Fernando Alonso
Fernando Alonso | |
---|---|
Fernando Alonso em 2016 | |
Informações pessoais | |
Nome completo | Fernando Alonso Díaz |
Apelido(s) | El Nano Príncipe das Astúrias |
Nacionalidade | espanhol |
Nascimento | 29 de julho de 1981 (37 anos) Oviedo, Astúrias, Espanha |
Altura | 1,71[1]m |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas | 2001, 2003–2018 |
Equipes | Minardi, Renault, McLaren e Ferrari |
GPs disputados | 312 |
Títulos | 2 (2005 e 2006) |
Vitórias | 32 |
Pódios | 97 |
Pontos | 1899[2] |
Pole positions | 22 |
Primeiro GP | GP da Austrália de 2001 |
Último GP | GP de Abu Dhabi de 2018 |
Registros na IndyCar Series | |
Temporadas | 2017 |
Equipes | Andretti |
Corridas | 1 |
Pontos | 47 |
Primeira corrida | 500 Milhas de Indianápolis de 2017 |
Última corrida | 500 Milhas de Indianápolis de 2017 |
Registros nas 24 Horas de Le Mans | |
Edições | 2018 |
Equipes | Toyota Motorsport GmbH |
Vitórias em classe(s) | 1 (2018) |
Fernando Alonso Díaz (Oviedo, 29 de julho de 1981) é um automobilista espanhol, bicampeão mundial de Fórmula 1 em 2005 e 2006 pela Renault, além de vice-campeão em 2010, 2012 e 2013 pela Ferrari.
Índice
1 Biografia
2 Carreira
2.1 Início
2.2 Fórmula 1
2.2.1 Renault
2.2.2 Títulos Mundiais
2.2.3 McLaren
2.2.4 Retorno a Renault
2.2.5 Polêmica
2.2.6 Ferrari
2.2.7 Retorno a McLaren
2.3 IndyCar Series e 24 Horas de Le Mans
3 Resultados
3.1 Fórmula 1
3.2 Mundial de Endurance
3.3 IndyCar Series
3.4 500 Milhas de Indianápolis
3.5 WeatherTech SportsCar Championship
3.6 24 Horas de Daytona
4 Referências
5 Ligações externas
Biografia |
Filho de José Luis Alonso e Ana Díaz, dos quatro aos catorze anos estudou no Colégio de Santo Ángel de la Guarda, passando, depois, para o Instituto Leopoldo Alas Clarín de San Lázaro, onde permaneceu até 2000. Abandonou a escola por motivo de competições.
Fernando Alonso foi casado com a cantora espanhola Raquel del Rosario, vocalista do grupo El Sueño de Morfeo, por cinco anos. O casal começou a namorar no segundo semestre de 2005,[3] e casou-se no final de 2006.[4] Por vezes a imprensa espanhola especulou sobre uma suposta gravidez da Raquel, porém ambos negaram estar planejando ter um bebê.[5] No final de 2009 a imprensa anunciou a separação do casal, posteriormente, também negada por ambos.[6] Entretanto, em dezembro de 2011, foi anunciado o divórcio do casal depois de cinco anos de matrimônio.[7] Logo em seguida, especulou-se que Alonso teria engatado romance com a modelo suíça Xenia Tchoumitcheva,[8] fato que foi negado pelo piloto.[9] Em julho de 2012 Fernando assumiu relacionamento com a modelo russa Dasha Kapustina.[10] O casal rompeu no final de 2014.[11] Logo em seguida o piloto entrou em uma relação com a espanhola Lara Álvarez, jornalista e apresentadora.[12][13] O casal terminou seu relacionamento em março de 2016.[14] Em março de 2017, o piloto assume relacionamento com a modelo italiana Linda Morselli.[15]
Carreira |
Início |
O início de Alonso no mundo do automobilismo foi com três anos, quando seu pai lhe deu um kart que ele mesmo tinha construído. Um ano mais tarde obtém a licença oficial da Federação Espanhola. Em 1988, com sete anos, ele ganha o seu primeiro campeonato, ganhando as oito corridas que constavam do campeonato. Um ano mais tarde, em 1989, é campeão de kart das Astúrias e Galiza.
