Spice Girls























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Spice Girls


As Spice Girls se apresentando durante seu penúltimo concerto de reunião em Toronto, Ontário, em fevereiro de 2008. (E – D) Melanie Chisholm, Victoria Beckham, Geri Halliwell, Melanie Brown e Emma Bunton.
Informação geral
Origem

Londres, Inglaterra
País

 Reino Unido

Gênero(s)



  • Pop

  • dance-pop

  • teen pop




Instrumento(s)

Vocais
Período em atividade



  • 1994–2000

  • 2007–08

  • 2012

  • 2018–presente




Gravadora(s)

Virgin

Integrantes

Emma Bunton
Geri Halliwell
Melanie Brown
Melanie Chisholm

Ex-integrantes

Victoria Beckham
Página oficial

thespicegirls.com

Spice Girls é um girl group de música pop britânico formado em 1994. O grupo era composto por Emma Bunton ("Baby Spice"), Geri Halliwell ("Ginger Spice"), Melanie Brown ("Scary Spice"), Melanie Chisholm ("Sporty Spice") e Victoria Beckham ("Posh Spice"). Elas assinaram com a Virgin Records e lançaram seu primeiro single "Wannabe" em 1996, que atingiu o número um em 37 países[1][2] e estabeleceu seu sucesso global. O álbum de estreia Spice vendeu mais de 31 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum mais vendido por um grupo feminino na história.[3][4] O segundo álbum de estúdio, Spiceworld, vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.[5] As Spice Girls venderam 85 milhões de discos em todo o mundo,[6][7][8] tornando-as o grupo feminino mais vendido de todos os tempos, um dos grupos pops mais vendidos de todos os tempos,[7][9] e o maior sucesso da música britânica desde os Beatles.[10][11][12] Entre os artistas de maior venda da década de 1990, da cultura popular britânica, a Time chamou-as "indiscutivelmente a face mais reconhecível" da cultura britânica e jovem no meio dos anos 90.[13]


As medidas de seu sucesso incluem vendas de discos internacionais, uma turnê de reunião de 2007-2008, merchandisings, simbolismo icônico como o vestido da Union Jack de Halliwell representando "girl power", e um filme, Spice World. O grupo tornou-se um dos motores de marketing mais bem sucedido de todos os tempos,[14] ganhando até US $ 75 milhões por ano,[15] com o seu rendimento bruto global estimado em US$ 500-800000000 até maio de 1998.[14] Sob a orientação de seu mentor e o gerente Simon Fuller, as Spice Girls abraçaram o merchandising e se tornaram um recurso regular da imprensa britânica e global. De acordo com o jornalista e biógrafo David Sinclair, da Rolling Stone, "Scary, Baby, Ginger, Posh e Sporty eram o grupo de indivíduos mais reconhecido desde John, Paul, George, e Ringo".[16] Sob rótulo "girl power", as Spice Girls tornaram-se populares ícones culturais dos anos 90.[17][18] Elas são citadas como parte da invasão britânica da década de 1990 nos Estados Unidos.[19]




Índice






  • 1 Biografia


    • 1.1 1994–96: Formação e início


    • 1.2 1996–97: Spice e explosão


    • 1.3 1997–98: Spiceworld e saída de Halliwell


    • 1.4 1998–2000: Forever e hiato


    • 1.5 2007–08: Return of the Spice Girls e Greatest Hits


    • 1.6 2010–12:Viva Forever: The Musical e Jogos Olímpicos de Verão de 2012


    • 1.7 2016–presente: Segunda reunião




  • 2 Impacto cultural e legado


    • 2.1 Na cena de música pop


    • 2.2 "Girl Power"


    • 2.3 Cool Britannia


    • 2.4 As tendências da moda e apelidos


    • 2.5 Comercialização e cultura de celebridades


    • 2.6 Ícones dos anos 90




  • 3 Representação nos meios de comunicação


  • 4 Outros empreendimentos da marca


    • 4.1 Filme


    • 4.2 Televisão


    • 4.3 Viva Forever: The Spice Girls Musical


    • 4.4 Produtos e ofertas de patrocínio




  • 5 Registros de carreira e conquistas


  • 6 Na cultura popular


  • 7 Discografia


  • 8 Turnês


  • 9 Ver também


  • 10 Referências


  • 11 Ligações externas





Biografia |



1994–96: Formação e início |





"PROCURADO: Tem entre 18-23 anos e sabe cantar e dançar? Você é dinâmica, extrovertida, ambiciosa e esforçada? A Heart Management Ltd. é um consórcio de gerenciamento da indústria da música amplamente bem-sucedido que atualmente está formando um ato pop feminino, coreografado, com dança/canto para um contrato de gravação. Audição aberta. Danceworks, 16 Balderton Street. Sexta-feira 4 de março. 11:00 - 17:30. Por favor, traga partituras ou cassete de apoio".[20]




– Anúncio da revista The Stage


Em meados da década de 1990, Bob e Chris Herbert, da Heart Management, decidiram criar um girl group para competir com boy bands populares, como Take That e East 17, que dominavam a cena da música pop na época.[21] Em fevereiro de 1994, junto com o financista Chic Murphy, eles colocaram um anúncio na revista especializada The Stage, pedindo que cantoras fizessem uma audição para uma banda pop exclusivamente feminina nos estúdios da Danceworks.[21] Aproximadamente 400 meninas participaram da audição, durante a qual elas foram colocadas em grupos de 10 e dançaram uma coreografia para a música "Stay" de Eternal, seguida de audições solo em que elas foram convidadas a cantar músicas de sua própria escolha. Depois de várias semanas de deliberação, Victoria Adams, Melanie Brown, Melanie Chisholm e Michelle Stephenson estavam entre as 12 meninas escolhidas para uma segunda rodada de testes em abril; Geri Halliwell também participou da segunda audição, apesar de perder a primeira.[21]


Uma semana depois da segunda audição, as meninas foram convidadas a ir novamente ao Nomis Studios em Shepherds Bush, cantando "Signed, Sealed, Delivered" por conta própria e em grupo. Durante a sessão, Adams, Brown, Chisholm, Halliwell e Stephenson foram selecionadas para uma banda inicialmente chamada Touch.[21] O grupo mudou-se para uma casa em Maidenhead, Berkshire, e passou a maior parte de 1994 preparando-se. Durante os dois primeiros meses, elas trabalharam em fitas demo no South Hill Park Recording Studios em Bracknell com o produtor e dono de estúdio Michael Sparkes e o compositor e arranjador Tim Hawes. De acordo com Stephenson, o material que o grupo recebeu era "muito, muito pop jovem";[16] uma das músicas que elas gravaram, "Sugar and Spice", seria a fonte de seu nome definitivo. Elas também trabalharam em várias rotinas de dança no Trinity Studios em Knaphill, perto de Woking, Surrey. Alguns meses após o início dos trabalhos, Stephenson saiu do grupo e substituída por Emma Bunton.[16] Foi também nessa época que Halliwell surgiu com o nome da banda Spice.[21]


O grupo se sentiu inseguro com a falta de um contrato e ficou frustrado com a direção em que a Heart Management as estava orientando. Em outubro de 1994, armadas com um catálogo de fitas demo e coreografias, eles começaram a fazer turnês em agências de gerenciamento. Eles persuadiram Bob Herbert a montar uma performance de vitrine para o grupo na frente de compositores, produtores e homens de A&R em dezembro de 1994 no Nomis Studios, onde receberam uma reação "extremamente positiva".[16] Vendo o interesse no grupo, os Herberts rapidamente começaram a criar um contrato obrigatório para elas. Encorajadas pela reação que haviam recebido na apresentação no Nomis, todas as cinco componentes atrasaram a assinatura de contratos por consultoria jurídica de, entre outros, do pai de Adams.


Em março de 1995, o grupo se separou da Heart Management devido à sua frustração com a falta de vontade da empresa em ouvir suas visões e ideias. Para garantir que elas mantivessem o controle de seu próprio trabalho, elas supostamente roubaram as gravações mestras de sua discografia dos escritórios de gerenciamento.[16][22] Nesse mesmo dia, o grupo localizou o produtor Eliot Kennedy, de Sheffield, que estivera presente na apresentação, e o convenceu a trabalhar com elas. Elas foram apresentadas aos produtores de discos Absolute, que por sua vez os chamaram à atenção de Simon Fuller, da 19 Entertainment, que as assinou em março de 1995. Durante o verão daquele ano, o grupo fez turnê em Londres e Los Angeles com Fuller, assinando um contrato com a Virgin Records em setembro de 1995. Seu nome foi mudado para Spice Girls, já que um rapper já estava usando o nome Spice.[21] Deste ponto em diante até o verão de 1996, o grupo continuou a escrever e gravar faixas para o seu álbum de estreia, enquanto viajava extensivamente pela costa oeste dos Estados Unidos, onde assinaram um contrato de publicação com a Windswept Pacific.[21]



1996–97: Spice e explosão |



Ver artigo principal: Spice



O grupo cantando "Say You'll Be There" na festa da McLaren em 1997.


