Steven Spielberg
Steven Spielberg | |
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Spielberg em 2017. | |
Nome completo | Steven Allan Spielberg |
Nascimento | 18 de dezembro de 1946 (72 anos) Cincinnati, Ohio |
Nacionalidade | norte-americano |
Fortuna | US$ 3,60 bilhões (2018)[1] |
Cônjuge | Amy Irving (c. 1985; div. 1989) Kate Capshaw (c. 1991) |
Filho(s) | 7 |
Ocupação | Cineasta, Produtor, Roteirista e Empresário |
Assinatura | |
Steven Allan Spielberg (Cincinnati, 18 de dezembro de 1946[2]) é um premiado cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e empresário norte-americano. Spielberg é o diretor que tem mais filmes na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute. É considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema.[3] Até o momento, o rendimento bruto de todos os seus filmes, em todo o mundo, é de mais de US$ 8,5 bilhões de dólares. A Forbes calcula a riqueza de Spielberg em US$ 3,6 bilhões de dólares.[1]
Spielberg venceu o Oscar de Melhor Diretor duas vezes por Schindler's List e Saving Private Ryan, também venceu o Oscar de Melhor Filme por Schindler's List. Suas obras mais conhecidas são Jaws, Close Encounters of the Third Kind, Raiders of the Lost Ark, E.T. the Extra-Terrestrial, Indiana Jones and the Temple of Doom, Indiana Jones and the Last Crusade, Jurassic Park, Schindler's List, Saving Private Ryan, Catch Me If You Can, War of the Worlds, Munich e Lincoln.
Índice
1 Biografia
1.1 A infância
1.2 Os primeiros passos
1.3 O início da carreira
1.4 A conquista do sucesso
1.5 Consagração da carreira
2 Vida pessoal
3 DreamWorks
4 Filmografia
4.1 Televisão
5 Premiações
5.1 Oscar
5.2 Prêmio Irving G. Thalberg
5.3 Globo de Ouro
5.4 Palma de Ouro
5.5 Prêmio César
6 Referências
7 Ligações externas
Biografia |
A infância |
Steven Spielberg é filho dos judeus Leah Posner Spielberg Adler, restauradora e pianista de concerto, e Arnold Spielberg, que era um engenheiro eletricista envolvido no desenvolvimento de computadores.[4] Nasceu na cidade de Cincinnati, mas morou grande parte da sua vida em Phoenix. Ainda criança foi para a Califórnia aos cuidados de Zalman e Pearl Segal após a separação de seus pais, enquanto suas três irmãs ficaram com a mãe no Arizona. Sendo o irmão mais velho de três irmãs, usava-as costumeiramente como cobaias em seus filmes caseiros. Assim como a grande maioria dos cineastas, começou a filmar com uma câmera super-8 ainda na sua infância. De família judaica, Spielberg sofria preconceito, muitas vezes dos próprios vizinhos.
Assim como outros talentos da área, Spielberg nunca foi um aluno aplicado. Na época de entrar para a faculdade não conseguiu vaga no curso de cinema da Universidade da Califórnia. Terminou por cursar literatura inglesa em outra escola.
Os primeiros passos |
Aos 13 anos de idade Spielberg venceu seu primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno. O filme tinha duração de 40 minutos e retratava fatos sobre guerra. Aos 16 fez seu primeiro filme em Super-8, chamado Firelight, que foi exibido em uma sala de teatro local que fora alugada por seu pai. No mesmo ano, 1963, fez sua estréia profissional com o curta-metragem Amblin, que conta a história de um casal de jovens que se encontram no deserto de Mojave. Este curta tinha duração de 24 minutos, foi exibido no Festival de Filmes de Atlanta e foi premiado em festivais importantes como o Festival de Veneza. Nessa época, o jovem e já premiado cineasta resolveu seguir carreira e tentou entrar no conceituado departamento de filmes da University of Southern California, onde não foi aceito, indo estudar na Universidade Estadual da Califórnia, onde fez cinco filmes.[5]
O início da carreira |
Após Amblin, Spielberg assinou um contrato com a Universal, onde teria a oportunidade de dirigir o seu primeiro longa-metragem em 1971, Encurralado (1972). Produzido para a televisão, fez tanto sucesso que acabou por ser lançado nos cinemas. Em pouco tempo passou a dirigir episódios de séries de televisão como Marcus Welby M.D. e Columbo, porém o sucesso da versão para o cinema de Encurralado impulsionou a carreira do diretor e o levou de volta aos cinemas.[5][6]
O seu próximo trabalho seria Louca Escapada (1974), filme elogiado pela crítica mas que teve um sucesso moderado de público. Esta produção marcou o início da parceria entre ele e o compositor John Williams.