Devido às mudanças de categoria, a família não poderia sustentar as despesas. Perto do abandono aparece Genís Marco, um importador de karts, que se encarregaria do financiamento: fornecer os karts e procurar patrocinadores. Acabou ele por tornar-se, também, um patrocinador.
Em 1991, como cadete, é campeão das Astúrias e do País Basco. É campeão da Espanha em 1993 e 1994 como júnior, o que lhe permitiu competir no Campeonato Mundial no ano seguinte. Ficou com o terceiro lugar, sendo o campeão Kimi Räikkönen, que viria a ser seu adversário na Fórmula 1.
Em 1996 torna-se campeão da Espanha, do Troféu Festival de Itália, do Grande Prêmio de Marlboro e do Campeonato Mundial de junhores. No anos seguintes torna-se campeão da Espanha, Itália e da Europa na Categoria Internacional. Em 1998 volta a ganhar o Campeonato da Espanha, o Troféu Paris-Bercy, a Indústria de Itália e o Open Ford.
Fórmula 1 |
Em 1999 entra "nesse mundo" quando o ex-piloto da Minardi Adrián Campos passa a ser seu Manager. Substitui Marc Gené na Fórmula Nissan. Alonso conquista nove pole positions, oito voltas mais rápidas e seis vitórias. Torna-se vencedor do campeonato Euro Open Movistar.
Da Fórmula Nissan passa para a Fórmula 3000, na equipe Astromega (ganhando o Grande Prêmio da Bélgica e chegando em segundo no Grande Prêmio da Hungria, no ano da estreia). Passa para a Fórmula 1 (pela equipe Renault), mas é cedido à Minardi como piloto de testes. Estreou na Minardi no Grande Prêmio da Austrália, em 2001, e torna-se o terceiro mais novo a fazê-lo.
Em 2002, Flavio Briatore acaba com a cessão à Minardi e coloca-o como piloto de testes na própria equipe que dirige. Um ano mais tarde já é o piloto oficial da Renault.
Renault |
Em 22 de Março de 2003, com vinte um anos, sete meses e vinte e dois dias, no Grande Prêmio da Malásia, tornou-se o piloto mais jovem a conseguir uma pole position (marca que foi batida por Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Itália de 2008) e, é o primeiro piloto espanhol a subir ao pódio. Alonso também consegue ser o piloto mais novo a ganhar um grande prêmio, o Grande Prêmio da Hungria, com vinte e dois anos e vinte e seis dias (marca que também foi batida por Sebastian Vettel no Grande Prêmio da Itália de 2008). Também em 2003, Fernando Alonso sofre um grave acidente no Grande Prêmio do Brasil, mas sem consequências: seu carro bateu a mais de duzentos e oitenta km/h nos destroços do carro de Mark Webber e, logo em seguida, bateu com muita força no muro, em plena reta dos boxes de Interlagos.
Títulos Mundiais |
Em 20 de Março de 2005, no Grande Prêmio da Malásia, consegue a sua segunda vitória e torna-se o primeiro piloto espanhol a liderar o mundial de Fórmula 1. Em 25 de Setembro de 2005, no Grande Prêmio do Brasil, Alonso sagrou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, com vinte e quatro anos e cinquenta e seis dias, derrubando o recorde anterior de Emerson Fittipaldi, campeão com vinte e quatro anos, oito meses e vinte e nove dias.
Na temporada de 2006, Fernando Alonso conquista seu segundo título mundial, também no Grande Prêmio do Brasil, chegando na segunda colocação da corrida, no dia em que Michael Schumacher fez a sua última corrida na Fórmula 1 e que Felipe Massa venceu, após treze anos sem vitória brasileira em Interlagos.
McLaren |
Em 2007, após conquistar dois títulos mundiais pela Renault, o piloto espanhol transferiu-se para a McLaren, com o status de primeiro piloto. Porém, passou a enfrentar problemas dentro da própria equipe, graças aos excepcionais resultados do estreante piloto inglês Lewis Hamilton, que logo nas primeiras corridas obteve bons desempenhos.
