Burger King
Nota: BK redireciona para este artigo. Para outros significados, veja BK (desambiguação).
Burger King | |
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Logo da Burger King de 1.º de julho, 1999-presente | |
Sede da empresa em não constituída Condado de Miami-Dade, Flórida | |
Tipo | Subsidiária |
Slogan |
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Atividade | Restaurantes |
Gênero | Restaurante de fast food |
Fundação |
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Fundador(es) |
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Sede | 5505 Blue Lagoon Drive, Condado de Miami-Dade, Flórida, Estados Unidos |
Área(s) servida(s) | Mundo |
Locais | 15.000+ (2015) |
Proprietário(s) | Restaurant Brands International |
Pessoas-chave |
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Empregados | 34.248 (FY 2015 RBI) |
Produtos |
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Ativos | US$ 18,41 bilhões (FY 2015 RBI):31 |
Receita | US$ 4,05 bilhões (FY 2015):30 |
LAJIR | US$ 363,0 milhões (FY 2015 RBI):30 |
Renda líquida | US$ 1,912 bilhões (FY 2015 RBI):30 |
Antecessora(s) | Insta-Burger King |
Website oficial | www.bk.com |
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Burger King, muitas vezes abreviado como BK, é uma rede de restaurantes especializada em fast-food, fundada nos Estados Unidos por James McLamore e David Edgerton, que abriram a primeira unidade em Miami, Flórida.[3]
A empresa começou em 1953 com o nome Insta-Burger King, uma cadeia de restaurantes com sede em Jacksonville. Depois que o Insta-Burger King entrou em dificuldades financeiras em 1954, seus dois franqueados localizados em Miami, David Edgerton e James McLamore, compram a empresa e rebatizam-a Burger King.
Ao longo do próximo meio século, a empresa iria mudar de administração quatro vezes. O seu terceiro conjunto de proprietários foi uma parceria da TPG Capital, Bain Capital e Goldman Sachs Capital Partners tornando público em 2002. Em 2 de setembro de 2010, foi anunciada a venda da totalidade das ações da empresa para o fundo de investimentos brasileiro chamado 3G Capital, que tem sede no Rio de Janeiro, por 3.26 bilhões de dólares. Os novos proprietários prontamente iniciaram uma reestruturação da empresa para reverter sua situação. A 3G, junto com o parceiro Berkshire Hathaway, terminou por fundir-se com a companhia canadense de Tim Hortons sob os auspícios de uma nova sociedade com sede no Canadá, o Restaurant Brands International.
No final do ano de 2013, o setor administrativo do Burger King informou que tinha mais de 13 000 restaurantes em 79 países; destes, 66% estão nos Estados Unidos e 99% são franqueados e operados de acordo com seus novos proprietários. O BK privado tem usado historicamente diversas variações de franqueamento para expandir suas operações. A maneira pela qual a empresa licencia seus franqueados varia dependendo da região; algumas franquias são regionais, conhecidos como master-franquias, responsáveis pela venda de franquia sublicenciadas em nome da empresa. O relacionamento do Burger King com suas franquias nem sempre foi harmonioso. Brigas ocasionais têm causado inúmeros problemas e, em vários casos, a relação dos seus licenciados e a empresa degeneraram em processos judiciais. A franquia australiana do Burger King, Hungry Jack, é a única franquia que opera sob um nome diferente devido a uma disputa de direitos autorais e uma série de processos judiciais entre os dois.
Índice
1 História
2 Administração
3 Operações internacionais
3.1 Brasil
3.2 Portugal
3.3 Rússia
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
História |
O menu do Burger King desde 1954 tem sofrido várias alterações oferecendo sempre uma oferta básica de hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e sorvetes. Em 1957, o Whopper foi a primeira grande adição ao menu; desde então se tornou o produto original do Burger King. Por outro lado, o BK introduziu muitos produtos que não conseguiram manter-se no mercado. Algumas destas falhas aconteceram nos Estados Unidos tendo visto o sucesso em mercados estrangeiros, onde o BK também agrega pratos sob medida para os sabores regionais. De 2002 a 2010, o Burger King agressivamente teve como alvo homens entre 18 e 34 anos como produtos de maior dimensão que, muitas vezes realizadas correspondentemente grandes quantidades de gorduras saudáveis e gorduras trans. Essa tática viria a ferir fundamentos financeiros da empresa e lançou uma mortalha negativo sobre seus ganhos. Começando em 2011, a empresa começou a se afastar a partir do menu de orientação masculina anterior e introduzir novos itens de menu, reformulações de produtos e embalagens, como parte dos planos de reestruturação da 3G Capital da empresa.
