Turma da Mônica Jovem





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Turma da Mônica Jovem

Turma da Mônica Jovem.jpg

País de origem

 Brasil
Língua de origem

Português
Editora(s)

Estúdios Mauricio de Sousa e Panini Comics/Planet Manga
Periodicidade
Mensal
Formato de publicação
16 x 21,3 cm[1]
Encadernação

Brochura
Primeira edição
"Eles cresceram!"
Lançada em
agosto de 2008
Público alvo

Adolescente
Género(s)

Aventura, Romance, Comédia, Ação, Terror, Mistério e Suspense
Autor(es)

Mauricio de Sousa
Desenho
Capa: Zazo Aguiar (da Edição 00 até 77)
Dennis Oyafuso

Miolo por: José Aparecido Cavalcante
Jairo Alves dos Santos
Lino Paes
Roberta Pares
Daniel Mallzhen
Dennis Oyafuso


Colorista(s)
Diogo Nascimento

Personagens principais

Mônica
Cebola
Cascão
Magali
Número de páginas

132 páginas

Adaptação
Emerson Abreu
Flávio Teixeira de Jesus
Marcelo Cassaro
Petra Leão
Edson Itaborahy
Daniela Nascimento
Wagner Bonilla


Site oficial

Página Oficial



Turma da Mônica Jovem é uma publicação mensal dos Estúdios Mauricio de Sousa lançada em agosto de 2008. Trata-se de uma releitura dos personagens da Turma da Mônica em versões adolescentes, em traços e linguagem que remetem aos mangás japoneses e histórias que buscam dialogar com o público pré-adolescente. Com edições que já chegaram a atingir tiragens superiores a 500 mil exemplares, é uma das séries de histórias em quadrinhos mais vendidas no mundo.[2]


Em janeiro de 2019, a a série passou a ser publicada nos Estados Unidos pela editora Papercutz com o título "Monica Adventures".[3]




Índice






  • 1 Enredo


  • 2 Personagens Principais


    • 2.1 Mônica


    • 2.2 Cebola


    • 2.3 Cascão


    • 2.4 Magali




  • 3 Edições


    • 3.1 Divisão por 'Séries'




  • 4 Roteiristas


    • 4.1 1ª Série (2008-2016)


    • 4.2 2ª Série (2016-presente)




  • 5 Série Animada


    • 5.1 Aparições da Turma da Mônica Jovem em Animação




  • 6 Filmes


    • 6.1 Turma da Mônica Jovem: O Filme


    • 6.2 Turma da Monica - Laços: O Filme




  • 7 Ver também


  • 8 Referências


  • 9 Ligações externas





Enredo |


A série se passa sete anos à frente da Turma da Mônica tradicional original, servindo como uma concepção do futuro dos personagens, agora na faixa dos 16 anos. Em um Bairro do Limoeiro que mescla referências típicas do jovem atual com novidades ainda longe da realidade, como viagens espaciais, traquitanas hipertecnológicas, supervilões e organizações secretas - como a misteriosa DI.NA.MI.CA, que controla assuntos fora do controle humano - os quatro amigos inseparáveis que viveram tantas aventuras quando crianças hoje conciliam suas aventuras com as responsabilidades do colégio, dramas da idade mais complicada da vida e as inevitáveis confusões amorosas que todo jovem acaba tendo que enfrentar em algum momento da vida. Mônica, Cebola, Cascão e Magali ainda são os mesmos que todos conhecemos, mas como toda criança que vira adolescente, "cresceram e estão diferentes".



Personagens Principais |


Ver também: Participações especiais de Turma da Mônica Jovem

Ver também: Personagens de Turma da Mônica Jovem


Mônica |


Linda, alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, Mônica se tornou uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre luta até o fim quando quer algo. Apesar de ainda ser geniosa, sempre está disposta a ajudar seus amigos às vezes até deixando seu próprio bem-estar de lado para isso. Não esconde seu grande amor pelo Cebola, seu antigo amigo-rival de infância. Sua insegurança, no entanto, já a levou a criar desafetos por puro ciúmes, como a tímida Irene, única garota do bairro com a qual não consegue firmar uma amizade. Após uma relação de idas e vindas agravada pelos planos de Cebola de "derrotá-la", Mônica começou a namorar outro amigo de infância, Do Contra, em um arco iniciado na edição 68 e que chegou ao fim na edição 96. Atualmente Mônica e Cebola reataram o namoro na edição 100.



