Autódromo de Interlagos




Coordenadas: 23º 42' S, 46º 41' O



























































































Brasil Autódromo de Interlagos

Autódromo José Carlos Pace

2014 Interlagos circuit map.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Interlagos, São Paulo, São Paulo, Brasil

Voltas
71

Percurso
4,309 km (2.677 mi)

Total
305,909 km (190.083 mi)

Curvas
15

Pole

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido
1min 08s 322
2018


Volta mais rápida
na prova


Finlândia Valtteri Bottas
Mercedes V6 Turbo Híbrido
1min 10s 540
2018


Anos disputados
36 (35 oficial)

Primeira disputa

1972 (1973 oficial)

Última disputa

2018

Maior vencedor (pilotos)

Alemanha Michael Schumacher (4)

Maior vencedor (equipe)

Itália Ferrari (8)
Reino Unido McLaren (8)

Última corrida (2018):

Pole Position

Piloto

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido

Tempo
1min 07s 281

Volta mais rápida

Piloto

Finlândia Valtteri Bottas
Mercedes V6 Turbo Híbrido

Tempo
1min 10s 540

Pódio

Primeiro

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido
1h 27min 09s 066


Segundo

Países Baixos Max Verstappen
Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo Híbrido
+1s 469


Terceiro

Finlândia Kimi Raikkonen
Ferari V6 Turbo Híbrido
+4s 764


Autódromo de Interlagos (cujo nome oficial é Autódromo José Carlos Pace) é um autódromo municipal localizado no distrito de Cidade Dutra na cidade de São Paulo, Brasil. Pela proximidade com o bairro de Interlagos é popularmente chamado de Autódromo de Interlagos. Foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Ademar de Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.


O nome tradicional do bairro (e consequentemente do circuito) vem do fato da localização em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. O nome foi sugerido pelo arquiteto e urbanista francês Alfred Agache devido a região de Interlaken (literalmente "entre lagos") localizada na Suíça[1]. Em meados dos anos 80 foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.


O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos a ter sentido anti-horário. Nesse autódromo são realizadas as principais competições de Automobilismo do Brasil. É conhecido internacionalmente por sediar a etapa do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Também é utilizado, por vezes, para outros tipos de eventos, inclusive o desfile das escolas de samba dos grupos de acesso da cidade de São Paulo.


No dia 17 de outubro de 2007 o então governador José Serra inaugurou a Estação Autódromo da Linha 9 da CPTM. A estação, que fez parte dos planos de extensão da linha, localiza-se a 600 metros do portão do Setor G do autódromo. O autódromo hospedou apresentações do KISS em 1999, do Iron Maiden em 2009, além da terceira edição e quarta edições do festival Lollapalooza Brasil.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Melhorias em 2007


    • 1.2 Futuras reformas




  • 2 Traçados


  • 3 Curvas


  • 4 Comparação


  • 5 Fórmula 1


    • 5.1 Por pilotos, equipes e países que venceram1




  • 6 Recordes em Interlagos


  • 7 Ver também


  • 8 Referências


  • 9 Ligações externas





História |





Fotografia aérea do Autódromo de Interlagos.


No fim da década de 1920, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson idealizou uma região de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga, sendo que sua filha escolheu o nome Interlagos para o local. Em abril de 1939, com o autódromo ainda em obras, um grupo de pilotos liderado por Manoel de Teffé deu as primeiras voltas na pista. Um ano após houve a grande inauguração no dia 12 de maio de 1940, o autódromo abriu suas portas. Neste dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.


Fechado para reformas em 1967, só foi reaberto em 1 de março de 1970, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, o autódromo passou novamente por reformas para abrigar no ano seguinte, pela primeira vez, um Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 1972 houve o primeiro Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 sem contar pontos para o campeonato, sendo vencido pelo argentino Carlos Reutemann, piloto da equipe Brabham. Em 1973 a prova já era válida pelo campeonato mundial de equipes e pilotos, sendo vencida pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, da Lotus. Até 1980 o autódromo recebeu o Grande Prêmio sucessivamente, com exceção de 1978 que foi no Autódromo de Jacarepaguá. De 1981 a 1989 o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá. Em 29 de junho de 1988, o Autódromo de Interlagos recebeu o 1° Hanabi Matsuri, em comemoração aos 80 anos da Imigração japonesa no Brasil.




Torre de controle do Autódromo de Interlagos.


Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.



Melhorias em 2007 |


No ano de 2007, o autódromo foi fechado por quatro meses para ser trocado todo o asfalto do circuito, além da construção de mais uma arquibancada na reta dos boxes e alteração da entrada dos boxes.


