Autódromo de Interlagos
Autódromo José Carlos Pace | |
![]() | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização | Interlagos, São Paulo, São Paulo, Brasil |
Voltas | 71 |
Percurso | 4,309 km (2.677 mi) |
Total | 305,909 km (190.083 mi) |
Curvas | 15 |
Pole | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido 1min 08s 322 2018 |
Volta mais rápida na prova | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido 1min 10s 540 2018 |
Anos disputados | 36 (35 oficial) |
Primeira disputa | 1972 (1973 oficial) |
Última disputa | 2018 |
Maior vencedor (pilotos) | ![]() |
Maior vencedor (equipe) | ![]() ![]() |
Última corrida (2018): | |
Pole Position | |
Piloto | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido |
Tempo | 1min 07s 281 |
Volta mais rápida | |
Piloto | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido |
Tempo | 1min 10s 540 |
Pódio | |
Primeiro | ![]() Mercedes V6 Turbo Híbrido 1h 27min 09s 066 |
Segundo | ![]() Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo Híbrido +1s 469 |
Terceiro | ![]() Ferari V6 Turbo Híbrido +4s 764 |
Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace) é um autódromo municipal localizado no distrito de Cidade Dutra na cidade de São Paulo, Brasil. Pela proximidade com o bairro de Interlagos é popularmente chamado de Autódromo de Interlagos. Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Ademar de Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
O nome tradicional do bairro (e consequentemente do circuito) vem do fato da localização em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. O nome foi sugerido pelo arquiteto e urbanista francês Alfred Agache devido a região de Interlaken (literalmente "entre lagos") localizada na Suíça[1]. Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.
O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos a ter sentido anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo do Brasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Também é utilizado, por vezes, para outros tipos de eventos, inclusive o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso da cidade de São Paulo.
No dia 17 de outubro de 2007 o então governador José Serra inaugurou a Estação Autódromo da Linha 9 da CPTM. A estação, que fez parte dos planos de extensão da linha, localiza-se a 600 metros do portão do Setor G do autódromo. O autódromo hospedou apresentações do KISS em 1999, do Iron Maiden em 2009, além da terceira edição e quarta edições do festival Lollapalooza Brasil.
Índice
1 História
1.1 Melhorias em 2007
1.2 Futuras reformas
2 Traçados
3 Curvas
4 Comparação
5 Fórmula 1
5.1 Por pilotos, equipes e países que venceram1
6 Recordes em Interlagos
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
História |
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Fotografia aérea do Autódromo de Interlagos.
No fim da década de 1920, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson idealizou uma região de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga, sendo que sua filha escolheu o nome Interlagos para o local. Em abril de 1939, com o autódromo ainda em obras, um grupo de pilotos liderado por Manoel de Teffé deu as primeiras voltas na pista. Um ano após houve a grande inauguração no dia 12 de maio de 1940, o autódromo abriu suas portas. Neste dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
Fechado para reformas em 1967, só foi reaberto em 1 de março de 1970, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, o autódromo passou novamente por reformas para abrigar no ano seguinte, pela primeira vez, um Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 1972 houve o primeiro Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 sem contar pontos para o campeonato, sendo vencido pelo argentino Carlos Reutemann, piloto da equipe Brabham. Em 1973 a prova já era válida pelo campeonato mundial de equipes e pilotos, sendo vencida pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, da Lotus. Até 1980 o autódromo recebeu o Grande Prêmio sucessivamente, com exceção de 1978 que foi no Autódromo de Jacarepaguá. De 1981 a 1989 o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá. Em 29 de junho de 1988, o Autódromo de Interlagos recebeu o 1° Hanabi Matsuri, em comemoração aos 80 anos da Imigração japonesa no Brasil.
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Torre de controle do Autódromo de Interlagos.
Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.
Melhorias em 2007 |
No ano de 2007, o autódromo foi fechado por quatro meses para ser trocado todo o asfalto do circuito, além da construção de mais uma arquibancada na reta dos boxes e alteração da entrada dos boxes.
