou na linha 9-Esmeralda entre 1998 e 2010.

3000

3000 Series(Siemens).jpg

10turquoise.pngTurquesa


7roxo.pngRubi

8cinza.pngDiamante


9greenturquoise.pngEsmeralda



1999 / 2000 CPTM

→ Siemens
→ Mitsui
→ SGP


5/40[11]
Operou nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda entre 2001 e 2017.

5000
5400


CPTM - Série 5400 IPV.jpg

8cinza.pngDiamante(Ext.Op.)

8cinza.pngDiamante

9greenturquoise.pngEsmeralda



1978
Fepasa


→ Francorail
→ CCTU
→ MTE
→ Cobrasma


6/24
Retirados de circulação em novembro de 2012, mas ainda fazem parte do patrimônio da CPTM, com a exceção de 6 unidades de 4 carros cada, que foram reformadas e voltaram a operar na extensão da Linha 8 desde abril de 2014 como Série 5400.[19]

7000

CPTM Série 7000.jpg

9greenturquoise.pngEsmeralda
12blue.pngSafira


7roxo.pngRubi

8cinza.pngDiamante


11orange.pngCoral



2009 / 2011
CPTM


→ CAF

38/304*[2][8][11][7]
Duas composições foram imobilizadas devido a acidentes em 2011 e 2012.[20][21]

7500

Série 7500.png

10turquoise.png Turquesa

9greenturquoise.pngEsmeralda

2010 / 2011
CPTM


→ CAF

8/64[2][8]
Operou na Linha 9-Esmeralda entre 2011 e 2018.[11][22]

8000

Entrega da Estação Quitaúna Osasco (35482446051).jpg

8cinza.pngDiamante


2011 / 2012
CPTM


→ CAF

35/280*[11]
Dois trens foram danificados após um acidente ocorrido na estação Barueri.[23]

8500

CPTM - Série 8500 FMO.jpg

7roxo.pngRubi
11orange.pngCoral



2015 / 2017
CPTM


→ CAF

34/272[11][24]
Entrega em andamento, serão 35 trens de 8 carros cada (280 carros no total). 4 trens operam pela Linha 7 e 30 trens pela Linha 11.

9000

T02.jpg

11orange.pngCoral
12blue.pngSafira
13green.pngJade



2011 / 2014
CPTM


→ Alstom

9/72[11]
Em Setembro de 2018 começaram a ser transferidos para a Linha 13-Jade.[25] Em Dezembro de 2018 começaram a operar na Linha 12-Safira.[26]

9500

CPTM 9500.jpg

7roxo.pngRubi

13green.pngJade

2017 / 2018
CPTM


→ Hyundai Rotem

23/184*[11][24]
Entrega em andamento. Serão 30 trens de 8 carros cada (240 carros no total). Um dos trens está fora de operação devido a descarrilamento.[27]


Frota em projeto/construção






















Série

Imagem

Linha



Ano / Adquirente Inicial

Fabricante



Trens / Carros

Notas

2500


13green.png Jade

2019 (previsto)
CPTM


→ CRRC Qingdao Sifang[28][29]

8/64
As composições serão equipadas com bagageiros para acomodar as malas dos passageiros usuários do terminal aéreo[30].

Frotas baixadas




















































































Série

Máscara

Última Linha em Operação
Linhas Anteriores

Ano / Adquirente Inicial

Fabricante

Trens / Carros

Notas

1100

Trem da série 1100, em Vila Clarice.jpg

7roxo.pngRubi

10turquoise.png Turquesa

1956 / 1957
EFSJ


→ Budd Co.
→ Mafersa


9/54[2][8]
Fora de serviço desde 26 de maio de 2018.[31]
Unidades 1104, 1106 e 1109 cortadas em Junho de 2018 no Pátio da Lapa.