Cebola |


Esperto e muito inteligente, Cebolácio Júnior Menezes da Silva, vulgo "Cebola", hoje rejeita seu apelido de infância. Mesmo assim, vive sendo chamado amigavelmente de careca por seu amigo Cascão, mesmo não tendo mais apenas seus característicos cinco fios de cabelo. Mesmo após tratar sua dislalia com um fonoaudiólogo, ainda costuma trocar as letras quando fica nervoso - especialmente quando precisa encarar Mônica, cuja competição de infância se transformou em amor e flertou com o namoro por várias vezes. Tem a meta pessoal de "dominar o mundo" com seus planos, mas acreditava que apenas terá a confiança necessária para namorara a Mônica quando conseguisse derrotar a mesma, para assim poder sentir-se merecedor do amor de sua amiga. Tem o péssimo hábito de tirar conclusões precipitadas sobre as coisas, como achar que o beijo da Mônica e DC que aconteceu na edição 68 era um plano infalível da Mônica para deixá-lo enciumado e assim finalmente faze-lo voltar namorar com ela. Atualmente Cebola retornou o namoro com a Mônica na edição 100.



Cascão |


Cássio Marques de Araújo, ou apenas Cascão é um menino esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, Cascão não é mais o menino mais sujinho do mundo e, mesmo a contragosto, quebrou sua invencibilidade à água, mantendo um padrão de higiene razoável. Adotou um estilo street em seu vestuário e adora praticar esportes radicais,como por exemplo o Parkour, no qual é especialista como aparece na edição 10. Além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centroavante. Nerd de carteirinha, é fã de quadrinhos e ficção científica - em especial do super-herói Cosmo-guerreiro, assunto do qual se tornou uma autoridade, conhecendo todos os episódios de cor. Ainda grande parceiro e confidente de Cebola em suas empreitadas, não costuma dar tanta atenção pra seu namoro com Maria Cascuda, com quem está sempre em conflito.



Magali |


Carinhosa, meiga e aficionada por gatos, Magali ainda é a melhor amiga de Mônica e pensa muito em comida, mas não se limita mais à mera gulodice de criança. Hoje mais controlada, segue uma reeducação alimentar para manter-se saudável. Ainda mantém seu namoro com Quinzinho, o filho do padeiro - embora tenha desenvolvido nos últimos anos uma paixão platônica por Rubens, seu professor de ciências, e já tenha esboçado uma quedinha pontual pelo seu velho amigo Cascão em um momento de fraqueza. Desde os eventos narrados na edição 63, Magali começou a manifestar poderes até então adormecidos de bruxa, herdando as expertises de sua Tia Nena sem se dar conta. Imaginativa e prestativa, nunca deixa de se preocupar com seus amigos, buscando ajudá-los sempre com o que pode oferecer - nem que seja apenas um ombro amigo e uma palavra de amizade.



Edições |


Ver também: Lista de edições de Turma da Mônica Jovem

Ver também: Lista de edições da Supersaga do Fim do Mundo

Lançada nas bancas sempre no último fim de semana de cada mês, as edições costumam trazer tramas completas em 120 páginas, com raras concessões a arcos de duas a quatro edições. Seguindo as convenções do "Estilo Mangá", as histórias costumam ser publicadas em preto-e-branco, em encadernações brochura de 16 x 21 cm. Cada edição ainda acompanha um editorial assinado por Mauricio de Sousa (Fala, Mauricio), que costuma refletir sobe temas abordados na trama do mês ou mesmo trazer novidades sobre a publicação.


