Estação Brás






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Metrô-SP icon.svgCPTM icon.svg Brás


Prédio da estação, parte da CPTM.

Uso atual

Estação de Metrô Estação de metrô
Bahn aus Zusatzzeichen 1024-15.svg Estação de trens metropolitanos

Proprietário

Bandeira do estado de São Paulo.svg Governo do Estado de São Paulo

Administração

Metrô-SP icon.svg Metrô de São Paulo (1979–atualmente)
RFFSA (1975–1984)
CBTU Logo2.svg CBTU (1984–1994)
CPTM icon.svg CPTM (1994–atualmente)

Linhas

3red.pngVermelha
10turquoise.pngTurquesa
11orange.pngCoral
12blue.pngSafira
13green.pngJade – Connect


Sigla
BAS

Serviços

Acesso à deficiente físicoEscada rolanteElevadorBicicletárioRestauranteEstacionamento

Informações históricas

Nomes antigos

Braz
Estação do Norte
Roosevelt

Inauguração

16 de fevereiro de 1867 (151 anos)
(estação ferroviária)
10 de março de 1979 (39 anos)
(Metrô)
3 de outubro de 2018 (0 anos)
(Linha 13–Jade - Connect)

Localização

Localização

Gnome-globe.png Estação Brás

Endereço
Rua Domingos Paiva, s/n.º, Brás

Município

São Paulo

País

Brasil

Próxima estação




































































Sentido
Palmeiras–Barra Funda
3red.png
Sentido
Corinthians–Itaquera

Pedro II
Bresser–Mooca

Brás


Sentido Brás 10turquoise.png
Sentido Rio Grande da Serra
-
Juventus–Mooca

Brás


Sentido Luz 11orange.png
Sentido Guaianases/Estudantes
Luz
Tatuapé

Brás


Sentido Brás 12blue.png
Sentido Calmon Viana
-
Tatuapé

Brás


Sentido Brás 13green.png
Sentido
Aeroporto–Guarulhos

-
Tatuapé

Brás



A Estação Integrada do Brás, conhecida originalmente também como Estação Roosevelt ou Estação do Norte, é um empreendimento ferroviário de integração entre os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô de São Paulo, localizada no bairro do Brás, região central do município de São Paulo.


A estação está em atividade desde 1867, possui plataformas laterais e central, além de contar com acesso adaptado para pessoas com deficiência. Um ponto de destaque é sua estrutura, toda em concreto aparente e cobertura metálica.[1] Com capacidade de atender milhares de pessoas diariamente, os trens funcionam de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h00 e aos sábados das 4h40 à 1h00. Já o metrô funciona diariamente das 04h40 às 00h33, de domingo à sexta, e das 04h40 às 01h00, aos sábados.[2]




Índice






  • 1 História


  • 2 Linhas ferroviárias


    • 2.1 Linhas ativas


    • 2.2 Linhas desativadas




  • 3 Companhia Paulista de Trens Metropolitanos


    • 3.1 Tabela




  • 4 Metrô de São Paulo


    • 4.1 Tabela




  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





História |




Antiga Estação Brás da São Paulo Railway.


Na metade do século XIX, o cultivo de café no estado de São Paulo impulsionou o crescimento do comércio na capital paulista, a partir de então a Industrialização e a urbanização do município de São Paulo passou a se intensificar rapidamente. Em 1859, o empresário e investidor Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá), juntou-se a investidores ingleses e propôs ao governo imperial uma estrada de ferro que interligasse Jundiaí ao Porto de Santos, passando pela cidade de São Paulo.


Assim, em 1867 foi inaugurada a nova estrada de ferro denominada São Paulo Railway Company (SPR), a primeira construída em solo paulista. Juntamente com a ferrovia, foi inaugurada no dia 16 de fevereiro do mesmo ano, a estação ferroviária Braz na região central da capital paulista, que durante muitas décadas transportou café, mercadorias e passageiros, entre o interior, a capital e o porto santista.