Unidade 1105 cortada em Outubro de 2018 no Pátio de Jundiaí.
Unidades 1101-1102, 1107-1108, 1110-1117, 1111-1112, 1113-1116, 1118-1121, 1119-1122 e 1120-1123 se encontram abandonadas em Jundiaí.
Unidade 1114-1115 será preservada



1400

CPTM - Série 1400.jpg

12blue.pngSafira

7roxo.pngRubi(Ext.Op.)



11orange.pngCoral(Ext.Op.)



1976 / 1977
RFFSA


→ Budd Co.
→ Mafersa


0/0[2][8]
Unidade 1401-1402 cortada em Abril de 2018.
Unidade 1405-1414 cortada em julho de 2018.
Unidade 1407 cortada em setembro de 2018.
Fora de serviço desde 2017.[32][33]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas.

1600

CPTM 1600 Series(Budd Mafersa).jpg

7roxo.png Rubi(Ext.Op.)

11orange.pngCoral(Ext.Op.)

12blue.pngSafira



1978
RFFSA


→ Budd Co.
→ Mafersa


0/0[2][8]
Unidade 1602-1613 cortada em Fevereiro de 2018.
Unidade 1601-1612 cortada em Outubro de 2018 no Pátio de Jundiaí.
Fora de serviço desde 2017.[32]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas.

4400

Leaving... (26219447193).jpg

11orange.pngCoral(Ext.Op.)

12blue.pngSafira

1965
EFCB


→ Cobrasma
→ FNV


4/24[2][8][7]
4408-4425 cortado em Fevereiro de 2018
4403-4420 cortado em Abril de 2018
4402-4419 Unidade cortada em Junho de 2018
4401-4423 Unidade baixada em 06 de junho de 2018
4412-4413 Unidade cortada em Agosto de 2018
4407, 4421 e 4424 baixados em 31 de Dezembro de 2018, estando a frota inteira baixada e retirada de circulação.

4800

CPTM4800 Itapevi 2002.jpg

8cinza.pngDiamante(Ext.Op.)

8cinza.pngDiamante

9greenturquoise.pngEsmeralda



1957 / 1958
EFS


→ Toshiba
→ Kawasaki
→ Nippon


3/9[34]
Retirados de circulação em 2010, ainda fazem parte do patrimônio da CPTM.[32][35]

5500

Linha F1600bCPTM.jpg

12blue.pngSafira

8cinza.pngDiamante

9greenturquoise.pngEsmeralda


11orange.pngCoral



1978 / 1979
Fepasa


→ Sorefame
→ ACEC


0/0[34]
Retirados de circulação em 2012, mas ainda fazem parte do patrimônio da CPTM.[32]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas.

5550

CPTM 5500 Series (Facelifted).jpg

12blue.pngSafira

11orange.pngCoral

11orange.png Coral(Ext.Op.)



2007 / 2008
CPTM


→ ACEC
→ Tejofran
→ Bombardier


0/0[2]
Modernização da série 5500. Retirados de serviço em 2016, mas ainda pertencem a frota da CPTM.[32][36]Atualmente, todas as unidades da série já se encontram cortadas.


Interior das composições




Frota de locomotivas diesel-elétrica


Abaixo está a frota das locomotivas usadas nas manobras, manutenções das vias e Expresso Turístico:



  • As locomotivas Alco RS3 (6001 e 6004) estão com a pintura do Expresso Turístico. As demais Alco RS3 estão pintadas nas cores de serviço amarela ou vermelha.

  • As locomotivas GE U20C (3157 e 3159) também estão com a pintura do Expresso Turístico.

  • A Litorina BUDD RDC foi reformada e recebeu as cores de serviço do Expresso Turístico, porém está parada por problemas mecânicos. A intenção era utilizar a automotriz em rotas especiais.

  • As locomotivas LEW (3703, 3705, 7765, 7767 e 7770) estão com a pintura amarela dos veículos de serviço.