Em 7 de julho de 1996, as Spice Girls lançaram seu primeiro single "Wannabe" no Reino Unido. Nas semanas que antecederam o lançamento, o videoclipe da canção (dirigido pelo diretor de comerciais sueco Johan Camitz e filmado em abril no Midland Grand Hotel em Londres), foi exibido no canal de música The Box. O clipe foi um sucesso instantâneo e foi transmitido até setenta vezes por semana em seu auge. Depois que o vídeo foi lançado, as Spice Girls tiveram seu primeiro slot de TV ao vivo na transmissão do programa Surprise Surprise do LWT. A primeira coletiva de imprensa do grupo foi exibida no Music Week. Em julho de 1996, o grupo realizou sua primeira entrevista com Paul Gorman, editor colaborador do Music Week, na sede da Virgin Records em Paris. Sua obra reconheceu que as Spice Girls estavam prestes a instituir uma mudança nas paradas, longe do Britpop e do pop. Ele escreveu: "APENAS QUANDO MENINOS com guitarras ameaçam governar a vida pop - um grupo pop só de garotas chegou com bastante insolência para estourar essa grande bolha rockista."[23] A música entrou nas paradas no número três antes de subir para o número um na semana seguinte e ficar lá por sete semanas. A música provou ser um sucesso global, alcançando o número um em 37 países[1][24] e se tornando não só o single de estréia mais vendido por um grupo feminino, mas também o single mais vendido por um grupo exclusivamente feminino de todos os tempos.[25]


Tornando-se uma onda de publicidade, o grupo lançou seus próximos singles no Reino Unido e na Europa; em outubro, "Say You'll Be There" foi lançado no topo das paradas no número um por duas semanas. Em dezembro, "2 Become 1" foi lançado, tornando-se seu primeiro número 1 de Natal e vendendo 462.000 cópias em sua primeira semana,[26] tornando-o o single mais vendido do ano. As duas faixas continuaram as vendas notáveis ​​do grupo, dando a elas três das cinco músicas mais vendidas no Reino Unido em 1996.[27] Em novembro de 1996, as Spice Girls lançam o álbum de estréia Spice na Europa. O sucesso foi sem precedentes e atraiu comparações com a Beatlemania,[12] ensinando a imprensa a aceitar a "Spice mania"[28][29][30][31] e o grupo "Fab Five".[32][33][34][35] Em sete semanas, o álbum Spice havia vendido 1,8 milhão de cópias apenas na Grã-Bretanha,[36] tornando as Spice Girls a banda britânica mais vendidas desde os Beatles. No total, o álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias na Grã-Bretanha,[36] o álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido por um grupo feminino,[37] certificado de 10× platina,[36] e alcançou o número um por mais quinze semanas não consecutivas.[38] Na Europa, o álbum tornou-se o álbum mais vendido de 1997 e foi certificado de 8 × platina pela IFPI pelas vendas superiores a 8 milhões de cópias.[39]










"Wannabe"


O single de estreia da Spice Girls, "Wannabe", é um dos singles mais vendidos de todos os tempos, liderando as paradas em 37 países e vendendo mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo.




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Naquele mesmo mês, as Spice Girls atraíram uma multidão de 500 mil pessoas quando ligaram as luzes de Natal em Oxford Street, Londres.[21] Ao mesmo tempo, Simon Fuller começou a estabelecer acordos de patrocínio de milhões de libras para associar as Spice Girls com Pepsi, Impulse, Cadbury e Polaroid.[21] Em dezembro de 1996, o grupo ganhou três troféus nos prêmio Smash Hits na Arena de Londres, incluindo o melhor vídeo para "Say You Be There".[21] Em janeiro de 1997, o grupo lançou "Wannabe" nos Estados Unidos.[40] O single, escrito pelas Spice Girls, Richard Stannard e Matt Rowe também provou ser um catalisador para ajudar as Spice Girls a entrar no notoriamente difícil mercado dos Estados Unidos quando estreou na Hot 100 no número onze. Na época, essa foi a melhor estréia de todos os tempos de por um artista não americano, superando o recorde anterior de "I Want to Hold Your Hand" dos Beatles e a maior participação conjunta de "Ironic" de Alanis Morissette.[21] "Wannabe" alcançou o número um nos EUA por quatro semanas. Em fevereiro de 1997, Spice foi lançado nos EUA e se tornou o álbum mais vendido de 1997 nos EUA, com um pico no número um, e foi certificado 7× platina pela RIAA[41] pelas vendas superiores a 7,4 milhões de cópias.[42] O álbum também está incluído na lista dos 100 melhores álbuns de todos os tempos pela Recording Industry Association of America (RIAA) com base nas vendas nos EUA.[43] No total, o álbum vendeu mais de 28 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o álbum mais vendido de todos os tempos por um grupo exclusivamente feminino.[3][44][45]


Mais tarde naquele mês, as Spice Girls ganharam dois Brit Awards como Melhor Vídeo Britânico por "Say You Be There" e Melhor Single Britânico por "Wannabe".[21][44] O grupo cantou "Who Do You Think You Are" durante a abertura do Brit Awards de 1997, com Geri Halliwell usando um mini-vestido da Union Jack que se tornou um dos mais famosos da história pop.[46][47] Em março de 1997, um duplo A-side de "Mama"/"Who Do You Think You Are" foi lançado na Europa, finalizando a promoção de Spice, que mais uma vez garantiu o número um,[48] fazendo das Spice Girls o primeiro grupo da história desde o Jackson 5 a ter quatro número um consecutivos.[21]Girl Power! o primeiro livro e manifesto das Spice Girls foi lançado no final daquele mês pela Virgin Megastore. Ele esgotou sua tiragem inicial de 200.000 cópias em um dia e acabou sendo traduzido para mais de 20 idiomas. Em abril, Spice—the Official Video—Vol. 1 foi lançado; vendendo 500.000 cópias no Reino Unido entre abril e junho, tornando-se o álbum de vídeo pop mais vendido de todos os tempos.[49][16] Em maio, o Spice World foi anunciado pelas Spice Girls no Festival de Cannes. O grupo também realizou seu primeiro show ao vivo britânico, para a realeza da Grã-Bretanha. No show, elas violaram o protocolo real quando Mel B e Geri Halliwell deram beijos nas bochechas do príncipe Charles e beliscaram seu traseiro, causando polêmica.[21] No Ivor Novello Awards, o grupo ganhou o prêmio de Melhor Artista Britânico do Ano e Melhor Single Britânico por "Wannabe". Em junho de 1997, Spiceworld começou a se rodado e lançado em agosto. Em setembro, as Spice Girls cantaram "Say You Be There" no MTV Video Music Awards de 1997 no Radio City Music Hall, em Nova York, e ganharam o prêmio de Melhor Vídeo de Dança por "Wannabe". No Billboard Music Awards de 1997, o grupo ganhou quatro prêmios; Artista Revelação do Ano, Singles Hot 100 do Ano e Álbum do Grupo do Ano e Álbum do Ano por Spice.[50]



1997–98: Spiceworld e saída de Halliwell |



Ver artigo principal: Spiceworld e Spice World

Em outubro de 1997, as Spice Girls lançaram o primeiro single do novo álbum, "Spice Up Your Life", estreando na liderança do UK Albums Chart no primeiro lugar em 19 de outubro de 1997, tornando-se o quinto single consecutivo do grupo a conseguir esse feito. Naquele mesmo mês, Simon Fuller levou o grupo para o leste para realizar seu primeiro grande show ao vivo para 40.000 fãs em Istanbul, na Turquia. Mais tarde, o grupo lançou a campanha de caridade Poppy Appeal da Royal British Legion,[51] viajando em seguida, para a África do Sul para conhecer Nelson Mandela, que disse: "Elas são minhas heroínas".[52] Este foi o ano em que as Spice Girls chegaram ao auge de sua carreira. Em novembro, lançaram seu segundo álbum, Spiceworld, a obra foi um best seller global. Estabelecendo um novo recorde para o álbum que vendeu mais de sete milhões de cópias ao longo de duas semanas. Ganhando críticas favoráveis,[45] o álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias na Europa,[53] no Canadá,[54] e nos Estados Unidos,[41] 20 milhões de cópias do material, foram vendidas em todo o mundo.[5] Recebendo criticas nos Estados Unidos por lançar o álbum apenas nove meses após sua estréia, o que deu ao grupo dois álbuns de Top 10 simultâneos nas paradas de álbuns da Billboard,[55] e sofrendo de exposição excessiva em casa,[51] as Spice Girls começaram a experimentar uma reação da mídia. O grupo foi criticado pelo número de acordos de patrocínio assinados[56]- mais de vinte no total - e elas começaram a testemunhar a diminuição das posições nas paradas internacionais. No entanto, as Spice Girls continuaram sendo o grupo pop mais vendido em 1997 e 1998.


Em 7 de novembro de 1997, o grupo tocou "Spice Up Your Life" no MTV Europe Music Awards.[57] Após essa performance, as Spice Girls tomaram a decisão de assumir o comando do grupo e demitiram seu empresário Simon Fuller.[1] A demissão foi notícia de primeira página em todo o mundo. Muitos comentaristas especularam que Fuller tinha sido o verdadeiro mentor do grupo, e que este foi o momento em que a banda perdeu seu ímpeto e direção.[58] Mais tarde naquele mês, as Spice Girls se tornaram o primeiro grupo pop a se apresentar no An Audience with... da ITV;[59] seu show foi assistido por 11,8 milhões de telespectadores no Reino Unido, um quinto da população do país.[16] Em dezembro de 1997, o segundo single do Spiceworld, "Too Much", foi lançado, tornando-se o segundo número um do Natal e seu sexto single número um consecutivo no Reino Unido. O grupo encerrou 1997 como o artista mais tocado do ano nas rádios americanas.[60] No American Music Awards de 1998, em 26 de janeiro, as Spice Girls ganharam os prêmios de Álbum Pop Favorito, Artista Revelação Favorito e Grupo Pop Favorito.[61] Em fevereiro de 1998, elas ganharam um prêmio especial pelo sucesso internacional no Brit Awards de 1998 , com vendas somadas entre os álbuns e singles, o grupo já havia vendido mais de 45 milhões de materiais em todo o mundo.[62][63] Naquela noite, o grupo cantou seu próximo single, "Stop", sua primeira faixa a não atingir o número um na Grã-Bretanha (obteve o número dois).