Por localizar-se em terrenos baratos na região do Brás e da Mooca, diversos trabalhadores se instalaram ao redor do local. Além disso, muitas fábricas foram montadas as margens dos trilhos, já que assim estariam envoltas de transporte[3]. Na época, a construção foi vista como uma mudança inoportuna, pois para ela acontecer, muitas casas e cortiços tiveram que ser desapropriados, acarretando dificuldades para a população que residia ali[3].


Fazendeiros da região do Vale do Paraíba, decidiram construir uma ferrovia que levasse a produção de café desta região, até os trilhos da SPR na cidade de São Paulo, então fundaram a Estrada de Ferro do Norte (EFN). Em 6 de novembro de 1875, inauguraram como ponto inicial da ferrovia a Estação do Norte, construída exatamente ao lado da Estação Braz, para possibilitar o transbordo do café entre as composições e poder seguir para o porto de Santos. Em 1896, a EFN foi incorporada pela Estrada de Ferro D. Pedro II (antecessora da Estrada de Ferro Central do Brasil), com o propósito de formar o chamado de Ramal de São Paulo, que ligaria São Paulo diretamente ao Rio de Janeiro[4].




Estação do Norte da antiga Estrada de Ferro do Norte, em 1914.


Nos anos 1940, passou por uma reforma geral que mudou toda a estrutura do prédio, dando-lhe estilo art decó. Em 15 de setembro de 1945, por meio de decreto-lei presidencial, a Estação do Norte teve o seu nome alterado para Roosevelt, em homenagem ao presidente americano Franklin Roosevelt, morto naquele ano.


Em 1946, o governo assumiu as linhas da São Paulo Railway Company e seu nome foi alterado para Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ). No ano de 1969, o governo federal unificou a administração da EFSJ e da Estrada de Ferro Central do Brasil sob a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).


Em 1979, foi inaugurada a Estação Brás (com "s") da Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, junto às duas, e aos poucos as três estações foram se integrando e se fundindo em um padrão, formando a Estação Integrada Brás. Deixou de haver separação entre as estações, que passaram a utilizar passarelas para cruzar as linhas, podendo acessá-las seja pela antiga Estação Roosevelt no largo da Concórdia, pela antiga Estação Braz ou pela Estação Brás do Metrô.


Em 1994, a CPTM assumiu a administração dos trens de subúrbio e reformou a estação. Foi construída uma cobertura que abrange as plataformas da ex-Central e ex-Santos-Jundiaí e, após o aperfeiçoamento do local, o nome Roosevelt deixou oficialmente de ser usado, e a estação passou a ser chamada de Brás.[5]




Linhas ferroviárias |


Atualmente, a Estação Brás atende às linhas 10–Turquesa, 11–Coral (Expresso Leste) e 12–Safira da CPTM, além da Linha 3–Vermelha do Metrô. Em situações excepcionais, atende também à Linha 7–Rubi da CPTM.[6][7] Em outubro de 2018, a estação passou a fazer parte do Serviço Connect da Linha 13–Jade.[8]



Linhas ativas |


Viagens a curta distância, operadas pela CPTM e pelo Metrô, estão ativas na estação.

























































Linha
Terminais
Estações
Principais destinos
Duração das viagens (min)
Intervalo entre trens (min)
Funcionamento

3
Vermelha

Palmeiras–Barra Funda ↔ Corinthians–Itaquera
18

Palmeiras-Barra Funda, Sé, Tatuapé, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Corinthians–Itaquera
32
2-10
Diariamente, das 4h40 à 0h35.

10
Turquesa

Brás ↔ Rio Grande da Serra
13

São Caetano, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra
60
5
Diariamente, das 4h40 à 0 hora.

11
Coral

Luz ↔ Guaianases ↔ Estudantes
16

Corinthians-Itaquera, Guaianases, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes
60
5-20
Diariamente, das 4 à 0 hora. Aos sábados até a 1 hora de domingo.

12
Safira
Brás ↔ Calmon Viana
11

Tatuapé, USP Leste, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Calmon Viana
65
6-30
Diariamente, das 4 à 0 hora. Aos sábados até a 1 hora de domingo.

