Placa Sul-Americana






Placa Sul-Americana


Placa Sul-americana é uma placa tectônica que abriga a América do Sul e se estende a leste até à Dorsal Mesoatlântica. A placa tem uma área de 43,6 milhões de quilômetros quadrados.[1] No centro do continente, mede 200 quilômetros de espessura e na borda da placa, com a África, os terrenos mais jovens não passam de 15 quilômetros.


A fronteira leste é um limite divergente com a placa africana, formando a parte meridional da Dorsal Média Atlântica. A fronteira sul é um limite com a placa antárctica e com a placa de Scotia. A fronteira oeste é um limite convergente com a placa de Nazca, que se afunda sob a sul-americana. A fronteira norte é um limite com a placa caribenha.


A ocidente, a placa de Farallon tem vindo a afundar-se sob a placa sul-americana desde o período Jurássico. Os restos dessa placa (hoje conhecidos por placa de Cocos) e a placa de Nazca continuam ainda hoje a afundar-se sob o bordo ocidental da placa sul-americana.


A Placa Sul-Americana está movendo-se para oeste longe da dorsal meso-atlântica. A placa se move em direção às placas de Nazca e do Pacífico a uma taxa de 77 mm por ano.[2] Esta colisão de placas é responsável por ter criado a cordilheira dos Andes e por ter causado os vários vulcões que existem ao longo dela.



Ver também |


  • Tectônica de placas


Referências




  1. [1]


  2. Pisco, Peru, Earthquake of August 15, 2007: Lifeline Performance. Reston, VA: ASCE, Technical Council on Lifeline Earthquake Engineering. ISBN 9780784410615 



Ligações externas |



  • Sistema de Informação Geográfica (SIG) do Mapa Tectônico da América do Sul, elaborado pelo portal do Serviço Geológico do Brasil




Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



































Popular posts from this blog

404 Error Contact Form 7 ajax form submitting

How to know if a Active Directory user can login interactively

Refactoring coordinates for Minecraft Pi buildings written in Python