  • A locomotiva GE U6B (3059) também está com a pintura amarela padrão dos veículos de serviço.




































































































Modelo/Série

Potência (HP)

Bitola (m)

Fabricante

Origem

Ano de Fabricação

Adquirente Inicial

Frota Ativa

Frota Inativa

Frota Total

RS3

1600/1800 HP

1,60

ALCO

EUA

1952

EFCB

8

0

8

RDC

500 HP

1,60

BUDD

EUA

1958

RFFSA

0

1

1[37]

U6B

640 HP

1,60

General Electric

Brasil

1967

EFCB/EFSJ

1

0

1

LEW DE I PA

960 HP

1,60

LEW

Alemanha Oriental

1968

CPEF

5

0

5[38]

U20C

2000 HP

1,60

General Electric

Brasil

1981

RFFSA

2

0

2

EIF 2000

2000 HP

1,60

EIF

Brasil

2011

CPTM

0 (canceladas por atraso na entrega)[39]

4

4[40]

TOTAL







16

5

25


Ver também



  • Frota do Metrô de São Paulo

  • CPTM

  • Metrô de São Paulo

  • ViaQuatro



Referências




  1. «Frota brasileira de carros de passageiros cresce 2,26%» (PDF). Revista Ferroviária. Agosto–setembro de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2013  !CS1 manut: Formato data (link)


  2. abcdefghij Eurico Baptista Ribeiro Filho e Márcio Machado (2013). «Renovação da frota de trens eleva padrão de conforto» (PDF) 613 ed. Brasil Engenharia: 87. Consultado em 13 de julho de 2014 


  3. «Notícias | Portal do Governo do Estado de São Paulo». Consultado em 24 de agosto de 2016 


  4. «CPTM adota novo padrão de identidade visual | Notícias | Portal do Governo do Estado de São Paulo». Consultado em 24 de agosto de 2016 


  5. Renato Viegas (29 de novembro de 2012). «Seminário Regional Sudeste da Lei 12.587 / 2012 Mobilidade Urbana» (PDF). Emplasa. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  6. CPTM (24 de abril de 1997). «CPTM - Relatório da Administração». Folha de S.Paulo Ano 77, edição nº 24858, Caderno Balanço SP, página 2. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  7. abc «Renovação da frota-CPTM baixa 124 TUEs de sua frota, para dar lugar a trens novos» (PDF). Revista Ferroviária. Outubro–Novembro de 2011. Consultado em 7 de fevereiro de 2018  !CS1 manut: Formato data (link)


  8. abcdefghi «Frota brasileira de carros de passageiros cresce 2,26%» (PDF). Revista Ferroviária. Consultado em 17 de janeiro de 2013 


  9. CPTM (2016). «Manutenção de Trens» (PDF). CPTM - Relatório da Administração - Página 12. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  10. Revista Ferroviária (2018). «Frota Nacional de TUEs» (PDF). Relatório Anual. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  11. abcdefghi «Entrega e Operação dos Trens» (PDF). CPTM. Consultado em 17 de fevereiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 2 de julho de 2018 


  12. Ricardo Méier (9 de agosto de 2016). «Com chegada dos novos trens, CPTM inicia retirada de frota antiga». Metrô CPTM 


  13. O Estado de S. Paulo (23 de fevereiro de 2017). «Trem da CPTM descarrila e interdita trecho da Linha 12-Safira». Estadão. Consultado em 14 de fevereiro de 2018 


  14. Renato Lobo (27 de abril de 2012). «Diz que Linha 12 da CPTM vai receber trens "quase novos"». Via Trólebus 


  15. «Trem pega fogo em Ribeirão Pires». Folha de Ribeirão Pires. 12 de novembro de 2012. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  16. «Trem da CPTM pega fogo em Mauá». R7. 21 de janeiro de 2014. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  17. Ygor Andrade (11 de setembro de 2014). «Incêndio destrói vagão de trem em Rio Grande da Serra». Mais Notícia. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  18. Brasil Urgente (19 de fevereiro de 2015). «Trem pega fogo na estação Ribeirão Pires da CPTM». Band. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  19. Do Portal do Governo (2 de abril de 2014). «CPTM inicia operação assistida na extensão da Linha 8-Diamante». Governo de São Paulo. Consultado em 27 de julho de 2017 


