Samambaia (Distrito Federal)
Região Administrativa de Samambaia | |
Região Administrativa XII | |
Fundação: 25 de outubro de 1989 (29 anos) | |
Lei de criação: 049 de 25 de outubro de 1989 | |
Limites: | Santo Antônio do Descoberto (GO), Ceilândia, Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Recanto das Emas |
Distância de Brasília: | 25[1]km |
Administrador(a): | Glayce Helena Barbosa Alves de Almeida[2] |
Área | |
- Total | 102,6[1]km² |
População | |
- Total | 193.485[3]habitantes ' |
IDH | 0,781 médio SEPLAN/2000[4] |
---|---|
Site governamental | www.samambaia.df.gov.br |
Samambaia é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.
Índice
1 História
2 Etimologia
3 Subdivisões
4 Pontos turísticos
5 Cultura
6 Religião
6.1 Catolicismo
6.2 Protestantes
7 Transporte urbano
8 Ver também
9 Referências
10 Ligações externas
História |
A região administrativa teve início em 02 de agosto do ano de 1985, com a mudança dos dois primeiros moradores, Jose Ális e José Joaquim que se mudaram definitivamente para a primeira quadra vendida pela Terracap, QR 406. Em 1988 é inaugurada as casas da Shis (QR 408 a 414 e 602 a 614). Em março de 1989, é criado o assentamento para famílias carentes, nesta data, teve início a remoção das áreas ocupadas irregularmente, como a invasão da Boca da Mata, Asa Branca e outras. Em 25 de outubro de 1989, no primeiro governo de Joaquim Roriz, por meio da Lei nº 49 e do decreto 11921, Samambaia passa a ser uma região administrativa do Distrito Federal. Seu Regimento Interno foi criado por meio do decreto nº 12540 de 30 de julho de 1990. A região administrativa foi inaugurada em 25 de outubro de 1985.
Anteriormente, Samambaia fazia parte do Núcleo Rural de Taguatinga, posteriormente foi desmembrada e passou a ter administração própria.
Samambaia foi uma das primeiras regiões administrativas com planejamento urbano a serem criadas no Distrito Federal e serviu de modelo para a criação de outras regiões administrativas, tais como Riacho Fundo, Recanto das Emas e São Sebastião. Samambaia possui cerca de 193 485 habitantes (PDAD 2010/2011).
A padroeira da região administrativa é Nossa Senhora Aparecida, cuja festa litúrgica da-se em 12 de outubro.
Etimologia |
O nome da região administrativa foi dado em referência ao córrego Samambaia, que tem nascente próxima às quadras 127 e 327, a oeste da região administrativa .
Subdivisões |
Samambaia é dividida em: Samambaia Norte (Quadras 200, 400, 600, 800 e 1000 - Expansão); Samambaia Sul (Quadras 100, 300 e 500); Setor de Mansões de Samambaia e áreas rurais compostas por fazendas, sítios e chácaras. Samambaia tem mais de 1.200 quadras oficializadas e não oficializadas. A maior delas é a quadra 502 seguida por 501 e 406.
A região sofre nos últimos anos um intenso processo de urbanização. Grandes empresas do ramo imobiliário veem na região administrativa a possibilidade de construção de novos empreendimentos. Os Governos Federal e do Distrito Federal incentivam esse processo com financiamentos, com recursos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, e outras linhas de crédito.[5]
Há previsão por parte do Governo do Distrito Federal, de início de mais obras em toda a região administrativa para atender as necessidades da população, e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos seus habitantes. As construções fizeram da região administrativa um imenso canteiro de obras, com imensos prédios e grandes arranha céus.[6]
Com o crescimento populacional ordenado, a região administrativa ganhou aspectos e perspectivas de futuro polo econômico e regional por estar situada na região central das regiões administrativas mais populosas do Distrito Federal (entre Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas e Riacho Fundo). Samambaia conta com um planejamento urbano muito bom e serviços públicos de qualidade - totalmente asfaltada e com boa rede de esgotos, em razão de possuir áreas imensas para expansão comercial e econômica, diferente de outras regiões administrativas como Taguatinga e Águas Claras, em que este potencial de crescimento já se encontra saturado.
A região administrativa passa por grandes mudanças com a ocupação de todas as áreas destinadas a habitação, indústria e comércio.
O crescimento e a valorização do comércio local, a melhoria do acesso e integração à região administrativa proporcionada pelo bom planejamento urbanístico da região, com vias amplas, metrô, hospitais públicos e particulares, melhoraram a qualidade de vida da população e tornaram a região uma alternativa interessante para o mercado imobiliário do Distrito Federal.