Em 1975 Spielberg dirigiu aquela que é considerada a obra seminal dos blockbusters, Tubarão. O filme foi um sucesso de bilheteria, faturando mais de 100 milhões de dólares e conquistou plateias do mundo inteiro, em sua maioria jovens, com a trama sobre uma cidade litorânea aterrorizada por um tubarão gigante. A partir deste filme, os grandes estúdios passaram a investir no modelo que atraía multidões às salas de cinema do Hemisfério Norte durante o verão, instaurando um estilo moderno de super produção, com elevados custos de marketing e efeitos especiais.[6][7]
A trilha de Tubarão foi composta por seu amigo Williams, classificada inicialmente por Spielberg como uma "piada", até hoje é reconhecida e imitada. O filme teve outras continuações, nenhuma contou com a participação de Spielberg.
A conquista do sucesso |
Logo após o sucesso de Tubarão, praticamente todos os seus trabalhos foram sucesso. Em 1977, o lançamento de Contatos Imediatos de Terceiro Grau rendeu a Spielberg sua primeira indicação ao Oscar na categoria melhor diretor.[7]
Em 1979 dirigiu 1941 - Uma Guerra Muito Louca, trabalho que não rendeu muita popularidade, recendo bilheterias e críticas mistas; o filme era uma comédia sobre uma suposta invasão da Califórnia por japoneses após o ataque a Pearl Harbor. O fiasco só foi superado em 1981, quando o diretor emplacou Os Caçadores da Arca Perdida, através da conciliação de entretenimento com qualidade artística. Este filme lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar, mas Spielberg não venceu. O filme protagonizado por Harrison Ford e produzido por George Lucas, firmou Spielberg entre os maiores diretores de Hollywood. O filme ainda teve três sequências, Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).[7]
Em 1982, sua consagração definitiva veio com o lançamento de E.T, o Extraterrestre, que registrou a maior arrecadação da história do cinema até então, e rendeu uma nova indicação ao Oscar. Mas, novamente ele não o conquistou.[7]
Em 1985, com A Cor Púrpura, conseguiu provar para a crítica que também era capaz de fazer filmes dramáticos; com Whoopi Goldberg no elenco, o filme recebeu 11 indicações ao Oscar. Spielberg experimentou um projeto mais maduro e controverso que seguiu na mesma linha, em 1987, com o lançamento de O Império do Sol.[7][8]
Em 1989 dirigiu Além da Eternidade, recendo críticas mistas e bilheteria moderada. Seu sucesso comercial seguinte ocorreria somente em 1991, com Hook - A volta do Capitão Gancho, apesar de ter sido recebida com frieza pela crítica.[7] Em 1993 ele entrou em negociação com a Universal para produzir o filme The Cure, mas desistiu do projeto quando a produtora não aceitou as alterações que ele exigiu no roteiro.[9]
Consagração da carreira |
Em 1993, dois filmes do diretor lotaram as salas de cinema em todo o mundo. O primeiro, Jurassic Park, voltou a quebrar recordes e se tornou o maior fenômeno de bilheteria do cinema até aquela data. Já o segundo era um projeto de valor pessoal, A Lista de Schindler, que retratava o martírio dos judeus na Segunda Guerra Mundial. Foi por este último que Spielberg finalmente conseguiu a sua primeira estatueta do Oscar como Melhor Diretor.[7]