  20. Agência Estado (12 de julho de 2011). «Feridos em colisão de trens na Zona Oeste de SP passam de 40». G1-SP. Consultado em 27 de julho de 2017 


  21. Trem vazio descarrila em São Paulo. TV UOL. 17 de fevereiro de 2012 


  22. Ricardo Meyer (5 de fevereiro de 2018). «Linha 10-Turquesa recebe primeiro trem "moderno"». Metrô CPTM. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  23. G1 São Paulo (2 de março de 2017). «Batida entre trens deixa feridos na estação Barueri da linha 8 da CPTM». G1. Consultado em 7 de fevereiro de 2018 


  24. ab Renato Lobo (18 de julho de 2018). «CPTM recebe novos trens e companhia realoca unidades entre linhas». Via Trólebus. Consultado em 20 de julho de 2018 


  25. Lobo, Renato (11 de setembro de 2018). «CPTM troca trem da Linha 13-Jade». Via Trolebus. Consultado em 16 de setembro de 2018 


  26. Lobo, Renato (7 de dezembro de 2018). «CPTM realoca trem da série 9000 para a Linha 12-Safira». Via Trolebus. Consultado em 8 de dezembro de 2018 


  27. Renato Lobo (17 de dezembro de 2018). «Trem da série 9500 descarrila em pátio da CPTM». São Paulo: Via Trolebus. Consultado em 18 de dezembro de 2018 


  28. Metro Report. (2017). «CRRC to supply commuter EMUs to São Paulo». Internet Archive. Consultado em 14 de setembro de 2017 


  29. Ricardo Meier (2 de janeiro de 2017). «Consórcio Temoinsa-Sifang vence concorrência para fornecer trens da Linha 13». metrocptm. Consultado em 13 de setembro de 2017 


  30. Ricardo Méier (3 de setembro de 2017). «Veja como serão os trens da Linha 13-Jade, que atenderá o Aeroporto de Guarulhos». Metrô CPTM 


  31. Igor Roberto (25 de maio de 2018). «Trem Mais Antigo Da CPTM Fará Sua Despedida Neste Sábado, Dia 26». Rede Noticiando. Consultado em 3 de julho de 2018 


  32. abcde «Frota de Trens - CPTM». CPTM 


  33. Ricardo Meier (5 de junho de 2017). «Novo trem coreano da CPTM está prestes a estrear na Linha 7». Metrô CPTM. Consultado em 11 de março de 2018. Cópia arquivada em 13 de agosto de 2017 


  34. ab «Frota de TUE's cresce 13 unidades» (PDF). Revista Ferroviária. 2009. Consultado em 17 de janeiro de 2013 


  35. Fernando Augusto (25 de maio de 2012). «Desativação de estação de trem preocupa população em Itapevi». Visão Oeste. Consultado em 17 de janeiro de 2013 


  36. Fernando Mellis (25 de abril de 2014). «Cinco anos após reforma que custou R$ 40 milhões, CPTM "encosta" trens por falta de peças». R7. Consultado em 13 de julho de 2014 


  37. Denis Maia de Castro (28 de julho de 2013). «Automotriz CPTM RDC 01». Amantes Da Ferrovia 


  38. «Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Boletim Informativo nº 2 (Julho/Dez-2002)» (PDF) 


  39. «Processo 111390824.2014.8.26.0100» (PDF). Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/Imprensa Oficial do estado de São Paulo. 20 de julho de 2015. Consultado em 5 de agosto de 2018 


  40. Notícias da Revista Ferroviária. «EIF vai fabricar locomotivas para CPTM» 



  • Portal do Brasil
  • Portal de São Paulo
  • Portal dos transportes


Ligações externas


CPTM (Logo).svg

  • Página oficial da CPTM




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