Instalações sanitárias
Nota: Se procura pela acepção portuguesa do termo "banheiro", veja salva-vidas.
Nota: Se procura por um antigo estabelecimento de banhos do Recife, veja Casa de Banhos.
O banheiro (português brasileiro) ou casa de banho (português europeu), também conhecido como instalações sanitárias, privada, gabinete sanitário, toalete (ou toilette), quarto de banho, lavabo ou WC (sigla de water closet, significando "gabinete da água" em Inglês), é um compartimento (ou cômodo) de uma habitação utilizado para os cuidados de higiene pessoal.
Índice
1 Composição básica
1.1 Acessórios
2 Tipologia
2.1 Banheiros Públicos
2.2 Banheiros Químicos
2.3 Banheiros Secos
2.4 Fossas sanitárias
3 Ver também
4 Ligações externas
Composição básica |
De modo geral, os banheiros apresentam um ou mais chuveiros, a fim de possibilitar os banhos. Contudo, banheiros mais antigos ou de alto padrão costumam ter uma banheira, por vezes de hidromassagem.
Um vaso sanitário (português brasileiro) ou sanita (português europeu) também é um dos elementos principais dos banheiros, a fim de receber as fezes, urinas e eventuais outras secreções humanas, eliminando-os através da descarga. Em alguns países relata-se o hábito de jogar o papel higiênico pelo vaso sanitário. Lavabos e torneiras são outros característicos, pois permitem que os usuários possam limpar suas mãos após o uso do banheiro.
Acessórios |
Itens bastante frequentes em banheiros, mas não constitutivos são os acessórios que permitem uma maior comodidade, como toalheiros, saboneteiras, espelhos, desodorizadores etc. Mesmo alguns itens de higiene, como os bidês, não são empregados na maior parte das construções.
Tipologia |
Banheiros Públicos |
Ver artigo principal: Banheiro público
Os banheiros públicos foram criados no ano de 1500 e são normalmente separados por tipologia de sexo, i.e., um banheiro para homens e outro para mulheres. A razão primeira disto é a higiene; devido ao fato dos homens urinarem de pé e as mulheres sentadas; já que muitos homens, ao urinarem de pé, podem espalhar gotas de urina sobre a privada (a preocupação numa casa de banho pública não é a mesma do que em casa).
Banheiros Químicos |
Ver artigo principal: Banheiro químico
Há hoje em dia banheiros descartáveis, que normalmente são aqueles que se encontram nos recintos dos festivais. Eles não estão ligadas a nenhuma cano sanitária e o tratamento dos dejetos (fezes e urina) são realizados por meios químicos. decomposição. Quando o tanque está cheio este tem de ser removido, para nova utilização.
Banheiros Secos |
Ver artigo principal: Banheiro seco
Banheiro seco é uma alternativa ecológica ao banheiro comum pois não utiliza água. As fezes são armazenadas em um local sem contato com o ambiente externo, onde a cada defecação a pessoa joga um punhado de serragem sobre as fezes para mantê-las secas e evitar o mau cheiro. Após 6 meses em processo de decomposição as fezes são transformadas em um rico composto orgânico que pode voltar à terra sem prejudicar a qualidade da mesma.
Fossas sanitárias |
Ver artigo principal: Fossa sanitária
Uma fossa sanitária consiste em uma escavação na qual são despejados e lá se acumulam os dejetos, fezes e urina, geralmente de casas que não possuem sistema de esgoto.
Ver também |
- Água
- Biodigestor
- Esgoto
- Boxe (banho)
Ligações externas |
Normas da ABNT para a construção de banheiros (em português)