Neste momento, Spielberg já tinha sua carreira consagrada o que lhe proporcionou a conquista de um novo objetivo fundando a DreamWorks SKG em sociedade com Jeffrey Katzenberg, da Disney, e David Geffen, proprietário da gravadora Geffen Records. Até então Hollywood não testemunhava o surgimento de um novo grande estúdio havia 75 anos.[7]
Foi com o filme Amistad, de 1997, que Spielberg inaugurou suas produções pela Dreamworks, mas neste mesmo ano o filme que arrebatava as bilheterias era Titanic o que fez com que o filme obtivesse um fraquíssimo desempenho nas bilheterias.[7] A recuperação veio no ano seguinte, com O Resgate do Soldado Ryan. Mais uma vez Spielberg utilizava o tema da segunda grande guerra, revelando a sensibilidade do diretor de origem judaica com o tema. Esta ligação de Spielberg com a segunda guerra é forte, já que a avó de Spielberg sobreviveu a um campo de concentração na Polônia, e o pai serviu o exército durante a guerra, no sudeste asiático. Por este filme, Spielberg foi premiado com um segundo Oscar de melhor diretor.[7]
O longa seguinte, A.I. - Inteligência Artificial, não agradou muito a crítica, mas foi bem recebido pelos fãs do diretor. No ano seguinte em 2002, Spielberg se recuperou com Minority Report e Prenda-me se For Capaz, aclamados pela crítica e pelo público.[10][11] Seus lançamentos seguintes, O Terminal, de 2004 e a ficção científica Guerra dos Mundos de 2005, dividiram as opiniões dos fãs e críticos, sendo que ambos concordaram que o segundo foi abaixo do que se esperar de um diretor do porte de Spielberg. Ainda em 2005, Steven Spielberg, continuando a alternar entre blockbusters e produções consideradas mais "sérias", com grandes temas, lançou Munique, sobre a caçada aos assassinos de onze atletas da delegação israelense durante os Jogos Olímpicos de 1972. Por este filme, foi indicado ao Oscar de Melhor Direção.[7]
Spielberg também obteve sucesso como produtor. A lista é extensa, mas alguns dos filmes mais conhecidos são: Poltergeist (1982), Gremlins (1984), Os Goonies (1985), a trilogia De Volta Para o Futuro e MIB - Homens de Preto (1997).
Vida pessoal |
É casado com a atriz Kate Capshaw. Tem seis filhos, um dele com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving. Capshaw protagonizou o filme Indiana Jones e o Templo da Perdição, um filme de Spielberg.
DreamWorks |
No início de 2006 Spielberg vendeu a DreamWorks para o estúdio Paramount, mas manteve-se como seu principal executivo. Em setembro de 2008, a DreamWorks, a Viacom Inc. e a Universal Pictures foram acusadas de infringir os direitos autorais e quebrar um contrato por produzirem Paranóia sem a permissão dos detentores dos direitos da trama, segundo o processo, Spielberg, fundador da Dreamworks, é citado como réu. O filme obteve cerca de 80 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas.
De acordo com o processo, aberto pela Sheldon Abend Revocable Trust, a base do filme de Hitchcock (Janela Indiscreta) foi Assassinato de uma Janela, conto de Cornell Woolrich. Hitchcock e o ator James Stewart obtiveram os direitos de adaptação da história para os cinemas em 1953. O processo alega que a DreamWorks deveria ter feito o mesmo.
