Ezequiel





























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Ezequiel
יְחֶזְקֵאל, Y'khizqel



O profeta Ezequiel, por Michelangelo, entre 1509-1510, na Capela Sistina, Vaticano.
Nascimento
622 a.C.
Jerusalém, território da Tribo de Judá, Reino de Judá.
Morte
570 a.C.
Babilônia, Segundo Império Babilônico.
Cidadania
israelita
Ocupação

Profeta da Bíblia; Sacerdote.

Magnum opus

Livro de Ezequiel



De acordo com a Bíblia hebraica, Ezequiel (em hebraico: יְחֶזְקֵאל, transl. Y'khizqel, IPA[jəħ.ezˈqel]), "A Força de Deus ou Deus Fortalece", de חזק, khazaq, IPA[kħaˈzaq], "força", e אל, el, IPA[ʔel], "Deus"), foi um sacerdote que profetizou por 22 anos durante o século VI a.C., através de visões que teve durante o exílio da Babilônia, tal como registrado no Livro de Ezequiel.


O cristianismo vê Ezequiel como um profeta, e o judaismo considera o seu livro como parte de seu cânone, considerando-o o terceiro dos principais profetas. O islamismo fala de um profeta chamado Dhul-Kifl, que costuma ser associado com Ezequiel.






Índice






  • 1 Vida


  • 2 Ezequiel e o Proposito do seu Livro


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





Vida |


Ezequiel, era um sacerdote[1] que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC[1]. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar[2] que corta a cidade de Babilônia.


São curiosas as visões que o profeta teve sobre a glória de Jeová e os sinais que aconteceram em sua própria vida demonstrando que as ações de Deus são fortes e marcantes. Ezequiel perdeu a sua esposa como sinal da queda de Jerusalém.


A comunidade, em meio à qual ele vivia, acreditava que em breve tudo voltaria a ser como antes, para seus contemporâneos o projeto de Deus era mero sistema que lhe dava segurança. Ezequiel, no entanto, sabe que o sistema passado estava agonizando de maneira irrecuperável, pois Jerusalém seria destruída.


Segundo ele, a sociedade sofria de doença crônica e incurável, pois havia abandonado o projeto de Jeová em troca de uma vida luxuosa e fascinante. Por isso, Ezequiel vê o próprio Deus deixando o Templo (11:22-24) e largando os rebeldes ao bel-prazer dos amantes.


Isso era causa de sofrimento para o profeta, mas não de desânimo e desespero. Para ele, o futuro seria de ressurreição (caps. 36-37) e novidade radical. Com sua linguagem simbólica, Ezequiel indicava os passos para a construção do mundo novo:





Visão de Ezequiel da ressurreição dos ossos (Ezequiel 37: 1-14), óleo sobre tela, autor desconhecido, escola alemã do século XVII.


  • Assumir a responsabilidade pelo fracasso histórico de um sistema que se corrompeu completamente, provocando a ruína de toda a nação.

  • Compreender que a simples reforma de um sistema corrompido não gera nenhuma sociedade nova; apenas reanima o velho sistema que, cedo ou tarde, acabará sempre nos mesmos vícios.

  • Converter-se a Jeová, assumindo o seu projeto; e, a partir daí, construir uma sociedade justa e fraterna, voltada para a liberdade e a vida.

Com esse programa profético, vislumbrava-se um futuro novo: Deus voltaria para o meio de seu povo (43:1-7), provocando o surgimento de uma sociedade radicalmente nova. Aí todos poderão participar igualmente dos bens e decisões que constroem a relação social a partir da justiça. Desse modo, todos poderão reconhecer que a partir desse dia, o nome da cidade será: Jeová está aí (48:35)[1].


A doutrina deste profeta tem por núcleo a renovação interior: é preciso criar para si um coração novo e um espírito novo (18:31); ou ainda, o próprio Deus dará "outro" coração, um coração "novo", e infudirá no homem um espírito "novo" (11:19; 36:26)[3].


Uma curiosidade sobre Ezequiel é que ele e o profeta Daniel são os únicos além de Jesus que foram chamados de filho do homem.


Ezequiel dá origem à corrente apocalíptica, suas grandiosas visões antecipam as de Daniel e as do autor de Apocalipse[3].



Ezequiel e o Proposito do seu Livro |



O propósito das profecias de Ezequiel foi duplo (1) entregar a mensagem divina do juízo ao povo apóstata de Judá e Jerusalém (1-----24) e às sete nações estrangeiras ao seu redor (25---32); e (2) conservar a fé do Remanescente fiel a Deus no exílio,concernente à restauração de seu povo segundo o concerto e à gloria final do reino de Deus (33---48).O Profeta também ressaltava a responsabilidade pessoal de cada indivíduo diante de Deus, ao invés de somente culpar os antepassados e seus pecados como a causa do exílio como julgamento(18.1-32;33.10-20)



Referências




  1. abc EzequielEdição Pastoral da Bíblia, acessado em 17 de agosto de 2010


  2. Tradução Ecumênica da Bíblia, Ed. Loyola, São Paulo, 1994, p 803


  3. ab Bíblia de Jerusalém, Nova Edição Revista e Ampliada, Ed. de 2002, 3ª Impressão (2004), Ed. Paulus, São Paulo, p 1.244





  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Ezekiel».



Ligações externas |




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  • "Ezekiel" - The Catholic Encyclopedia


  • "Introduction to Ezekiel", de S. Scatolini Apostolo e Johan Lust (pdf)







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