"Spice Up Your Life"


"Spice Up Your Life" tornou-se o quinto pódio consecutivo do grupo, o que fez delas o primeiro grupo a ter seus primeiros cinco singles alcançando o primeiro lugar no Reino Unido.




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No início de 1998, as Spice Girls embarcaram na turnê mundial Spiceworld que Fuller montou para elas, apresentando-se na Europa e a América do Norte, começando em Dublin, na Irlanda, em 24 de fevereiro de 1998, e voltando para a Grã-Bretanha para dois shows na Wembley Arena[64] e doze shows no Arena Birmingham. As gravações foram feitas para um planejado álbum ao vivo, mas a ideia foi abandonada depois da saída de Halliwell. Mais tarde naquele ano, as Spice Girls foram convidadas para cantar a canção oficial da Inglaterra para a Copa do Mundo FIFA de 1998, "How Does It Feel (To Be on Top of the World)", a última música gravada com a participação de Halliwell até 2007. Foi ridicularizada por torcedores ingleses que obrigaram haver um relançamento, sendo escolhida "Three Lions" de Lightning Seeds, que atingiu o número um na parada de singles.


Em 31 de maio de 1998, Halliwell anunciou sua saída das Spice Girls. Por meio de seu advogado, ela declarou: "Infelizmente, gostaria de confirmar que deixei as Spice Girls. Isso se deve às diferenças entre nós. Tenho certeza de que o grupo continuará tendo sucesso e desejo tudo de bom para elas".[65] Halliwell alegou que ela estava sofrendo de exaustão devido ao excesso de trabalhos do grupo e queria fazer uma pausa. Rumores de brigas pela liderança do grupo com Brown, que teria motivado sua saídas foram divulgados pela imprensa.[15][66] A saída de Halliwell do grupo chocou os fãs e se tornou uma das maiores notícias de entretenimento do ano, redendo manchetes em todo o mundo.[67] As integrantes remanescentes afirmaram que o grupo prosseguiria como um quarteto.[65]


A saída de Halliwell foi objeto de uma ação da Aprilia World Service BV (AWS), fabricante de motocicletas. Em 9 de março de 1998, Halliwell informou as outras integrantes do grupo sobre sua intenção de se retirar do grupo, mas as meninas havia assinado um acordo com a AWS em 24 de março e novamente em 30 de abril e participaram de uma sessão de fotos comercial em 4 de maio em Milão, celebrando um contrato com a AWS em 6 de maio de 1998. A Corte de Apelação da Inglaterra e País de Gales considerou que sua conduta constituía uma deturpação ao dar a impressão de que Halliwell pretendia permanecer como parte do grupo num futuro previsível, permitindo à AWS rescindir seu contrato com as Spice Girls. Este foi um caso de vanguarda na lei inglesa sobre deturpação por conduta.[68][69]


"Viva Forever" foi o último single extraído do Spiceworld. O videoclipe do single foi feito antes da saída de Halliwell e apresenta as garotas em forma de animação em stop motion, já que não havia tempo para produzir um vídeo devido as apresentações da turnê mundial. Originalmente planejado como um duplo Lado A com "Never Give Up no Good Times", a idéia foi descartada já que não havia tempo para regravar e editar os vocais de Halliwell ou fazer um clipe para a faixa. A etapa norte-americana da turnê começou em West Palm Beach em 15 de junho e arrecadou US$ 60 milhões em 40 apresentações esgotadas.[15]



1998–2000: Forever e hiato |



Ver artigo principal: Forever



As Spice Girls como um quarteto cantando "Holler" na turnê Return of the Spice Girls.


Enquanto estavam em turnê nos Estados Unidos, o grupo continuou a gravar material novo e lançou uma nova música, "Goodbye", antes do Natal de 1998. A música foi vista como uma homenagem a Geri Halliwell, e quando liderou o UK Singles Chart tornando-se o terceiro número um consecutivo de Natal - igual ao recorde estabelecido anteriormente pelos Beatles.[70] Mais tarde, em 1998, Bunton e Chisholm apareceram no MTV Europe Music Awards de 1998, sem suas outras colegas de banda, e o grupo ganhou dois prêmios: "Melhor Artista Pop" e "Melhor Grupo" pela segunda vez.[71] No final de 1998, Brown e Adams anunciaram que ambos estavam grávidas; Brown se casou com o dançarino Jimmy Gulzer e mudou seu nome artístico para Mel G por um breve período. Ela deu à luz a filha Phoenix Chi em fevereiro de 1999.[72] Um mês depois, Adams deu à luz o filho Brooklyn, cujo pai era o então jogador de futebol do Manchester United, David Beckham. Mais tarde naquele ano, ela se casou com Beckham na Irlanda em um casamento altamente divulgado.[73]


As Spice Girls voltaram ao estúdio em agosto de 1999, depois de um intervalo de oito meses para começar a trabalhar em seu terceiro e último álbum de estúdio. O som do álbum foi inicialmente mais influenciado pelo pop e dance-pop, semelhante aos dois primeiros álbuns do grupo, e incluiu a produção de Eliot Kennedy.[74] O som do álbum tomou uma direção mais madura quando produtores americanos como Rodney Jerkins, Jimmy Jam and Terry Lewis foram convidados a colaborar com o grupo. Em dezembro de 1999, elas se apresentaram ao vivo no Reino Unido em uma turnê, Christmas in Spiceworld, em Londres e Manchester, apresentando também as novas músicas do terceiro álbum.[75] Durante 1999, o grupo gravou "My Strongest Suit" para o projeto Elton John and Tim Rice's Aida, que consistia em álbum conceitual, que mais tarde viria a alimentar a versão em musical de Aida, de Verdi. A banda se apresentou novamente no Brit Awards de 2000, onde receberam o Lifetime Achievement Award. Apesar de estar no evento, Halliwell não se juntou a suas antigas companheiras de banda no palco.[76] Em novembro de 2000, o grupo lançou Forever, focando-se em uma sonoridade mais próxima do R&B, com as integrantes apostando em um novo visual, que agora trazia roupas mais mais sexys e ousadas. O álbum recebeu uma resposta morna dos críticos.[77]


Nos EUA, o álbum atingiu o número trinta e nove na parada de álbuns da Billboard 200. No Reino Unido, o álbum foi lançado na mesma semana que Coast to Coast do Westlife e a batalha gráfico foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação, onde Westlife ganhou a batalha alcançando o número um no Reino Unido, deixando as Spice Girls no número dois.[78] O primeiro single extraído do Forever, o lado duplo "Holler"/"Let Love Lead the Way", tornou-se o nono número um do grupo no Reino Unido.[79] No entanto, a canção não conseguiu entrar na Billboard Hot 100, em vez disso atingiu o número sete na parada Bubbling Under Hot 100 Singles. "Holler" fez pico de número de trinta e um no Hot Dance Music/Club Play em 2000. A única performance do single foi durante uma apresentação no MTV Europe Music Awards em 16 de novembro de 2000.[80] No total, Forever alcançou apenas uma fração do sucesso de seus dois predecessores mais vendidos, vendendo cinco milhões de cópias.[81] O grupo não promoveu fortemente Forever tanto quanto seus dois álbuns anteriores, e a promoção foi encerrada em dezembro de 2000. Emma Bunton declarou oficialmente que


"O disco parece ter chegado a um fim natural. Queremos nos concentrar em projetos solos e não há tempo para lançar um single agora. Todos os nossos projetos individuais estão programados e não teríamos tempo para nenhuma promoção."[82]

Em dezembro de 2000, o grupo anunciou oficialmente que estava iniciando um hiato indefinido e se concentraria em suas carreiras solo em relação ao seus futuros previsíveis, embora naquela época elas afirmassem que o grupo não estava se separando.[83]



2007–08: Return of the Spice Girls e Greatest Hits |



Ver artigo principal: Greatest Hits e The Return of the Spice Girls



Spice Girls na turnê The Return of the Spice Girls, em 2008.


Em 28 de junho de 2007, o grupo realizou uma coletiva de imprensa no The O2 Arena, revelando sua intenção de se reunir.[84] O plano de se reformular havia sido especulado pela mídia,[85] mas o grupo finalmente confirmou sua intenção de embarcar em uma turnê mundial, começando em Vancouver em 2 de dezembro de 2007.[86] O diretor Bob Smeaton dirigiu, um documentário oficial sobre a reunião. Ele foi intitulado Spice Girls: Giving You Everything e foi exibido pela primeira vez na Fox 8 da Austrália em 16 de dezembro de 2007,[87] seguido pela BBC One no Reino Unido, em 31 de dezembro.[88] As vendas de ingressos para o primeiro encontro londrino da "The Return of the Spice Girls" se esgotaram em 38 segundos.[89] Foi relatado que mais de um milhão de pessoas se inscreveram apenas no Reino Unido e mais de cinco milhões em todo o mundo para a cédula de votação no site oficial da banda.[89] Dezesseis datas adicionais em Londres foram adicionadas,[90] todas sendo vendidas em um minuto.[91] Nos Estados Unidos, os shows em Las Vegas, Los Angeles e San Jose também se esgotaram, o que levou datas adicionais a serem adicionadas.[92] Foi anunciado que as Spice Girls estariam tocando em Chicago e Detroit (Auburn Hills) e Boston, bem como datas adicionais em Nova York para acompanhar a demanda. No primeiro show no Canadá, elas se apresentaram para um público de 15.000 pessoas, cantando vinte músicas e mudando de roupa oito vezes.[93] Junto com a turnê esgotada, as Spice Girls licenciaram seu nome e imagem para a cadeia de supermercados britânica Tesco.[94]