Na contramão das demais publicações dos Estúdios Mauricio de Sousa, que não costumavam creditar de forma direta os profissionais responsáveis por cada história, Turma da Mônica Jovem sempre traz em seu expediente a relação da equipe criativa de cada edição. A roteirista Petra Leão foi por um bom tempo responsável pelo texto da maioria das edições, ao lado de Marcelo Cassaro (responsável pelo layout de seus roteiros), elaborando tramas sob a aprovação prévia de Mauricio e sua equipe. Somente em 2015, as histórias passaram a ser creditadas na linha tradicional.[4]


No entanto, desde setembro de 2014, a partir do bastante comentado arco de histórias "Umbra" de Emerson Abreu, a revista passou a adotar de forma mais contundente o rodízio de roteiristas, no qual os três autores mais frequentes neste período - Emerson, Petra e Cassaro - passaram a desenvolver arcos paralelos de histórias que se influenciam de forma periférica, cada qual seguindo seu próprio estilo.


Os roteiros de Petra Leão desenvolvem a vida escolar e os conflitos amorosos entre os personagens centrais da turma, tanto através de histórias fechadas quanto por pequenos arcos. Responsável por escrever a maioria dos pontos-chaves da vida amorosa de Mônica e Cebola na primeira coleção (pedido de namoro em "Quer Namorar Comigo?", rompimento em "A Decisão" e reconciliação em "Eles Voltaram!"), os roteiros de Petra formam o cânone principal seguido pelos demais roteiristas.


Já as histórias de Emerson Abreu obedecem uma mitologia própria de acontecimentos que mesclam suspense, terror e comédia, sempre dentro da chamada "Supersaga do Fim do Mundo" que está em sua segunda temporada. A trama da "Supersaga", que teve inicio em "Sombras do Passado", tem como principal enredo, o mistério de quem é a "Serpente".


Finalmente, os textos de Marcelo Cassaro usam de referências de ficção científica e fantasia para complementar histórias que dialogam com o cotidiano da turma.


Flávio, por sua vez, roteiriza arcos especiais, em sua maioria desconsiderados do cânone da revista, como a edição histórica 50: "O Casamento do Século" (que imagina um futuro em que Mônica e Cebola, já adultos, se unem e experimentam a vida de casados).



Divisão por 'Séries' |


Em dezembro de 2016, após chegar em sua centésima edição, a numeração de Turma da Mônica Jovem foi reiniciada. Tal como aconteceu com a Turma da Mônica Clássica pela Panini ao chegar à mesma marca no ano anterior. A numeração reiniciada é um atrativo comercial para saciar o habitual desejo de novos leitores por ter uma "Edição 1" em sua coleção, ao mesmo tempo que encerra um ciclo para colecionadores de longa data.


A cronologia da revista continua a mesma. O início da segunda coleção marca uma nova fase da vida da turma a partir da reconciliação do namoro entre Mônica e Cebola, fato que encerra a primeira coleção. A segunda coleção segue como a continuação da "Supersaga do Fim do Mundo".


A primeira edição da Série II, "...Te amo para Sempre!", traz mudanças no layout da revista, alterando a apresentação das seções (Página de Rosto; Índice; Fala, Mauricio e Expediente), logotipo (reestilizado, mantendo as cores originais), design de capa (selos da Mauricio de Sousa Editora, Panini Comics e Planet Mangá posicionais no inferior da capa e assinatura do Mauricio de Sousa no alto, à direita), segunda e terceira capas (ilustrações à lápis e CYAN azul) e adiciona uma Galeria de Esboços em substituição à "Nananinanão", página que orientava a direção de leitura da revista, oposta aos mangás.


A segunda série também altera a classificação indicativa da revista, que passa de 10 para 12 anos. Além da classificação indicativa, a revista ganha três novos roteiristas: Edson Itaborahy,Wagner Bonilla e Daniela Nascimento



Roteiristas |



1ª Série (2008-2016) |
























Roteirista

Edições
Emerson Abreu
0; 5**; 51 & 52; 63; 74, 75 & 76; 78 & 79; 83 & 84; 90, 91 & 92; 99
Flávio Teixeira de Jesus
1, 2, 3 & 4*; 20; 21 & 22; 50; 88; 98

+ Especial em Cores Mônica 1





Marcelo Cassaro
6, 7 & 8; 15; 16 & 17; 32***; 40***; 48***; 77; 82; 87; 93; 95; 97

