Espinho (botânica)







Fouquieria splendens


Espinho, em botânica, é um órgão axial ou apendicular, duro e pontiagudo, tais como os encontrados nas laranjeiras, resultantes da modificação de um ramo, folha, estípula ou raiz, constituído por tecido lignificado e vascular, e que se arrancado destrói o tecido subjacente.


Geralmente espinhos são estruturas modificadas. Nas cactáceas os espinhos, por exemplo, são catafilos (folhas modificadas, com menor grau de organização que folhas comuns) para evitar perda d'água.


Existem também estruturas semelhantes encontradas nos vegetais da família rósea, por exemplo, os quais não são espinhos, na verdade são denominados de acúleos os quais são uma espécie de pêlos enrijecidos compostos pela presença de lignina ou acumulo de substancias inorgânicas impregnadas junto à parede celular. Quando se destaca o espinho, há danos no vegetal por o espinho ter ligação com o cilindro vascular, diferentemente do acúleo que não possui este vínculo e é facilmente destacado, ficando no seu lugar uma "cicatriz”.




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Espinho (botânica)





Ícone de esboço
Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.












Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

TypeError: fit_transform() missing 1 required positional argument: 'X'