Storyteller









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Storyteller é um sistema de jogabilidade RPG criado por Mark Rein*Hagen, da editora estadunidense White Wolf que utiliza o sistema D10 (dados de dez faces). Seu sistema é extremamente interpretativo, cujo principal objetivo é a geração de crônicas (histórias). Seu cenário mais famoso é o Mundo das Trevas. Seu sucessor comercial é o Storytelling.



History |



Sistema Storyteller |


Enquanto estava no caminho para Gen Con '90, Mark Rein · Hagen surgiu sobre a idéia de um novo design de jogo que se tornaria "Vampire: The Masquerade . Tom Dowd, co-designer de Shadowrun , trabalhou com o Rein-Hagen para adaptar a mecânica do núcleo do sucesso do seu jogo anterior para usar d10 em vez de d6 para calcular a probabilidade.[1]


Ao longo dos anos seguintes, vários jogos foram publicados sob este conjunto de regras




  • Vampire: The Masquerade (1991)[2]


  • Werewolf: The Apocalypse (1992)[3]


  • Mage: The Ascension (1993)[4]


  • Street Fighter: The Storytelling Game (1995)[5]


  • Wraith: The Oblivion (1996)[6]


  • Changeling: The Dreaming (1997)[7]


  • Kindred of the East (1998)[8]


  • Hunter: The Reckoning (1999)[9]


  • Trinity (1999)[10]


  • Exalted (2001)[11]


  • Mummy: The Resurrection (2001)[12]


  • Demon: The Fallen (2002)[13]


  • Orpheus (2003)[14]


  • Vampire: The Masquerade, 20th Anniversary Edition (2011)

  • Werewolf: The Apocalypse, 20th Anniversary Edition (2013)

  • Mage: The Ascension, 20th Anniversary Edition (2014)


O "Sistema Storyteller" foi descontinuado em 2003, depois de concluida a construção do metaplote desde Vampire: The Masquerade. Foi substituído pelo "Sistema Storytelling", um conjunto de regras mais racionalizado. O Storytelling System estreou em The World of Darkness em 2004.[15]





















































































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  1. Appelcline, Shannon (1 de fevereiro de 2007). «A Brief History of Game #11: White Wolf, Part One: 1986-1995». RPGnet. Skotos Tech Inc. Consultado em 16 de setembro de 2007 


  2. Wieck, Stewart; Stevens, Lisa (1991). Vampire: The Masquerade. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 0-9627790-6-7 


  3. Campbell, Brian (1992). Werewolf: The Apocalypse. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-365-0 


  4. Wieck, Stewart (1993). Mage: The Ascension. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-065-1 


  5. Wieck, Steve (1995). Street Fighter: The Role-Playing Game. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-118-6 


  6. Dansky, Richard (1996). Wraith: The Oblivion. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-600-5 


  7. Lemke, Ian (1997). Changeling: The Dreaming. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-716-8 


  8. Achilli, Justin (1998). Kindred of the East. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-232-8 


  9. Baugh, Bruce; McCoy, Angel (1999). Hunter: The Reckoning. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-735-4 


  10. Bates, Andrew; Baugh, Bruce (1999). Trinity. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-622-6 


  11. Grabowski, Geoffrey C. (2001). Exalted. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-56504-623-4 


  12. Hubbard, Conrad; Chambers, John (2001). Mummy: The Resurrection. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-58846-203-X 


  13. Rein·Hagen, Mark (2002). Demon: The Fallen. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-58846-750-3 


  14. Armor, Bryan (2003). Orpheus. [S.l.]: White Wolf, Inc. ISBN 1-58846-600-0 


  15. Appelcline, Shannon (7 de fevereiro de 2007). «A Brief History of Game #12: White Wolf, Part Two: 1993-Present». RPGnet. Skotos Tech Inc. Consultado em 16 de setembro de 2007 








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