Classic Controller


























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Classic Controller

Controlador de jogo

Wii-Classic-Controller-White.jpg

Fabricante

Nintendo
Conectividade

  • Bluetooth

Disponibilidade
19 de novembro de 2006

Dispositivos de entrada


  • 2 alavancas analógicas

  • Cruzeta (D-pad)

  • 10 botões digitais (dois botões abaixo das avalancas analógicas; controle tem um botão adicional para sincronização)

  • 4 gatilhos digitais


Sucessor

Wii U Pro Controller



O Classic Controller (Controle Clássico, traduzido literalmente para o português) é um controlador de jogo produzido pela empresa japonesa Nintendo. Sendo usado para poder jogar os jogos antigos lançados em outros consoles e os próprios jogos do Wii. Há ainda uma nova versão para o controle, Classic Controller Pro, que foi lançada em 20 de abril de 2010 nos Estados Unidos.




O "Classic Controller" plugado ao Wii Remote.


Durante a E3 2006, Nintendo introduziu o Controle Clássico (modelo número RVL-005), que pluga ao Wii Remote via uma corda em um estilo similar ao do Nunchuk.[1] Ele contém dois direcionais analógicos e dois botões extras no ombro: o botão ZL e os botões ZR, usados para replicar o botão Z encontrado no controle do Nintendo GameCube. A configuração toda é similar ao outros controles dos consoles maiores da sétima geração.


A corda do Controle Clássico vem de baixo ao invés do topo do controle (uma configuração partilhada pelo controle do Dreamcast). O controle Clássico contém fendas em suas costas, que se abrem por um botão retangular no topo do controle, presumidamente pela junção do controle com algo mais.[2] O popósito das fendas permanecem em segredo,[3] mas é comumente acreditado para ser usado com um clipe que junta o Wii Remote ao Controle Clássico, o possibilitando de tirar vantagem sobre o sensor de movimento do Wii Remote e capacidade rumble (o Controle Clássico não tem acelerômetro ou motor de vibração); a Nyko lançou tal clipe, em adição ao local de segurar e proteger e um lugar para guardar o cabo.[4] O corpo do Controle Clássico 65.7 mm de altura, 135.7 mm largura, e 26 mm de espessura.[1]




Classic Controller Pro.


O Controle Clássico não pode ser usado para jogar os jogos Nintendo GameCube de forma oficial (existe homebrew que permite a utilização). De acordo com a Nintendo Online Shop, o Controle Clássico só pode ser usado com os títulos do Virtual Console. Jogos específicos do Wii games tem sido desenvolvidos para funcionar com, entretanto. O controle do Nintendo GameCube pode ser usado ao invés do Controle Clássico para jogar muitos dos jogos do Virtual Console. Quando no Menu do Wii, a alavanca analogical esquerda toma conta do cursor quando o Wii Remote não é apontando na tela. O Controle Clássico pode navegar através da Mensagem do Painel, ajustando menus e Wii Shop Channel. Ela se torna inativa em todos outros canais, com exceção dos jogos do Virtual Console.


A Nintendo tinha previamente anunciado uma "proteção" para o controle que pareceria um controle de, freqüentemente referido como "expansão estilo clássica de controle."[5] Como descrito na época, o Wii Remote se encaixaria dentro da proteção, permitindo os jogadores a jogarem jogos usando o estilo tradicional de gamepad, enquanto permitia usar capacidade do sensor de movimento do Wii remote. Ele iria permitir controles similares ao do controle PlayStation 3. De acordo com Satoru Iwata, o controle seria para jogar "os jogos existentes, jogos do Virtual Console , e jogos multi-plataforma ."[6]




Controle Clássico do Super Famicom


O Controle Clássico apresenta duas alavancas analógicas, um D-pad, botões na face chamados a, b, x, e y, botões analógicos nos ombros L e R e dois botões Z (chamados ZL e ZR) próximos aos botões L e R, respectivamente. Também tem os botões -, Home, e + como os do Wii Remote, com - e + botões chamados 'Select' e 'Start', respectivamente.


Em Novembro de 2007, a Nintendo listou um Controle Clássico especial ao do Controle Clássico do Super Famicom como uma das escolhas para o pressente de 2007 do Club Nintendo para os membros platina.[7]



Ver também |



  • Wii

  • Wii Remote

  • Wii U Pro Controller



Notas e referências




  1. ab «Wiiの概要 コントローラ» 🔗 (em Japanese). Nintendo. Consultado em 9 de maio de 2006  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)


  2. Greenwald, Will (7 de dezembro de 2006). «ZDNet Nintendo Wii Classic Controller Review & Comparison». CNET. Consultado em 1 de janeiro de 2007 


  3. Sklens, Mike (10 de maio de 2006). «News Article: Wii 'Classic Controller' Revealed». Nintendo World Report. Consultado em 11 de maio de 2006 


  4. «IGN preview Nyko Wii classic Controller shell». IGN. 23 de fevereiro de 2007. Consultado em 24 de fevereiro de 2007 


  5. Gibson, Ellie (16 de setembro de 2005). «Jim Merrick Takes Control». Eurogamer. Consultado em 9 de maio de 2006 


  6. Satoru Iwata. «Tokyo Game Show 2005: TGS FORUM Keynote Speech». Consultado em 15 de março de 2006 


  7. Gantayat, Anoop (15 de novembro de 2007). «SNES Classic Controller for Wii». IGN. Consultado em 15 de novembro de 2007 





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