Os anos 1970 foram a "Idade de Ouro" da publicidade do Burger King, mas começando no início de 1980, a publicidade da empresa começou a perder o foco; uma série de campanhas publicitárias que tiveram menos sucesso criados por uma procissão de agências de publicidade continuou durante as próximas duas décadas. Em 2003, a Burger King contratou a agência de publicidade localizada em Miami Crispin Porter + Bogusky (CP + B). A CP + B reoganizou completamente a publicidade do Burger King, com uma série de novas campanhas centradas em uma imagem do Burger King redesenhada acompanhada de uma nova presença online. Embora altamente bem sucedido, alguns comerciais da CP + B eram ridicularizados por sexismo percebido ou insensibilidade cultural. O novo proprietário, 3G Capital, terminou o relacionamento com a CP + B em 2011 e mudou-se a sua publicidade para a McGarryBowen para começar uma nova campanha orientada para produto com segmentação demográfica expandida. A empresa é a quinta maior rede de fast-food dos EUA, ficando atrás de McDonald’s, Subway, Starbucks e Wendy's (dados de agosto de 2012).[4] A nível mundial, a Burger King está na sexta posição, atrás de McDonald’s, KFC, Subway, Pizza Hut e Starbucks (dados de abril de 2013).[5]
Administração |
Ao longo do próximo meio século, a empresa iria mudar de administração quatro vezes. O seu terceiro conjunto de proprietários foi uma parceria da TPG Capital, Bain Capital e Goldman Sachs Capital Partners tornando público em 2002. Em 2 de setembro de 2010, foi anunciada a venda da totalidade das ações da empresa para o fundo de investimentos brasileiro chamado 3G Capital, que tem sede no Rio de Janeiro, por 3.26 bilhões de dólares (cerca de 7 bilhões de reais à época). O 3G Capital foi fundado pelos brasileiros Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, acionistas da InBev, que controla a AmBev.[6][7] Os novos proprietários prontamente iniciaram uma reestruturação da empresa para reverter sua situação. A 3G, junto com o parceiro Berkshire Hathaway, terminou por fundir-se com a companhia canadense de Tim Hortons sob os auspícios de uma nova sociedade com sede no Canadá, o Restaurant Brands International. Em fevereiro de 2013, a Burger King, através de sua controladora 3G Capital anunciou a compra da H.J. Heinz, em uma parceria com o grupo Berkshire Hathaway.[8] A H.J. Heinz é conhecida principalmente pela marca de seu ketchup. No final do ano de 2013, o setor administrativo do Burger King informou que tinha mais de 13 000 restaurantes em 79 países; destes, 66% estão nos Estados Unidos e 99% são franqueados e operados de acordo com seus novos proprietários.[9]
Operações internacionais |
Brasil |
O Burger King abriu suas primeiras lojas no Brasil em 2004, localizadas nas cidades de São Paulo e Brasília. A partir daí, com o passar do anos, ocorreu um grande crescimento de restaurantes franquiados com o Burger King. A partir de 2012, Iuri Miranda presidente do Burger King do Brasil anunciou que até 2016 seriam mais de 900 lojas abertas em todo o Brasil.[10] Segundo informa o site do Burger King do Brasil, até o dia 18 de junho de 2015 existiam 423 lojas atendendo a população brasileira[11], dentre desses, 12 são restaurantes com sistema drive-thru.
A empresa vem investindo fortemente em estratégias de marketing no Brasil, como outdoors e placas ao redor das cidades, além de promover grandes eventos. Em 2006, a Burger King patrocinou o bloco Caju, no maior carnaval fora de época do país, o Carnatal, em Natal. Quando o assunto é propaganda o Burger King sempre foi bastante irreverente, desde a sua chegada ao país ele sempre fez questão de usar humor, ser "descolado" e fazer vídeos publicitários que chamassem a atenção.
