Celebes
Celebes (em indonésio: Sulawesi) é uma das Grandes Ilhas da Sonda, na Indonésia, situada entre Bornéu e as Molucas. Com cerca de 16,3 milhões de habitantes e 189 216 km², divide-se em seis províncias: Gorontalo, Celebes do Norte (Sulawesi Utara), Celebes Ocidental (Sulawesi Barat), Celebes Central (Sulawesi Tengah), Celebes do Sul (Sulawesi Selatan) e Celebes do Sudeste (Sulawesi Tenggara). O seu ponto mais alto é o Monte Rantemario, que atinge 3478 m de altitude.
As maiores cidades de Celebes são Macáçar, que foi possessão portuguesa até 1665, na costa sudoeste, e Manado, na ponta setentrional da ilha. Os primeiros europeus a alcançar a ilha foram os portugueses, em 1525.
Perto de Celebes fica a ilha Sangi, coroada pelo vulcão Aboe.
Etimologia e uso |
Segundo J.P. Machado, a ilha parece haver recebido o nome de indígenas locais, valendo-se de João de Barros, que a chamou de "Ilhas dos Celebes".[1] A denominação dos indígenas, por sua vez, ainda segundo Machado, adviria do malaio Sulawesi, de origem obscura.
No Brasil, o topônimo por vezes recebe uma acentuação proparoxítona: "Célebes", forma como regra não registrada nas fontes prescritivas em português.[2]
Notas
↑ João de Barros, "Décadas", III, X, cap. 5, p. 520, apud José Pedro Machado, "Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa" DOELP).
↑ DOELP, Vocabulário de Rebelo Gonçalves e Dicionário Aurélio registram apenas a forma Celebes. Dicionário Houaiss registra um caso da forma "Célebes", no verbete "australiano".