Trem unidade elétrico







TUE Série 5000 (CPTM)


Trem unidade elétrico, também conhecido por sua abreviatura TUE (em inglês EMU, electric multiple unit), é uma espécie de composição ferroviária movida a eletricidade e formada por dois ou mais carros de passageiros, sendo que pelo menos um deles é o chamado carro-motor, que servirá para movimentar os demais chamados por carros-reboque.


Normalmente, apresentam cabines para os operadores (ou maquinistas) em cada extremidade da composição. Pode ser operado de forma reversível, ou seja, pode-se alterar automaticamente a sua direção, sem a necessidade de passar por um girador ou por uma via circular para a inversão do sentido em uma via férrea.


Os trens unidades elétricos são largamente utilizados nos sistemas de metrôs e trens urbanos em todo mundo, havendo também TUEs que servem para linhas de longa distância.


Em Portugal, este tipo de composição denomina-se Unidade Múltipla a Electricidade, fazendo parte do grupo das automotoras ou automotrizes.



TUEs no Brasil |


No Brasil, atualmente são utilizados trens unidade elétricos nos seguintes sistemas metropolitanos:




  • Metrô de São Paulo;


  • Metrô do Rio de Janeiro;


  • Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM);


  • Trens Metropolitanos do Estado do Rio de Janeiro (Supervia);


  • Metrô de Porto Alegre (Trensurb);


  • Metrô de Belo Horizonte (MetrôBH);


  • Metrô do Recife (Metrorec);


  • Metrô de Salvador;


  • Metrô de Brasília;


  • Metrô de Fortaleza;


  • VLT Carioca;


  • VLT da Baixada Santista.



Ver também |



  • Trem

  • Metropolitano

  • Veículo leve sobre trilhos




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