Filmografia |
Ano | Trabalhos | Creditado como | ||||
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Diretor | Produtor Executivo | Editor e Supervisor de Texto | Ator | Papel | ||
1964 | Firelight | Sim | Sim | |||
1968 | Amblin' | Sim | Sim | |||
1971 | Duel | Sim | ||||
1974 | The Sugarland Express | Sim | Sim | |||
1975 | Tubarão (Jaws) | Sim | ||||
1977 | Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind) | Sim | Sim | |||
1978 | I Wanna Hold Your Hand | Sim | ||||
1979 | 1941 | Sim | ||||
1980 | The Blues Brothers | Sim | Funcionário de Cook County | |||
Used Cars | Sim | |||||
1981 | Continental Divide | Sim | ||||
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark) | Sim | |||||
1982 | E.T. - O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial) | Sim | Sim | |||
Poltergeist | Sim | Sim | Sim | |||
1983 | Twilight Zone: The Movie | Sim | Sim | |||
1984 | Gremlins | Sim | Sim | Homem na cadeira de rodas | ||
Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom) | Sim | |||||
Room 666 | Sim | ele próprio | ||||
1985 | De Volta para o Futuro | Sim | ||||
A Cor Púrpura (The Color Purple) | Sim | |||||
Goonies | Sim | Sim | ||||
Young Sherlock Holmes | Sim | |||||
1986 | An American Tail | Sim | ||||
The Money Pit | Sim | |||||
1987 | *batteries not included | Sim | ||||
Império do Sol (Empire of the Sun) | Sim | Sim | ||||
Harry and the Hendersons | Sim | |||||
Innerspace | Sim | |||||
1988 | The Land Before Time | Sim | ||||
Who Framed Roger Rabbit | Sim | |||||
1989 | Always | Sim | Sim | |||
De Volta para o Futuro II | Sim | |||||
Dad | Sim | |||||
Querida, Encolhi as Crianças | Sim | |||||
Indiana Jones e a Última Crusada (Indiana Jones and the Last Crusade) | Sim | |||||
1990 | Arachnophobia | Sim | ||||
De Volta para o Futuro III | Sim | |||||
Gremlins 2: The New Batch | Sim | |||||
Joe Versus the Volcano | Sim | |||||
Roller Coaster Rabbit | Sim | |||||
1991 | A Wish for Wings That Work | Sim | ||||
An American Tail: Fievel Goes West | Sim | |||||
Cape Fear | Sim | |||||
Hook | Sim | |||||
Listen Up!: The Lives of Quincy Jones | Sim | ele próprio | ||||
Tiny Toon Adventures: How I Spent My Vacation | Sim | |||||
1992 | The Magical World of Chuck Jones | Sim | ele próprio | |||
1993 | Jurassic Park | Sim | Sim | |||
A Lista de Schindler | Sim | Sim | ||||
We're Back! A Dinosaur's Story | Sim | |||||
1994 | The Flintstones | Sim | ||||
1995 | Casper | Sim | ||||
Survivors of the Holocaust | Sim | |||||
1996 | AFI Lifetime Achievement Awards: Clint Eastwood | Sim | ele próprio | |||
Balto | Sim | |||||
The Universal Story | Sim | ele próprio | ||||
Twister | Sim | |||||
1997 | Amistad | Sim | Sim | |||
MIB - Homens de Preto | Sim | |||||
O Mundo Perdido: Jurassic Park (The Lost World: Jurassic Park) | Sim | |||||
1998 | O Resgate do Soldado Ryan | Sim | Sim | |||
The Last Days | Sim | |||||
A Máscara do Zorro | Sim | |||||
Deep Impact | Sim | |||||
1999 | Forever Hollywood | Sim | ele próprio | |||
The Last Movie: Stanley Kubrick & "Eyes Wide Shut" | Sim | |||||
Wakko's Wish | Sim | |||||
2000 | Chuck Jones: Extremes and Inbetweens - A Life in Animation | Sim | ||||
Shooting War | Sim | |||||
2001 | A.I. Inteligência Artificial | Sim | Sim | Sim | ||
Jurassic Park III | Sim | |||||
Price for Peace: From Pearl Harbor to Nagasaki | Sim | |||||
Stanley Kubrick: A Life in Pictures | Sim | ele próprio | ||||
Vanilla Sky | Sim | Convidado na festa de David Aames | ||||
2002 | Austin Powers in Goldmember | Sim | ele próprio | |||