Portugal |
Em Portugal, a marca Burger King é explorada pelo Grupo Ibersol desde 2001, tendo aberto ao público o seu primeiro restaurante no NorteShopping, em Matosinhos.[12] Hoje em dia existem restaurantes espalhados um pouco por todo o país, inclusive nos Açores e Madeira. Atualmente existem 82 restaurantes em território nacional (19/12/2017). A Megafood pretende abrir novos restaurantes Burger King no Algarve nos próximos anos[13], assim como a Ibersol no resto do país.
A Burger King Portugal criou um programa que permite que os seus clientes visitem qualquer uma das unidades de forma a que conheçam o método de preparação dos seus hambúrgueres e em que condições estes são confecionados.[14] Todas as unidades em Portugal estão certificadas na mais exigente norma de qualidade, APCER ISO 22000.
Desde 2010 que a Burger King tem inovado com lançamento de novos produtos. Pela primeira vez, o famoso Whopper obteve um sabor português, com o Portuguese Whopper, produto de grande sucesso, que contribuiu para avivar o slogan da marca, Have It Your Way. Em 2011, a Burger King tem apostado na comunicação das qualidades da marca e de lançamentos de novos produtos, utilizando vários meios, de uma forma que nunca tinha realizado em Portugal. Os meios utilizados são a televisão, a rádio e vários outdoors.[carece de fontes]
Rússia |
A rede de lanchonetes americana Burger King abriu no dia 21 de janeiro de 2010 a sua primeira unidade na Rússia, duas décadas depois do principal rival, o McDonald's, de olho no crescente interesse por refeições rápidas nos novos mercados. A primeira loja foi aberta no noroeste de Moscou, e será seguida por uma nova loja no centro, que foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 2010.[carece de fontes]
A entrada da rede no mercado russo faz parte do plano de entrada do Burger King em todo o leste europeu. Nos últimos 12 meses foram abertas, por exemplo, duas unidades na Hungria, oito na Polônia, quatro na República Tcheca e duas na Romênia.[carece de fontes]
Atualmente o Burger King é a terceira maior cadeia de restaurantes do mundo, possuindo mais de 12 mil lojas em 73 países, perdendo apenas para o Mc Donalds e Subway.[carece de fontes]
Ver também |
- Fast-food no Brasil
- Lista de redes de fast-food presentes no Brasil
Referências
↑ Crudele, John (22 de maio de 2014). «Burger King's revamped 'Be Your Way' slogan isn't meaty enough». nypost.com
↑ 2015 10-K SEC Filing, Restaurant Brands International, 31 de dezembro de 2015, consultado em 12 de maio de 2015
↑ BK. «History» (em inglês)
↑ QSR. «The QSR 50» (em inglês). ago/2012
↑ Forbes Brasil. «10 maiores redes fast-food do mundo». abr/2013
↑ Ig Economia. «Brasileiros compram rede americana Burger King por R$ 7 bilhões». 2/set/2010
↑ Folha de S.Paulo Mercado. «Grupo de brasileiros firma acordo de compra do Burger King por US$ 4 bi». 2/set/2010
↑ Economia Estadão. «14/Fev/2013-Burger King faz parceria com bilionário para comprar empresa do ketchup Heinz». Consultado em 22 de Fevereiro de 2013
↑ BK. «Corporate Profile» (em inglês)
↑ Darlan Alvarenga (19 de julho de 2012). «Burger King abre 56 lojas no ano no país e lança hambúrguer de picanha». G1. Consultado em 18 de junho de 2015
↑ «Restaurantes». BK Brasil. 19 de julho de 2012. Consultado em 18 de junho de 2015
↑ «História Ibersol 2005 / 2001». Consultado em 12 January 2016 Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
↑ Dinheiro Vivo https://www.dinheirovivo.pt/empresas/burger-king-abre-novos-restaurantes-em-portugal/- "Burger King abre novos restaurantes em Portugal"
↑ Programa Cozinha Aberta http://www.ibersol.pt/burgerking/ - "Programa Cozinha Aberta"
Ligações externas |
- Commons
Sítio oficial (em inglês)- Burger King no Brasil
- Burger King em Portugal