Para o Grande Prêmio do Brasil de 2007, foram realizados os reparos de maior escala dos últimos 35 anos do circuito, para resolver fundamentalmente problemas com a superfície da pista.[2][3] O asfalto existente foi totalmente substituído,[4] resultando em uma superfície da pista muito lisa. Ao mesmo tempo, a entrada do pit lane foi reforçado para melhorar a segurança e construído um novo e maior stand fixo.[5] Para facilitar o trabalho, o circuito foi fechado e não foram realizados eventos nos cinco meses imediatamente anteriores à corrida.[6]


Em 17 de outubro de 2007, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a operar a nova estação da Linha 9, a Estação Autódromo, perto do circuito.[7][8][9][10] A Linha C foi prorrogado para melhorar o acesso entre o centro de São Paulo e região sul da Grande São Paulo, incluindo o circuito.[11][12][13]






Panorâmica da reta principal do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), tirada da arquibancada M, durante o treino de sexta-feira para o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula Um 2009.



Futuras reformas |


Interlagos sofrerá reformas a serem entregues em 2015 ao custo de R$130 milhões para atender novas exigências da FIA. A pista foi inteiramente recapeada já para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 2014, assim como foram refeitas a entrada dos boxes e a área de escape da segunda perna do S do Senna. Para 2015, o paddock existente será inteiramente remodelado. O então prefeito Fernando Haddad estudou construir novos boxes na reta oposta, porém a ideia foi abandonada.[14]



Traçados |




Curvas |




Interlagos no Grande Prêmio do Brasil, em 2006.




Curva "S" do Senna.




  • Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original são identificadas por números, mas dizia-se que, por serem curvas contornadas em alta velocidade, separavam os meninos dos homens, pois os pilotos mais corajosos contornavam-as "pé embaixo", ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas havia enormes eucaliptos que literalmente "abraçavam" os carros que saíam da pista.


  • Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.


  • Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.


  • Curva do Sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.


  • Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da Força Pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entusiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez e rodou de novo. Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".


  • Curva do Laranjinha - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que eram tratados por laranjas, sempre erravam a sua tangência.


  • Curva da Ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.


  • Curva do Pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.


  • Curva Bico de Pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.


  • Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.


  • Curva da Junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.


  • Café - Curva que antecede a reta chamada Subida dos Boxes. Ganhou esse nome porque, nos primeiros anos do autódromo, os locutores e jornalistas que cobriam as corridas num barranco naquele ponto do circuito preparavam e bebiam café. O cheiro da bebida era tão forte que os pilotos, ao contornarem aquela curva, o sentiam de longe, e a batizaram assim. Foi nesta curva que aconteceram os acidentes fatais de Rafael Sperafico em 2007 e de Gustavo Sondermann em 2011.



Comparação |


Comparação das voltas mais rápidas por categorias no Autódromo José Carlos Pace.






































































































































































































































































Categoria Tempo Piloto Equipe/Fabricante Data
F1 1:07.281 Lewis Hamilton
Mercedes-AMG Motorsport/W09 EQ Power+

Grande Prêmio do Brasil de 2018

FIA WEC-LMP1
1:17.442 Timo Bernhard/ Mark Webber/ Brendon Hartley
Porsche 919 Hybrid/ Porsche Motorsport LMP1
6 Horas de São Paulo de 2014

Le Mans Series-LMP1
1:18.787
Pedro Lamy/ Stéphane Sarrazin
Peugeot 908 HDi FAP/ Peugeot Sport Total
Mil Milhas Brasil de 2007

Le Mans Series-LMP2
1:23.449 Juan Barazi/ Michael Vergers/ Karim Ojjeh Zytek 07S
Mil Milhas Brasil de 2007[15]
World Series by Nissan 1:25.480 Ricardo Zonta
Dallara SN01-Nissan VQ/ Gabord Competicion
2002/12/8
FIA Formula 3000 International Championship 1:26.060 Sebastien Bourdais
Lola B02/50-Zytek/ Super Nova Racing
2002/3/30
F3 Brasil 1:28.129 Matheus Iorio
Dallara F-309-Berta 2.3L/ Cesário Fórmula
2016/12/10
FIA WEC-LMGTE PRO GT2 1:29.858 Stefan Mücke/Darren Turner Aston Martin Vantage V8/ Aston Martin Racing
6 Horas de São Paulo de 2014
Endurance Brasil-GTP1 1:30.247 Paulo Roberto Bonifácio/ Felipe Giaffone/ Vitor Meira
Prototótipo ZF01/ Scuderia 111
Mil Milhas Brasil de 2006
Endurance Brasil-GT1 1:31.570
Xandy Negrão/ Guto Negrão
Audi TTR DTM/ Medley Genéricos 500 km de Interlagos de 2004
FIA GT1 Championship 1:32.060
Enrique Bernoldi/ Xandinho Negrão