O single de retorno do grupo, "Headlines (Friendship Never Ends)", foi anunciado como o single beneficente do Children in Need de 2007 e foi lançado em 5 de novembro. A primeira aparição pública no palco pelas Spice Girls ocorreu no Kodak Theatre em Hollywood, onde o grupo se apresentou no Victoria's Secret Fashion Show. Elas performaram duas músicas, o single "Stop" de 1998 e o single principal do álbum "Headlines (Friendship Never Ends)". O show foi filmado pela CBS em 15 de novembro de 2007 para transmissão em 4 de dezembro de 2007.[95] Elas também cantaram duas músicas ao vivo para o teleton Children in Need da BBC em 16 de novembro de 2007, em Los Angeles. O lançamento de "Headlines (Friendship Never Ends) alcançou o 11º lugar no UK Singles Chart, tornando-se o single britânico mais baixo do grupo até à data. Enquanto o álbum atingiu o número dois na UK Albums Chart. Em 1 de fevereiro de 2008, foi anunciado que devido a compromissos pessoais e familiares a turnê chegaria ao fim em Toronto em 26 de fevereiro de 2008, o que significa que datas em Pequim, Hong Kong, Xangai, Sydney, Cidade do Cabo e Buenos Aires foram canceladas.[96] Em geral, a turnê arrecadou cerca de US$ 107,2 milhões em vendas de ingressos e merchandising, com patrocínio e ofertas publicitárias elevando o total para US$ 200 milhões.[97] Em março de 2008, o grupo ganhou o cobiçado "Icon Awards" no Glamour Awards; Bunton e Chisholm receberam o prêmio. Em junho, eles conquistaram o Prêmio Glamour por Melhor Banda; Bunton, Brown e Halliwell receberam o prêmio no evento. Em setembro, as Spice Girls ganharam o "Best Live Return Award" no Live Vodafone Music Awards de 2008, batendo em bandas como Led Zeppelin e Sex Pistols. Bunton estava lá para receber o prêmio.[98]



2010–12:Viva Forever: The Musical e Jogos Olímpicos de Verão de 2012 |




As Spice Girls na estreia de Viva Forever: The Musical, em 2012.


Em 2010, o grupo foi nomeado para um Brit Award na nova categoria, "Melhor Performance em 30 anos", pelo os desempenhos de no Brit Awards passados e seus premios com as canções, "Wannabe" e "Who Do You Think You Are". O grupo mais tarde ganhou o prêmio que foi recebido por Halliwell e Brown. O grupo, juntamente com Simon Fuller, também se uniram com Judy Craymer e Jennifer Saunders, para desenvolverem um musical com temática no grupo, intitulado Viva Forever: The Musical. Embora o grupo não estivesse no musical, elas influenciaram o elenco e escolhas de produção em uma história que usa, similar ao musical do ABBA, Mamma Mia!.[99]


Dois anos depois, em junho de 2012, o grupo se reuniu pela primeira vez em quatro anos para a conferência de imprensa em Londres para promover o lançamento do Viva Forever: The Musical.[100] A conferência de imprensa, foi realizada em St. Pancras Renaissance Hotel de Londres, o local onde o grupo filmou o vídeo de música para "Wannabe", dezesseis anos antes.[101] Em agosto de 2012, depois de muita especulação da imprensa e do público, o grupo realizou um medley de "Wannabe" e "Spice Up Your Life" na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, reunindo-se apenas para o evento.[102] Seu desempenho recebeu grande resposta do público e tornou-se o momento mais tweetado dos Jogos Olímpicos com mais de 116.000 tweets no Twitter por minuto.[103] Em dezembro de 2012, o grupo se reuniu novamente para a estreia de Viva Forever: The Musical, no Teatro Piccadilly do West End.[104] Além da promoção do musical, o grupo apareceu no documentário Spice Girls' Story: Viva Forever!, que foi ao ar em 24 de dezembro de 2012 na ITV1.[105]



2016–presente: Segunda reunião |


Em 8 de julho de 2016, Brown, Bunton e Halliwell lançaram um novo site sob o nome "The Spice Girls - GEM", lançaram um pequeno vídeo comemorativo do 20º aniversário de seu primeiro single "Wannabe".[106] Brown mais tarde esclareceu que "GEM" não era um novo nome para um possível grupo com as três integrantes, dizendo "GEM é o nome do nosso site, nós sempre vamos ser Spice Girls. Acho que as pessoas estão ficando um pouco confusas com GEM.[107][108] Chisholm anunciou que optou por não participar de um projeto de reunião, observando que "eu não tomei a decisão de repente. Eu fui muito longe nessa caminhada, com as meninas. Eu fui a um monte de reuniões. Mas quando chegou nesse momento, eu simplesmente não sentia que estava certa com meu instinto."[108] Chisholm, também observou que não participar de uma reunião a permitiria passar mais tempo com sua filha.[109] Brown reafirmou a posição de Chisholm, em uma entrevista dizendo: "Victoria está muito ocupada [...] Mel C está fazendo seu próprio álbum" e observou que tanto Beckham e Chisholm, deu a bença para que elas continuassem com o projeto.[108] No entanto, Chisholm, observou que as coisas andavam "estranhas" entre ela e as outras integrantes, como resultado de sua escolha em não participar.[108] Em 23 de novembro de 2016, a primeira versão da música "Song for Her", foi divulgada on-line, como o primeiro lançamento oficial do trio, Spice Girls GEM.[110] Depois que Halliwell engravidou, o projeto foi engavetado.[111] Em 5 de novembro de 2018, o grupo anunciou seu retorno sem Beckham, que consistirá em uma turnê por estádios do Reino Unido em junho de 2019.[112]



Impacto cultural e legado |



Na cena de música pop |


As Spice Girls entraram no cenário musical em uma época em que o rock alternativo, o hip-hop e o R&B dominavam as paradas musicais globais. O fenômeno pop moderno que as Spice Girls criaram com os primeiros jovens da Geração Y, foi creditado com mudança no cenário mundial da música,[113][114][115] trazendo sobre a onda global de final dos anos 1990 e início de 2000 o teen pop que se popularizou como Hanson, Britney Spears, Christina Aguilera e NSYNC.[116][117][118][119]


As Spice Girls também receberam o crédito de abrir o caminho para os girl groups e cantoras pops que vieram depois delas.[120][121][122] No Reino Unido, elas são creditadas por seu enorme avanço comercial na cena da música pop anteriormente dominada pelos homens,[122][123] o sucesso do grupo, levou à formação massiva de novos grupos femininos no final dos anos 90 e início dos anos 2000, como All Saints, B*Witched, Atomic Kitten, Girls Aloud e Sugababes, na esperança de repetir o sucesso das Spice Girls.[124][125][126] Grupos femininos do século 21, incluindo The Pussycat Dolls,[127]2NE1,[128]Girls' Generation,[129]Little Mix[130][131] e Fifth Harmony,[132] continuam a citar o grupo como uma importante fonte de influência, assim como cantoras, incluindo Lady Gaga,[133]Jess Glynne,[134]Alexandra Burke,[134]Charli XCX,[135][136]Rita Ora[137] e Carly Rae Jepsen.[138] Durante a série de concertos "Reflections" de 2005, a superestrela Filipina Regine Velasquez cantou um medley de músicas das Spice Girls, consistindo de “Wannabe”, “Say You Be There”, “2 Become 1”, “Who Do You Think You Are” e “Holler”, como uma homenagem à banda que ela diz que foram uma grande influência em sua música.[139] A cantora e compositora dinamarquesa MØ decidiu seguir uma carreira na música depois de assistir as Spice Girls na TV quando criança, dizendo em uma entrevista em 2014: "Eu tenho que só agradecer a elas por - ou culpa-las - por se tornar um cantor."[140] 15 vezes ganhador do Grammy Award, a cantora e compositora Adele credita as Spice Girls como uma grande influência em relação ao seu amor e paixão pela música, afirmando que "elas fizeram de mim o que sou hoje".[141][142]



"Girl Power" |



Ver artigo principal: Girl power

A frase "girl power" deu nome a um fenômeno social, mas o slogan foi recebido com reações contraditórias.[143] A frase foi um rótulo para a faceta particular do fortalecimento neofeminista pós-clássico adotado pela banda: que com uma aparência sensual e feminina e a igualdade entre os sexos não precisam ser mutuamente exclusivas. Este conceito não era de forma alguma original no mundo pop: tanto Madonna quanto Bananarama empregaram perspectivas semelhantes. A frase em si também apareceu em algumas músicas de bandas e de outros grupos britânicos desde pelo menos 1987; mais notavelmente, foi o nome do single e álbum do duo britânico Shampoo, lançado em 1996, mais tarde creditado por Halliwell como inspiração para o mantra das Spice Girls.[22][144]


No entanto, não foi até o surgimento das Spice Girls em 1996 com "Wannabe", que o conceito de "girl power" explodiu na consciência comum. A frase era regularmente pronunciada pelas cinco membros - embora mais intimamente associada a Halliwell - e era frequentemente entregue com um sinal de paz.[145] O slogan também apareceu nos merchandises oficiais das Spice Girls e em algumas das roupas que as integrantes do grupo usavam. A versão das Spice Girls era distintiva. Sua mensagem de fortalecimento recorreu a meninas, adolescentes e mulheres adultas,[146][143] e enfatizou a importância de uma amizade forte e leal entre as mulheres.[147][148]


