Metrô de São Paulo (1979–atualmente) RFFSA (1975–1984) CBTU (1984–1994) CPTM (1994–atualmente)
Linhas
Vermelha Turquesa Coral Safira Jade – Connect
Sigla
BAS
Serviços
Informações históricas
Nomes antigos
Braz Estação do Norte Roosevelt
Inauguração
16 de fevereiro de 1867 (151 anos) (estação ferroviária) 10 de março de 1979 (39 anos) (Metrô) 3 de outubro de 2018 (0 anos) (Linha 13–Jade - Connect)
Localização
Localização
Estação Brás
Endereço
Rua Domingos Paiva, s/n.º, Brás
Município
São Paulo
País
Brasil
Próxima estação
Sentido Palmeiras–Barra Funda
Sentido Corinthians–Itaquera
Pedro II
Bresser–Mooca
Brás
Sentido Brás
Sentido Rio Grande da Serra
-
Juventus–Mooca
Brás
Sentido Luz
Sentido Guaianases/Estudantes
Luz
Tatuapé
Brás
Sentido Brás
Sentido Calmon Viana
-
Tatuapé
Brás
Sentido Brás
Sentido Aeroporto–Guarulhos
-
Tatuapé
Brás
A Estação Integrada do Brás, conhecida originalmente também como Estação Roosevelt ou Estação do Norte, é um empreendimento ferroviário de integração entre os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô de São Paulo, localizada no bairro do Brás, região central do município de São Paulo.
A estação está em atividade desde 1867, possui plataformas laterais e central, além de contar com acesso adaptado para pessoas com deficiência. Um ponto de destaque é sua estrutura, toda em concreto aparente e cobertura metálica.[1] Com capacidade de atender milhares de pessoas diariamente, os trens funcionam de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h00 e aos sábados das 4h40 à 1h00. Já o metrô funciona diariamente das 04h40 às 00h33, de domingo à sexta, e das 04h40 às 01h00, aos sábados.[2]
Índice
1História
2Linhas ferroviárias
2.1Linhas ativas
2.2Linhas desativadas
3Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
3.1Tabela
4Metrô de São Paulo
4.1Tabela
5Referências
6Ligações externas
História |
Antiga Estação Brás da São Paulo Railway.
Na metade do século XIX, o cultivo de café no estado de São Paulo impulsionou o crescimento do comércio na capital paulista, a partir de então a Industrialização e a urbanização do município de São Paulo passou a se intensificar rapidamente. Em 1859, o empresário e investidor Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), juntou-se a investidores ingleses e propôs ao governo imperial uma estrada de ferro que interligasse Jundiaí ao Porto de Santos, passando pela cidade de São Paulo.
Assim, em 1867 foi inaugurada a nova estrada de ferro denominada São Paulo Railway Company (SPR), a primeira construída em solo paulista. Juntamente com a ferrovia, foi inaugurada no dia 16 de fevereiro do mesmo ano, a estação ferroviária Braz na região central da capital paulista, que durante muitas décadas transportou café, mercadorias e passageiros, entre o interior, a capital e o porto santista.
Por localizar-se em terrenos baratos na região do Brás e da Mooca, diversos trabalhadores se instalaram ao redor do local. Além disso, muitas fábricas foram montadas as margens dos trilhos, já que assim estariam envoltas de transporte[3]. Na época, a construção foi vista como uma mudança inoportuna, pois para ela acontecer, muitas casas e cortiços tiveram que ser desapropriados, acarretando dificuldades para a população que residia ali[3].
Fazendeiros da região do Vale do Paraíba, decidiram construir uma ferrovia que levasse a produção de café desta região, até os trilhos da SPR na cidade de São Paulo, então fundaram a Estrada de Ferro do Norte (EFN). Em 6 de novembro de 1875, inauguraram como ponto inicial da ferrovia a Estação do Norte, construída exatamente ao lado da Estação Braz, para possibilitar o transbordo do café entre as composições e poder seguir para o porto de Santos. Em 1896, a EFN foi incorporada pela Estrada de Ferro D. Pedro II (antecessora da Estrada de Ferro Central do Brasil), com o propósito de formar o chamado de Ramal de São Paulo, que ligaria São Paulo diretamente ao Rio de Janeiro[4].
Estação do Norte da antiga Estrada de Ferro do Norte, em 1914.