Maserati MC12/ Vitaphone Racing
2010/11/27
Endurance Brasil-GT3 1:34.646
Max Wilson/ Raul Boesel/ Marcel Visconde
Porsche 911 GT3 RSR/ Stuttgart Sportcar-Dener Motorsport
Mil Milhas Brasil de 2008
Brasil GT3 Championship 1:34.997
Daniel Serra/ Chico Longo
Lamborghini LP 560 2008/8/7
SuperBike Brasil 1:35.380 Eric Granado Honda CBR 1000 RR/ Honda Racing 2017/6/24

Fórmula Renault 2.0 Brasil
1:35.809 Nelson Merlo Tatuus FR2000-F4R 2.0L/ Bassani Racing
2005/11/6
Stock Car V8 Brasil 1:37.032
Daniel Serra/João Paulo de Oliveira
Eurofarma RC 2018/3/9
Porsche GT3 Cup Challenge Brasil 1:37.331 Allan Hellmeister/ Nelsinho Piquet
Porsche 911 (Type 991 Cup) GT3-Cup/ FS Hero 500 km de Interlagos Porsche Cup 2016
Endurance Brasil-GT1 1:42.088 Lucas Molo/ Nelson Silva Júnior Ferrari 550 Maranello/ Tekpron 300 Milhas de Interlagos de 2005
TC2000 1:43.425 Cacá Bueno Honda Civic/ Honda Lubrax 2007/6/16
Spyder Race 1:43.496 Sergio Pistili AT Autosport 2008
Top Race V6 1:44.352 Agustin Canapino Mercedes-Benz C203 2010/7/24
Copa Chevrolet Montana 1:44.557 Rafael Daniel Gramacho Racing 2011/4/2
Stock Car Light 1:44.841 Gustavo Sondermann FTS Competições 2007/12/8
Pick-up Racing 1:46.740 Rodrigo Navarro Chevrolet/ Gramacho Racing 2009/7/5
Troféu Maserati 1:47.655 Guto Negrão Maserati Coupé Cambiocorsa/ Medley 2006/3/25

Formula Inter

1:47:900

Marcelo Henriques
Arroyo Baru
2017/4/1
Copa Brasil de Marcas 1:48.252 Guilherme Sala Renault Fluence/ Greco 2016/9/9
Sprint Race 1:48.948 Yuri/ Yago Cesário Sprint Race Pro 2017/5/11
Mercedes-Benz Grand Challenge 1:50.436 Fernando Fortes CLA AMG-Cup/ Mottin Racing 2016/12/10
Campeonato Brasileiro de Turismo 1:55.846 Felipe Guimarães W2 Racing 2015/12/12
AUDI DTCC 1:57.526 Felipe Gama MC Tubarão
2012/11/13
Fórmula 1600 1:58.523 Emilio Padron Della Barba Racing 2016/7/30
Stock Jr 1:58.614 Eduardo Leite JL Racing-Yamaha 2006
Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos 1.59.660 Faio Ebrahim VW Gol/ EGB Valorem 2006
Copa Renault Clio 1:59.981 Rodolfo Pousa M2 Competições 2009/11/28
Copa Truck 2:00.542 Felipe Giaffone Volkswagen/ RM Competições 2011/7/2[16]


Fórmula 1 |



Ver artigo principal: Grande Prêmio do Brasil



A pista paulista marcou a última corrida (antes do abandono da aposentadoria) do piloto de Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher.





Grande Prêmio do Brasil de 2007.


O Autódromo de Interlagos foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de: 1972 à 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual.


Provas disputadas e vencedores:


O fundo rosa mostra que a prova não fez parte do campeonato mundial da Fórmula 1.









































































































































































































