Petra Leão
9; 10; 11 & 12; 13 & 14; 18 & 19; 23 & 24; 25; 26, 27 & 28; 29 & 30; 31; 33; 34; 35; 36; 37; 38; 39; 41; 42; 43 & 44; 45; 46; 47; 49; 53; 54; 55; 56; 57; 58; 59; 60; 61; 62; 64; 65 & 66; 67; 68; 69; 70; 71; 72; 73; 80 & 81; 85 & 86; 89; 94; 96; 100*****

+ Especiais em Cores TMJ 1, Cebola 1, Magali 1 e Cascão 1





* As edições 1 até 4 foram escritas por Flávio Teixeira de Jesus junto com Mauricio de Sousa.


** A edição 5 consistiu em três histórias curtas. Flávio Teixeira de Jesus roteirizou a primeira e terceira histórias da edição, enquanto Emerson Abreu foi o roteirista da segunda história.


*** As edições em questão foram creditadas a Petra Leão no expediente, mas a roteirista posteriormente afirmou que Marcelo Cassaro foi o autor delas.


**** A maioria das edições contou com o layout de roteiro feito por Marcelo Cassaro.


***** Com layout de roteiro de Roberta Pares.



2ª Série (2016-presente) |




































Roteirista

Edições
Flávio Teixeira de Jesus
1; 2; 6; 25

Marcelo Cassaro
3*;13****; 17; 18; 19; 20; 23; 24; ;26

Petra Leão
4***; 8***; 11; 21
Edson Itaborahy
5; 12; 16
Daniela Nascimento
7**; 9; 10; 22
Wagner Bonilla
14 & 15
Emerson Abreu
Futuro

* Com argumento de roteiro feito por Erez Milgrom.


** Com argumento original feito por Reinaldo Domingos, o roteiro original da edição 7 foi escrito por Daniela Nascimento e adaptação de roteiro de Marcelo Cassaro


*** Com layout de roteiro feito por Felipe Marcantonio.


**** Adaptação de roteiro feito por Daniela Nascimento, porém houve um erro nos créditos da edição.



Série Animada |


Uma série animada adaptada dos quadrinhos de Turma da Mônica Jovem é cogitada desde 2009. Estudos para uma série em computação gráfica chegaram a ser realizados e divulgados em vídeos institucionais, além dos planos de criar uma banda de música digital derivada - que chegou a ser introduzida na edição 36 dos quadrinhos. Nesta encarnação, os personagens seriam animados em tecnologia de motion capture, a exemplo de personagens digitais de filmes norte-americanos, e poderiam ter seus bonecos manipulados ao vivo através de técnicas de realidade aumentada. Os custos de produção forçaram tal concepção da série, no entanto, ser abandonada em prol de uma versão mais tradicional.


A primeira aparição dos personagens em animação foi no vídeo institucional "Diga Sim à Vida" (2012), parte de uma campanha de utilidade pública do Ministério da Justiça de combate às drogas. Outras duas peças - "Conveniência" e "Opinião" (2014) - , lançadas posteriormente sob encomenda da Ambev, obtiveram funções similares como parte da campanha "Papo em Família", que buscava inibir o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens. Em ambos os casos, os vídeos se alternavam com outras peças, protagonizadas seja pela família de personagens da personagem Tina, também de Mauricio de Sousa, seja pela Turma da Mônica em sua concepção "clássica".


Em meados de 2012, a produção da série de animação foi enfim anunciada, com previsão de integrar futuramente a grade do Cartoon Network. Desde então, poucas notícias concretas foram divulgadas, o que constantemente gera margem a boatos e informações desencontradas entre fãs sobre o conteúdo da série e sua data de estreia.


No início de outubro de 2014, um teaser foi divulgado nos intervalos do Cartoon Network, trazendo uma previsão de estreia para novembro do mesmo ano. A peça não trazia cenas da animação, se limitando a reproduzir páginas de quadrinhos da história "O Segredo do Acampamento". A promessa de novidades, no entanto, não foi cumprida.