Os dois pilotos da equipe disputaram o título, ponto a ponto, até o final, mesmo após a polêmica declaração do dirigente da organização, Ron Dennis, no Grande Prêmio da China, de que "a McLaren não corria contra Kimi Räikkönen (então com dezessete pontos de desvantagem aos pilotos da McLaren), mas sim contra o próprio Alonso". A falta de apoio ao espanhol, aliado aos problemas no carro e erros de Lewis Hamilton nas duas provas finais, resultaram no surpreendente título mundial do finlandês Kimi Räikkönen, da equipe Ferrari, por um ponto de diferença sobre a dupla da McLaren. Alonso no critério de desempate terminou em terceiro lugar no campeonato, já que no número de segundo lugares, Hamilton tinha um de vantagem. Dias após a prova final do campeonato, Alonso rompeu, "amigavelmente", seu contrato junto ao time britânico.
Retorno a Renault |
Em 2008, Alonso disputou o campeonato pela equipe Renault, marcando um retorno a equipe que defendeu nas campanhas vitoriosas de 2005 e 2006 e tendo como companheiro de equipe o brasileiro Nelson Angelo Piquet. Ao longo da temporada, conquistou três pódios, obtendo duas vitórias (Grande Prêmio de Singapura e Grande Prêmio do Japão) e um segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil.
Polêmica |
No GP de Cingapura, em 2008, uma tramoia foi traçada para beneficiar Alonso. Na ocasião, Flavio Briatore, o então chefe de equipe da Renault, pediu a Nelsinho Piquet, que batesse seu carro na volta quatorze, causando assim uma entrada do safety car, com isso, todos os pilotos fariam suas paradas para reabastecer. Fernando, fez sua parada na volta doze, uma jogada, que no momento parecia sem sentido, mas era parte do plano. Com o safety car na pista, todos os pilotos, inclusive Felipe Massa, que liderava a corrida, fizeram seus pitstops. Alonso tomou a liderança da corrida e venceu. O caso foi delatado por Nelsinho Piquet e seu pai, após Briatore anunciar, que Nelsinho não seria mais piloto da equipe. O caso foi julgado e Flávio Briatore, foi banido da Fórmula 1, Nelsinho foi absolvido por ser o delator, Pat Symonds (membro da equipe que participou do caso), foi suspenso da Fórmula 1 por cinco anos e Fernando Alonso, por falta de provas, foi absolvido.[16]
Ferrari |
Em 30 de setembro de 2009, Alonso foi anunciado como novo piloto da equipe italiana Ferrari para a temporada de 2010, assinando um contrato de três temporadas.[17][18]
No início da temporada 2010, no Grande Prêmio do Bahrein, Alonso venceu a primeira corrida defendendo a equipe italiana.[19][20] Na atual temporada, conseguiu outros três pódios, na Espanha,[21] no Canadá[22] e a polêmica vitória na Alemanha. Na ocasião, seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa tinha assumido a ponta na largada e liderado a maior parte da prova, entretanto a equipe julgou que o piloto espanhol era mais rápido e pediu a Felipe que cedesse a posição. Felipe o fez e Alonso venceu a prova. O ocorrido gerou muitas críticas, já que o regulamento proíbe "ordens de equipe que interfiram no resultado da corrida". A Ferrari foi multada em US$ 100 mil, além de o caso ter sido encaminhado ao Conselho Mundial da FIA onde será julgado e os acusados poderão sofrer outras penas.[23]
Fernando já havia se envolvido em grande polêmica durante o Grande Prêmio da China, quando, durante a vigésima terceira volta, quando o safety car entrou na pista após um acidente, Felipe Massa ia à frente para os boxes, mas o espanhol o ultrapassou na entrada dos pits e levou vantagem sobre o brasileiro gerando críticas e um clima tenso na equipe.[24]
O próprio Fernando descreveu sua fase na escuderia italiana como a "melhor de sua vida". Em 19 de maio de 2011, o espanhol renovou o contrato com a equipe até o fim de 2016.[25]
Em 2012, foi eleito o Piloto do Ano em votação realizada pela revista inglesa Autosport, que consultou os 12 dirigentes de equipes da Fórmula 1.[26]
Em abril de 2013, Alonso ironizou Felipe Massa, que iniciou uma temporada melhor que o companheiro. Segundo o espanhol, ao ser questionado sobre a possibilidade de ser ultrapassado pelo brasileiro nos cinco primeiros GPs do ano, “Estou muito estressado. Na verdade, praticamente não durmo desde a Austrália, só como arroz branco e meu cabelo está caindo. Um drama total.”[27]
A Ferrari anunciou em 20 de novembro de 2014 o fim de seu vínculo com Alonso ao término da temporada de 2014.[28]
Retorno a McLaren |
Em 11 de dezembro a McLaren anunciou o retorno de Alonso a equipe, confirmando também Jenson Button como seu companheiro de equipe.[29] Em um dos testes de pré-temporada, em 22 de fevereiro de 2015, sofreu um acidente na curva três do Circuito da Catalunha, sem grande dano ao carro.[30] O piloto permaneceu três dias internado até receber alta.[31] Entretanto, por recomendação médica, Alonso não participou da primeira prova da temporada de 2015 e foi substituído por Kevin Magnussen.