Ano
Piloto
Equipe
Detalhes

2018

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2017

Alemanha Sebastian Vettel

Ferrari

Detalhes

2016

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2015

Alemanha Nico Rosberg

Mercedes

Detalhes

2014

Alemanha Nico Rosberg

Mercedes

Detalhes

2013

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

2012

Reino Unido Jenson Button

McLaren-Mercedes

Detalhes

2011

Austrália Mark Webber

Red Bull-Renault

Detalhes

2010

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

2009

Austrália Mark Webber

Red Bull-Renault

Detalhes

2008

Brasil Felipe Massa

Ferrari

Detalhes

2007

Finlândia Kimi Räikkönen

Ferrari

Detalhes

2006

Brasil Felipe Massa

Ferrari

Detalhes

2005

Colômbia Juan Pablo Montoya

McLaren-Mercedes

Detalhes

2004

Colômbia Juan Pablo Montoya

Williams-BMW

Detalhes

2003

Itália Giancarlo Fisichella

Jordan-Ford

Detalhes

2002

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2001

Reino Unido David Coulthard

McLaren-Mercedes

Detalhes

2000

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

1999

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Detalhes

1998

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Detalhes

1997

Canadá Jacques Villeneuve

Williams-Renault

Detalhes

1996

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Detalhes

1995

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Renault

Detalhes

1994

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford

Detalhes

1993

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Ford

Detalhes

1992

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

Detalhes

1991

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Detalhes

1990

França Alain Prost

Ferrari

Detalhes

Não houve de 1981 a 1989

1980

França René Arnoux

Renault

Detalhes

1979

França Jacques Laffite

Ligier-Ford

Detalhes

Não houve em 1978

1977

Argentina Carlos Reutemann

Ferrari

Detalhes

1976

Áustria Niki Lauda

Ferrari

Detalhes

1975

Brasil José Carlos Pace

Brabham-Ford

Detalhes

1974

Brasil Emerson Fittipaldi

McLaren-Ford

Detalhes

1973

Brasil Emerson Fittipaldi

Lotus-Ford

Detalhes

1972

Argentina Carlos Reutemann

Brabham-Ford

Detalhes


Por pilotos, equipes e países que venceram1 |
































































































































































































































↑1 (Última atualização: GP do Brasil de 2018)

Contabilizados somente os resultados válidos pelo Mundial de Fórmula 1



Recordes em Interlagos |




























Piloto
Chassi/Motor
Tempo
Extensão
Ano
Pole Position

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes V6 Turbo Híbrido
1min 07s 281
4.309 km
2018
Melhor Volta na Prova

Finlândia Valtteri Bottas

Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo Híbrido
1min 10s 540
4.309 km
2018


Ver também |



  • Fórmula 1

  • Grande Prêmio do Brasil

  • Lista de autódromos do Brasil



Referências




  1. «História – Autódromo de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace». Autódromo de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace. Consultado em 30 de dezembro de 2015 


  2. «Interlagos será fechado para reforma». www.folhadaregiao.com.br/. 14 de junho de 2007. Consultado em 5 de agosto de 2007 


  3. «As obras em Interlagos». www.autodromointerlagos.com/. 4 de setembro de 2007. Consultado em 8 de setembro de 2007 


  4. «FIA tem uma justificada preocupação com o GP Brasil de Fórmula 1». www.gpbrasil.com.br/. Consultado em 5 de agosto de 2007 


  5. «Alargamento da entrada dos boxes, para maior segurança dos pilotos». www.autodromointerlagos.com/. Consultado em 5 de agosto de 2007 


  6. «Reforma deve acabar com problemas no asfalto de Interlagos». www.clicabrasilia.com.br/. 13 de junho de 2007. Consultado em 5 de agosto de 2007 


  7. «ESTAÇÃO AUTÓDROMO É INAUGURADA NESTA QUARTA-FEIRA». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 16 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007 


  8. «INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO AUTÓDROMO DÁ LARGADA PARA O METRÔ DE SUPERFÍCIE EM SP». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 18 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007 


  9. «CIRCULAÇÃO DE TRENS GANHA ESQUEMA ESPECIAL PARA GP BRASIL DE F1». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 18 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007 


  10. «INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO AUTÓDROMO MARCA INÍCIO DO METRÔ DE SUPERFÍCIE, NA CAPITAL». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. 22 de outubro de 2007. Consultado em 23 de outubro de 2007 


  11. «CET Operação Interlagos 2007». CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. Consultado em 17 de outubro de 2007 


  12. «GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN DÁ INÍCIO ÀS OBRAS DE EXTENSÃO DA LINHA C». CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. 21 de novembro de 2005. Consultado em 17 de outubro de 2007 


  13. «COMPANHIA INICIA OBRAS PARA BENEFICIAR POPULAÇÃO DA GRANDE SÃO PAULO». CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. 27 de dezembro de 2005. Consultado em 17 de outubro de 2007 


  14. Obras em Interlagos custarão R$ 130 milhões, Folha de S. Paulo


  15. http://www.automobilsport.com/mil-milhas-interlagos-qualifying-result-team-peugeot-creation-pescarolo-barazi-epsilon-embassy-racing-bruneau-alphand-jmb---29992.html


  16. «F Truck: Felipe Giaffone coloca Volkswagen na pole position da etapa de Interlagos». Blog do Caminhoneiro. 3 de julho de 2011 



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