Em 2015, um segundo anúncio oficial do Cartoon Network prometeu o lançamento iminente da série, chegando a marcar data de estreia (12 de outubro) e horários de exibição (segundas, 19h45).[5] Tais horários, inicialmente, não se confirmaram na grade de programação do referido mês, sendo programados neste horário episódios inéditos do desenho animado da Turma da Mônica Clássica.[6]


Até que, na semana seguinte à anunciada, uma animação da Turma da Mônica Jovem foi exibida de surpresa no mesmo horário anunciado. O formato da exibição, no entanto, revelou-se não ser o de uma série tradicional. Foi veiculado o episódio piloto - adaptado da história "O Príncipe Perfeito" - dividido em cinco partes de cerca de 2 minutos cada, como interprograma entre os episódios de Turma da Mônica clássica.


No dia 10 de Dezembro de 2017 durante o painel da Maurício de Sousa Produções na Comic Con, foi revelado que uma série animada da "Turma da Mônica Jovem" no formato de anime está em produção para ser exibida no Cartoon Network em 2018. Um pequeno teaser do projeto foi divulgado no evento mas, não foi disponibilizado online. [7]



Aparições da Turma da Mônica Jovem em Animação |






































#
Título
Exibição Original
Institucional " "Diga Sim à Vida" (BR)"
25 de junho de 2012
A Turma Jovem conversa com a comunidade para colocar em prática um plano de revitalizar uma região do bairro degradada, próxima à Escola do Limoeiro. Vídeo feito por encomenda para o Ministério da Justiça. 
Piloto Não-Oficial " "Torneio de Games (Fragmento)" (BR)"
"(Fragmento)"

12 de maio de 2014
Teste de animação de dois minutos, publicado na internet pelo estúdio de animação HGN, que adapta um trecho de "Torneio de Games" (edição 42), com áudio-guia e animação simplificada. Após um pedido da Mauricio de Sousa Produções, a peça foi retirada do ar. 
Institucional " "Conveniência" (BR)"
23 de maio de 2014
Tem gente que acha que só porque cresceu um pouquinho já tem direitos de adulto. Mas a Turma da Mônica Jovem e o programa +iD mostram que para consumir bebida alcoólica não basta ter crescido, tem que ter mais de 18 anos. Vídeo feito por encomenda para a Ambev. 
Institucional " "Opinião" (BR)"
27 de maio de 2014
Conhecida pela personalidade forte, Mônica sabe que para ser legal entre os amigos e se enturmar não precisa fazer o que os outros fazem, mas, sim, o que é o certo. Olha essa conversa dela com o pai e a Magali. Vídeo feito por encomenda para a Ambev. 
Piloto Oficial " "O Príncipe Perfeito (História em 5 Partes)" (BR)"
"(História em 5 Partes)"

19 de outubro de 2015 (Partes 1 a 3)
26 de outubro de 2015 (Partes 4 e 5)
Durante a montagem de uma peça teatral do Colégio do Limoeiro, a chegada de um desconhecido agita a galera! Mônica e seus amigos precisam lidar com brigas, intrigas e o abalo de uma antiga amizade. Mas o show deve continuar! Episódio Piloto exibido pelo Cartoon Network, dividido em 5 segmentos de 2 minutos cada um. 

Nenhum material veiculado em animação até hoje corresponde efetivamente à série animada planejada pela Mauricio de Sousa Produções. O site institucional de vendas internacionais do estúdio lista entre seus projetos em produção a série de animação da Turma da Mônica Jovem (com o título "Monica Teen"). A seção inclui uma previsão de 26 episódios para a primeira temporada, que seria formada por episódios de 22 minutos.[8] O material exibido pelo Cartoon Network, na verdade, serve como uma prévia de uma série futura, essa sim dentro dos padrões anunciados - mas ainda sem data de estreia divulgada.[9]


Não há mais informações concretas sobre dubladores e episódios até o presente momento. O material disponível em animação até então tem funções meramente publicitárias ou institucionais, não correspondendo necessariamente como a série deve aparentar no futuro.


Além do conteúdo oficial, existem vídeos curtos, animados por fãs, com trechos de histórias publicadas anteriormente pela revista. Podem ser encontrados no Youtube fan-animations das histórias Eu sou Você, Umbra e Sombras do Passado.



