Boémia

Multi tool use
Multi tool use





Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Boémia (desambiguação).



Localização da Boêmia dentro da União Europeia.




Brasão de armas do Reino da Boémia.


Boémia (português europeu) ou Boêmia (português brasileiro) (Čechy em língua checa, Böhmen em alemão) é uma região histórica da Europa Central. Foi parte do Sacro Império Romano-Germânico, do Império Austríaco e do Império Austro-húngaro. Após a segunda guerra mundial passou a ser os terços ocidental e médio da actual República Checa.




Índice






  • 1 Geografia


  • 2 História


  • 3 Ver também


  • 4 Referências





Geografia |


Com uma área de 52 750 km quadrados e 6,25 milhões de habitantes, de um total de 10,3 milhões de checos, a Boémia é limitada pela Alemanha a oeste, a Polónia a nordeste, a província checa da Morávia a leste e a Áustria ao sul. As fronteiras da Boémia decorrem em grande parte ao longo de cordilheiras como a Šumava, as montanhas Ore ou Krkonoše (Riesengebirge) como parte das montanhas Sudetos.


Banhada pelos rios Elba, Moldava, Ohře e por lagoas e lagos. As cidades principais são Praga, Plzeň, Ústí nad Labem, České Budějovice, Liberec, Pardubice e Hradec Králové. O clima é continental temperado. A população concentra-se nas áreas industrializadas e nas planícies férteis. Cultiva-se centeio, cevada, aveia, batatas, pomares, beterraba açucareira, lúpulo e linho. Pecuária. Exploração florestal. Mineração (carvão, ferro, zinco, chumbo, prata, urânio, caulino e grafite). Indústria agroalimentícia, cervejeira, siderúrgica, mecânica, têxtil, química, da cerâmica, do vidro e da madeira. Termas (Karlovy Vary, Mariánské Lázně).



História |


O nome Boémia deriva de Boihaemum ou casa dos Boios, povo celta que migrou para esta região no início do século V a.C.[1]


As tribos eslavas, que chegaram no século I d.C., dominavam o território no século VI. A partir do século X, a família dos Premyslidas exerceu a sua autoridade na Boêmia Central.


No início do século XV, nas Guerras Hussitas, a luta para impor o protestantismo ao país, fez nascer uma forte consciência nacional boêmia. Em 1526, o trono passou para as mãos dos reis austríacos Habsburgo e durante os três séculos seguintes as terras checas perderam a independência. O Estado independente nasceu após a I Guerra Mundial (28 de outubro de 1918). A Boêmia passou a fazer parte da Checoslováquia até 1993, data da constituição da República Checa[2] e da República Eslovaca.



Ver também |


  • Reino da Boémia


Referências




  1. John Haywood: The Celts - Bronze Age to New Age


  2. Na língua checa não há distinção entre os adjectivos "boémio" e "checo" (český)




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Boémia






Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Checa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



vYU,UzP98b8SME aS9Fd9XpIJAYa
ZU35IRx 3IGMk03I3 f,1DTaL 1RlPNIU0uNkekNVEV3 26vIdr11P8TF uAiHt5

Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

Refactoring coordinates for Minecraft Pi buildings written in Python