Natália Correia
Natália Correia | |
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Natália Correia retratada por Bottelho | |
Nome completo | Natália de Oliveira Correia |
Nascimento | 13 de setembro de 1923 Fajã de Baixo, Ponta Delgada |
Morte | 16 de março de 1993 (69 anos) Lisboa |
Residência | Rua Rodrigues Sampaio n.º 52, Lisboa |
Nacionalidade | portuguesa |
Cônjuge | Álvaro dos Santos Dias Pereira (1942) Alfredo Machado (1950) |
Ocupação | Poeta, escritora, deputada |
Influências | Lista
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Prémios | Prémio La Fleur de Laure (1977) Grande Prémio de Poesia APE (1990) |
Magnum opus | A Madona, O Homúnculo, A Pécora, Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente |
Natália de Oliveira Correia GOSE • GOL (Fajã de Baixo, São Miguel, 13 de Setembro de 1923 — Lisboa, 16 de Março de 1993[1]) foi uma escritora e poetisa portuguesa, nascida no arquipélago dos Açores.
Deputada à Assembleia da República[2] (1980-1991), interveio politicamente[1] ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Autora da letra do Hino dos Açores. Juntamente com José Saramago (Prémio Nobel de Literatura, 1998), Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Tem uma biblioteca com o seu nome em Lisboa em Carnide.
A obra de Natália Correia estende-se por géneros variados, desde a poesia ao romance, teatro e ensaio. Colaborou com frequência em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Durante as décadas de 1950 e 1960, na sua casa reunia-se uma das mais vibrantes tertúlias de Lisboa, onde compareciam as mais destacadas figuras das artes, das letras e da política (oposicionista) portuguesas e também internacionais. A partir de 1971, essas reuniões passaram a ter lugar no bar Botequim. Ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções sociais, vigorosa e polémica, que se reflecte na sua escrita. A sua obra está traduzida em várias línguas.
Índice
1 Biografia
1.1 Morte
2 Bibliografia activa
2.1 Poesia
2.2 Ficção
2.3 Literatura de viagens
2.4 Diário
2.5 Teatro
2.6 Ensaio
2.7 Antologias
3 Notas e Referências
4 Ligações externas
Biografia |
Nascida na ilha de São Miguel, quando tinha apenas 11 anos o pai emigra para o Brasil, fixando-se Natália Correia com a mãe e a irmã em Lisboa, cidade onde fez estudos liceais no Liceu D. Filipa de Lencastre. Iniciou-se na literatura com a publicação de uma obra destinada ao público infanto-juvenil, mas rapidamente se afirmou como poeta (como gostava de ser chamada).
Notabilizada através de diversas vertentes da escrita, já que foi poeta, dramaturga, romancista, ensaísta, tradutora, jornalista, guionista e editora[3], tornou-se conhecida na imprensa escrita e, mais tarde, nos anos 80, na televisão, com o programa Mátria, onde advogou uma forma especial de feminismo (afastado do conceito politicamente correcto do movimento), o matricismo, identificador da mulher como arquétipo da liberdade erótica e passional e fonte matricial da humanidade; mais tarde, à noção de Pátria e de Mátria acrescenta a de Frátria.
Foi igualmente coordenadora da Editora Arcádia, uma das principais editoras livreiras portuguesas do seu tempo.
Dotada de invulgar talento oratório e grande coragem combativa, tomou parte activa nos movimentos de oposição ao Estado Novo, tendo participado no MUD (Movimento de Unidade Democrática, 1945), no apoio às candidaturas para a Presidência da República do general Norton de Matos (1949) e de Humberto Delgado (1958) e na CEUD (Comissão Eleitoral de Unidade Democrática, 1969), liderada por Mário Soares.
Foi condenada a três anos de prisão, com pena suspensa, pela publicação da Antologia da Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, considerada ofensiva dos costumes (1966) e processada por ter tido a responsabilidade editorial das Novas Cartas Portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta; processo que ficaria conhecido como Três Marias.