Prenda-me Se For Capaz | Sim | Sim | ||||
Broken Silence | Sim | |||||
MIB - Homens de Preto 2 | Sim | |||||
Minority Report | Sim | |||||
2003 | Double Dare | Sim | ele próprio | |||
2004 | Cecil B. DeMille: American Epic | Sim | ||||
Imaginary Witness: Hollywood and the Holocaust | Sim | |||||
The Cutting Edge: The Magic of Movie Editing | Sim | |||||
O Terminal | Sim | Sim | ||||
2005 | Boffo! Tinseltown's Bombs and Blockbusters | Sim | ele próprio | |||
Memórias de uma Gueixa | Sim | |||||
Munique | Sim | Sim | ||||
A Lenda do Zorro | Sim | |||||
Guerra dos Mundos | Sim | |||||
Directed by John Ford | Sim | ele próprio | ||||
2006 | Flags of Our Fathers | Sim | ||||
I Only Wanted to Live | Sim | |||||
Letters from Iwo Jima | Sim | |||||
Monster House | Sim | |||||
Searching for Orson | Sim | |||||
The Shark Is Still Working | Sim | ele próprio | ||||
2007 | Fog City Mavericks: The Filmmakers of San Francisco | Sim | ||||
Spielberg on Spielberg | Sim | |||||
Transformers | Sim | |||||
2008 | Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull) | Sim | ||||
Eagle Eye | Sim | |||||
2009 | The Trial of the Chicago 7 | Sim | ||||
Transformers: Revenge of the Fallen | Sim | |||||
The Lovely Bones | Sim | |||||
2010 | True Grit | Sim | ||||
Além da Vida | Sim | |||||
2011 | Transformers: O Lado Oculto da Lua | Sim | ||||
Eu Sou o Número Quatro | Sim | |||||
As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne | Sim | |||||
Cavalo de Guerra | Sim | Sim | ||||
Super 8 | Sim | |||||
2012 | Lincoln | Sim | Sim | |||
2015 | Jurassic World | Sim | ||||
Ponte de Espiões (Bridge of Spies) | Sim | Sim | ||||
2016 | O Bom Gigante Amigo (The BFG) | Sim | Sim | |||
2017 | The Post | Sim | Sim | |||
2018 | Ready Player One | Sim |
Televisão |
Night Gallery (1969, 1971)
- segmento B do piloto "Eyes" [foi ao ar em 8 de novembro de 1969] (30 min)
- ep. 4, seg. A "Make Me Laugh" [foi ao ar em 6 de janeiro de 1971] (30 min)
Marcus Welby, M.D. (1970) ep. 1-27 "The Daredevil Gesture" (60 min) [foi ao ar em 17 de março de 1970]
The Name of the Game (1971) ep. 3-16 "L.A. 2017" (90 min) [foi ao ar em 15 de janeiro de 1971]
The Psychiatrist (1971)
- ep. 1-2 "The Private World of Martin Dalton" (60 min) [foi ao ar 10 de fevereiro de 1971
- ep. 1-6 "Par for the Course" (60 min) [foi ao ar em 10 de março de 1971]
- ep. 1-2 "The Private World of Martin Dalton" (60 min) [foi ao ar 10 de fevereiro de 1971
- (lançado em VHS como The Visionary com a inclusão de outro episódio)
Columbo (1971) ep. 1-1 "Murder By the Book" (90 min) [foi ao ar em 15 de setembro de 1971]
Owen Marshall: Counselor At Law (1971) ep. 1-3 "Eulogy for a Wide Receiver" (60 min) [foi ao ar em 30 de setembro de 1971]
Duel (1971) (filme para a televisão, 90 min) [foi ao ar em 13 de novembro de 1971]
Something Evil (1972) (filme para a televisão, 90 min) [foi ao ar em 21 de janeiro de 1972]
Savage (1973) (filme para a televisão, 90 min) [foi ao ar em 31 de março de 1973]
Strokes of Genius (série de televisão, 1984, segmentos introdutórios apresentados por Dustin Hoffman) [foi ao ar em maio de 1984]
Amazing Stories (1985)
- episódio 1-1 "Ghost Train" (30 min) [foi ao ar em 6 de outubro de 1985]
- episódio 1-5 "The Mission" (60 min) [foi ao ar em 3 de novembro de 1985] (parte de Amazing Stories: Book One)
Under the Dome (2013)
Premiações |
É um dos cinco diretores em vida (junto com Clint Eastwood, Oliver Stone, Ang Lee e Alejandro González Iñárritu) a ter ganho dois Oscares por melhor diretor.