Para o Grande Prêmio do Brasil de 2007, foram realizados os reparos de maior escala dos últimos 35 anos do circuito, para resolver fundamentalmente problemas com a superfície da pista.[2][3] O asfalto existente foi totalmente substituído,[4] resultando em uma superfície da pista muito lisa. Ao mesmo tempo, a entrada do pit lane foi reforçado para melhorar a segurança e construído um novo e maior stand fixo.[5] Para facilitar o trabalho, o circuito foi fechado e não foram realizados eventos nos cinco meses imediatamente anteriores à corrida.[6]
Em 17 de outubro de 2007, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a operar a nova estação da Linha 9, a Estação Autódromo, perto do circuito.[7][8][9][10] A Linha C foi prorrogado para melhorar o acesso entre o centro de São Paulo e região sul da Grande São Paulo, incluindo o circuito.[11][12][13]
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Panorâmica da reta principal do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), tirada da arquibancada M, durante o treino de sexta-feira para o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula Um 2009.
Futuras reformas |
Interlagos sofrerá reformas a serem entregues em 2015 ao custo de R$130 milhões para atender novas exigências da FIA. A pista foi inteiramente recapeada já para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 2014, assim como foram refeitas a entrada dos boxes e a área de escape da segunda perna do S do Senna. Para 2015, o paddock existente será inteiramente remodelado. O então prefeito Fernando Haddad estudou construir novos boxes na reta oposta, porém a ideia foi abandonada.[14]
Traçados |
Circuito de Interlagos em 1973
Circuito de Interlagos Interlagos em 1979
Circuito em 1990-1996
Circuito em 1997-2013
Circuito em 2014-hoje (reforma na entrada dos boxes)
Sobreposição mostrando as diferenças entre o circuito de hoje e de 1973
Curvas |
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Interlagos no Grande Prêmio do Brasil, em 2006.
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Curva "S" do Senna.
Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original são identificadas por números, mas dizia-se que, por serem curvas contornadas em alta velocidade, separavam os meninos dos homens, pois os pilotos mais corajosos contornavam-as "pé embaixo", ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas havia enormes eucaliptos que literalmente "abraçavam" os carros que saíam da pista.
Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
Curva do Sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da Força Pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entusiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez e rodou de novo. Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".
Curva do Laranjinha - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que eram tratados por laranjas, sempre erravam a sua tangência.
Curva da Ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
Curva do Pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
Curva Bico de Pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
Curva da Junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
Café - Curva que antecede a reta chamada Subida dos Boxes. Ganhou esse nome porque, nos primeiros anos do autódromo, os locutores e jornalistas que cobriam as corridas num barranco naquele ponto do circuito preparavam e bebiam café. O cheiro da bebida era tão forte que os pilotos, ao contornarem aquela curva, o sentiam de longe, e a batizaram assim. Foi nesta curva que aconteceram os acidentes fatais de Rafael Sperafico em 2007 e de Gustavo Sondermann em 2011.
Comparação |
Comparação das voltas mais rápidas por categorias no Autódromo José Carlos Pace.