Ao todo, a apresentação focada e consistente do "girl power" constituiu a peça central de seu apelo como banda.[143][149] Alguns comentaristas creditam as Spice Girls ao revigorante feminismo convencional - popularizado como "girl power" - nos anos 1990,[150][151] com seu mantra servindo como porta de entrada para o feminismo para suas jovens fãs.[148][152] Por outro lado, alguns críticos descartaram que não mais do que uma tática de marketing superficial, enquanto outros discordaram da aparência física, preocupados com o impacto potencial em jovens conscientes e/ou impressionáveis.[146] Independentemente disso, a frase se tornou um fenômeno cultural,[153] adotado como o mantra para milhões de meninas[143][148] e até mesmo chegando ao Oxford English Dictionary.[154] Em suma do conceito, o autor Ryan Dawson disse: "As Spice Girls mudaram a cultura britânica o suficiente para que Girl Power parecesse completamente normal."[12]


O single de estreia das Spice Girls, "Wannabe", foi saudado como um "hino icônico do poder feminino".[114][155][156] Em 2016, a campanha #WhatIReallyReallyWant das Metas Globais das Nações Unidas filmou um remake global do videoclipe original de "Wannabe" para destacar as questões de desigualdade de gênero enfrentadas pelas mulheres em todo o mundo. O vídeo, que foi lançado no YouTube e correu em cinemas internacionalmente,[157] com o grupo feminino britânico M.O, e a "sensação viral" canadense Taylor Hatala, cantor nigeriano-britânica Seyi Shay e a atriz de Bollywood Jacqueline Fernandez dublou a música em vários locais ao redor do mundo.[158] Em resposta ao remake, Beckham disse: "Quão fabuloso é que depois de 20 anos o legado do poder feminino das Spice Girls está sendo usado para encorajar e capacitar toda uma nova geração?".[157]


No 43º People's Choice Awards em janeiro de 2017, a atriz americana Blake Lively dedicou seu prêmio "Favorite Dramatic Movie Actress" ao "girl power" em seu discurso de aceitação, e creditou as Spice Girls, dizendo: "O que foi tão bacana nelas foi que elas são todas tão distintamente diferentes, e elas eram mulheres, e elas possuíam quem elas eram, e essa foi a minha primeira introdução ao poder feminino."[159]



Cool Britannia |




Halliwell usando uma réplica de seu vestido icônico da Union Jack.


O termo "Cool Britannia" tornou-se proeminente na mídia e representou o novo clima político e social que estava surgindo com os avanços feitos pelo New Labour e o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair. Saindo de um período de 18 anos de governo conservador, Tony Blair e New Labour foram vistos como jovens, legais e atraentes, uma força motriz para dar à Grã-Bretanha uma sensação de euforia e otimismo.[160]


Apesar de não ter sido responsável pelo início da "Cool Britannia", a chegada das Spice Girls contribuiu para a nova imagem e rebranding da Grã-Bretanha, e sublinhou a crescente popularidade mundial da música pop britânica, ao invés da americana. Este fato foi sublinhado no Brit Awards de 1997; o grupo ganhou dois prêmios,[161] mas foi o icônico mini-vestido Union Jack vermelho, branco e azul da Halliwell que ganhou a cobertura da mídia em todo o mundo, tornando-se uma imagem duradoura da "Cool Britannia".[162][47] Em 2016, a Time reconheceu as Spice Girls como "indiscutivelmente a face mais reconhecível" da "Cool Britannia".[13]



As tendências da moda e apelidos |


As Spice Girls são consideradas ícones de estilo dos anos 90; sua imagem e estilos se tornando inextricavelmente ligados à identidade da banda.[163][164][165] Elas são creditadas pela criação de tendências da moda dos anos 1990, como sapatos de plataforma Buffalo[166] e penteados de coque.[167][168] O grupo também foi marcado pelas roupas memoráveis ​​que elas usaram, o mais icônico vestido de Union Jack, da Halliwell, do Brit Awards de 1997.[169] O vestido foi vendido em um leilão de caridade para o Las Vegas Hard Rock Cafe por £ 41.320, dando a Halliwell o Recorde Mundial do Guinness, naquela época, a peça de roupa mais cara de uma pop star já vendida.[170][171] Seu estilo inspirou outras celebridades, incluindo Katy Perry,[172]Charli XCX[173] e a atriz Anushka Ranjan.[174]


A imagem das Spice Girls foi deliberadamente dirigida a garotas jovens, uma audiência de tamanho e potencial formidáveis. Foi fundamental para a sua gama de recursos dentro do público-alvo as cinco personalidades e estilos divergentes dos membros da banda, o que encorajou os fãs a se identificarem com um membro ou outro e foram um afastamento das bandas anteriores.[146][175] Esta comercialização da individualidade de cada membro foi reforçada pelos apelidos distintivos adotados por cada membro do grupo. Seu conceito de cada membro da banda ter uma identidade de estilo distinta tem sido influente para grupos pop mais recentes, como a boy band One Direction.[176][177]


Pouco depois do lançamento de "Wannabe", um almoço com Peter Loraine, então editor do Top of the Pops, inadvertidamente levou as Spice Girls a adotar os apelidos que, em última análise, desempenharam um papel fundamental em sua comercialização e a forma como seu público internacional se identificou com elas. Depois do almoço, Loraine e sua equipe editorial decidiram criar apelidos para cada membro do grupo com base em suas personalidades. Em uma entrevista com a Music Week, Loraine explicou que, "Na revista usamos linguagem idiota e inventamos apelidos o tempo todo, então é natural dar a elas nomes que seriam usados ​​pela revista e por seus leitores; nunca foi feito para ser adotado globalmente". Pouco depois de usar os apelidos em uma publicação do grupo, Loraine recebeu telefonemas de outros meios de comunicação britânicos pedindo permissão para usá-los, e em pouco tempo os apelidos eram sinônimos das Spice Girls.[178]


Cada Spice Girl tinha um estilo único e exagerado que serviu como uma extensão de sua persona pública, tornando-se seu visual característico.[163][179]




  • Victoria Beckham: Beckham se chamava Posh Spice por causa de seu passado de classe média alta, seu corte de corte morena e atitude refinada, biquinho de assinatura, roupas de grife (geralmente um vestido preto) e seu amor pelo salto alto calçados.[163][180]


  • Melanie Brown: Brown (também chamada de Mel B) recebeu o apelido de Scary Spice por causa de sua atitude "em sua cara", sotaque de Leeds "alto", riso rouco, língua furada, estilo ousado de se vestir (que geralmente consistia em leopardo), roupas de onça, e seu cabelo afro volumosamente black power.[163][181]


  • Emma Bunton: Bunton se chamava Baby Spice porque era o membro mais jovem do grupo, usava longos cabelos loiros em tranças, usava vestidos de babydoll pastel (particularmente rosa) e tênis de plataforma, tinha um sorriso inocente e tinha uma personalidade patricinha.[163][182]


  • Melanie Chisholm: Chisholm (também chamada de Mel C) foi chamada de Sporty Spice porque usava um agasalho combinado com calçados esportivas, usava o cabelo comprido e escuro em um rabo de cavalo e ostentava uma atitude de garota durona, bem como tatuagens em ambos os braços. Ela também possuía habilidades atléticas verdadeiras.[163][183]


  • Geri Halliwell: Halliwell foi chamada de Ginger Spice por causa de sua "vivacidade, entusiasmo e cabelo vermelho flamejante". Sua imagem centrou-se em "apelo sexual", e ela muitas vezes usava roupas de palco sensuais e ultrajantes, como no icônico vestido da Union Jack.[163] A integrante mais velho do grupo, Halliwell foi vista como a líder de facto do grupo, graças ao seu estilo de conversação articulada e natureza empresarial experiente.[184]


Em sua reunião única na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, as Spice Girls se apresentaram em versões atualizadas de alta moda de seus trajes de assinatura,[185] após entrar no Estádio Olímpico em cinco táxis pretos iluminados com LEDs, cada um decorado com seus emblemas individuais da marca registrada.



Comercialização e cultura de celebridades |


No auge da "Spice mania", o grupo estava envolvido em um prolífico marketing.[16][186][187][188] Elas anunciaram para um número sem precedentes de marcas, tornando-se o grupo mais comercializado na história da música,[189][144] e foram uma característica freqüente da imprensa global.[187][190]


De acordo com David Sinclair da Rolling Stone's, "Tão grande era o bombardeio diário de imagens especiarias e produtos Spice, que rapidamente se tornou opressivo, mesmo para as pessoas que estavam bem dispostos para com o grupo.[16] Isso foi parodiado no vídeo da música "Spice Up Your Life", que mostra o grupo andando por uma cidade distópica futurista em uma nave espacial cercada por outdoors e anúncios que os exibem. Ao longo da etapa americana da turnê mundial Spiceworld em 1998, os comerciais foram exibidos em grandes telas de shows antes dos shows e durante os intervalos. Foi a primeira vez que a publicidade foi usada em concertos pop e foi recebida com reações contraditórias na indústria da música. No entanto, abriu um novo fluxo de receita de shows, com especialistas da indústria musical prevendo que mais artistas seguiriam a liderança das Spice Girls.[191][192]


Em sua análise sobre a influência do grupo na cultura popular do século 21, duas décadas após sua estréia, John Mckie, da BBC, observou que, enquanto outras estrelas usaram o apoio de marcas no passado, "a marca Spice foi a primeira a impulsionar o sucesso da banda".[146] Sylvia Patterson do The Guardian, também escreveu sobre o que ela chamou do verdadeiro legado das Spice Girls: "Elas foram as pioneiros originais de uma banda como marca, de pop como um estratégia de marketing implacável, do merchandising e negócios de patrocínio que dominaram o pop comercial desde então."[118]