No Grande Prêmio da Hungria de 2017, chegou na sexta colocação anotando a volta mais rápida da prova, após grande atuação individual, o que resultou na melhor colocação de uma corrida da McLaren em 2017. Em 10 de junho de 2018 Alonso no Grande Prêmio do Canadá chegou aos 300 GPS tornando-se o 5º piloto com mais GPs na história da competição.[32]
Anunciou em 14 de agosto de 2018 que deixará a categoria ao fim da temporada.[33]
IndyCar Series e 24 Horas de Le Mans |
Em abril de 2017, Alonso e a McLaren anunciaram sua participação nas 500 Milhas de Indianápolis de 2017.[34] Alonso chegou a liderar a corrida por 27 voltas, porém quando faltava 21 voltas para o fim, teve que abandonar a corrida por problemas no motor. Mesmo abandonando a prova, ganhou o prêmio de Calouro do Ano da Indy 500.[35] Em outubro de 2017, confirmou sua participação nas 24 Horas de Daytona de 2018, como preparação para correr futuramente nas 24 Horas de Le Mans.[36]
Resultados |
Fórmula 1 |
Legenda: Corridas em negrito indicam pole position; corridas em itálico indicam volta mais rápida.
Temporada | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2001 | European Minardi F1 Team | Minardi PS01 | European Cosworth 3.0 V10 | AUS 12 | MAL 13 | BRA Ret | SMR Ret | ESP 13 | AUT Ret | MON Ret | CAN Ret | EUR 14 | FRA 17 | GBR 16 | ALE 10 | HUN Ret | BEL Ret | ITA 13 | EUA Ret | JAP 11 | 23º | 0 | ||||
2003 | Mild Seven Renault F1 Team | Renault R23 | Renault RS23 3.0 V10 | AUS 7 | MAL 3 | BRA 3 | SMR 6 | ESP 2 | AUT Ret | MON 5 | CAN 4 | EUR 4 | FRA Ret | GBR Ret | ALE 4 | HUN 1 | ITA 8 | EUA Ret | JAP Ret | 6º | 55 | |||||
2004 | Mild Seven Renault F1 Team | Renault R24 | Renault RS24 3.0 V10 | AUS 3 | MAS 7 | BHR 6 | SMR 4 | ESP 4 | MON Ret | EUR 5 | CAN Ret | EUA Ret | FRA 2 | GBR 10 | ALE 3 | HUN 3 | BEL Ret | ITA Ret | CHN 4 | JAP 5 | BRA 4 | 4º | 59 | |||
2005 | Mild Seven Renault F1 Team | Renault R25 | Renault RS25 3.0 V10 | AUS 3 | MAS 1 | BHR 1 | SMR 1 | ESP 2 | MON 4 | EUR 1 | CAN Ret | EUA DNS | FRA 1 | GBR 2 | ALE 1 | HUN 11 | TUR 2 | ITA 2 | BEL 2 | BRA 3 | JAP 3 | CHN 1 | 1º | 133 | ||
2006 | Mild Seven Renault F1 Team | Renault R26 | Renault RS26 2.4 V8 | BHR 1 | MAS 2 | AUS 1 | SMR 2 | EUR 2 | ESP 1 | MON 1 | GBR 1 | CAN 1 | EUA 5 | FRA 2 | ALE 5 | HUN Ret | TUR 2 | ITA Ret | CHN 2 | JAP 1 | BRA 2 | 1º | 134 | |||
2007 | Vodafone McLaren Mercedes | McLaren MP4-22 | Mercedes FO 108T 2.4 V8 | AUS 2 | MAS 1 | BHR 5 | ESP 3 | MON 1 | CAN 7 | EUA 2 | FRA 7 | GBR 2 | EUR 1 | HUN 4 | TUR 3 | ITA 1 | BEL 3 | JAP Ret | CHN 2 | BRA 3 | 3º | 109 | ||||