Categoria | Tempo | Piloto | Equipe/Fabricante | Data |
---|---|---|---|---|
F1 | 1:07.281 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Motorsport/W09 EQ Power+ | Grande Prêmio do Brasil de 2018 |
FIA WEC-LMP1 | 1:17.442 | Timo Bernhard/ Mark Webber/ Brendon Hartley | Porsche 919 Hybrid/ Porsche Motorsport LMP1 | 6 Horas de São Paulo de 2014 |
Le Mans Series-LMP1 | 1:18.787 | Pedro Lamy/ Stéphane Sarrazin | Peugeot 908 HDi FAP/ Peugeot Sport Total | Mil Milhas Brasil de 2007 |
Le Mans Series-LMP2 | 1:23.449 | Juan Barazi/ Michael Vergers/ Karim Ojjeh | Zytek 07S | Mil Milhas Brasil de 2007[15] |
World Series by Nissan | 1:25.480 | Ricardo Zonta | Dallara SN01-Nissan VQ/ Gabord Competicion | 2002/12/8 |
FIA Formula 3000 International Championship | 1:26.060 | Sebastien Bourdais | Lola B02/50-Zytek/ Super Nova Racing | 2002/3/30 |
F3 Brasil | 1:28.129 | Matheus Iorio | Dallara F-309-Berta 2.3L/ Cesário Fórmula | 2016/12/10 |
FIA WEC-LMGTE PRO GT2 | 1:29.858 | Stefan Mücke/Darren Turner | Aston Martin Vantage V8/ Aston Martin Racing | 6 Horas de São Paulo de 2014 |
Endurance Brasil-GTP1 | 1:30.247 | Paulo Roberto Bonifácio/ Felipe Giaffone/ Vitor Meira | Prototótipo ZF01/ Scuderia 111 | Mil Milhas Brasil de 2006 |
Endurance Brasil-GT1 | 1:31.570 | Xandy Negrão/ Guto Negrão | Audi TTR DTM/ Medley Genéricos | 500 km de Interlagos de 2004 |
FIA GT1 Championship | 1:32.060 | Enrique Bernoldi/ Xandinho Negrão | Maserati MC12/ Vitaphone Racing | 2010/11/27 |
Endurance Brasil-GT3 | 1:34.646 | Max Wilson/ Raul Boesel/ Marcel Visconde | Porsche 911 GT3 RSR/ Stuttgart Sportcar-Dener Motorsport | Mil Milhas Brasil de 2008 |
Brasil GT3 Championship | 1:34.997 | Daniel Serra/ Chico Longo | Lamborghini LP 560 | 2008/8/7 |
SuperBike Brasil | 1:35.380 | Eric Granado | Honda CBR 1000 RR/ Honda Racing | 2017/6/24 |
Fórmula Renault 2.0 Brasil | 1:35.809 | Nelson Merlo | Tatuus FR2000-F4R 2.0L/ Bassani Racing | 2005/11/6 |
Stock Car V8 Brasil | 1:37.032 | Daniel Serra/João Paulo de Oliveira | Eurofarma RC | 2018/3/9 |
Porsche GT3 Cup Challenge Brasil | 1:37.331 | Allan Hellmeister/ Nelsinho Piquet | Porsche 911 (Type 991 Cup) GT3-Cup/ FS Hero | 500 km de Interlagos Porsche Cup 2016 |
Endurance Brasil-GT1 | 1:42.088 | Lucas Molo/ Nelson Silva Júnior | Ferrari 550 Maranello/ Tekpron | 300 Milhas de Interlagos de 2005 |
TC2000 | 1:43.425 | Cacá Bueno | Honda Civic/ Honda Lubrax | 2007/6/16 |
Spyder Race | 1:43.496 | Sergio Pistili | AT Autosport | 2008 |
Top Race V6 | 1:44.352 | Agustin Canapino | Mercedes-Benz C203 | 2010/7/24 |
Copa Chevrolet Montana | 1:44.557 | Rafael Daniel | Gramacho Racing | 2011/4/2 |
Stock Car Light | 1:44.841 | Gustavo Sondermann | FTS Competições | 2007/12/8 |
Pick-up Racing | 1:46.740 | Rodrigo Navarro | Chevrolet/ Gramacho Racing | 2009/7/5 |
Troféu Maserati | 1:47.655 | Guto Negrão | Maserati Coupé Cambiocorsa/ Medley | 2006/3/25 |
Formula Inter | 1:47:900 | Marcelo Henriques | Arroyo Baru | 2017/4/1 |
Copa Brasil de Marcas | 1:48.252 | Guilherme Sala | Renault Fluence/ Greco | 2016/9/9 |
Sprint Race | 1:48.948 | Yuri/ Yago Cesário | Sprint Race Pro | 2017/5/11 |
Mercedes-Benz Grand Challenge | 1:50.436 | Fernando Fortes | CLA AMG-Cup/ Mottin Racing | 2016/12/10 |
Campeonato Brasileiro de Turismo | 1:55.846 | Felipe Guimarães | W2 Racing | 2015/12/12 |
AUDI DTCC | 1:57.526 | Felipe Gama | MC Tubarão | 2012/11/13 |
Fórmula 1600 | 1:58.523 | Emilio Padron | Della Barba Racing | 2016/7/30 |
Stock Jr | 1:58.614 | Eduardo Leite | JL Racing-Yamaha | 2006 |
Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos | 1.59.660 | Faio Ebrahim | VW Gol/ EGB Valorem | 2006 |
Copa Renault Clio | 1:59.981 | Rodolfo Pousa | M2 Competições | 2009/11/28 |
Copa Truck | 2:00.542 | Felipe Giaffone | Volkswagen/ RM Competições | 2011/7/2[16] |
Fórmula 1 |
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A pista paulista marcou a última corrida (antes do abandono da aposentadoria) do piloto de Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher.