A grande mídia abraçou as Spice Girls no auge de seu sucesso. O grupo recebeu cobertura regular da imprensa internacional e foi constantemente seguido por paparazzis.[4][16] Paul Gorman, da Music Week, disse sobre o interesse da mídia nas Spice Girls no final dos anos 90: "Elas inauguraram a era da obsessão de celebridades que existe até hoje. Há uma linhagem delas para a Kardashianização". não só da indústria da música, mas a cultura mais ampla".[146] Tanya Sweeney do Irish Independent, concordou que "[...] a insipidez da cultura dos paparazzis, provavelmente relembra a época do auge das Spice Girls",[149] enquanto Mckie previu isso, "enquanto as estrelas modernas de Katy Perry a Lionel Messi atraem a cobertura dos tablóides, igual ao auge das Spice Girls em 1996 provavelmente não se repetirá - pelo menos não por um artista musical."[146]



Ícones dos anos 90 |


As Spice Girls foram reverenciadas como o maior fenômeno pop dos anos 90[18][46] devido a suas vendas internacionais de discos, simbolismo icônico e "onipresença" no final dos anos 90.[16][193][163][187]


No Brit Awards de 2000, o grupo recebeu o prêmio Outstanding Contribution to Music, por seu domínio do cenário musical global dos anos 90.[194] O simbolismo icônico das Spice Girls na década de 1990 é em parte atribuído às suas roupas que definem a era,[163] sendo a mais notável a vestimenta da Union Jack que Geri Halliwell usou no Brit Awards de 1997. O vestido alcançou status icônico, tornando-se um dos símbolos mais proeminentes da cultura pop dos anos 90.[195] O status das Spice Girls como ícones pop dos anos 90 também é atribuído ao seu vasto merchandising e vontade de fazer parte de um mundo impulsionado pela mídia.[146] Suas aparições sem precedentes nos anúncios e na mídia solidificaram o grupo como um fenômeno - um ícone da década e da música britânica.[17][122]


Algumas fontes, especialmente as do Reino Unido, reverenciam as Spice Girls como ícones gays.[196][197] Em uma pesquisa com mais de 5.000 homens e mulheres homossexuais no Reino Unido, Victoria Beckham ficou em 12º e Halliwell ficou em 43º lugar no ranking dos 50 ícones gays de todos os tempos.[198] Halliwell também recebeu o Prêmio Honorary Gay no Attitude Awards de 2016.[199] Em uma entrevista de 2005, Emma Bunton atribuiu sua grande base de fãs gays à natureza divertida do grupo, sua mente aberta e seu amor pela moda e vestir-se, concluindo que: "Eu estou tão lisonjeado que nós temos tantos seguidores gays, é incrível."[200]


Em 1999, um estudo realizado pelo British Council descobriu que as Spice Girls eram a segunda personalidade britânica mais conhecido internacionalmente - atrás apenas do então primeiro-ministro Tony Blair- e dos britânicos mais conhecidos da Ásia.[201][202] Em 2006, dez anos após o lançamento de seu single de estreia, as Spice Girls foram votadas como os maiores ícones culturais da década de 1990, com 80 por cento dos votos em uma pesquisa do Reino Unido de 1.000 pessoas, afirmando que "Girl Power" definiu a década.[193][203] As Spice Girls também ficaram em décimo lugar no ranking da E!, sobre as 101 razões pelas quais os anos 90 foram é o melhor.[204]



Representação nos meios de comunicação |


As Spice Girls se tornaram ícones da mídia na Grã-Bretanha e uma característica regular da imprensa britânica.[205][190] Durante o auge de sua fama mundial em 1997, os paparazzi foram constantemente vistos seguindo-as em todo lugar[4][16] para obter histórias e fofocas sobre o grupo, como um suposto caso entre Emma Bunton e o gerente Simon Fuller, ou rumores constantes que se tornaram matéria-prima para vários tablóides.[205][206][207][208] Rumores de brigas e conflitos dentro do grupo também renderam manchetes, com os rumores sugerindo que Geri Halliwell e Melanie Brown, em particular, estavam brigando para assumirem a posição de líder do grupo.[14] Brown, que mais tarde admitiu que ela costumava ser uma "puta" para Halliwell, disse que os problemas haviam ficado no passado.[209] Os rumores atingiram seu auge quando as Spice Girls dispensaram seu empresário Simon Fuller durante as brigas pelo poder, com Fuller supostamente recebendo um cheque de 10 milhões de libras para manter silêncio sobre os detalhes de sua demissão.[14][207][208] Meses depois, em maio de 1998, Halliwell deixaria a banda em meio a rumores de uma briga com Brown; a notícia da saída de Halliwell foi coberta como um grande acontecimento pela mídia em todo o mundo,[210] e se tornou uma das maiores notícias de entretenimento do ano.[67]


Em fevereiro de 1997, no Brit Awards, o vestido de Halliwell na Union Jack da performance das Spice Girls tornou-se primeira página do dia seguinte. Durante a cerimônia, os seios de Halliwell foram expostos duas vezes, causando polêmica.[21] No mesmo ano, fotos nuas de Halliwell tiradas no início de sua carreira foram lançadas,[205] causando um certo escândalo.[190] De acordo com o documentário oficial do grupo, Giving You Everything, o resto do grupo estava totalmente ciente do passado de modelagem glamourosa de Halliwell, mas as fotos ainda criavam atrito dentro do grupo quando eram publicadas.


As histórias de seus encontros com outras celebridades também se tornaram alimento para a imprensa;[205][211] por exemplo, em maio de 1997, no concerto do 21º aniversário do The Prince's Trust, Mel B e Geri Halliwell quebraram o protocolo real quando deram beijos nas bochechas do príncipe Charles, deixando-o coberto de batom e depois Halliwell disse-lhe "você é muito sexy" e também beliscou seu traseiro.[212] Em novembro, a família real britânica foi considerada fãs das Spice Girls, incluindo o príncipe de Gales e seus filhos, o príncipe William e o príncipe Harry.[213][214][215] Naquele mês, o presidente sul-africano Nelson Mandela disse:"Elas são meus heróis. Este é um dos maiores momentos da minha vida",[216] em um encontro organizado pelo Príncipe Charles, que disse: "É o segundo maior momento da minha vida, a primeira vez que as encontrei foi o maior".[216] O príncipe Charles enviaria depois a Halliwell uma carta pessoal "com muito amor" quando soube que ela havia abandonado as Spice Girls.[212] Em 1998, a revista Nintendo Power criou o prêmio The More Annoying Than the Spice Girls, acrescentando: "O que poderia ter sido mais irritante em 1997 do que as Spice Girls, você pergunta?".[217]


Victoria Adams começou a namorar o jogador de futebol David Beckham em 1997, depois de terem se conhecido em um jogo beneficente de futebol.[218] O casal anunciou seu noivado em 1998[219] e foram apelidados de "Posh & Becks" pela mídia.[220]



Outros empreendimentos da marca |



Filme |


Ver também: Spice World (filme)



O ônibus das Spice Girls usado no filme Spice World (1997)


Em junho de 1997, o grupo começou a filmar sua estréia no cinema com o diretor Bob Spiers. Com o intuito de acompanhar o álbum, o estilo cômico e o conteúdo do filme estavam na mesma linha dos filmes dos Beatles na década de 1960, como A Hard Day's Night. A comédia de coração leve, destinada a captar o espírito das Spice Girls, apresentava uma infinidade de estrelas, incluindo Roger Moore, Hugh Laurie, Stephen Fry, Elton John, Richard O'Brien, Jennifer Saunders, Richard E. Grant, Elvis Costello e Meat Loaf.


Lançado em dezembro de 1997, Spice World, provou ser um sucesso nas bilheterias, quebrando o recorde de maior estréia de fim de semana do Super Bowl Weekend (25 de janeiro de 1998) nos EUA, com vendas de $ 10.527.222. O filme arrecadou um total de US$ 77 milhões nas bilheterias em todo o mundo.[14] Apesar de ser um sucesso comercial, foi amplamente criticado pelos críticos; o filme foi indicado para sete prêmios no Framboesa de Ouro de 1999, onde as Spice Girls ganharam coletivamente o prêmio de "Pior Atriz". Desde 18 de julho de 2014, o Spice Bus, que era dirigido por Meat Loaf no filme, está agora em exposição permanente na Ilha Harbour Marina, na Ilha de Wight, Inglaterra.[221]



Televisão |


Ver também: Filmografia de Spice Girls

As Spice Girls já atuaram em diversos especiais de televisão, documentários e comerciais desde sua estréia em 1996. Elas já receberam vários especiais de televisão. Em novembro de 1997, as Spice Girls se tornaram o primeiro grupo pop a apresentar o An Audience with... no ITV;[59] o show contou com um público exclusivamente feminino e foi assistido por 11,8 milhões de telespectadores no Reino Unido, um quinto da população total do país.[16] Elas também receberam especiais de televisão no Top of the Pops na véspera de Natal e no Natal na BBC One.[222][223] O concerto especial Girl Power! Live in Istanbul de 1997,[224]Spiceworld Tour (1998)[225] e Christmas in Spiceworld (1999), também foram transmitidos em vários países.


As Spice Girls lançaram pelo menos sete oficiais por trás das cenas de documentários de televisão, incluindo dois documentários de turismo e dois making-of para o filme Spice World. Elas também foram tema de vários documentários não oficiais, encomendados e produzidos por indivíduos independentes do grupo. Esses documentários geralmente se concentram na carreira do grupo e em seu impacto cultural. As Spice Girls tiveram episódios dedicados a elas em várias séries biográficas de música, incluindo Behind the Music do VH1, E! True Hollywood Story, e BioRhythm da MTV. As Spice Girls apareceram e se apresentaram em inúmeros programas de televisão e eventos. Entre as aparições notáveis ​​estão o Saturday Night Live (SNL), o The Oprah Winfrey Show, dois Royal Variety Performances e a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O grupo também atuou em comerciais de televisão para marcas como Pepsi, Polaroid, Walkers Crisps, Impulse e Tesco.