- De forma que a paisagem muda constantemente surpreendendo os moradores, que tem dificuldades em acompanhar as mudanças de uma região administrativa que transforma-se gradativamente com a construção de prédios e comércio em toda a sua extensão.
A classe média do Distrito Federal passou não só a investir, mas a morar em Samambaia graças à melhoria dos índices de qualidade de vida, dessa forma tem recebido um número cada vez maior de brasilienses de todas as classes sociais, universitários e funcionários públicos dos Governos Federal e do Distrito Federal.
- Empreendedoras Imobiliárias veem na região administrativa grande potencial de desenvolvimento; destaca-se também os grandes potenciais para o comércio (em expansão) e industrialização, a economia está em plena ascensão.
Pontos turísticos |
Biblioteca Pública: EQR 609 / 611(Parque Ecológico Três Meninas).
Casa da Cultura: EQR 609/611(Parque Ecológico Três Meninas).
Estádio Regional de Samambaia (Rorizão): Centro Urbano, Quadra 301
Feicenter QS 412
Feira Permanente Área Especial QN 202.
Paróquia e Santuário de Santa Luzia: QS 304, Conjunto 3, lotes 1 a 3.
Fórum e Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), um dos melhores do Distrito Federal: QS 502
Parque Ecológico Três Meninas: EQR 609 / 611.
Parque Gatumé: Entre as QR’s 425 e 427.
Pistão de Lazer: Avenida Sul, entre as quadras 100 / 300, e nas 1ª e 2ª Avenidas Norte, entre as quadras 200 / 400/600.
Praça do Cidadão: QN 519 / 521.
Vila Olímpica Rei Pelé QS 119.
Cultura |
Via Sacra – Paixão do Cristo Negro (realizada na Sexta-feira da Paixão)
É um grande evento, o 3º maior do tipo no Distrito Federal (menor do que o de Planaltina e o de Santa Maria): são 200 atores, 500 na produção, o público é estimado em 25 mil pessoas numa área de cerca de 10.000 metros quadrados. Acontece desde 1996 e começou com apenas 15 atores, iniciativa da Paróquia Santa Luzia.
Caminhada Mariana – Mês de maio
Sempre acontece no final do mês de maio. O evento reúne devotos das 12 paróquias da região administrativa e do Recanto das Emas. Começa sempre às 14h no estacionamento do estádio Rorizão (QS 301). Reúne em torno de 6 mil pessoas. O evento tem ponto alto às 15h com a missa celebrada pelo Arcebispo de Brasília.
Festa junina – Mês de junho
Geralmente acontece no final de junho na área de lazer na QS 302. O Arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido e palha de coqueiro. Nesta festa acontece o Concurso Regional de Quadrilhas do Distrito Federal que é organizado na região administrativa , no qual as quadrilhas de todas as regiões do Distrito Federal disputam a classificação para o Concurso Nacional.
Aniversário da região administrativa - 25 de outubro
Em outubro é comemorado o aniversário da região administrativa na 1ª Avenida de Samambaia Norte com Missa, desfiles cívico-militares, shows de bandas e lazer para as crianças além de outras atrações como rodeio e um bolo gigante.
Sarau Complexo - Última sexta-feira de cada mês
Evento itinerante nas quadras da região administrativa . Realizado por iniciativa dos artistas locais que reivindicam a conclusão das obras do Complexo Cultural da região,[7] que teve início em 2014.
Religião |
Samambaia possui em torno de 275 entidades religiosas e comunidades espíritas. Estas sociedades religiosas estão distribuídas em comunidades católicas, protestantes, espíritas, além de adeptos do culto afro-brasileiro (Umbanda e Candomblé). Embora haja uma minoria de adeptos de outras religiões, não há um senso numérico deles nem templos dedicados a elas na região administrativa . Em Samambaia está localizado o Seminário da Congregação dos Padres Barnabitas, presentes no Brasil desde 1903.
Foi estimado que a porcentagem religiosa de Samambaia é: 61,1% de Católicos; 29,6% de protestantes; e 9,3% de outras religiões ou sem religião.[8]
Catolicismo |
A Igreja Católica, pertence à Arquidiocese de Brasília, está divida em nove paróquias, que por sua vez possuem diversas capelas, totalizando 30 igrejas.[9] O Santuário Santa Luzia, idealizado pelo padre italiano Alberto Trombini, já se tornou ponto turístico da região administrativa por seu formato de Barca.[10] A primeira paróquia da região administrativa é a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, criada em 26 de março de 1989, antes da própria fundação de Samambaia.