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Grande Prêmio do Brasil de 2007.
O Autódromo de Interlagos foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de: 1972 à 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual.
Provas disputadas e vencedores:
O fundo rosa mostra que a prova não fez parte do campeonato mundial da Fórmula 1.
Ano | Piloto | Equipe | Detalhes | |
---|---|---|---|---|
2018 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2017 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2016 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2015 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2014 | ![]() | Mercedes | Detalhes | |
2013 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
2012 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
2011 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
2010 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
2009 | ![]() | Red Bull-Renault | Detalhes | |
2008 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2007 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2006 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2005 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
2004 | ![]() | Williams-BMW | Detalhes | |
2003 | ![]() | Jordan-Ford | Detalhes | |
2002 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
2001 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
2000 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
1999 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
1998 | ![]() | McLaren-Mercedes | Detalhes | |
1997 | ![]() | Williams-Renault | Detalhes | |
1996 | ![]() | Williams-Renault | Detalhes | |
1995 | ![]() | Benetton-Renault | Detalhes | |
1994 | ![]() | Benetton-Ford | Detalhes | |
1993 | ![]() | McLaren-Ford | Detalhes | |
1992 | ![]() | Williams-Renault | Detalhes | |
1991 | ![]() | McLaren-Honda | Detalhes | |
1990 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
Não houve de 1981 a 1989 | ||||
1980 | ![]() | Renault | Detalhes | |
1979 | ![]() | Ligier-Ford | Detalhes | |
Não houve em 1978 | ||||
1977 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
1976 | ![]() | Ferrari | Detalhes | |
1975 | ![]() | Brabham-Ford | Detalhes | |
1974 | ![]() | McLaren-Ford | Detalhes | |
1973 | ![]() | Lotus-Ford | Detalhes | |
1972 | ![]() | Brabham-Ford | Detalhes |
Por pilotos, equipes e países que venceram1 |
Pilotos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias | Pilotos | Edições | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | ![]() | 1994, 1995, 2000, 2002 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | ![]() | 2010, 2013, 2017 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | ![]() | 1973, 1974 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1991, 1993 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1998, 1999 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2004, 2005 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2006, 2008 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2009, 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2014, 2015 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2016, 2018 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | ![]() | 1975 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1976 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1977 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1979 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1980 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1990 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1992 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1996 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1997 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2001 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2003 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2007 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2012 |
Equipes | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias | Construtor | Edições | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | ![]() | 1976, 1977, 1990, 2000, 2002, 2006, 2007, 2008, 2017 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | ![]() | 1974, 1991, 1993, 1998, 1999, 2001, 2005, 2012 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | ![]() | 1992, 1996, 1997, 2004 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2009, 2010, 2011, 2013 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2014, 2015, 2016, 2018 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | ![]() | 1994, 1995 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | ![]() | 1975 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1980 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1973 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1979 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2003 |