Viva Forever: The Spice Girls Musical |


Em meados de Outubro de 2009, o grupo informou que iriam produzir um musical de West End lideradas por Geri e com grande destaque para todos os momentos das Spice Girls.[226]


Em 21 de janeiro de 2010, foi anunciado que Judy Craymer, o produtor por trás do musical de grande sucesso Mamma Mia! produziria Viva Forever, uma comédia romântica baseada nas canções das Spice Girls. Em 3 de Setembro de 2010, foi anunciado que a vencedora do prêmio BAFTA britânico Jennifer Saunders comediante, roteirista e atriz iria escrever a história original de "Viva Forever".[227] Em junho de 2012 é anunciado que Viva Forever será aberto no Piccadilly Theatre no Outono de 2012[228]



Produtos e ofertas de patrocínio |


O ano de 1997 assistiu as Spice Girls capitalizando sua fama através de um fenômeno de milhões de dólares de mercadorias, com centenas de produtos oficiais, incluindo produtos licenciados por marcas como Chupa Chups, Walkers Crisps, Cadbury Chocolate, Polaroid, Desodorante Impulse, Aprilia Scooters, Domino Sugar, Bonecas das Spice Girls, um vídeo game para PlayStation e se tornaram garotas propagandas da rede de supermercados ASDA,e ainda tiveram o maior contrato de propaganda da história da Pepsi,sendo que na época valia mais de £5 milhões (US$ 10 milhões).[229] As Spice Girls movimentaram mais de £300 milhões no todo no mundo através de mercadorias em 1997.[230] Globalmente, o grupo conseguiu movimentar quase US$ 1 bilhão entre 1996 e 1998.[231]


No auge da década de 1990, a Spicemania, não tinha produtos oficiais e muitos produtos piratas foram produzidos por vários fabricantes.[232]


Durante o verão de 1997, o grupo foi criticado por "se vender" para as marcas em todo o mundo, sendo acusado de superexposição e assinatura de contratos de patrocínio com muitas empresas de grande porte.[233] O grupo respondeu às críticas prensas com o clipe de "Spice Up Your Life", onde elas são vistas referindo-se ao número de patrocínios que tinham.




  • Cadbury Chocolate: 10 barras de chocolate, em caixas sortidas e em confeitarias de férias, incluindo ovos de páscoa que caracterizam as meninas individualmente ou em grupo foram produzidos.


  • Chupa Chups: Latas diferentes cheias de pirulitos variados que caracterizam uma menina diferente estavam entre os muitos produtos lançados, mas o mais produzido foi o "Fantasy Ball" Chupa Chups com seis pacotes diferentes cada um com adesivo colecionável. Também Pushpops, Crazy Dips e chicletes com tatuagens e microfones de brinquedo foram produzidos.

  • Walkers Crisps: Nesta promoção, mais de 51 modelos de embalagens diferentes foram criados, com 10 para cada menina, além de um pacote do grupo. As meninas estrelaram dois anúncios de televisão para os produtos.

  • Pepsi Cola: No início de 1997, as Spice Girls assinaram um acordo multimilionário de patrocínio com a Pepsi, e ganharam mais de £ 5 milhões (EUA $ 10 milhões) para o grupo. As meninas foram destaque em várias latas e garrafas de Pepsi em toda a Europa. Brindes promocionais incluído copos colecionáveis estavam presentes. As meninas estrelaram em três anúncios de televisão para a Pepsi todos com a música "Move Over (Next Generation)".

  • Bonecas das Spice Girls: Foram criadas pela Hasbro em 1997, se tornando um enorme sucesso durante a época do Natal passando a se tornar bonecas best-sellers.[234]


  • Polaroid: Uma câmera Polaroid instantânea regular com um escudo rosa e roxo e o nome Spice Girl foi produzida juntamente com uma Polaroid descartável e uma lanterna, também usando a marca. Cada uma das meninas filmou um anúncio de televisão para promover novos tipos de filme Polaroid (ou seja, preto e branco, escrita, etc), além de fazer um anúncio em grupo.

  • Impulse: As meninas lançaram uma fragrância conhecida como "Spice Impulse", com desodorante em gel. Um anúncio de televisão foi feito para o produto.


  • Playstation: Spice World, um jogo de vídeo com desenhos animados por computador das meninas foi desenvolvido em 1998.


  • Aprilia Scooters: 5 scooters diferentes, cada uma feita para promover uma Spice Girl, foram criadas e comercializadas com o "Efeito Spice Sonic".

  • ASDA : A cadeia de supermercados britânica ASDA, criou mais de 40 itens sobre as Spice para o Natal de 1997 desenvolvendo produtos como luzes de natal, biscoitos de chocolate, bolos, pizzas, toalhas, travesseiros, sacos de feijão, roupa e até mesmo uma marca de tênis com sapatos plataforma, além de um restaurante infantil especializado nas Spice Girls. O contrato assinado com a ASDA foi de £ 1 milhão (EUA $ 2 milhões) [230]


  • Tesco: A principal concorrente da ASDA criou uma campanha publicitária de televisão comemorando o Natal com as Spice Girls foi ao ar em 2007,cada Spice recebeu 5 milhões de libras para a campanha (EUA $ 10 milhões).[235]

  • Channel 5 (UK): As meninas apareceram em anúncios impressos promocionais, gravaram uma canção ("1,2,3,4,5!"), filmaram um vídeo de música e contribuíram para um crescimento audiência do canal.

  • Domino Sugar: As meninas foram promovidas com um patrocinador de sua turnê norte-americana, com clipes que estão sendo jogados antes dos shows e durante o intervalo em telas de vídeo.


  • Target Corporation: A varejista de desconto americana foi um dos maiores fornecedores de mercadoria oficial das Spice Girls nos Estados Unidos e na Austrália, geralmente dedicando um corredor para produtos como bicicletas, material escolar, fones, e brinquedos.



Registros de carreira e conquistas |



Ver artigo principal: Lista de prêmios e indicações recebidos por Spice Girls

Como grupo, as Spice Girls receberam uma série de prêmios notáveis, incluindo cinco Brit Awards, três American Music Awards, três MTV Europe Music Awards, um MTV Video Music Awards e três World Music Awards. Em 2000, elas receberam o prêmio Brit Awards por sua excelente contribuição para a indústria musical britânica, os vencedores anteriores incluem Elton John, The Beatles e Queen. Elas venderam 85 milhões de discos e singles em todo o mundo,[6][8] alcançando vendas certificadas de 13 milhões de álbuns na Europa,[39] 14 milhões de discos nos EUA,[41] e 2,4 milhões no Canadá.[54] O grupo alcançou a maior estréia para um grupo do Reino Unido na Billboard 200 no número cinco com "Say You Be There". Elas também são a primeira banda britânica desde The Rolling Stones, em 1975, a ter dois álbuns entre os dez primeiros na Billboard 200, ao mesmo tempo (Spice e Spiceworld).[55] Além disso, as Spice Girls também obtiveram os maiores ganhos anuais de todos os sexos em 1998, com uma receita de £ 29,6 milhões (aproximadamente US$ 49 milhões).[236] Em 1999, elas estavam em sexto lugar na inauguração do Ranking das 100 Celebridades Mais Poderosas da Forbes.[237]




Táxis carregando as Spice Girls na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.


Elas produziram um total de nove singles número um no Reino Unido - empatados com o ABBA por trás de Take That (onze), The Shadows (doze), Madonna (treze), Westlife (catorze), Cliff Richard (dezessete), The Beatles (dezesseis) e Elvis Presley (vinte-um). O grupo teve três singles consecutivos número um de Natal no Reino Unido ("2 Become 1", 1996; "Too Much", 1997; "Goodbye", 1998); elas só compartilham essa conquista com os Beatles.[238] Seu primeiro single, "Wannabe", é a música mais bem sucedida lançada por um grupo exclusivamente feminino.[25][170] Estreando no Billboard Hot 100 dos EUA no número onze, é também a mais alta estréia de uma banda britânica nos EUA, batendo o recorde anterior dos Beatles em "I Want to Hold Your Hand", e a maior entrada conjunta para um artista de estréia, empatando com Alanis Morissette.[21]


Spice é o 18º álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido, com mais de 3 milhões de cópias vendidas, e liderou as paradas por 15 semanas não consecutivas, o maior tempo por um grupo feminino no Reino Unido.[37] É também o álbum mais vendido de todos os tempos por um girl group, com vendas de mais de 28 milhões de cópias em todo o mundo.[3][21][44][45] O Spiceworld vendeu 7 milhões de cópias em apenas duas semanas, incluindo 1,4 milhão apenas na Grã-Bretanha - a maior venda de um álbum de todos os tempos em 14 dias.[239] Elas também são o primeiro artista (e até agora único feminino) a ter seus primeiros seis singles ("Wannabe", "Say You'll Be There", "2 Become 1", "Mama"/"Who Do You Think You Are", "Spice Up Your Life" e "Too Much") a conseguir o número um nas paradas do Reino Unido. (A sequência foi interrompida por "Stop", que atingiu o número dois em março de 1998.)