A comunidade católica romana da região administrativa realiza, anualmente, a tradicional Caminhada até Santa Maria, desde 1998.[11] Acontece sempre no final de Maio, mês dedicado à Nossa Senhora. O evento reúne milhares de pessoas, que saem de manhã em procissão de suas igrejas matrizes até o Estádio de Futebol de Samambaia, onde há representações teatrais e é finalizada com uma Missa, normalmente celebrada pelo Arcebispo de Brasília. Há também, na Semana Santa, a Paixão do Cristo Negro, do grupo de teatro da paróquia Santa Luzia, que vem conquistando notoriedade e um público cada vez maior.[12]
Registra-se a presença de oito congregações religiosas, sete delas femininas (Irmãs de Belém, Orionitas,[13] Preciosinas, Apóstolas do Sagrado Coração, Concepcionistas (estas estão ligadas às Concepcionistas da Asa Norte, e trabalham com famílias carentes), Irmãs da Caridade, e as religiosas de Jesus, Maria e José), e uma congregação masculina, com seminário regional, os Padres Barnabitas, responsáveis pela paróquia Santa Luzia.[14]
No dia 12 de maio de 2012, as paróquias de Samambaia acolheram a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro em julho de 2013.[15] Os símbolos estavam viajando por todo o Brasil, e nos dias 12 e 13 de maio passaram pela Arquidiocese de Brasília. Em Samambaia, o evento ocorreu na praça em frente à capela Nossa Senhora de Fátima, reunindo padres e paroquianos de todas as paróquias da região administrativa , e contou com a presença do Administrador Risomar Carvalho.
Protestantes |
A população evangélica é quase de 30% da Samambaia DF que tem vários tipos como pentecostal com Assembléia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Deus é Amor e outras. Já neo-pentecostal com Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja Renascer de Cristo e outros.
Transporte urbano |
A região conta com dois longos eixos arteriais planejados no sentido Leste-Oeste. Além disso, o transporte público abrange toda a região administrativa. Há também o metrô que passa entre as quadras 100/200 da Samambaia Sul e Norte respectivamente. As 3 estações do metrô estão localizadas nas quadras: 102/202 Sul, 112/212 Sul e 122 Sul.[16]
Atualmente, na região administrativa, existem aproximadamente 65 linhas de transporte coletivo, e o número de passageiros transportados por dia é de aproximadamente 90 mil passageiros. A região administrativa conta com 2 terminais de ônibus que estão localizados nas quadras QN 527 Samambaia Sul (ao lado da BR-060) e QR 1033 Samambaia Norte (ao lado da DF-180).[17]
Ver também |
- Lista de regiões administrativas do Distrito Federal
Referências
↑ ab «Coletânea de Informações Socioeconômicas - Samambaia» (PDF). Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Maio de 2007. Consultado em 30 de julho de 2009
↑ «Perfil da administradora». Administração Regional de Samambaia. 1 de janeiro de 2015. Consultado em 1 de janeiro de 2015
↑ «Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - 2010/2011» (PDF). Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Agosto de 2012. Consultado em 25 de agosto de 2012
↑ «Ranking decrescente do IDH-M das Regiões Administrativas do Distrito Federal». Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal (Seplan). 2000. Consultado em 22 de julho de 2012
↑ «Urbanização em Samambaia». 21 de janeiro de 2013. Consultado em 1 de novembro de 2017
↑ «Em cinco anos, Samambaia é uma das regiões de mais investimento imobiliário». 8 de fevereiro de 2011. Consultado em 1 de novembro de 2017
↑ «Cinco anos de sarau pela implantação do Complexo Cultural Samambaia». www.samambaia.df.gov.br. Consultado em 20 de abril de 2016
↑ Gospel Prime - http://noticias.gospelprime.com.br/ha-uma-igreja-evangelica-para-cada-93-protestantes-na-cidade-estrutural-em-brasilia/
↑ Mitra Arquidiocesana - http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/
↑ http://www.santuariosantaluzia.org.br/
↑ Pascom Samambaia - http://ascomsamambaia.com/2012/06/caminhada-mariana-e-tradicao-em.html/
↑ G1 Notícias - Samambaia encena Paixão de Cristo - http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/04/samambaia-encena-paixao-do-cristo-negro-para-12-mil-pessoas.html/
↑ Correio Braziliense - http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2010/12/19/interna_cidadesdf,228442/e-de-samambaia-a-creche-da-reportagem-de-hoje-de-serie-especial.shtml
↑ Mitra Arquidiocesana - http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/secao.php?p=congregacoes-femininas-e-masculinas/
↑ Notícias da Arquidiocese - http://arquidiocesedebrasilia.org.br/noticias.php?cod=271
↑ «Linhas da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal». Consultado em 1 de novembro de 2017
↑ «Linhas circulares de Samambaia terão atendimento ampliado». 2 de outubro de 2017. Consultado em 1 de novembro de 2017
Ligações externas |
- Administração Regional de Samambaia
- Governo do Distrito Federal