A sua intervenção política pública levou-a ao Parlamento, no período subsequente ao 25 de abril de 1974, eleita em 1980[3] nas listas do Partido Popular Democrático (PPD), motivada pelo projeto de Francisco Sá Carneiro, de quem era amiga, tal como de Snu Abecasis. Passaria, no entanto, a deputada independente, durante essa legislatura.
Foi autora de polémicas intervenções parlamentares, das quais ficou célebre, num debate sobre o aborto, em 1982, a réplica satírica que fez a um deputado do CDS sobre a fertilidade do mesmo.
Fundou em 1971, com Isabel Meireles, Júlia Marenha e Helena Roseta, o bar Botequim, onde durante as décadas de 1970 e 1980 se reuniu grande parte da intelectualidade portuguesa. Foi amiga de António Sérgio (esteve associada ao Movimento da Filosofia Portuguesa), David Mourão-Ferreira ("a irmã que nunca tive"), José-Augusto França ("a mais linda mulher de Lisboa")[2], Luiz Pacheco ("esta hierofântide do século XX"), Almada Negreiros, D. Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança ("confidente íntima")[4], Mário Cesariny ("era muito mais linda que a mais bela estátua feminina do Miguel Ângelo")[5], Ary dos Santos ("beleza sem costura")[6], Amália Rodrigues, Fernando Dacosta, entre muitos outros. Foi uma entusiasmada e grande impulsionadora pelo aparecimento do espectáculo de café-concerto em Portugal. Na sua casa, foi anfitriã de escritores famosos como Henry Miller, Graham Greene ou Ionesco.
A 13 de Julho de 1981 foi feita Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Natália Correia recebeu, em 1991, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro Sonetos Românticos. No mesmo ano a 26 de Novembro foi feita Grande-Oficial da Ordem da Liberdade.[7]
Natália Correia casou-se por quatro vezes. Após dois primeiros curtos casamentos, casou em Lisboa a 31 de Julho de 1953 com Alfredo Luís Machado (1904-1989), gerente e dono do Hotel do Império, a sua grande paixão, bem mais velho do que ela e já viúvo, casamento este que durou até à morte deste, a 17 de Fevereiro de 1989. (São já notáveis as cartas de amor da jovem Natália para Alfredo Luís Machado). Em 1990, tinha Natália 67 anos de idade, celebrou um casamento de conveniência com o seu colaborador e amigo Dórdio Guimarães.
Morte |
Na madrugada de 16 de Março de 1993, morreu[1], subitamente, com um ataque cardíaco, em sua casa, depois de regressada do Botequim. A sua morte precoce deixou um vazio na cultura portuguesa muito difícil de preencher. Legou a maioria dos seus bens à Região Autónoma dos Açores, que lhe dedicou uma exposição permanente na nova Biblioteca Pública de Ponta Delgada, instituição que tem à sua guarda parte do seu espólio literário (que partilha com a Biblioteca Nacional de Lisboa) constante de muitos volumes éditos, inéditos, documentos biográficos, iconografia e correspondência, incluindo múltiplas obras de arte e a biblioteca privada.
Foi sepultada originalmente no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, e posteriormente trasladada para a ilha de São Miguel, nos Açores, em outubro de 2015.