2008 | ING Renault F1 Team | Renault R28 | Renault RS27 2.4 V8 | AUS 4 | MAS 8 | BHR 10 | ESP Ret | TUR 6 | MON 10 | CAN Ret | FRA 8 | GBR 6 | ALE 11 | HUN 4 | EUR Ret | BEL 4 | ITA 4 | CIN 1 | JAP 1 | CHN 4 | BRA 2 | 5º | 61 | |||
2009 | ING Renault F1 Team | Renault R29 | Renault RS27 2.4 V8 | AUS 5 | MAS 11 | CHN 9 | BHR 8 | ESP 5 | MON 7 | TUR 10 | GBR 14 | ALE 7 | HUN Ret | EUR 6 | BEL Ret | ITA 5 | CIN 3 | JAP 10 | BRA Ret | ABU 14 | 9º | 26 | ||||
2010 | Scuderia Ferrari Marlboro | Ferrari F10 | Ferrari 056 2.4 V8 | BHR 1 | AUS 4 | MAL 13 | CHN 4 | ESP 2 | MON 6 | TUR 8 | CAN 3 | EUR 8 | GBR 14 | ALE 1 | HUN 2 | BEL 21† | ITA 1 | CIN 1 | JAP 3 | COR 1 | BRA 3 | EAU 7 | 2º | 252 | ||
2011 | Scuderia Ferrari Marlboro | Ferrari 150° Italia | Ferrari 056 2.4 V8 | AUS 4 | MAL 6 | CHN 7 | TUR 3 | ESP 5 | MON 2 | CAN Ret | EUR 2 | GBR 1 | ALE 2 | HUN 3 | BEL 4 | ITA 3 | CIN 4 | JAP 2 | COR 5 | IND 3 | EAU 2 | BRA 4 | 4º | 257 | ||
2012 | Scuderia Ferrari | Ferrari F2012 | Ferrari 056 2.4 V8 | AUS 5 | MAL 1 | CHN 9 | BHR 7 | ESP 2 | MON 3 | CAN 5 | EUR 1 | GBR 2 | ALE 1 | HUN 5 | BEL Ret | ITA 3 | CIN 3 | JAP Ret | COR 3 | IND 2 | EAU 2 | EUA 3 | BRA 2 | 2º | 278 | |
2013 | Scuderia Ferrari | Ferrari F138 | Ferrari 056 2.4 V8 | AUS 2 | MAL Ret | CHN 1 | BHR 8 | ESP 1 | MON 7 | CAN 2 | GBR 3 | ALE 4 | HUN 5 | BEL 2 | ITA 2 | CIN 2 | COR 6 | JAP 4 | IND 11 | EAU 5 | EUA 5 | BRA 3 | 2º | 242 | ||
2014 | Scuderia Ferrari | Ferrari F14 T | Ferrari 059/3 1.6 V6 | AUS 4 | MAL 4 | BHR 9 | CHN 3 | ESP 6 | MON 4 | CAN 6 | AUT 5 | GBR 6 | ALE 5 | HUN 2 | BEL 7 | ITA Ret | SIN 4 | JAP Ret | RUS 6 | EUA 6 | BRA 6 | EAU 9 | 6º | 161 | ||
2015 | McLaren-Honda | McLaren MP4-30 | Honda RA615H 1.6 V6 | AUS Les | MAL Ret | CHN 12 | BHR 11 | ESP Ret | MON Ret | CAN Ret | AUT Ret | GBR 10 | HUN 5 | BEL 13 | ITA 18† | SIN Ret | JAP 11 | RUS 11 | EUA 11 | MEX Ret | BRA 15 | EAU 17 | 17º | 11 | ||
2016 | McLaren-Honda | McLaren MP4-31 | Honda RA616H 1.6 V6 | AUS Ret | BHR Les | CHN 12 | RUS 6 | ESP Ret | MON 5 | CAN 11 | EUR Ret | AUT 18† | GBR 13 | HUN 7 | ALE 12 | BEL 7 | ITA 14 | SIN 7 | MAL 7 | JAP 16 | EUA 5 | MEX 13 | BRA 10 | EAU 10 | 10º | 54 |
2017 | McLaren Honda | McLaren MCL32 | Honda RA617H 1.6 V6 | AUS Ret | CHN Ret | BHR 14† | RUS DNS | ESP 12 | MON DNP | CAN 16† | AZE 9 | AUT Ret | GBR Ret | HUN 6 | BEL Ret | ITA 17 | SIN Ret | MAL 11 | JAP 11 | EUA Ret | MEX 10 | BRA 8 | EAU 9 | 15º | 17 | |
2018 | McLaren F1 Team | McLaren MCL33 | Renault R.E.18 1.6 V6 | AUS 5 | BHR 7 | CHN 7 | AZE 7 | ESP 8 | MON Ret | CAN Ret | FRA 16† | AUT 8 | GBR 8 | ALE 16† | HUN 8 | BEL Ret | ITA Ret | SIN 7 | RUS 14 | JAP 14 | EUA Ret | MEX Ret | BRA 17 | EAU 11 | 11º | 50 |