Oscar |
- 1993 - Melhor Diretor e Melhor Filme - A Lista de Schindler
- 1998 - Melhor Diretor - O Resgate do Soldado Ryan
- Indicações
- Melhor Diretor
- 1977 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau
- 1981 - Os Caçadores da Arca Perdida
- 1982 - E.T. - O Extraterrestre
- 2005 - Munique
- 2013 - Lincoln
- 1977 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau
- Melhor Filme
- 1982 - E.T. - O Extraterrestre
- 1985 - A Cor Púrpura
- 1998 - O Resgate do Soldado Ryan
- 2005 - Munique
- 2012 - Cavalo de Guerra
- 2013 - Lincoln
- 1982 - E.T. - O Extraterrestre
Prêmio Irving G. Thalberg |
- 1987 - concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Globo de Ouro |
Melhor Diretor
- 1994 - A Lista de Schindler
- 1999 - O Resgate do Soldado Ryan
- 1994 - A Lista de Schindler
Prémio Cecil B. DeMille
- 2009 - Pelo conjunto da obra
Melhor Filme de Animação
- 2011 - As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne
- 2011 - As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne
- Indicações
- 1976 - Tubarão
- 1978 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau (também na categoria de Melhor Roteiro)
- 1981 - Os Caçadores da Arca Perdida
- 1982 - E.T. - O Extraterrestre
- 1985 - A Cor Púrpura
- 1997 - Amistad
- 2001 - A.I. - Inteligência Artificial
- 2005 - Munique
- 2012 - Cavalo de Guerra
- 2013 - Lincoln
Palma de Ouro |
- Melhor Roteiro, no Festival de Cannes
- 1974 - Louca Escapada
- 1974 - Louca Escapada
Prêmio César |
- 1995 - prêmio honorário por seus serviços prestados ao cinema.
Referências
↑ ab «Billionaire List». Forbes (em inglês). Forbes.com. Consultado em 1 de março de 2010
↑ McBride, Joseph (1997). Steven Spielberg. [S.l.]: Faber and Faber. p. 37. ISBN 0-571-19177-0
↑ The cinema of Steven Spielberg: Empire of light. Nigel Morris. Wallflower Press. 2007
↑ «Steven Spielberg Biography (1947?–)» (em inglês). Filmreference.com. Consultado em 15 de janeiro de 2008
↑ ab «Steven Spielberg – Biografia». WEBCINE. Webcine.com.br. 2012. Consultado em 8 de janeiro de 2012
↑ ab BIOGRAFÍAS Y VIDAS (2004). «Steven Spielberg. Sítio Biografías y Vidas» (em espanhol). Biografiasyvidas.com. Consultado em 9 de janeiro de 2012
↑ abcdefghijk IMOLENE, Rafael (2008). «"Biografia: Steven Spielberg". Sítio Omelete». Omelete. Consultado em 8 de janeiro de 2012
↑ FARIA, Caroline (2008). «Steven Spielberg. Sítio Info Escola». Infoescola.com. Consultado em 9 de janeiro de 2011
↑ Jess Cagle (18 de abril de 1995). «HEADACHES OVER 'THE CURE'». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 24 de junho de 2015
↑ «Minority report» (em inglês). Rottentomatoes.com
↑ «Catch me if you can» (em inglês). Rottentomatoes.com
Ligações externas |
Steven Spielberg (em inglês) no Internet Movie Database