Países | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias | País | Edições | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | ![]() | 1994, 1995, 2000, 2002, 2010, 2013, 2014, 2015, 2017 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | ![]() | 1973, 1974, 1975, 1991, 1993, 2006, 2008 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | ![]() | 1992, 1996, 2001, 2012, 2016, 2018 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | ![]() | 1979, 1980, 1990 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1998, 1999, 2007 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | ![]() | 2004, 2005 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2009, 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | ![]() | 1976 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1977 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 1997 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() | 2003 |
↑1 (Última atualização: GP do Brasil de 2018)
Contabilizados somente os resultados válidos pelo Mundial de Fórmula 1
Recordes em Interlagos |
Piloto | Chassi/Motor | Tempo | Extensão | Ano | |
---|---|---|---|---|---|
Pole Position | ![]() | Mercedes V6 Turbo Híbrido | 1min 07s 281 | 4.309 km | 2018 |
Melhor Volta na Prova | ![]() | Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo Híbrido | 1min 10s 540 | 4.309 km | 2018 |
Ver também |
- Fórmula 1
- Grande Prêmio do Brasil
- Lista de autódromos do Brasil
Referências
↑ «História – Autódromo de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace». Autódromo de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace. Consultado em 30 de dezembro de 2015
↑ «Interlagos será fechado para reforma». www.folhadaregiao.com.br/. 14 de junho de 2007. Consultado em 5 de agosto de 2007
↑ «As obras em Interlagos». www.autodromointerlagos.com/. 4 de setembro de 2007. Consultado em 8 de setembro de 2007
↑ «FIA tem uma justificada preocupação com o GP Brasil de Fórmula 1». www.gpbrasil.com.br/. Consultado em 5 de agosto de 2007
↑ «Alargamento da entrada dos boxes, para maior segurança dos pilotos». www.autodromointerlagos.com/. Consultado em 5 de agosto de 2007
↑ «Reforma deve acabar com problemas no asfalto de Interlagos». www.clicabrasilia.com.br/. 13 de junho de 2007. Consultado em 5 de agosto de 2007
↑ «ESTAÇÃO AUTÓDROMO É INAUGURADA NESTA QUARTA-FEIRA». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 16 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007
↑ «INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO AUTÓDROMO DÁ LARGADA PARA O METRÔ DE SUPERFÍCIE EM SP». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 18 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007
↑ «CIRCULAÇÃO DE TRENS GANHA ESQUEMA ESPECIAL PARA GP BRASIL DE F1». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 18 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007
↑ «INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO AUTÓDROMO MARCA INÍCIO DO METRÔ DE SUPERFÍCIE, NA CAPITAL». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 22 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007
↑ «CET Operação Interlagos 2007». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. Consultado em 17 de outubro de 2007
↑ «GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN DÁ INÍCIO ÀS OBRAS DE EXTENSÃO DA LINHA C». CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. 21 de novembro de 2005. Consultado em 17 de outubro de 2007
↑ «COMPANHIA INICIA OBRAS PARA BENEFICIAR POPULAÇÃO DA GRANDE SÃO PAULO». CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. 27 de dezembro de 2005. Consultado em 17 de outubro de 2007
↑ Obras em Interlagos custarão R$ 130 milhões, Folha de S. Paulo
↑ http://www.automobilsport.com/mil-milhas-interlagos-qualifying-result-team-peugeot-creation-pescarolo-barazi-epsilon-embassy-racing-bruneau-alphand-jmb---29992.html
↑ «F Truck: Felipe Giaffone coloca Volkswagen na pole position da etapa de Interlagos». Blog do Caminhoneiro. 3 de julho de 2011
Ligações externas |
- Commons
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- Ainterlagos
- Autodromo Interlagos
- Autódromo de Interlagos no WikiMapia
- São Paulo Esportes
- Classificados de Interlagos
- GP Brasil de F1 - Site Oficial
- Prefeitura Regional da Capela do Socorro