Bibliografia activa |
Poesia |
Rio de Nuvens (poesia), 1947
Poemas (poesia), 1955
Dimensão Encontrada (poesia), 1957
Passaporte (poesia), 1958
Comunicação (poema dramático), 1959
Cântico do País Emerso (poesia), 1961
O Vinho e a Lira (Poesia), 1969
Mátria (Poesia), 1967
As Maçãs de Orestes (Poesia), 1970
Trovas de D. Dinis, [Trobas d'el Rey D. Denis] (Poesia), 1970
A Mosca Iluminada (Poesia), 1972
O Anjo do Ocidente à Entrada do Ferro (Poesia), 1973
Poemas a Rebate, (poemas censurados de livros anteriores) (poesia), 1975
Epístola aos Iamitas (poesia), 1976
O Dilúvio e a Pomba (poesia), 1979
O Armistício (poesia), 1985
Sonetos Românticos (poesia), 1990 ; 1991
O Sol nas Noites e o Luar nos Dias (poesia completa), 1993 ; 2000
Memória da Sombra, versos para esculturas de António Matos (poesia), 1993
Ficção |
Grandes Aventuras de um Pequeno Herói (romance infantil), 1945
Anoiteceu no Bairro (romance), 1946 ; 2004
A Madona (Romance), 1968 ; 2000
A Ilha de Circe (romance), 1983 ; 2001
Onde está o Menino Jesus? (contos), 1987
As Núpcias (romance), 1992
Literatura de viagens |
Descobri Que Era Europeia: impressões duma viagem à América (viagens), 1951 ; 2002
Diário |
Não Percas a Rosa. Diário e algo mais (25 de Abril de 1974 - 20 de Dezembro de 1975) (Diário), 1978 ; 2003
Teatro |
Sucubina ou a Teoria do Chapéu (teatro), em colab. com Manuel de Lima, 1952
O Progresso de Édipo (poema dramático), 1957
D. João e Julieta, peça escrita em 1959 (teatro), 1999
O Homúnculo, tragédia jocosa (teatro), 1965
O Encoberto (Teatro), 1969 ; 1977
Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente (teatro), 1981 ; 1991
A Pécora, peça escrita em 1967 (teatro), 1983 ; 1990
Ensaio |
Poesia de Arte e Realismo Poético (ensaio), 1959
A Questão Académica de 1907 (ensaio), 1962
Uma Estátua para Herodes (Ensaio), 1974
Notas para uma Introdução às Cantigas de Escárnio e de Mal-Dizer Galego-Portuguesas (ensaio), 1982
Somos Todos Hispanos (ensaio), 1988 ; 2003
Antologias |
Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica: dos cancioneiros medievais à actualidade (Antologia), 1965 ; 2000
Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses (Antologia), 1970 ; 1998
O Surrealismo na Poesia Portuguesa (Antologia), 1973 ; 2002
A Mulher, antologia poética (Antologia), 1973
Antologia de Poesia do Período Barroco (antologia), 1982
A Ilha de Sam Nunca: atlantismo e insularidade na poesia de António de Sousa (antologia), 1982
A Ibericidade na Dramaturgia Portuguesa (ensaio), 2000
Breve História da Mulher e outros escritos (antologia de textos de imprensa), 2003
A Estrela de Cada Um (antologia de textos de imprensa), 2004
Notas e Referências
↑ abc «Natália Correia». Instituto Camões. Consultado em 26 de Junho de 2011
↑ ab «Da Menina mais Bonita de Lisboa à Senhora da Rosa dos Açores,a hierofântide do século XX». teiaportuguesa.com. Consultado em 26 de Junho de 2011
↑ ab «Depósitos- CORREIA, Natália, 1923-1993». Biblioteca Nacional de Portugal. Consultado em 26 de Junho de 2011
↑ Fernando Dacosta; O Botequim da Liberdade. Casa das Letras: Lisboa, 2013. pp. 176-177
↑ «A primeira vez que vi a Natália Correia foi no São Carlos. Eu estava na galeria ela no segundo balcão. Quando? Ui! Aí pelos anos 1950. Apesar de já não ter muito afecto a senhoras, ia caindo para o lado do espectáculo de beleza que ela apresentava. Era quase extra-humana, era muito mais linda que a mais bela estátua feminina do Miguel Ângelo. Era uma coisa impressionante. Mas era também uma mulher de um desdém muito grande. Cheguei a julgá-la assexuada ou frígida mas parece que não era bem isso…», Mário Cesariny entrevistado por Carlos Câmara Leme, jornal Público, 2003.03.16
↑ "A casaca", in Adereços, Endereços (1965)
↑ Ordens Honoríficas Portuguesas
Ligações externas |
Natália Correia no Portal da Literatura
Natália Correia, retrato de uma poetisa desassombrada na RTP
- Análise e interpretação de textos de Natália Correia
Roteiro Cultural de Natália Correia em São Miguel DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA - Açores