Nos anos 1940, passou por uma reforma geral que mudou toda a estrutura do prédio, dando-lhe estilo art decó. Em 15 de setembro de 1945, por meio de decreto-lei presidencial, a Estação do Norte teve o seu nome alterado para Roosevelt, em homenagem ao presidente americano Franklin Roosevelt, morto naquele ano.
Em 1946, o governo assumiu as linhas da São Paulo Railway Company e seu nome foi alterado para Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ). No ano de 1969, o governo federal unificou a administração da EFSJ e da Estrada de Ferro Central do Brasil sob a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Em 1979, foi inaugurada a Estação Brás (com "s") da Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, junto às duas, e aos poucos as três estações foram se integrando e se fundindo em um padrão, formando a Estação Integrada Brás. Deixou de haver separação entre as estações, que passaram a utilizar passarelas para cruzar as linhas, podendo acessá-las seja pela antiga Estação Roosevelt no largo da Concórdia, pela antiga Estação Braz ou pela Estação Brás do Metrô.
Em 1994, a CPTM assumiu a administração dos trens de subúrbio e reformou a estação. Foi construída uma cobertura que abrange as plataformas da ex-Central e ex-Santos-Jundiaí e, após o aperfeiçoamento do local, o nome Roosevelt deixou oficialmente de ser usado, e a estação passou a ser chamada de Brás.[5]
Antiga estação Braz e à esquerda a antiga estação do Norte, depois chamada de Roosevelt.
Plataformas da estação Brás.
Trilhos da estação Brás.
Linhas ferroviárias |
Atualmente, a Estação Brás atende às linhas 10–Turquesa, 11–Coral (Expresso Leste) e 12–Safira da CPTM, além da Linha 3–Vermelha do Metrô. Em situações excepcionais, atende também à Linha 7–Rubi da CPTM.[6][7] Em outubro de 2018, a estação passou a fazer parte do Serviço Connect da Linha 13–Jade.[8]
Linhas ativas |
Viagens a curta distância, operadas pela CPTM e pelo Metrô, estão ativas na estação.
Linha
Terminais
Estações
Principais destinos
Duração das viagens (min)
Intervalo entre trens (min)
Funcionamento
3 Vermelha
Palmeiras–Barra Funda ↔ Corinthians–Itaquera
18
Palmeiras-Barra Funda, Sé, Tatuapé, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Corinthians–Itaquera
32
2-10
Diariamente, das 4h40 à 0h35.
10 Turquesa
Brás ↔ Rio Grande da Serra
13
São Caetano, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra
60
5
Diariamente, das 4h40 à 0 hora.
11 Coral
Luz ↔ Guaianases ↔ Estudantes
16
Corinthians-Itaquera, Guaianases, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes
60
5-20
Diariamente, das 4 à 0 hora. Aos sábados até a 1 hora de domingo.
12 Safira
Brás ↔ Calmon Viana
11
Tatuapé, USP Leste, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Calmon Viana
65
6-30
Diariamente, das 4 à 0 hora. Aos sábados até a 1 hora de domingo.
13 Jade (Connect)
Brás ↔ Aeroporto–Guarulhos
5
Tatuapé, Guarulhos, Aeroporto de Guarulhos
30
De segunda a sexta às 6h20, 7h00, 7h40, 18h00, 18h40 e 19h20; aos sábados às 6h20, 7h00 e 7h40.[9]
Linhas desativadas |
A Estação Roosevelt era a central da antiga ferrovia Central do Brasil. Com a liquidação da Rede Ferroviária Federal, em 1994, a linha de longa distância foi desativada. Hoje, são operados apenas os trechos metropolitanos em São Paulo, administrado pela CPTM, e no Rio de Janeiro, administrado pela SuperVia.