Filmes |



Turma da Mônica Jovem: O Filme |


Ver também: Turma da Mônica Jovem: O Filme


A pré-produção de um longa-metragem live-action da Turma da Mônica Jovem foi oficializada em setembro de 2016. Com direção de Christiano Metri e lançamento previsto para o segundo semestre de 2018, o filme está a cargo da Bossa Nova Group, que já planeja uma trilogia com os personagens.[10]


Na Comic Con Experience de 2016, foram reveladas as primeiras novidades sobre a produção. Parte do elenco principal do filme será escolhida através de audições públicas, com inscrições via internet[11] de atores adolescentes, na mesma faixa etária dos personagens originais. Um personagem inédito, Nik, o Geek, foi introduzido na centésima edição da revista e se tornará figura frequente nos quadrinhos, como preparação para o filme.


Atores já selecionados serão apresentados gradualmente ao público através de vlogs no Youtube, onde, já encarnando seus personagens, poderão interagir com o público e receber sugestões. A primeira atriz confirmada através destes vídeos, Amanda Torre, interpreta a tímida bruxinha Ramona (filha da Bruxa Viviane, vilã clássica das histórias da Magali). Em seus vídeos, Ramona dá dicas de DIY e astrologia, enquanto comenta sobre sua vida e as aventuras da turma. A personagem Denise também já tem sua versão humana, representada pela atriz Carolina Amaral.



Turma da Monica - Laços: O Filme |


Durante o anuncio do filme da Turma da Mônica Jovem, também foi anunciado a produção do segundo longa baseado em um conto a parte produzido por Mauricio. O filme terá direção de Daniel Rezende, diretor de Bingo: O Rei das Manhãs. A escolha do elenco não será igual ao outro longa, que tem como intenção apresentar novos atores através de seleção online. O enredo do filme será a partir do sumiço de Floquinho, o cachorro do Cebolinha. Ele desenvolve um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fieis amigos: Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar desafios e viver grandes aventuras para levar Floquinho de volta para casa.



Ver também |



  • Turma da Mônica

  • Chico Bento Moço

  • Luluzinha Teen e sua Turma



Referências




  1. «Lançamentos de Junho de 2010». Universo HQ 


  2. Turma da Mônica em mandarim Portal Terra.


  3. HQs da Turma da Mônica são lançadas nos EUA na versão jovem dos personagens


  4. Samir Naliato (12 de maio de 2015). «Revistas da Turma da Mônica passam a creditar autores do estúdio». Universo HQ. Consultado em 7 de junho de 2016 


  5. "Outubro: Cartoon Network estreia 'Turma da Mônica Jovem'". vcfaz.tv, 01 de setembro de 2015. Disponível em http://www.vcfaz.tv/artigo.php?t=228155


  6. "Outubro no Cartoon Network: especiais de Dia das Crianças e Halloween". ANMTV, 03 de setembro de 2015. Disponível em http://anmtv.xpg.uol.com.br/outubro-no-cartoon-network-especiais-de-dia-das-criancas-e-halloween/


  7. "CCXP 2017: Turma da Mônica Jovem ganhará versão em anime". Adoro Cinema, 10 de setembro de 2017. Disponível em http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-136266/


  8. http://www.monicaandfriends.com/animation.php


  9. "‘Turma da Mônica Jovem’ estreia na TV paga". ANMTV, 19 de outubro de 2015. Disponível em http://entretenimento.r7.com/blogs/keila-jimenez/2015/10/19/turma-da-monica-jovem-estreia-na-tv-paga/


  10. «Turma da Mônica Jovem ganhará filme com atores». Consultado em 7 de setembro de 2016 


  11. «Audições para Turma da Mônica Jovem: O Filme». Consultado em 1 de janeiro de 2017 



Ligações externas |



  • Página Oficial

  • Evento comemora sucesso da Turma da Mônica Jovem

  • Panini Comics



  • Portal da banda desenhada
  • Portal de anime e mangá
  • Portal do Brasil






























Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

Refactoring coordinates for Minecraft Pi buildings written in Python