O filme Spice World bateu o recorde de maior bilheteria de fim de semana de um filme no fim de semana do Super Bowl (25 de janeiro de 1998) nos EUA, com vendas de bilheteria de US$ 10.527.222. Spice World liderou as paradas de vídeo do Reino Unido em sua primeira semana de lançamento, vendendo mais de 55.000 cópias em seu primeiro dia nas lojas e 270.000 cópias na primeira semana.[240][241] A turnê Return of the Spice Girls foi anunciada como o artista de maior bilheteria de 2008, medido como os doze meses terminados em abril de 2008.[91] O concerto no The O2 Arena, em Londres, foi o contrato de maior arrecadação do ano, arrecadando £ 16,5 milhões (US $ 33 milhões) para o grupo e atraindo um público de 256.647, ganhando o prêmio Billboard Touring de 2008 pela alta venda de ingressos.[242][243] No total, a turnê de 47 datas arrecadou mais de US $ 70 milhões[244] e produziu US $ 107,2 milhões em vendas de ingressos e merchandising.[97]



Na cultura popular |


Numerosas referências e paródias notáveis ​​das Spice Girls foram feitas na cultura popular.
Em fevereiro de 1997, os "Sugar Lumps", uma versão satírica das Spice Girls interpretada por Kathy Burke, Dawn French, Llewella Gideon, Lulu, e Jennifer Saunders, filmaram um vídeo para a campanha de caridade britânica Comic Relief. O vídeo começa com as Sugar Lumps como alunas que realmente querem se tornar estrelas pop como as Spice Girls, e termina com elas se juntando ao grupo no palco, enquanto dançam e dublam a música "Who Do You Think You Are".[245] As Sugar Lumps mais tarde se juntaram às Spice Girls durante sua performance ao vivo da música no evento Red Nose Day, da Comic Relief, em março de 1997.[246] Em janeiro de 1998, uma briga entre versões animadas das Spice Girls e banda pop Hanson foi o confronto como atração principal na paródia especial Celebrity Deathmatch que foi ao ar durante o intervalo do Super Bowl XXXII.[247][248] O episódio se tornou o especial de maior audiência na história da rede e fazendo a MTV transformar o conceito em uma série de televisão fixa, logo em seguida.[249] Em março de 2013, os personagens Brittany (Heather Morris), Tina (Jenna Ushkowitz) e Marley (Melissa Benoist), Kitty (Becca Tobin) e Unique (Alex Newell) vestidas como as Spice Girls e cantando a música "Wannabe" no episódio 17 da quarta temporada de Glee.[250] Em abril de 2016, o show italiano de variedades Laura & Paola na Rai 1 contou com as apresentações, da vencedora do Grammy Award a cantora Laura Pausini e atriz Paola Cortellesi, e seus convidados, Francesca Michielin, Margherita Buy, e Claudia Gerini, vestidas como as Spice Girls para interpretar uma mistura de músicas do grupo, como parte de uma homenagem ao 20º aniversário da banda.[251][252] Em dezembro de 2016, o episódio "Quem precisa de Josh quando você tem um grupo de garotas?" do musical de comédia dramática da série Crazy Ex-Girlfriend contou com membros do elenco Rachel Bloom, Gabrielle Ruiz, e Vella Lovell cantando uma canção original intitulado "Friendtopia", uma paródia de músicas das Spice Girls e a filosofia "girl power".[253][254] Lançado em 2017, O single "Spice Girl", do rapper Aminé, é uma referência ao grupo, e o videoclipe da música inclui uma aparição de Mel B.[255]


No final da década de 1990, as paródias das Spice Girls apareceram em várias comédias americanas, incluindo Saturday Night Live (SNL), Mad TV[256] e All That. Um episódio de SNL em janeiro de 1998 incluiu membros do elenco, incluindo a apresentadora Sarah Michelle Gellar, imitando as Spice Girls para dois esboços "An Important Message About...".[257] Em setembro de 1998, o show mais uma vez contou com membros do elenco, incluindo a apresentadora convidada Cameron Diaz, imitando as Spice Girls para um esboço intitulado "Uma Mensagem das Spice Girls".[258][259] No All That da Nickelodeon, teve aparições recorrentes com a boy band fictícia "The Spice Boys", com os membros do elenco Nick Cannon como "Sweaty Spice", Kenan Thompson como "Spice Cube", Danny Tamberelli como "Hairy Spice", Josh Server como "Mumbly Spice" e um suporte de esqueleto como "Dead Spice".[260]


Paródias das Spice Girls também apareceram em grandes campanhas publicitárias. Em 1997, Jack in the Box, um restaurante da cadeia de fast-food americana, tentou capitalizar a "Spice mania" nos Estados Unidos ao lançar uma campanha nacional de televisão usando um grupo de garotas fictícias chamado Spicy Crispy Chicks (uma versão das Spice Girls) para promover o novo Spicy Crispy Sandwich, o conceito foi usado como modelo para outra campanha publicitária de sucesso chamada 'Meaty Cheesy Boys'.[120][261] No Show da Associação dos Produtores Comerciais Independentes (AICP) de 1998, um dos comerciais da Spicy Crispy Chicks ganhou o prêmio de melhor humor.[262] Em 2001, os anúncios de estampas com uma paródia das Spice Girls, junto com outros ícones da música britânica, incluindo The Beatles, Elton John, Freddie Mercury, The Rolling Stones, foram usados ​​na campanha publicitária nacional da Eurostar na França. A campanha ganhou o prêmio de Melhor Campanha Outdoor nos prêmios de publicidade francesa da CDA.[263][264] Em setembro de 2016, um anúncio do Apple Music estreou durante o 68º Primetime Emmy Awards que contou com o comediante James Corden vestido como vários ícones da música, incluindo todas as cinco Spice Girls.[265]


Outros grupos notáveis ​​de pessoas foram rotulados como uma variação de um jogo de palavras no nome das Spice Girls como uma alusão à banda. Em 1997, o termo “Spice Boys” surgiu nos meios de comunicação britânicos como um termo cunhado para caracterizar as palhaçadas e estilos de vida “pop star” fora de campo de um grupo de futebolistas do Liverpool F.C. que inclui Jamie Redknapp, David James, Steve McManaman, Robbie Fowler, e Jason McAteer.[266] Desde então, a gravadora continua com esses jogadores, com John Scales, um dos chamados Spice Boys, admitindo em 2015 que: "Nós somos os Spice Boys e é algo que temos que aceitar porque nunca vai mudar".[267] Nas Filipinas, o apelido “Spice Boys” foi dada a um grupo de jovens congressistas da Câmara dos Representantes que iniciaram o impeachment do Presidente Joseph Estrada em 2001.[268][269] O quarteto de cordas australiano/britânico Bond foi chamado pela imprensa internacional de as "Spice Girls da música clássica" durante o seu lançamento em 2000 devido à sua imagem "sexy" e sua música, que incorporava elementos do pop e dance com a música clássica. Uma porta-voz do quarteto disse em resposta às comparações: “Na verdade, elas são muito mais bonitas do que as Spice Girls. Mas não aceitamos comparações. As garotas do Bond são musicistas de verdade; elas pagaram suas dívidas.”[270][271] A Associação de Tênis Feminino (WTA) duplicou a equipe de Martina Hingis e Anna Kournikova, duas vezes campeã do Grand Slam e duas vezes finalistas da WTA, apelidaram-se de “Spice Girls do tênis" em 1999.[272][273] Hingis e Kournikova, juntamente com outros jogadores da WTA Venus e Serena Williams, também foram rotulados como "Spice Girls do tennis", e depois as "Spite Girls",[274][275] pela mídia no final da década de 1990 devido à sua juventude, popularidade e impetuosidade.[276]


Esculturas de cera das Spice Girls estão atualmente em exibição no famoso museu de cera Madame Tussauds New York.[277][278] As esculturas das Spice Girls foram reveladas pela primeira vez em dezembro de 1999, tornando-se a primeira banda pop a ser modelado como um grupo desde os Beatles em 1964 na época.[279] Uma escultura de Halliwell foi feita mais tarde em 2002,[280] e acabou sendo exibida com as outras esculturas das Spice Girls depois que Halliwell se reuniu com a banda em 2007. Desde 2008, "Spiceworld: The Exhibition", uma coleção de mais de 5.000 recordações e merchandise das Spice Girls, foi apresentado em museus em todo o Reino Unido, incluindo o Leeds City Museum em 2011,[281] Museu e Galeria de Arte de Northampton em 2012,[282]Tower Museum em 2012,[283] O Ripley's Believe It or Not! de Londres e Blackpool em 2015[284] e 2016,[285] e o Coliseu de Watford em 2016.[166][286] A coleção é de propriedade de Liz West, detentora do Guinness World Records por a maior coleção de recordações das Spice Girls.[287][288] As próprias Spice Girls contribuíram com itens para a exposição.[289] "The Spice Girls Exhibition", uma coleção de mais de 1.000 itens das Spice Girls de propriedade de Alan Smith-Allison, foi realizada no Centro Cultural Trakasol em Limassol Marina, Chipre, no verão de 2016.[290] "Wannabe 1996-2016: A Spice Girls Art Exhibition", uma exposição de arte inspirada nas Spice Girls, foi realizada no The Ballery em Berlim em 2016 para celebrar o 20º aniversário do single de estréia do grupo, "Wannabe".[291][292]



Discografia |



Ver artigo principal: Discografia de Spice Girls e Lista de canções de Spice Girls



  • Spice (1996)


  • Spiceworld (1997)


  • Forever (2000)



Turnês |




  • Spice World Tour (1998)


  • Christmas in Spice World Tour (1999)


  • The Return of the Spice Girls (2007-08)

  • Spice World - 2019 UK Tour (2019)



Ver também |



  • Lista de recordistas de vendas de discos

  • Lista de recordistas de vendas de discos no Brasil



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