Linha
Terminais
Estações
Principais destinos
Duração das viagens (min)
Administração
Central do Brasil
Roosevelt (SP) ↔ Barra do Piraí (RJ)
n/d
São Paulo, Jacareí, Taubaté, Rio de Janeiro
n/;d
E.F. Norte (1875–1889), Central do Brasil (1889–1975), RFFSA (1975–1994) e CPTM (1994–atual)
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos |
Tabela |
Sigla
Estação
Inauguração
Integração
Plataformas
Posição
Notas
BAS
Brás
16 de fevereiro de 1867 (SPR); 6 de novembro de 1875 (EF do Norte)
Bilhete Único da SPTrans e Linha 3–Vermelha do Metrô
Centrais e laterais
Superfície
A Estação Brás é composta de três estações que foram unificadas: estações da EF do Norte, SPR e do Metrô
Precedido por Luz (antiga estação desativada para a linha)
Linha 10–Turquesa da CPTM Brás
Sucedido por Juventus–Mooca Distância: 1 718 metros
Precedido por Luz Distância: 2 243 metros
Linha 11–Coral da CPTM Brás
Sucedido por Tatuapé Distância: 4 336 metros
Precedido por -
Linha 12–Safira da CPTM Brás
Sucedido por Tatuapé Distância: 4 336 metros
Precedido por -
Serviço Connect da Linha 13–Jade da CPTM Brás
Sucedido por Tatuapé Distância: 4 336 metros
Metrô de São Paulo |
A Estação Brás atende à Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo.
Tabela |
Sigla
Estação
Inauguração
Capacidade
Integração
Plataformas
Posição
Notas
BAS
Brás
10 de março de 1979
60 mil passageiros hora/pico
Linhas 10–Turquesa, 11–Coral (Expresso Leste) e 12–Safira da CPTM, Bilhete Único da SPTrans
↑«Braz -- Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 24 de abril de 2017
↑«Trens da CPTM funcionam normalmente nesta quinta-feira». Metrô Jornal. 17 de janeiro de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018
↑«Estações do Metrô de São Paulo fecham para testes no fim de semana». Diário do Transporte. 23 de março de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018
↑«Linha 13-Jade da CPTM chegará ao Brás em Agosto – Via Trolebus». viatrolebus.com.br. Consultado em 23 de julho de 2018
↑Lobo, Renato (3 de outubro de 2018). «Testamos a Linha 13-Jade entre o Brás e o Aeroporto de Guarulhos». VIATROLEBUS. Consultado em 15 de outubro de 2018
Ligações externas |
Estação Brás (SPR) (em português)
Estação Roosevelt (EF do Norte, EFCB) (em português)
Página da estação no sítio do Metrô (em português)
Sítio Oficial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (em português)
Estação Brás
v•e
Terminais intermunicipais da cidade de São Paulo
Aéreo
Congonhas • Campo de Marte • Guarulhos • Viracopos
Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara (Metra) (A) • Corredor Diadema-Morumbi (B) • Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo (C) • Corredor de Transporte Metropolitano Itapevi - Butantã (D) • Airport Bus Service Consórcios: Intervias - Área 1 • Anhanguera - Área 2• Internorte - Área 3 • Unileste - Área 4 • Área 5
Obras/Projeto
Em Obras: Laranja • Ouro Em Projeto:Bronze
*linhas com estações em obras Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo
v
d
e
Cidade de São Paulo
● Edificações esportivas ●
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●Edifícios e monumentos●
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●Eventos●
Aberto de São Paulo ·Anima Mundi ·Anime Friends ·Bienal de Artes ·Bienal do Livro ·Carnaval ·Comic Con Experience ·Corrida Internacional de São Silvestre ·Fenatran ·Festival Internacional da Linguagem Eletrônica ·GP do Brasil de Formula 1 ·GP São Paulo de Turfe ·Lollapalooza ·Maratona Internacional ·Natal ·Parada do orgulho LGBT ·Marcha para Jesus ·Mostra Internacional de Cinema ·Salão do Automóvel ·São Paulo Fashion Week ·São Paulo Indy 300 ·Skol Beats ·Virada Cultural
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●Instituições privadas de ensino superior●
Anhembi Morumbi ·Belas Artes ·Cruzeiro do Sul ·Cásper Líbero ·ESPM ·FAAP ·FEI ·FGV ·FMU ·Insper (ex-IBMEC) ·Mackenzie ·Metodista ·Oswaldo Cruz ·PUC-SP ·Santa Casa ·Senac ·Senai ·São Marcos ·Unasp ·Uninove ·Unip ·USJT ·UNICID
●Instituições públicas de ensino superior●
USP(FDUSP ·FMUSP ·Cidade Universitária ·EACH ) ·Unesp ·Unifesp ·Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ·Centro Paula Souza(Fatec)
●Institutos e centros de pesquisa●
Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) ·Instituto Biológico ·Instituto de Botânica ·Instituto Butantan ·Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) ·Instituto Florestal (IF) ·Instituto de Medicina Tropical ·Instituto Geológico ·Instituto Pasteur ·Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) ·Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
●Logradouros●
Avenida Brasil ·Avenida Brigadeiro Faria Lima ·Avenida Brigadeiro Luís Antônio ·Avenida dos Bandeirantes ·Avenida Doutor Arnaldo ·Avenida Doutor Carlos Chucri Zaidan ·Avenida Doutor Ricardo Jafet ·Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini ·Avenida Ipiranga ·Avenida Água Espraiada ·Avenida Juscelino Kubitschek ·Avenida Marechal Tito ·Avenida 9 de Julho ·Avenida Paulista ·Avenida Prestes Maia ·Avenida Radial Leste ·Avenida Rebouças ·Avenida São João ·Avenida Tiradentes ·Avenida 23 de Maio ·Avenida Washington Luís ·Elevado Presidente João Goulart ·Largo 13 de Maio ·Largo do Arouche ·Largo do Paiçandu ·Largo São Francisco ·Marginal Pinheiros ·Marginal Tietê ·Núcleo Original da Freguesia do Ó ·Ponte Estaiada ·Praça do Ciclista ·Praça Ramos de Azevedo ·Praça da República ·Praça Roosevelt ·Praça da Sé ·Rodoanel Mário Covas ·Rua Augusta ·Rua da Consolação ·Praça do Patriarca ·Rua Haddock Lobo ·Rua Oscar Freire ·Rua Vergueiro ·Rua 25 de Março ·Túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello ·Vale do Anhangabaú ·Viaduto do Chá ·Viaduto Santa Ifigênia
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●Templos●
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●Transportes●
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Portal da cidade de São Paulo
v
d
e
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
●Linha 7 - Rubi●
Jundiaí · Várzea Paulista · Campo Limpo Paulista · Botujuru · Francisco Morato · Baltazar Fidelis · Franco da Rocha · Caieiras · Perus · Vila Aurora · Jaraguá · Vila Clarice · Pirituba · Piqueri · Lapa · Água Branca · Palmeiras–Barra Funda · Luz ·
●Linha 8 - Diamante●
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●Linha 9 - Esmeralda●
Osasco · Presidente Altino · Ceasa · Villa Lobos–Jaguaré · Cidade Universitária · Pinheiros · Hebraica–Rebouças · Cidade Jardim · Vila Olímpia · Berrini · Morumbi · Granja Julieta · Santo Amaro · Socorro · Jurubatuba · Autódromo · Primavera–Interlagos · Grajaú ·Mendes–Vila Natal ·Varginha
●Linha 10 - Turquesa●
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●Linha 11 - Coral●
Luz · Brás · Tatuapé · Corinthians–Itaquera · Dom Bosco · José Bonifácio · Guaianases · Antonio Gianetti Neto · Ferraz de Vasconcelos · Poá · Calmon Viana · Suzano · Jundiapeba · Brás Cubas · Mogi das Cruzes · Estudantes ·
●Linha 12 - Safira●
Brás · Tatuapé · Engenheiro Goulart · USP Leste · Comendador Ermelino · São Miguel Paulista · Jardim Helena–Vila Mara · Itaim Paulista · Jardim Romano · Engenheiro Manoel Feio · Itaquaquecetuba · Aracaré · Calmon Viana ·Suzano
0
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javascript wordpress contact-form-7
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edited Jul 17 '18 at 5:39
Kiran Shahi
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I would like to know if and how is it possible to know if a AD user can login interactively (on a server) in a domain. I need to know if I can find it out using a LDAP search. Thanks.
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yagmoth555 ♦
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Luigi Luigi
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I am trying to do Feature Scaling in a dataset, but I get an error and have no idea how to proceed: > Traceback (most recent call last): > > File "<ipython-input-10-71bea414b4d0>", line 22, in <module> > x_train = sc_X.fit_transform(x_train) > > TypeError: fit_transform() missing 1 required positional argument: 'X' and here is my code: import pandas as pd # Importing the dataset dataset = pd.read_csv('Data.csv') X = dataset.iloc[:, :-1].values y = dataset.iloc[:, 3].values # Taking care of missing data from sklearn.preprocessing import Imputer imputer = Imputer(missing_values="NaN", strategy="mean", axis=0) imputer = Imputer.fit(imputer,X[:,1:3]) X[:, 1:3] = Imputer.transform(imputer,X[