Darius Milhaud
Darius Milhaud | |
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Nascimento | 4 de setembro de 1892 Marseille, Aix-en-Provence |
Morte | 22 de junho de 1974 (81 anos) Genebra |
Cidadania | França |
Etnia | Judeu |
Alma mater | Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris |
Ocupação | compositor de música clássica, maestro, autobiógrafo, musicólogo, professor de música, músico de jazz, crítico de música, compositor, pianista, compositor de bandas sonoras, músico |
Empregador | Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris |
Movimento estético | música clássica |
Religião | Judaísmo |
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Darius Milhaud (Marselha, 4 de setembro de 1892 – Genebra, 22 de junho de 1974) foi um compositor e professor francês, um dos mais prolíficos do século XX. Sua obra é conhecida por conciliar o uso da politonalidade (múltiplas tonalidades ao mesmo tempo) e do jazz. Fez parte do influente Grupo dos Seis.
Índice
1 Biografia
1.1 Principais estudantes
2 Obras
2.1 Ópera
2.2 Balé
2.3 Orquestral
2.4 Concertante
2.5 Câmara
2.6 Piano
2.7 Vocal
3 Referências
4 Ligações externas
Biografia |
Milhaud nasceu na comuna francesa de Marselha, membro de uma família judaica. Estudou no Conservatório de Paris, onde conheceu seus colegas de composição Arthur Honegger e Germaine Tailleferre. Teve aulas de composição com Charles Widor e harmonia e contraponto com André Gédalge. Também estudou, de forma independente, com Vincent d'Indy. Ainda jovem, trabalhou como voluntário no Brasil, durante o período em que o poeta Paul Claudel era embaixador no país. Essa época marcou muito sua vida, refletindo-se em obras como a suíte de dança Saudades do Brasil ou a famosa peça Scaramouche. De 1917 a 1919 viveu no Rio de Janeiro como adido da Embaixada da França.
Em viagem aos Estados Unidos em 1922 ouviu pela primeira vez o jazz "autêntico" nas ruas do bairro de Harlem em Nova Iorque. A partir do ano seguinte passou a compor com influência do jazz, tendo completado La Création du monde ("A Criação do mundo"), um balé em seis cenas contínuas, com movimentos naquele estilo.[1]
Devido à Segunda Guerra Mundial, mudou-se para os Estados Unidos em 1940, só podendo retornar à França após sua libertação. Durante esses anos, lecionou no Mills College de Oakland, Califórnia.
Entre 1947 e 1971 alternou períodos de docência em Mills e no Conservatório de Paris até que, devido a sua saúde já debilitada que o mantinha preso a uma cadeira de rodas, acabou se aposentando. Morreu em Genebra, Suíça, aos 81 anos de idade.
Assim como seus contemporâneos Paul Hindemith, Bohuslav Martinů e Heitor Villa-Lobos, compunha muito rapidamente e de forma natural. Suas obras mais conhecidas são os balés Le Bœuf sur le toit e La Création du monde, a peça Scaramouche (em diferentes versões), e a suíte de dança Saudades do Brasil. Sua autobiografia é intitulada Notes sans musique ("Notas sem música"), mais tarde Ma vie heureuse ("Minha vida feliz").
Principais estudantes |
Lecionando no Mills College e no Conservatório de Paris, Darius Milhaud teve como alunos, entre outros:
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Obras |
As obras a seguir apresentadas representam apenas uma pequena fração de tudo o que Milhaud compôs: Sua lista de opera chega ao número 443. Também é importante ressaltar que Milhaud costumava fazer várias versões da mesma peça, como Scaramouche, que pode ser para saxofone e orquestra, saxofone e piano, dois pianos, clarinete e orquestra, etc.
Ópera |
La brebis égarée (1923)
Les malheurs d'Orphée (1926)
Le pauvre matelot (1927)
Christophe Colomb (1928)
Maximilien (1932)
L'opéra du gueux (1937)
Médée (1939), com texto de Madeleine Milhaud, sua prima e esposa
Bolivar (1943), com texto de Madeleine Milhaud
David (1955)
Fiesta (1958)
La mère coupable (1966), com texto de Madeleine Milhaud de Beaumarchais
Saint-Louis, roi de France (1972)
Balé |
L'Homme et son désir, op. 48, para quatro cantores (sem texto) e madeiras, percussão e cordas solistas
Le Bœuf sur le toit, op. 58 (1919)
La Création du monde, op. 81, para pequena orquestra (1923)
Orquestral |
- Doze sinfonias
- Seis pequenas sinfonias
- Suíte sinfônica Nº 2 – Protee, op. 57 (1919)
Serenade en trois parties, op. 62 (1920–1921)
Saudades do Brasil, op. 67b (1920–21, arranjo da versão para piano)
Suite provençale, op. 152b (1937)
Concertante |
Piano
Cinq Études pour piano et orchestre, op. 63 (1920)- 5 concertos para piano e orquestra (1933–1955)
Le Carneval d'Aix, op. 83b, fantasia para piano e orquestra (1926)
Cordas
- 3 concertos para violino e orquestra
- 2 concertos para viola e orquestra
- 2 concertos para violoncelo e orquestra
Scaramouche, para saxofone e orquestra (1937), para clarinete e orquestra (1939)
- I. Vif
- II. Modéré
- III. Brazileira
Concerto pour batterie et petit orchestre (concerto para percussão e pequena orquestra), op. 109
Concertino d'hiver, op. 327, para trombone e orquestra de cordas (1953)
Duo Concertant pour Clarinette et Piano (1956)- Concerto pour Clarinette et orchestre
Câmara |
- Cordas
Le Printemps, para violino e pequena orquestra
Première Sonate, para viola e piano- 18 quartetos de cordas (os de número 14 e 15 podem ser executados tanto separadamente quanto em conjunto, como um octeto de cordas)
3 études sur des thèmes du Comtat Venaissin (1973)- Homage a Igor Stravinsky
- Madeiras
Suite française, op. 248 (1944)
- 1. Normandie
- 2. Bretagne
- 3. Île de France
- 4. Alsace-Lorraine
- 5. Provence
West Point Suite, op. 313 (1954)
Deux Marches, op. 260 (1946)- Introduction et Marche funèbre
La Cheminée du Roi René (quinteto de madeiras)
Piano |
Printemps, (1915–1920)
Le bœuf sur le toit, para dois pianos (1919)
Saudades do Brasil, op. 67 (1920)
Scaramouche, para dois pianos (1941)- La muse menagere
- 2 sonatas
- Sonatina
Les Songes, para dois pianos
Vocal |
Machines agricoles, op. 56, para um cantor e sete instrumentos, com textos retirados de um catálogo de máquinas agrícolas (1919)
Catalogue des fleurs, op. 60, para um cantor e sete instrumentos (1920)
Chateau du feu, op. 337, cantata em memória dos judeus mortos pela Alemanha Nazi
Referências
↑ Milhaud – La création du monde: Pomona College, Department of Music, 1999.
Ligações externas |
- Obras de Milhaud no International Music Score Library Project
As Crônicas Bovinas – Como o boi subiu no telhado: Darius Milhaud e as fontes brasileiras de "Le Boeuf sur le Toit" de Daniella Thompson.