13
Jade (Connect)
Brás ↔ Aeroporto–Guarulhos
5

Tatuapé, Guarulhos, Aeroporto de Guarulhos
30

De segunda a sexta às 6h20, 7h00, 7h40, 18h00, 18h40 e 19h20; aos sábados às 6h20, 7h00 e 7h40.[9]


Linhas desativadas |


A Estação Roosevelt era a central da antiga ferrovia Central do Brasil. Com a liquidação da Rede Ferroviária Federal, em 1994, a linha de longa distância foi desativada. Hoje, são operados apenas os trechos metropolitanos em São Paulo, administrado pela CPTM, e no Rio de Janeiro, administrado pela SuperVia.



















Linha
Terminais
Estações
Principais destinos
Duração das viagens (min)
Administração

Central do Brasil

Roosevelt (SP) ↔ Barra do Piraí (RJ)
n/d

São Paulo, Jacareí, Taubaté, Rio de Janeiro
n/;d

E.F. Norte (1875–1889), Central do Brasil (1889–1975), RFFSA (1975–1994) e CPTM (1994–atual)


Companhia Paulista de Trens Metropolitanos |



Tabela |






















Sigla
Estação
Inauguração
Integração
Plataformas
Posição
Notas

BAS
Brás
16 de fevereiro de 1867 (SPR); 6 de novembro de 1875 (EF do Norte)

Bilhete Único da SPTrans e Linha 3–Vermelha do Metrô
Centrais e laterais
Superfície
A Estação Brás é composta de três estações que foram unificadas: estações da EF do Norte, SPR e do Metrô
























Precedido por
Luz (antiga estação desativada para a linha)

Linha 10–Turquesa da CPTM
Brás
Sucedido por
Juventus–Mooca
Distância: 1 718 metros

Precedido por
Luz
Distância: 2 243 metros


Linha 11–Coral da CPTM
Brás
Sucedido por
Tatuapé
Distância: 4 336 metros

Precedido por
-

Linha 12–Safira da CPTM
Brás
Sucedido por
Tatuapé
Distância: 4 336 metros

Precedido por
-

Serviço Connect da Linha 13–Jade da CPTM
Brás
Sucedido por
Tatuapé
Distância: 4 336 metros




Metrô de São Paulo |


A Estação Brás atende à Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo.



Tabela |
























Sigla
Estação
Inauguração
Capacidade
Integração
Plataformas
Posição
Notas

BAS
Brás
10 de março de 1979
60 mil passageiros hora/pico
Linhas 10–Turquesa, 11–Coral (Expresso Leste) e 12–Safira da CPTM, Bilhete Único da SPTrans
Laterais e central
Elevada
Estação com estrutura de concreto pré-moldado.





Precedido por
Pedro II
Distância: 1.044 metros


Linha 3–Vermelha do Metrô
Brás
Sucedido por
Bresser–Mooca
Distância: 873 metros




Referências




  1. http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/linha-3-vermelha/estacao-bras.aspx


  2. http://www.metro.sp.gov.br/mobile/horario_operacao/horario_integracao.aspx


  3. ab «A história do Brás - São Paulo - Estadão». Estadão 


  4. http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp_2/efnorte.htm


  5. «Braz -- Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 24 de abril de 2017 


  6. «Trens da CPTM funcionam normalmente nesta quinta-feira». Metrô Jornal. 17 de janeiro de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018 


  7. «Estações do Metrô de São Paulo fecham para testes no fim de semana». Diário do Transporte. 23 de março de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018 


  8. «Linha 13-Jade da CPTM chegará ao Brás em Agosto – Via Trolebus». viatrolebus.com.br. Consultado em 23 de julho de 2018 


  9. Lobo, Renato (3 de outubro de 2018). «Testamos a Linha 13-Jade entre o Brás e o Aeroporto de Guarulhos». VIATROLEBUS. Consultado em 15 de outubro de 2018 



Ligações externas |




  • Estação Brás (SPR) (em português)


  • Estação Roosevelt (EF do Norte, EFCB) (em português)


  • Página da estação no sítio do Metrô (em português)


  • Sítio Oficial da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (em português)











































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