† Pilotos que não terminaram o Grande Prêmio mas foram classificados pois completaram 90% da corrida.
Mundial de Endurance |
Temporada | Equipe | Companheiros | Classe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2018-19 | Toyota Gazoo Racing | Sébastien Buemi Kazuki Nakajima | LMP1 | Toyota TS050 Hybrid | Toyota 2.4 L Turbo V6 (Hybrid) | SPA 1 | LMS 1 | SIL DSQ | FUJ 2 | SHA | SEB | SPA | LMS | 1º | 84 |
IndyCar Series |
Temporada | Equipe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2017 | McLaren-Honda-Andretti | Dallara DW12 | Honda | STP | LBH | ALA | PHX | IMS | INDY 24 | DET | DET | TXS | ROA | IOW | TOR | MDO | POC | GTW | WGL | SNM | 29º | 47 |
500 Milhas de Indianápolis |
Temporada | Chassis | Motor | Largada | Resultado | Equipe |
---|---|---|---|---|---|
2017 | Dallara | Honda | 5º | 24º | McLaren-Honda-Andretti |
WeatherTech SportsCar Championship |
Temporada | Equipe | Classe | Chassis | Motor | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Classificação | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2018 | United Autosports | P | Ligier JS P217 | Gibson GK428 4.2 L V8 | DAY 13 | SEB | LBH | MDO | DET | WGL | MOS | ELK | LGA | PET | 43º | 18 |
24 Horas de Daytona |
Temporada | Equipe | Companheiros | Carro | Classe | Voltas | Classificação | Geral |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2018 | United Autosports | Philip Hanson Lando Norris | Ligier JS P217-Gibson | P | 718 | 38º | 13º |
Referências
↑ UOL Esporte: Fórmula 1 2007 — Fernando Alonso
↑ «Fernando Alonso stats f1». statsf1
↑ ABC.es, Fernando Alonso, en brazos de Morfeo
↑ El Pais, Fernando Alonso se casa con Raquel del Rosario
↑ 20minutos, Raquel del Rosario no piensa tener hijos
↑ Reporte 360 (22 de dezembro de 2009). «Fernando Alonso y Raquel del Rosario desmienten su separación». Consultado em 16 de maio de 2010
↑ Fernando Alonso e Raquel del Rosario anunciam separação
↑ «'Nova namorada' de Alonso agita bastidores da Fórmula 1». iG. 4 de fevereiro de 2012. Consultado em 7 de fevereiro de 2012
↑ «Após boatos, Fernando Alonso nega estar namorando com modelo russa». globoesporte.com. 12 de fevereiro de 2012. Consultado em 17 de fevereiro de 2012
↑ Radiografía de Dasha Kapustina, el nuevo amor de Alonso
↑ «Alonso teria terminado namoro com Dasha Kapustina». Terra. 11 de dezembro de 2014. Consultado em 25 de julho de 2015
↑ «Exclusiva: El romántico reencuentro en Honduras de Fernando Alonso y Lara Álvarez» (em espanhol). ¡HOLA!. 29 de abril de 2015. Consultado em 25 de julho de 2015
↑ «Exclusiva en: Las imágenes de Fernando Alonso y Lara Álvarez celebrando juntos el el nuevo año» (em espanhol). ¡HOLA!. 7 de janeiro de 2015. Consultado em 25 de julho de 2015
↑ Lara Álvarez y Fernando Alonso: ruptura entre sospechas de deslealtad ABC — Gente & Estilo
↑ Linda Morselli: conoce a la novia del piloto Fernando Alonso Foto 1 de 18 | TV | Televisión | El Comercio Perú
↑ [1]
↑ «Alonso assina com a Ferrari e será companheiro de Massa». Consultado em 30 de setembro de 2009
↑ «Ferrari confirma contratação de Alonso por 3 anos». Consultado em 30 de setembro de 2009
↑ Alonso vence e Ferrari faz dobradinha no Bahrein Portal Terra
↑ Alonso vence na dobradinha da Ferrari no Bahrein Agência Estado
↑ Webber vence, e Alonso é o 2.º no GP da Espanha - Estadao.com.br
↑ Alonso se diz satisfeito com 3.º lugar no Canadá - Estadao.com.br
↑ FIA multa Ferrari, e polêmica do GP será julgada no Conselho Mundial | globoesporte.com
↑ Manobra de Alonso sobre Massa na China abre crise na Ferrari - O Globo
↑ «Fernando Alonso renova com a Ferrari até 2016». Terra
↑ «Chefes de equipe elegem Alonso como "piloto do ano" em 2012». Tazio
↑ "Não durmo desde a Austrália", ironiza Alonso sobre Massa
↑ «Thank you Fernando». Sítio oficial Ferrari. 20 de novembro de 2014
↑ «McLaren-Honda announces Fernando Alonso & Jenson Button for 2015» (em inglês). Sítio oficial McLaren. 11 de dezembro de 2014
↑ «Barcelona, dia 4 - acidente de Alonso assusta F-1, e Grosjean lidera tempos». Globo Esporte. 22 de fevereiro de 2015
↑ «Fernando Alonso deixa hospital após grave acidente em treino da Fórmula-1». O Globo. 25 de fevereiro de 2015
↑ «Fernando Alonso, 300 GPs de muita competência. E de incontáveis polêmicas». Globoesporte
↑ «McLaren acaba com mistério e informa que Alonso deixa F1 no fim da temporada 2018». Grandepremio. 14 de agosto de 2018. Consultado em 16 de agosto de 2018
↑ «Alonso está fora da abertura da temporada de Fórmula-1, no dia 15, na Austrália». O Globo. 3 de março de 2015
↑ «Alonso é escolhido o Novato do Ano nas 500 milhas de Indianápolis - Gazeta Esportiva». www.gazetaesportiva.com. Consultado em 5 de novembro de 2017
↑ «Alonso vai participar de corrida 24 Horas de Daytona». Terra
- Commons
- Commons
- Wikiquote
Ligações externas |
Sítio oficial (em castelhano)
Fernando Alonso (em inglês) em Driverdatabase
Fernando Alonso no Facebook
Fernando Alonso no Twitter
Fernando Alonso no Instagram
Precedido por Michael Schumacher | Campeão Mundial de Fórmula 1 2005—06 | Sucedido por Kimi Räikkönen |